A Fascinante Construção Do Eu

A Fascinante Construção Do Eu Augusto Cury

Resenhas - A Fascinante Construção Do Eu

Liny Arguilera 21/08/2021

A fascinante construção do Eu
A construção do Eu é facinante, e sua descontrução também é facilmente rápida.
A construção do Eu começa antes mesmo de nascermos, e ela dura a vida inteira, simplesmente porquê somos todos eternos aprendizes, sou aluna de meu mestre, mas meu mestre também é meu aluno.
A construção do Eu é formada por nós mesmos, pelos nosso pais, professores, amigos, irmãos, avós, primos, tios, e até pelo outros animais...
Atualmente os problemas psíquicos vem aumentando pela má formação do EU, onde vivemos numa sociedade ansiosa e superficial.
Muitas das vezes não percebemos, mas geramos janelas Kilers/Duplo P no próximo com coisas que são banais, como por exemplo: comparar um aluno ao outro, sendo que cada ser humano é único, e dotado de inteligência e habilidades fantásticas, comparar filhos, gritar, dizer que só faz do mesmo jeito, que é impossível, críticas não construtivas, brigas, e por aí vai.
Às vezes sabemos gerir uma multidão de coisas, mas não olhamos dentro de nós, não conversamos conosco, e não buscamos ajuda, o que poderia ser diferente e melhor.
Pensar é algo contínuo, mas sua formação é complexa e fascinante.

Anabel.Carolina 28/06/2022

A fascinante construção do EU
Já li outro livro do autor e tem sim muita coisa boa!! Não é estilo auto ajuda e sim um estudo! Onde você vai aprender o que acontece em nossa mente.. tem também algumas estratégias pra evitar certas coisas..

Acho chato ele estar sempre citando suas outras obras.. ?que já falei lá? ?que nesse vou abordar diferente de lá? que isso que aquilo..

O que eu percebi.. que sempre temos que parar e pensar, se questionar.. mas pensar de mais é ruim também.. temos que tomar cuidado com as coisas que a mente cria?

Claudinei 09/01/2012

A fascinante construção do EU
Augusto Cury chega a seu 30° livro, sempre abordando o tema da psique humana, a forma como cada individuo se porta nessa sociedade cada vez mais estressante.
Nesse livro, Cury nos leva a refletir sobre a mais complexa de todas as máquinas, a mente humana, como guia-la de forma saudável, conduzi-la rumo a tranquilidade tão cobiçada hoje em dia, a paz consigo mesmo.
Quantos pensamentos nos deixam fatigados, ansiosos, preocupados, irritados e estressados? Nesse livro nos é exposto algumas ferramentas e técnicas que nos ajudarão a melhor administrarmos nosso Eu, a buscar dentro de nós mesmos talvez tudo aquilo que exigimos de outrem , como podemos nos reeducar e nos tornamos pessoas mais positivas , nos interiorizando e valorizando aquilo que temos de melhor e trabalharmos em cima de nossas memórias e lembrança que muitas das vezes tornam-se fantasmas em nossas mentes, causando traumas e nos deprimindo, tirando lições do que quer que seja que tenha sido um insucesso para aprender a conviver e superar tais adversidades.
O autor ainda trabalha em cima da questão dos vários tipos de isolamentos que criamos com o mundo sempre deixando claro que um ser humano só é derrotado quando se conforma com tal situação, que por mais forte que seja a tempestade sempre há a bonança.
Para resumir, o livro nos passa a ideia de que todos nós somos parte desse espetáculo da existência e que cabe a cada qual desenvolver uma autoconsciência, a capacidade de interiorizar-se, observa-se, gerenciar seus pensamentos desenvolver um sentimento altruísta, pensando como uma espécie, contribuindo para uma sociedade melhor.
É um livro para ser lido com calma, dialogando em seu intimo as ideias expostas pelo autor e consequentemente ser relido a fim de poder entender um pouco mais como funciona esse maravilhoso universo da mente humana!

Resenha publicada originalmente em www.claudineibarbosa.com

Isis.Piasson 20/03/2021

Ainda não encontrei um livro dele que não tenha gostado. Para mim a leitura foi um pouco devagar, mas acredito que vale a pena

Emi - Espider-Gil ;) 07/02/2022

? A Fascinante Construção do Eu
Um livro interessante!

Confesso que tive uma certa dificuldade para ler, ainda mais que parece ter uma certa repetência no conteúdo do livro. De qualquer forma, fiquei fascinada com o pouco que aprendi sobre a teoria da Inteligência Multifocal!

Geovani 25/05/2013

A Fascinante Construção do Eu
Neste livro, que é de extrema facilidade de leitura e compreensão, Augusto Cury expõe algumas fragilidades da psique humana, levantando questões sobre o processo de construção dos pensamentos.

Nele, Cury apresenta teorias da formação do pensamento, lista as diferentes formas de pensamento, raciocínio e memória, bem como relaciona as experiências vividas pelo indivíduo ao impacto que estas causam na formação da personalidade.

A ideia do Eu como autor da própria história é fortemente abordada neste livro, demonstrando a importância do controle sobre os próprios pensamentos e da identificação das causas e influências psíquicas sobre as ações, levando o leitor a compreender suas características durante praticamente toda a leitura.

Ainda, a apresentação de alguns conceitos como o das 'Janelas de Memória' e de 'Gatilhos da Memória' influencia o leitor a refletir sobre sua psique, identificando alguns pontos onde estes conceitos possam ser identificados na sua personalidade, bem como o induz a buscar a construção de uma mente saudável.

Este livro irá mudar a forma como o indivíduo compreende o mundo e as pessoas à sua volta.

Errante aprendiz 29/05/2020

Subestimado Augusto
O que falar dessa obra? É exatamente um livro de nutrição, mas não a física e interna, e sim a mental e espiritual.
Eu o considero na ótica brasileira, um dos autores a frente do tempo por, aliás, falar tão bem daquilo que ora um dia desacreditou, e o mais interessante: fala mediante a dogmática psicológica, psiquiátrica e até psicanalítica. Não só nessa obra mas em tantas outras.

Aqui você verá circular 5 elementos: Teologia, originalidade, Psicologia, Pedagogia e o "reencontro". Este último eu vou, propositalmente, lhe deixar curioso. A resposta está nesta obra.

Daniela694 04/05/2021

Espetacular!
Esse livro contém tanto conhecimento que eu precisei ler pausadamente para compreender e acredito que ainda passou batido algumas partes! Simplesmente incrível conhecer a nós mesmos, como funciona a construção da nossa personalidade e saber que podemos nos livrar de armadilhas da mente usando as ferramentas certas! Sou suspeita falar porque AMO esse cara, mas recomendo muito essa leitura! Acredito que seja um livro que deve ser lido e relido, várias vezes, por todos nós.

Laureen.Scarelli 16/05/2021

É incrível como um livro pode ser dividido em tantos... tantas emoções senti. Eu sempre tive problema em reconhecer que não sou uma pessoa que possui total controle sobre o meu próprio eu, mas certamente Cury me ajudou a reconhecer que preciso começar a admitir tal fato. Antes de me reconstruir e assumir o controle da minha psique. É um processo que começo hoje!

null 21/07/2020

Excelente Livro
Este autor realmente é incrível, acredito que todo ser humano deveria lê-lo, pois o autoconhecimento é indispensável se queremos ter uma vida de paz, este livro nos ensina a lidar com os nossos pensamentos e emoções, ou melhor nos ensina a gerencia-los, vale muitíssimo a pena a leitura.

Calebe 11/10/2013

A fascinante construção do EU - Augusto Cury
Neste livro o autor tem a intenção de aprofundar com os seus leitores alguns conceitos. São abordados: a falta de preocupação que as pessoas têm com o Eu, como devemos treinar nossa mente para enfrentar os obstáculos da preocupação que as pessoas têm com o Eu, como devemos treinar nossa mente para enfrentar os obstáculos da vida, como podemos guardar coisas desagradáveis por toda a vida.

Apresenta os mistérios da memória, por que guardamos os momentos de tristeza, onde estão armazenadas as sensações de felicidade e como fazemos para preparar o Eu como gerente psíquico. Visa se auto educar e controlar nossos impulsos.
Vale a pena ler e refletir sobre o tema para que possamos ter sucesso na vida sentimental, social e profissional, com certeza será mais difícil colocar em prática. Mais esse é o objetivo do autor eliminar os obstáculos da vida. Só assim teremos sucesso. A obra é cheia de pontos científicos onde à preocupação com os fatos ou se recorre a uma linguagem que ofereça a maior precisão possível. Essa obra é destinada ao grande público, pois tem com finalidade ajudar superar traumas.
Muitas pessoas desistem dos seus objetivos antes mesmo de tentar por achar difícil, impossível. Augusto Cury nos ensina o desenvolvimento de uma mente saudável, vencer os obstáculos da vida e a nos conhecer melhor.

Augusto Cury menciona em seu livro alguns conceitos com a seguinte definição:

INTELIGENCIA MULTIFOCAL- Uma teoria revolucionária sobre o funcionamento da mente humana, capaz de causar grande impacto na ciência estimulando a formação do homem como pensador e engenheiro de ideias.
GATILHO DA MEMÓRIA- É o fenômeno que faz com que cada estimulo sensorial ou psíquico seja um milésimo de segundo interpretado, sem ele ficar confuso.
FENÔMENO RAM-É quando a mente não consegue ver os obstáculos que se deparam por outro ângulo, eles serão registrados e arquivados de uma forma subdimensionada.
JANELA KILLER OU JANELA DUPLO P - Estão registradas emoções negativas ,traumas que bloqueiam o acesso a milhares de outras janelas que permitem construir ideias e pensamentos inteligentes.
MUC- Memória de uso contínuo ou central. São memórias existenciais adquiridas através das experiências vivenciadas assim com a ME.
ME- Memória existencial ou periférica.
AUTOCOSCIÊNCIA- É a capacidade do próprio EU de se conhecer ter consciência de si mesmo, se identificar dar significado e relevância a si mesma.
RESILÊNCIA- É frequentemente atribuídas a processos que explicam superação de crises e adversidade sem um indivíduo, grupos e organização.
FLEXIBILIDADE- Capacidade para perceber, aceitar e entender opiniões ou posicionamento de outros.
ADAPTABILIDADE- característica do que é adaptável. Ajustar, adequar, Acomodar-se, conformar-se.
Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro. Nasceu em Colina, no interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958.

Autor de vários livros de grande sucesso no Brasil, é um estudioso sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos.
Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais. À sua atividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.

Frases que gostei:

"DESCOBRI QUE VALE A PENA VIVER A VIDA APESAR DOS VALES DE LÁGRIMAS E DE FRUSTAÇÕES. O EU DEVE DECIFRAR OS SEGREDOS DE UMA MENTE EMOCIONALMENTE RICA, SAUDÁVEL, CRIATIVA, INVENTIVA....A EXISTÊNCIA DEVERIA SER UMA ACADEMIA DE INTELIGÊNCIA PARA CONTINUARMOS SEMPRE A NOS CONSTRUIR... EDUCADORES QUE CONHECEM MINIMAMENTE AS ARMADILHAS DO ATO DE PENSAR JULGARÃO MENOS E COMPREENDERÃO MAIS, SERÃO MAIS ÁVIDOS EM ABRAÇAR E MAIS LENTOS PARA REJEITAR, INVESTIRÃO NÃO APENAS NOS ALUNOS QUE TIREM AS MELHORES NOTAS, MAS TAMBÉM NOS QUE TÊM PÉSSIMO DESEMPENHO, SABERÃO COLOCAR LIMITES PARA FORMAR MENTES LIVRES, E NÃO SERVOS PARA OBEDECER ORDENS."
"A MELHOR MANEIRA DE REESCREVER O PASSADO É RECONSTRUIR O PRESENTE. NADA MAIS TRISTE DO QUE SER REFÉM DA HISTÓRIA E NADA TÃO PRAZEROSO QUANTO SER UM CONSTRUTOR DE UM NOVO TEMPO"

site: http://calebejuchem.blogspot.com.br/2013/10/livro-fascinante-construcao-do-eu-de.html

Aguiar 03/10/2021

Livro fraco
O livro é da minha esposa e estava na estante e eu não tinha nada para ler. Não sou de ficar com as coisas pela metade e li tudo.

camila 18/09/2019

Noss
A memória do ser humano, é complexa, esta obra que apresenta a teoria multfocal e caminha por percursos que ensina, como podemos proteger nossa emoção, repensar, os mecanismos que formam os pensamentos, nos faz pensar, como são formado nossas emoções, como controlamos as emoções e o impacto que nossas reações tem na outra pessoa, e em nós mesmos.
Dificilmente voce vai ler esta obra, e não se perguntar, interiorizar-se, com tudo que esta a ocorrer em sua vida, questões profundas, e mais abrangentes que possa estar cercando seu ser, e isto vai refletir para mudança em suas atitudes.
As memórias da janela dos pensamentos, serão lidas e relidas, formando pouco a pouco pensamentos que darão voz as necessidades instintivas como sede e fome, ás necessidades afetivas como: abraço, segurança, proteção, aos poucos surgem e pautam por ideias, compreenções, aotoconhecimento, diálogo.