Fábulas Italianas

Fábulas Italianas Italo Calvino

Resenhas - Fábulas Italianas

Clio0 24/12/2011

Uma coletânea de fábulas com um ar mais latino.

Não me levem a mal, adoro os irmãos Grimm e Andersen. Mas se como eu, você também sente falta de certas reações tipicamente latinas e de um pouco das nossas velhas fábulas, então esse é o livro certo para ler.

Várias das fábulas até se assemelham a algumas já nossas velhas conhecidas, porém como o próprio autor diz, é quase impossível saber da onde elas se originaram.

Italo Calvino admite todas as mudanças que fez nos contos e ainda escreve uma maravilhosa introdução na qual explica um pouco sobre como funcionam as fábulas: da sua provável criação até o método que muitos ainda usam tentando retratá-las ou compilá-las.

Ainda que o livro não tenha sido pensado para crianças, pode ser lido tranquilamente por uma. Mesmo as histórias que beiram o macabro foram cuidadosamente reescritas de forma a adquirirem um aspecto mais livre e popular.

Até os mais ardorosos detratores do estilo de Calvino não precisam se preocupar. Fiel a tradição e incentivando o mínimo de interferência na tradução-adaptação, o autor pouco fez para deixar a sua marca e o resultado é uma compilação de contos curtos, leves e de fácil compreensão.

Coruja 21/04/2013

Mas que livro gostoso de ler! Terminei-o agora a pouco e imediatamente vim escrever a resenha, ainda sobre o encantamento produzido pela prosa combinada dos contos italianos e Italo Calvino.

Esse livro tem uma proposta parecida com a de 103 Contos de Fadas, da Angela Carter, mas, curiosamente, é uma leitura bem mais leve. Misturam-se em suas páginas contos de fadas, fábulas, anedotas, folclore e há um bom humor fantástico que parece permear toda a obra – do tipo que me fez ficar rindo de lado como se dividisse uma piada com Calvino.

Embora Fábulas Italianas seja uma compilação de contos na tradição dos Irmãos Grimm, o próprio Calvino reconhece que em vários dos contos ele brincou com as noções apresentadas, completou lacunas e de forma geral, exercitou o talento que mais tarde viria a ser conhecido em obras-primas como Cidades Invisíveis, O Cavaleiro Inexistente e meu particular favorito, O Barão nas Árvores.

São duzentos contos, de várias regiões da Itália, e interessante perceber como certas histórias parecem ser variações de outras que você já leu nas páginas iniciais do livro, mas com detalhes e cores bem próprias dos lugares em que foram escritas.

É um volume muito gostoso, para ser lido aos poucos, um conto de cada vez, com bolinhos de chuva e café, ou um chá da tarde; para começar bem a manhã ou para passar o estresse do dia, para declamar em voz alta e compartilhar com os amigos, os filhos e aqueles que amamos.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Vincent 22/03/2022

Importante mas confuso
Importante historicamente. Enorme coleta de fábulas Italianas. Importante porque após publicado torna muito difícil que se percam com o tempo. Algumas são muito boas outras nem tanto. Difícil entender a "moral" da maioria. Por vezes os "errados" se dão bem no final e em outras se dão mal.

Jess 12/03/2010

As fábulas são maravilhosas... É muito light, e é tri bom ler um livro desses, porque você aprende muito sobre a cultura italiana, e tal. Você tem que se controlar pra não devorar em poucas horas. 5 estrelas, recomendo a todos!
Thara 28/08/2010minha estante
"- Como? Cospe a papa de cevada no meu olho, em mim, filha do Sol, em mim, neta de rei?
- Então você é filha do Sol? - Disse o rei, que estava por perto.
- Sim.
- E é neta de rei?
- Sim.
- E nós achávamos que era uma enjeitada! Agora pode casar com nosso filho.
- Claro que posso!
O filho do rei se curou num instante e casou com a filha do Sol, que daquele dia em diante se tornou uma mulher como todas as outras e não fez mais coisas estranhas."

Leny Riga 27/07/2009

A maior parte dos contos não tem muito nexo no final, mas alguns dão ótimas lições de moral. Por mais que já saibamos como se portar, algumas valem a pena de serem lembradas.
Acaba sendo um livro descontraido de leitura fácil, mas nada marcante ou incrível.
Um bom passa-tempo. :)
Carlos 20/02/2013minha estante
Leny, trata-se de uma pesquisa do autor e portanto se manteve a característica popular das histórias. Muitas até se repetem e demonstram os finais diferentes em cada região da pesquisada.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Em 1954, o editor italiano Einaudi decidiu publicar uma antologia de fábulas italianas que pudesse ser comparada às coletâneas francesa e alemã, já clássicas, de Perrault e dos Irmãos Grimm. Encomendou a tarefa de escolher e transcrever os contos a um escritor jovem, mas de grande reputação: Italo Calvino. Sobre este trabalho, Calvino escreve: "Agora que o livro terminou, posso dizer que não foi uma alucinação, uma espécie de doença profissional. Tratou-se de uma confirmação de algo que já sabia desde o início, aquela coisa indefinida à qual me referia antes, aquela única convicção que me arrastava para a viagem entre as fábulas. E penso que seja isto: as fábulas são verdadeiras".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535909487

Lu - Farofa Criativa 19/08/2009

sem pé nem cabeça
Adoro o Italo Calvino, mas este livro é muito louco.
As fábulas são tão sem sentido, que chegam a ser engraçadas.

Não consegui ler até o fim. Não prendeu minha atenção.

Mas para quem gosta de histórias fantásticas, vale a pena.

Carol 22/12/2014

Livro com várias fábulas coletadas por toda a Itália... Achei um pouco chato...

isa.dantas 23/05/2016

Ninguém melhor do que Italo Calvino para escrever as fábulas italians (à convite do editor Einaudi), pois seu senso de humor e de fantasia são ótimos. As fábulas são leves e baseadas em antigos contos em diversas regiões da Itália, que Italo passou do dialeto para o italiano!

Bruno Gordiano 23/12/2016

Calvino vale a pena ler...
Uma das melhores leituras do ano. A leitura é leve por constituir de contos que acabaram sendo engraçados, alguns leves e outros nem tanto. Mas vale super a pena ler qualquer coisa escrita pelo Calvino.

Além de me ajudar a querer ler outras coisas depois de quase ter entrado em uma ressaca após ler Machado...

Sayonara.Hallin 03/01/2018

FÁBULAS ITALIANAS
2017

vanessa.pinheir 27/12/2019

Interessante
Bem legal e interessante, engraçado como as pessoas do nada conheciam um príncipe ou uma princesa e viviam felizes para sempre kkkk.

Bel 313 07/10/2021

Contos populares são a alma de um povo
Ítalo Calvino selecionou e em alguns casos reescreveu histórias passadas de boca em boca, de geração em geração, que foram compiladas e registradas ao longo do século XIX por toda Itália. O resultado é uma coletânea belíssima que retrata muito mais do que um punhado de contos de fada, mas sim um retrato da cultura italiana.

Rafael1082 28/04/2024

Fábulas italianas
Um bom livro de fábulas italianas, porém com o tempo comecei a achá-las um pouco repetitivas em certos aspectos, o grande destaque é a fábula da Camisa do homem feliz