A Fascinante Construção Do Eu

A Fascinante Construção Do Eu Augusto Cury

Resenhas - A Fascinante Construção Do Eu

Laureen.Scarelli 16/05/2021

É incrível como um livro pode ser dividido em tantos... tantas emoções senti. Eu sempre tive problema em reconhecer que não sou uma pessoa que possui total controle sobre o meu próprio eu, mas certamente Cury me ajudou a reconhecer que preciso começar a admitir tal fato. Antes de me reconstruir e assumir o controle da minha psique. É um processo que começo hoje!

Adilson R 10/05/2021

Os livros dele são muito repetitivos. Tem coisas muito interessantes sim, mas, se você uns dois ou três, quando ler os demais você terá a impressão de já ter lido.

Daniela694 04/05/2021

Espetacular!
Esse livro contém tanto conhecimento que eu precisei ler pausadamente para compreender e acredito que ainda passou batido algumas partes! Simplesmente incrível conhecer a nós mesmos, como funciona a construção da nossa personalidade e saber que podemos nos livrar de armadilhas da mente usando as ferramentas certas! Sou suspeita falar porque AMO esse cara, mas recomendo muito essa leitura! Acredito que seja um livro que deve ser lido e relido, várias vezes, por todos nós.

Isis.Piasson 20/03/2021

Ainda não encontrei um livro dele que não tenha gostado. Para mim a leitura foi um pouco devagar, mas acredito que vale a pena

Siuah 04/01/2021

Não vai se arrepender!
Primeiro livro que eu li e posso lhe dizer que foi a porta para a literatura. Respeito muitos suas ideias e personalidade simultânea. A forma como Cury trabalha e descreve seus trabalhos é sensacional. Só tenho a elogiar, muito bom!

jumorgensten 23/12/2020

A obra possui 10 capítulos, vários subtítulos dentro deles e aborda bastante as questões do Eu no cotidiano e na vida do ser humano.

O primeiro capítulo é sobre o Eu ficar assombrado com a mente humana e fala sobre inteligência emocional e a educação e seus mecanismos. Já o segundo capítulo comenta sobre as técnicas inadequadas do Eu como gerente psíquico e aborda todas as problemáticas da mente como tentar interromper a construção de pensamentos e tentar desviar o pensamento ou se distrair.

Já o terceiro capítulo é sobre a definição do Eu e suas funções vitais, seguido pelos paradoxos de um eu imaturo, a memória genética, central e periférica e seus três tipos de memória, mecanismos de interação, a carga genética e o feto, a educação se iniciar no útero, o comportamento dos bebês, as classes de raciocínio, as gritantes diferenças entre o raciocínio unifocal e multifocal, o raciocínio abstrato e as três técnicas pedagógicas para expandir o raciocínio multifocal, indutivo e abstrato.

A partir do sexto capítulo é tratado sobre os tipos de pensamentos e suas formas, sobre as escolas viciaram o eu na construção dos pensamentos, como se formam os pensamentos conscientes, a natureza virtual dos pensamentos e da consciência, as causas da socialização, os quatro tipos de solidão experimentados pelos indivíduos, a eterna procura do eu, a autoconsciência, o gatilho da memória, o eu nutrir-se de janelas fechadas, o pânico e eu doente, a adaptabilidade e a flexibilidade, o eu construtor e reconstrutor e a dor psíquica como maior escola.

Em todos os momentos, o autor vai fazendo paralelos com situações conhecidas a luz da psicologia e da espiritualidade. Durante a narrativa, você fica muito expert em MUC (memória de uso contínuo) e ME (memória existencial ou periférica), pois as mesmas são citadas ao longo de todo o livro.

O texto é de fácil entendimento e flui melhor para quem é conhecer da área. Eu, totalmente leiga nos assuntos psicológicos, fiquei um pouco perdida, mas foi de boa e consegui ler tranquilamente. Além disso, é uma obra bem reflexiva.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/12/23/a-fascinante-construcao-do-eu-augusto-cury/

null 21/07/2020

Excelente Livro
Este autor realmente é incrível, acredito que todo ser humano deveria lê-lo, pois o autoconhecimento é indispensável se queremos ter uma vida de paz, este livro nos ensina a lidar com os nossos pensamentos e emoções, ou melhor nos ensina a gerencia-los, vale muitíssimo a pena a leitura.

Errante aprendiz 29/05/2020

Subestimado Augusto
O que falar dessa obra? É exatamente um livro de nutrição, mas não a física e interna, e sim a mental e espiritual.
Eu o considero na ótica brasileira, um dos autores a frente do tempo por, aliás, falar tão bem daquilo que ora um dia desacreditou, e o mais interessante: fala mediante a dogmática psicológica, psiquiátrica e até psicanalítica. Não só nessa obra mas em tantas outras.

Aqui você verá circular 5 elementos: Teologia, originalidade, Psicologia, Pedagogia e o "reencontro". Este último eu vou, propositalmente, lhe deixar curioso. A resposta está nesta obra.

Marcelo 12/11/2019

Uma leitura difícil
Não estou acostumado com esse tipo de leitura, por isso talvez eu tenha sentido uma dificuldade, porém o autor é ótimo faz comparações para facilitar o entendimento, recomendo

Jefferson Vianna 23/09/2019

Desbravando os labirintos do psiquismo e da existência...
“A fascinante construção do Eu” é o 30º livro do autor e psiquiatra Augusto Cury. Neste livro o autor nos instiga a conhecer os fascinantes mecanismos da construção do Eu, expondo seus conhecimentos em relação à Teoria da Inteligência Multifocal, sendo este um assunto enriquecedor, capaz de transformar vidas. Cury busca apresentar também os segredos ocultos que nossa memória criativa produz, assim como os vários fenômenos que criam as memórias e arquivam os acontecimentos, formando assim uma sociedade com bilhões de pensadores estressados, complexos, criativos, etc. O autor apresenta exercícios e conselhos que se bem aplicados, podem nos auxiliar no processo de descoberta do nosso Eu interior, nos propiciando autonomia para realizar escolhas e nos convidando ao autoconhecimento, como meio eficaz para se reconstruirmos antigos pensamentos e teorias e por consequência vivermos melhor. Livro maravilhoso, muito bem escrito, leitura leve, agradável e inspiradora. Leitura recomendada.

Quotes do livro: “Tudo que você ansiosamente evita será arquivado intensamente.” – pag. 30, “[...] ninguém é digno de sucesso se não usar seus fracassos para conquistá-lo.” – pag. 76 e “A humildade só é consistente com o reconhecimento concreto da nossa pequenez.”– pag. 101.

camila 18/09/2019

Noss
A memória do ser humano, é complexa, esta obra que apresenta a teoria multfocal e caminha por percursos que ensina, como podemos proteger nossa emoção, repensar, os mecanismos que formam os pensamentos, nos faz pensar, como são formado nossas emoções, como controlamos as emoções e o impacto que nossas reações tem na outra pessoa, e em nós mesmos.
Dificilmente voce vai ler esta obra, e não se perguntar, interiorizar-se, com tudo que esta a ocorrer em sua vida, questões profundas, e mais abrangentes que possa estar cercando seu ser, e isto vai refletir para mudança em suas atitudes.
As memórias da janela dos pensamentos, serão lidas e relidas, formando pouco a pouco pensamentos que darão voz as necessidades instintivas como sede e fome, ás necessidades afetivas como: abraço, segurança, proteção, aos poucos surgem e pautam por ideias, compreenções, aotoconhecimento, diálogo.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/02/2019

Este livro objetiva aprofundar alguns conceitos já utilizados pelo autor, como as janelas killers, os 3 tipos de memória. Ela aborda a falta de preocupação com o 'Eu', a forma de treinar a mente para enfrentar obstáculos, a formação da memória e o armazenamento de lembranças desagradáveis, a formação de traumas em crianças, as formas de pensamento, entre outros.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576657538

Adriano Schiessl 24/09/2018

Eu sou eu e ponto!
O livro é instigante. Aborda de forma inédita a formação do Eu, fornecendo pistas de como nos deixamos enredar nas armadilhas mentais dos pensamentos negativos, que aprisionam e delimitam nossa capacidade de pleno desenvolvimento psíquico assim como corroem
nossa saúde me tal.