O Médico Doente

O Médico Doente Drauzio Varella

Resenhas - O Médico Doente

1 | 2 | 3 | 4

Denise 08/02/2010

O livro é ótimo. E mostra que qualquer pessoa pode contrair uma doença, mesmo sendo um médico sério, e estudado, e que todos temos que tomar cuidado e se previnir.

Ana Lyra 12/10/2021

Sentindo na pele
Dr. Dráuzio, neste livro, se coloca no lugar de seu objeto de estudo: o paciente. Luta contra a febre amarela que pegou durante uma viagem e fica entre a vida e a morte. Descreve a dor, suas preocupações em relação a seu estado de saúde e prognóstico, por ser médico e saber demais, às vezes pode ser desmotivador passar pela doença. Neste momento, talvez a ignorância fosse uma benção? Interessante a alternância de papéis médico/paciente.

Renata 06/01/2024

Maravilhoso
Tudo que esse homem escreve é demais.
Faz até o relato de uma doença ser fluido de se ler.

gabivbritto 24/05/2020

Maravilhoso
Rápido e simples, para ler em uma única sentada. Delicioso.

Geórgia 01/06/2020

Sobre a (cons)ciência do ser
Quando os papéis se invertem e o médico torna-se paciente, faz diferença todo o conhecimento e experiência acumulados? Drauzio narra todo seu processo de adoecimento e convalescença, as coisas que passaram por sua mente durante o internamento e os sentimentos de estar à beira da morte e ter completa ciência disso. É uma narrativa curta (e muito bem escrita), pra ser lida aos pouquinhos ou em uma tarde só, que traz grandes insights. No fim, cético ou religioso, beirar à morte e sobreviver nos mostra o quão realmente estamos satisfeitos com a forma que escolhemos existir.

Mari 10/09/2020

Esse livro é capaz de te fazer sentir várias coisas. Eu fiquei angustiada mesmo já sabendo do fim da história uma vez que ele é de 2007 e o personagem principal, o próprio escritor, continua vivo. Esse importante detalhe não foi suficiente pq mesmo assim em muitos momentos eu me vi duvidando se o desfecho dessa história seria a vida. Ri, chorei de tristeza com algumas partes e até chorei rindo.
Assim, eu faço as palavras de minha amiga Nalu as minhas ?drauzio entenda: eu leria até a sua lista de compras?

jwssicam 11/02/2022

não faz meu tipo de leitura.
minha amiga me indicou esse livro e eu estava com bastante expectativa,
porém nao gostei.
achei a escrita boa mas muita enrolação pra falar só uma coisa, foi muito legal ver a visão de um médico quando está doente, mas não faz meu tipo de leitura.

Kari 02/12/2020

Leitura rápida
Gosto bastante dos livros do Drauzio Varella e, por isso, comprei esse num sebo. Ganhei o que esperava: uma narrativa que flui, de fácil compreensão e surpreendente em alguns momentos. É dessa forma que ele conta a experiência que teve ao ser diagnosticado com febre amarela após uma viagem ao Amazonas. Apesar de todo mundo saber o final, têm momentos que nem a gente acredita. Só peca porque em alguns capítulos os termos médicos são constantes e, por mais explicações que o autor traga, podem nos confundir. Porém, não prejudica a compreensão do todo.
Nota 0-5:4
@leyendo_a_los_que_leen

Heloisa 21/03/2013

Leitura agradável e rápida
Numa narrativa fácil e bem humorada, salpicada de memórias e reflexões, Drauzio Varella conta como foi a experiência de ter Febre Amarela e sobreviver a ela.
Muito agradável e rápido de ler.

giovannaggardini 07/05/2024

Tem melhores
Li pois fui obrigada pela disciplina de ASRF e confesso que preferi outras leituras do divo. Gosto muito do jeito que ele escreve e conta a história, só que o fato de ser um relato dele doente k pode ter atrapalhado a leitura !

Saionara.Zakrzevsk 16/11/2016

Caso clínico.
Gostei bastante do livro. Sou enfermeira e ler a descrição de uma doença tão "fora de moda", como descrita pelo Dráuzio, que me apresentou a ótica clínica e ao mesmo tempo como sendo paciente, foi fabuloso.
Gostei bastante da forma como ele escreve, foi o primeiro livro que li do autor, o que me deixa curiosa sobre os outros títulos publicados. É uma leitura que vale a pena.

Ianca 10/05/2020

A escrita do Drauzio Varella é cativante, e nesse livro não é diferente. Seu olhar como paciente diante da doença construiu um livro detalhado e sensível. Faz qualquer um repensar sua postura diante de pessoas enfermas, sendo, também por isso, uma leitura engrandecedora pra profissionais da saúde.

Ton 23/04/2022

A vida do paciente sob a ótica do médico
Eu sou fã do trabalho do Drauzio desde Carandiru (o filme, ainda não li o livro) e desde então já li outros livros dele e vi documentários.
Mas esse livro é, de longe um dos que mais me tocou (até mesmo porque sou profissional da saúde).
As críticas cheias de sarcasmo do Drauzio referente ao sentimento de diminuição do ser quando acamado é incrível.
Nessa obra, após voltar de uma expedição no Amazonas, Drauzio acabou contraindo a Febre Amarela.
Desse ponto em diante acompanhamos seu diagnóstico e o agravamento de sintomas, resultados laboratoriais preocupantes e a "diminuição do ser" que sempre esteve na posição de médico e não de paciente.
Durante seu período de cama, entre os momentos que conseguia ficar acordado ou tendo sonhos, Drauzio fala um pouco de seu passado, de sua prematura inclinação ao ateísmo e alguns questionamentos sobre crer em Deus X Ciência.
Também vemos como ele fala com amor de sua esposa, filhas e de sua neta.
No fim, durante as reflexões do próprio Drauzio você acaba também entrando nas reflexões dele e fazendo as suas próprias.

E claro, mais que recomendo essa obra!!

Julio Mauro 28/07/2017

A outra face da moeda
Com uma linguagem fácil, rápido, divertida e instrutiva, o Drauzio consegue passar para o leitor a reação que ele teve ao ser acometido por uma grave doença e sentir na pele o que seus pacientes sentem ao receber um diagnóstico complicado e ao mesmo tempo delicado.
Mais uma vez o Dr. Drauzio fez eu viajar nas suas palavras e entrar de cabeça nessa experiência.

1 | 2 | 3 | 4