Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Dani 30/04/2023

Mais uma obra-prima do Erico. Adoro a escrita dele, com todos os regionalismos da minha terrinha.
O livro é divido em duas partes: a primeira é uma contextualização da cidade, dos personagens e do momento histórico que o Brasil estava vivendo (achei bem arrastada, por não ser um assunto que me desperte interesse, porém é uma marca registrada do autor, e necessária para compor o final do livro); e a segunda parte é o incidente em si e seus desdobramentos (que eu amei, dei boas gargalhadas em vários trechos e a leitura fluiu muito).
Comecei a ler sem saber qual seria o incidente, sem ver nenhuma resenha, "no escuro", o que foi ótimo porque me manteve curiosa na primeira parte do livro, tentando adivinhar o que iria acontecer (e claro que não adivinhei).
Adorei, recomendo muito a leitura!

Clara 29/04/2023

Demorei pra pegar no tranco. O começo é leeeento, explica demais a política brasileira da época o que serve para das contexto mas não deixa de ser um pouco maçante.
Quando finalmente chega no ?incidente? o livro fica mais dinâmico.

zeguilhermespp 26/04/2023

Mortos-vivos descortinam a funesta ditadura militar
Incidente em Antares é o último romance do gigante Erico Verissimo, um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Publicado em 1971, em meio à euforia do ?milagre econômico? de Médici, o livro é um libelo contra a ditadura militar e uma sátira profunda das classes dominantes brasileiras.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, ?Antares?, Verissimo nos conduz através da história desta cidadezinha fictícia no interior do Rio Grande do Sul, margeando o Rio Uruguai, perto de São Borja. Aliás, também através da paleontologia, já que o ponto de partida são os fósseis da megafauna que caminhava sob Antares há milhares de anos. A narração contudo não se preocupa em visitar as sociedades indígenas ou a invasão dos colonos (o que daria uma grande história, aliás, visto que se trata da região dos Sete Povos das Missões). Da pré-história pulamos para o século XIX, quando o mando absoluto de Francisco Vacariano, caudilho local, é contestado pela chegada de um rival, Anacleto Campolargo. Daí acompanhamos a rixa atávica entre os Vacarianos e os Campolargos, ao mesmo tempo em que Antares vive a chegada da modernização conservadora na passagem do século. A parcela final dessa primeira parte me enfadou um pouco por se tratar de uma narrativa longa sobre fatos políticos da Quarta República (1946-1964), que são meus velhos conhecidos, apesar do humor característico de Verissimo ter ajudado em muito.
A segunda parte, ?O incidente?, é quase inteiramente focada na sexta-feira 13 de dezembro de 1963. Por ocasião de uma greve geral, de que participaram os coveiros, sete cadáveres insepultos levantam de seus caixões. No afã de convencer a população, dividida entre grevistas e as ?classes produtoras?, da necessidade imperiosa de lhes darem um enterro digno e cristão, os defuntos acabam descortinando toda a podridão moral e as contradições incociliáveis da sociedade e da burguesia antarenses, microcosmos do Brasil. O incidente é um exemplo de realismo mágico brilhantemente inscrito numa tradição crítica da literatura latinoamericana, que se vale do fantástico para descortinar a cruel realidade deste continente tão acostumado aos absurdos cotidianos.
Em Incidente em Antares, Verissimo prova que é a matéria de um escritor é o seu tempo. Sem fugir ao compromisso social, o autor oferece, nesta primeira história nacional de zumbis, uma crítica mordaz à hipocrisia da classe dominante, à violência no campo, ao clero conservador e à ditadura militar; mas também, e sobretudo, uma defesa apaixonada da liberdade.

Laura 25/04/2023

História, humor e política
Sensacional!
O livro é dividido em 2 partes: a primeira descreve a história de Antares com o panorama de fatos históricos verídicos do Brasil e a segunda o Incidente em si. Com muita ironia e humor, vemos o relato de um incidente curioso e inacreditável: durante uma greve trabalhista da qual os coveiros resolvem participar, 7 moradores que morreram não serão sepultados. Revoltados, os mortos irão "reviver" para exigir seus direitos de uma morte digna e acertar as contas com os vivos. Apesar de ser uma clara crítica às ditaduras da época em que foi escrito (anos 70), o livro segue muito atual.

rafa 10/04/2023

o livro é divido basicamente em duas partes. Na primeira parte é apresentada uma ambientação do lugar - a cidade de Antares - junto com uma contextualização histórica brasileira mais ou menos comprometida com a realidade. achei essa parte um pouco arrastada pra ler, apesar de ser interessante.
A segunda parte - que pra mim foi muito mais divertida - é quando o acontecimento principal do livro se passa e a história toma um caráter mais fantástico.
Acho que a melhor parte do livro é perceber como o autor usa de diálogos para tecer críticas - bastante contemporâneas - a partir de um humor com ironias sutis.

Maria.Barreto 05/04/2023

Incidente em antares
Uma leitura difícil pela repetição de fatos . Porém necessária para se entender um pouquinho da história do Brasil.

Carol 01/04/2023

Literatura com pitadas de crítica
Mais um livro maravilhoso de Érico Veríssimo, ficando atrás apenas da trilogia "O tempo e o vento". Ele é um dos meus autores favoritos!!!

"Incidente em Antares" faz uma crítica ao regime militar brasileiro. Este livro, assim como outros de Veríssimo, retratam o contexto que o autor está inserido. Não é um livro de História, mas sim de Literatura, em que o autor constrói o pano de fundo do enredo baseando-se em elementos do período histórico que ele estava vivendo.

Vinicius 29/03/2023

Um ótimo romance
Uma crítica perniciosa que tende ao satírico ao analisar a sociedade gaúcha, sob a perspectiva de uma cidade imaginária, cuja história é contada desde a fundação, chegando aos dias atuais. É incrível a verossimilhança com a qual a narrativa é realizada. Eventos históricos brasileiros são profundamente descritos. Uma história com moral e com reflexões.

ciliane.ogg 28/03/2023

Uma leitura bem humorada de um Brasil deixando de ser agrário, onde a maioria da população era campesina, para se transformar em um país urbano, com novas ideias, valores.
Vemos em Antares tudo isso sendo descrito, como os donos do poder agem e o sofrimento ( bem como uma humanidade maior) entre os pobres.
Divertido, com uma leitura fluída e fácil.

Elvis 24/02/2023

Obra prima da literatura nacional
Esse livro é um marco da nossa literatura e história, afinal o desenvolvimento histórico, antropólogo, sociólogo e político que o Erico consegue resumir em 500 paginas é coisa de Gênio.

Se pudesse eu tinha grifado o livro todo, os inúmeros diálogos extremamente irônicos e inteligentes trazem inúmeros reflexões. Os personagens apesar de ?caricatos?, são representações fidedignas de todas as classes existentes na nossa sociedade.

Fiquei imaginando a leitura toda como teria sido pra o Erico vivenciar que mesmo após 50 anos, o que ele tanto criticava e detestava continuam sendo repetidos igualmente. Além de que, ele teria se surpreendido com o que aconteceu
principalmente nos nossos últimos governos presidenciais.

tabatatucat 16/02/2023

Começo a ler Erico Veríssimo com chave de ouro. Que obra fenomenal é "Incidente em Antes" e atemporal. Seus personagens ainda são a representação de um Brasil que conhecemos e temos contato na dicotomia política que vivemos hoje. Realmente é um livro de uma crítica sem igual, mas ao mesmo tempo fascinante e divertidíssimo.