Seleta em prosa e verso

Seleta em prosa e verso Manuel Bandeira

Resenhas - Seleta em prosa e verso

Antonio 14/09/2021

Ótimo para iniciar-se na obra de Manuel Bandeira
É uma coletânea de diferentes textos de Manuel Bandeira, com crônicas, artigos e poemas de diversos períodos da obra do autor. É um livro editado nos anos 70, com objetivo didático, dirigido a estudantes, com comentários uma série de comentários e observações sobre os textos, esclarecendo expressões utilizadas, contexto histórico e indicando algumas conexões entre os textos. Um ótimo livro para quem quer ter uma visão panorâmica da obra do autor.

Cecília 11/11/2011

Nesse livro temos um pouco de cada fase,ou de cada tipo de produção de Manuel Bandeira como sua produção em prosa e verso,como aliás nos pode sugerir o título,porém é mais do que isso.Aqui temos na prosa:

um misto de "causos" e críticas literárias( sobre Lins do Rego e Guimarães Rosa,sobre este último me marcou muito a seguinte frase:"Escrever para jornal é como escrever na areia.Rosa não escreve na areia:Rosa grava na pedra,Para a eternidade);como também encontraremos no livro crônicas sobre assuntos diversos.

Na outra parte da obra temos os poemas de Bandeira,alguns comentados,o que facilita bastante a leitura principalmente pros recém iniciados em poesia.

Sobre sua poesia posso dizer que o poeta Manuel Bandeira fala de amor mesmo quando não fala do sentimento amoroso propriamente dito.O que quero dizer com isso?
O poeta é sublime,seus versos transpiram sensibilidade, a sensibilidade pura,simples,sutil que só o amor seria capaz de cantar e contar.
Temos um jogo de palavras e expressões encantadoramente escolhidos para seduzir o leitor,mesmo quando supomos que sua intenção era somente explicitar-se;mas sobre isso já dizia o grande Fernando Sabino,um amigo do poeta em questão:"Há várias maneiras de dizer uma coisa e só uma é perfeita".

Thiago 01/05/2015

Meu sorriso bobo
Li os poemas do Bandeira em vários momentos da minha vida, então quando resolvi ler essa seleta na íntegra foi de uma nostalgia de meus tempos de colégio, da minha infância e de minha adolescência, cada poesia era como se fosse uma página que eu revisitava de meu passado mesmo que muitas vezes o assunto da poesia não tivesse ligação com o que eu vivi, mas eu me sentia transportado para época e a situação do poema, e quase sempre me deixava com um sorriso bobo no rosto, além do sorriso bobo, eu sinto que a minha vida ficou melhor com a leitura do Manuel Bandeira, o Ferreira Gullar diz que :"poesia não serve para nada, não cura dor dente, não traz o amor perdido, mas sua vida mais rica e melhor com a leitura de poesia, pois só a vida não basta.
Renata CCS 12/07/2015minha estante
Uma deliciosa resenha nostálgica!

Yuririn 13/05/2022

amei o livro. Dá pra ver o quanto o Manuel Bandeira analisava/estudava os textos, próprios e alheios tbm, e queria fazer os escritos dele bons e relevantes pras pessoas. Cada "período literário" pelo qual ele passou acrescentou algo na sua vivência e, consequentemente, mudou algo em seus textos tbm. É muito legal ver a perspectiva dele sobre outros autores, o que ele pensava de si mesmo e como ele encarava a vida. Adorei essa edição, pq, embora as divisórias pudessem ter dado mais informação sobre o que vai ser tratado a seguir, achei as anotações, seleção de textos e análise, muito boas, deu pra entender bem a vida do Manuel Bandeira e suas obras. Adorei.