Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Tayemi.Oshiro 11/07/2020

Carta para um mano-velho
Mano-velho, descobri nesses preparos do silêncio que palavra tem música, e se a gente quisé tem até autonomia pra recusar o léxico, as regras todas e seguir outro estatuto, em nome da poesia. Que regozijo ouvir escritor nosso dizendo repicado e embaralhado sempremente até o fim, pondo certo no incerto. Cheiro de sensações - "(...) gafanhoto pula, tem um estourinho, tlique, eu figurava que era das estrelas remexida, titique delas, caindo por minhas costas (p.152). Ouvir assim assim. Apreciei a cigarra de entre-chuvas, o saci-do-brejo, o coco do buritizal e as notícias vivas de um lugar todo nosso. Para o fim, encerro a carta com passagem miúda que me fez lembrar das conversas com Paulo Freire, quando ele teimava em dizer e predizer que pensar certo exige viver consciente de nossa inconclusão.
"Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isto me alegra, montão. E, outra coisa: o diabo, é às brutas; mas Deus é traiçoeiro! (p. 24).
Um abraço carinhoso
Tay

Marcela Mosqueti 12/07/2020

O sertão é o mundo e Riobaldo nos revela isso logo nas primeiras páginas, mas só vamos começando a compreender tal relação quando a leitura avança.
A vida é uma travessia muito perigosa, porque não sabemos o que nos aguarda pelo caminho e o diabo vem dentro do redemoinho. Que saibamos então reconhecer os diabos que nos habitam, mas não dar ouvidos a eles.

Milena 13/07/2020

Incrível
As primeiras 100 páginas são difíceis... mas depois a história desenrola e fica impossível parar de ler!!

Santiago 15/07/2020

Ótimo livro
O começo é um pouco difícil devido a forma que o autor escreve, mas conforme você vai lendo vai se acostumando e a leitura flui mais fácil, até porque a história da vida de Riobaldo te prende e no final ainda temos uma surpresa.

Paulo.Sakumoto 24/07/2020

Senhoras e Senhores, que livro!
Uma história de jagunços no sertão com toques shakespearianos, pactos fáusticos, épico à lá Cervantes.

Fato: ame ou odeie. Eu sou só amor. Sim, eu sei, a leitura é dificílima, mas depois da vigésima página engrena e não pára mais.

João Guimarães Rosa nao recebeu o Nobel porque morreu cedo!

Emily422 26/07/2020

Épico
Ah, mal sabia eu que, ao ler esse livro, descobriria uma verdadeira caixinha de surpresas. Tesouro dos tesouros! Comecei que não queria mais largar. Fiquei até impressionada comigo mesma porque comecei sem medo e sem me dar o luxo de desistir. Acho que de fato dei sorte de ler no momento certo. Moro no sertão e o sertão me cerca, mas só depois de ler esse livro que fui perceber que o sertão habita, extensivamente, no meu coração.

"Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera; digo".

"A gente vive não é caminhando de costas?"
De costas eu estava, achando que sabia, mas não sabia de nada. No segundo que terminei de ler, fiquei literalmente SEM AR. O corpo tremeu todo, de dentro pra fora. Isso não ocorre com muita regularidade quando finalizo um livro. To em choquekkkkkk
Esse é pra guardar no coração junto com LOTR!! Grande sertão que é a mente, grande rio que é a vida.
Mire e veja: viver é muito perigoso! ;)💟

Day Gomes 26/07/2020

Uma bela travessia
É com certeza um dos romances mais lindos e difíceis de ler, as primeiras 50 paginas são as mais complicadas com diversas palavras de cunho regional e criadas pelo autor, porém quando nos acostumamos com essas palavras viajamos pelo sertão junto com Riobaldo, personagem principal do livro, que conta sua vida. Uma história de dualidade, com diversos personagens, histórias/casos paralelos sendo contados, se perder durante a leitura é algo comum, reler partes, conseguir terminar o livro é descobrir um mundo de guerras entre jagunços e soldados, se apaixonar pelos personagens e chorar muito com o final, que traz uma verdadeira reviravolta na historia. Os pontos focais do livro são a existência ou não do diabo e o amor de Riobaldo por Diadorim.

Mari M. 26/07/2020

E GSV ganha mais uma fã!
Orgulhosa de ter feito esta leitura, ter passado dias no sertão em meio aos jagunços com Riobaldo, Diadorim, Zé Bebelo, Joca Ramiro e tantos outros!
Apaixonada por este formato tão difetente de texto e linguagem!
Felizona de ter lido neste exato momento da minha vida, pois mais novinha certamente seria uma desistência.
Que livro rico!

Marcos Santos 27/07/2020

Uma viagem pelo sertão
Grande Sertão: Veredas é uma leitura desafiante, mas que vale muito a pena. É uma viagem pelo sertão, e um retrato da nossa história com misto de esperança e rebeldia, desse povo que não perde nunca a esperança de dias melhores.

Camila.Santos 28/07/2020

Com certeza esse é um dos livros mais intensos e marcantes que já li na vida. Um livro cheio de reflexões sobre a vida, a coragem, o bem e o mal, o amor... Uma travessia, que depois que a terminamos nunca mais seremos a mesma pessoa. A linguagem pode assustar no início, mas garanto que depois de umas 20 ou 30 páginas a gente se acostuma e a história fica mais linear, então não se deixem assustar pelo desafio inicial, vale a pena ter coragem de transpor esse grandioso sertão, o que encontramos no final vale toda a viagem.

Déh 28/07/2020

Grande Sertão: Veredas
Embora esse tenha sido um livro desafiador no começo, fui me acostumando com a linguagem no decorrer da história e admirando-a cada vez mais. Foi um livro surpreendente para mim, não imaginei que eu fosse gostar tanto da forma com que o narrador conta sua história, apesar de às vezes ser um pouco confusa e exigir bastante concentração.

Erica 29/07/2020

Muito, muito, muito difícil de ler. Só lá pela metade é que se consegue concentrar nas aventuras descritas, deixando passar o formato do relato.
Mas é impressionante alguém conseguir escrever um livro tão extenso usando só a forma de fala dos sertanejos

Cinara... 29/07/2020

"Viver - não é? - é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo. O sertão me produz, depois me enguliu, depois me cuspiu do quente da boca..."

Amanda 29/07/2020

Duas vezes eu desisti de ler grande sertão: veredas. Somente na terceira, embalada por uma leitura conjunta, eu consegui fazer a travessia do sertão.

Creio que a grandeza deste livro esta tmb na maior dificuldade que me fez temê-lo: o seu linguajar,
as palavras simples e características próprias de jagunço usadas por seu narrador, Riobaldo. Não se engane: as palavras simples te exigem atenção completa e te aprofundam trazendo poesia em um texto em prosa.

A história de vida de Riobaldo é contada ao seu interlocutor a princípio não linear, depois segue cronologicamente. De criança até entrar na jagunçagem e suas aventuras e dilemas por entre os sertões de Minas, Bahia e Goiás. Acompanhar seus temores desde Pactos com o Diabo até o amor dele por outro jagunço, Diadorim, e todos os dilemas envolvidos!

Uma aventura. Um romance. Ensaio filosófico. Nem sei descrever... Como leitora da língua portuguesa eu tenho orgulho de ter este livro em nossa literatura! Que sorte a nossa poder ler o original de Guimarães Rosa mesmo tão desafiante!

Um livro pra se ler muitas vezes na vida.

Carina109 29/07/2020

Desafiador e sensacional
Confesso que no início do livro, não estava entendendo nada, pois a narrativa é de grande complexidade. Com o passar das páginas, acostumei com o ritmo do autor e começou de fato meu interesse pela trama. Digo com certeza que é gratificante acompanhar a travessia de Riobaldo e Diadorim pelo sertão brasileiro e o desfecho é surpreendente. Com certeza, essa leitura vale muito à pena.