Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Fran Kotipelto 27/05/2011

"o destino guardou essa maravilha pra você"

Todo mundo costuma se atrasar pelo menos alguns minutos em suas atividades, principalmente quando as mesmas são: trabalho e estudo. E comigo não poderia ser diferente, e exatos "7 minutos" de atraso me fizeram estar aqui, fazendo uma resenha sobre esse livro que pra mim sempre foi um grande clássico que nunca tinha lido,e que provavelmente nunca leria.

Enquanto eu corria mais rápido que o Usain Bolt pra chegar à sala de aula e escolher um bom livro pra apresentar o seminário mensal, ouvi meu professor dizer "sobrou Ensaio Sobre a Cegueira de Saramago e Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa". Antes que eu pudesse recuperar o fôlego para gritar "Ensaio é meu", o professor já tinha entregue o livro para meu mais novo inimigo mortal, e quando eu me bati com a porta o professor alegremente disse: "bom dia Francyne,o destino guardou essa maravilha pra você" e estendeu para mim um calhamaço chamado "Grande Sertão:Veredas", e eu mentalmente comecei a proferir: "puta que pariu,puta que pariu...", enquanto olhava para as cadeiras procurando uma disponível, vi de relance algumas das obras que haviam sido distribuídas a cada aluno, e foi aí que minha raiva aumentou, pois havia Memórias Póstumas de Brás Cubas,Iracema,Dom Casmurro,A Caverna, Budapeste, As Intermitências da Morte, e outros livros escritos em língua portuguesa. Me arrastei desanimada para o fundo da sala enquanto continuava a praguejar, e o que eu nunca iria imaginar naquela noite, era que 'Grande Sertão: Veredas' pudesse ser tão MA-RA-VI-LHO-SO.

O livro conta a história de dois personagens, Riobaldo e Diadorim(personagem pelo qual Riobaldo mantém um grande amor impossível),amigo de infância de Riobaldo e filho de um chefe de um bando de jagunços.Riobaldo, mora às margens do Rio São Francisco,e narra sua trajetória de vida com uma inusitada invenção de linguagem,a um interlocutor que nunca se pronuncia, a quem ele chama de Senhor ou Moço. Riobaldo tece a história de sua vida um discurso de descoberta e autoconhecimento: revelando o mundo imenso que o sertão é, assim Riobaldo acaba revelando a si próprio, como se o sertão fizesse parte dele,como se fosse seu próprio coração. Nessa perigosa travessia, Riobaldo confronta as forças do bem e do mal, retoma num fluxo de memória o fio de sua vida e narra as grandes lutas dos bandos de jagunços protagonizada pelos líderes Joca Ramiro (pai de Diadorim), Sô Candelário, Titão Passos, João Goanhá, Ricardão e Hermógenes contra Zé Bebelo e os soldados do governo.Descrevendo os feitos e características de diversos personagens revelando os códigos de honra e de procedimentos do sertão.

Em Grande Sertão: Veredas é mais do que evidente a ideia do homem como um reles joguete de seu próprio destino(mais do que comprovado por mim quando meu professor disse "o destino guardou essa maravilha pra você"), e principalmente, da natureza. A trajetória de Riobaldo mostra que, apesar da inteligência, o homem não deve subestimar a força e os sinais da natureza, que só existem para mostrar até onde cada um pode ir. Em inúmeras passagens da obra há sinais que indicam que a natureza, de alguma forma, está tentando alertar sobre os perigos existentes e que não só o sertanejo estava e está sujeito,mas todos nós como seres humanos.

A cada dia que passa vou tecendo a teia que o destino me permite,e cada vez mais fico abismada com sua capacidade de interligar tudo e todos,"o destino guardou essa maravilha pra você", o destino guardou o sertão para o sertanejo que apesar de todo o sofrimento consegue sorrir, e me faz acreditar que é possível ser feliz com o pouco que temos, só precisamos de esperança, só precisamos ser nós mesmos, precisamos de coragem para encarar quem nós somos!
Fabinho 27/05/2011minha estante
Vc escreve muito bem, além de narrar com bom senso de humor... Rs
Gostei da sua maneira de transpor sua idéia do livro, bem como de interligar ela com a sua vida.
Condordo plenamente que precisamos muito de coragem para encararmos quem somos nós e assim tb ousarmos ser nós mesmos!
Parabéns

Luh Costa 28/05/2011minha estante
Belíssimo livro!
Parabéns pela resenha!
"Diadorim é minha neblina."

Jow 09/06/2011minha estante
A resenha mais engraçada e tocante que tive o prazer de ler.
Genial e profunda como sempre, dear Fran!

Alan Ventura 16/06/2011minha estante
"Volta Fran, nóis precisa de Fran, é é sim, nóis precisa da querida Fran". Sméagol

Thiago 19/10/2011minha estante
Ótima resenha! Assim como você, Grande Sertão é um classico que falta coragem para ler. Só de passar o olho na primeira página, a narrativa já cansa. Mas já me recomendaram ler em voz alta, porque o estilo é totalmente verbal. Vou experimentar.

Flora Soares 29/04/2012minha estante
adorei! parabéns! esse livro é genial, amo amo amo..

Gabriel Baldez 02/06/2012minha estante
É muito bom ler uma resenha tão boa de um livro, que além de mostrar como um livro é de verdade, mostra como ele chegou até você, mudou seu modo de pensar e como causou impacto. É muito bom saber as reações que um livro pode causar em uma pessoa. Parabéns!!

Gláucia 13/06/2012minha estante
Ainda vou tentar ler esse livro...

Manuella_3 21/08/2012minha estante
Como não rir? Adorei, me diverti lendo sua resenha e já me confundia com vc, parece mesmo comigo esse 'surpreender-se'.
Quero ler. Como posso não ter lido?

Luana 25/09/2012minha estante
Estou louca para Lê-lo, apesar do meu prof já ter revelado um ponto crucial da História. :(

Claudia 20/01/2013minha estante
Estou lendo o livro,confesso que está sendo um desafio, por conta das palavras não comuns encontradas na obra. Adorei a resenha, parabéns!

Maíra 06/02/2013minha estante
Estou lendo o livro e confesso q já estava pensando em abandonar esta leitura, mas depois que li a sua resenha fiquei motivada e curiosa...

Valtair 12/06/2013minha estante
Depois de uma resenha dessa , só aumenta o "apetite" para ler o livro ! Parabéns pela resenha , já deu uma base do que se trata a obra !

Flávia Lira 13/10/2013minha estante
Caraca! adorei essa resenha por causa dela comecei a ler...

Bruna 01/12/2013minha estante
Tuas palavras são tão exatas, que parecem ter atravessado o sertão e voltado, trazendo toda a verdade e toda a paixão que a história traz. Estou lendo o livro, e é realmente fantástico. Espero que tuas palavras toquem muita gente =)

Rick Muniz 13/09/2016minha estante
Bela resenha, breve mas emotiva e inteligente!

Sergio330 09/11/2017minha estante
Ótima resenha , eu abandonei o livro , não por ele ser ruim , mas é preciso se concentrar nele e no momento ( na época do abandono ) eu não estava conseguindo . O linguajar é rebuscado , porém simplório , interiorano , mas complicado . Pretendo e vou retomar a leitura , que creio , será muito válida .

Jeff.Barbato 23/12/2018minha estante
Adorei sua resenha

Carlinha 25/07/2020minha estante
Mesmo que "Viver é muito perigoso ", a vida traz muitas surpresas. Assim será viver essa leitura, nas profundezas dos sertões do nosso ser.

Jessicandonsf 04/12/2020minha estante
Que resenha divertida! Adorei

Felipe1406 16/06/2021minha estante
Engraçado,minha namorada me deu esse livro no natal! Eu dei um sorriso mas por dentro tive tanta preguiça! Agora estou numa adrenalina com esse livro! Estou adorando! Me vi na sua resenha! Pensei em desistir do livro no início! Mas segui os conselhos da minha namorada!O destino guardou essa maravilha pra mim tbm kkk

Jessi 28/10/2021minha estante
Li grandes sertão veredas esse ano ele é muito louco vai mudar muito coisa na tua mente

Karine.Godoy 10/10/2022minha estante
Espero que tenha se saído tão bem no trabalho quanto nessa resenha! Me fez querer ler este livro pra ontem! Parabéns!

Guilherme466 05/02/2023minha estante
Parabéns, retratou muito bem!

Welder.Leite 04/06/2023minha estante
Caralho!0! Essa foi a resenha mais linda que eu vi ??

seujeronimo 19/11/2023minha estante
"era o homem de maiores ruindades calmas que já se viu"

JosA225 28/12/2023minha estante
Leitura deliciosa. Levou a linguagem mineira para o mundo. Fausto no sertão de Minas Gerais.

Selma 06/02/2024minha estante
Me desafiei a ler o livro e para mim realmente está sendo um desafio... cheguei na página 300 e todos os dias penso em desistir, mas a sua resenha me deu um pouco de esperança pra continuar firme e forte neste desafio...

Diane.Gentil 14/03/2024minha estante
Amei seu texto.
Sua resenha maravilhosa.
Iniciei a leitura do livro, ainda confuso pra mim.
Mas diante de tudo que você escreveu, pretendo ler até o fim.

Rosangela Max 01/02/2023

Uma história de aventura, violência, amor e morte.
Dos nacionais, foi a leitura mais desafiadora para mim.
A escrita é complexa, com uma linhagem própria e cheia de significados desconhecidos para mim.
O fato da história não ser dividida em capítulos também dificultou.
No começo fiquei focada em tentar entender cada frase, mas vi que desse jeito era muito demorado e cansativo. Depois relaxei e me dava por satisfeita se eu conseguisse entender o sentido principal de cada parágrafo. Aceitando que eu não iria conseguir absorver com a profundidade a obra foi que a mágica começou a acontecer. Passei a me acostumar com a escrita e entender mais.
Adorei conhecer a história de Riobaldo e como era vida dos jagunços no sertão mineiro. O ponto alto foi o relato da grande batalha.
O final me surpreendeu.
Os textos de apoio foram importantíssimos para o entendimento da grandiosidade desta obra e a cronologia extensa da vida do autor me fez conhecer mais sobre Guimarães Rosa.
Não é um livro que eu recomendaria logo de cara para quem não está acostumado a ler clássicos, principalmente os nacionais. Mas, com certeza, é um livro que eu recomendo que todos leiam em algum momento, quando tiverem certa ?maturidade literária?. E, mesmo assim, garanto que será uma aventura e tanto.
Dhewyd 01/02/2023minha estante
Ótima resenha, eu tambem demorei um pouco a começar a entender o jaguncês da obra, funcionou pra mim quando passei a ler o livro pausadamente em voz alta, ai a leitura começou a fluir, pra mim foi um livraço!

Rosangela Max 01/02/2023minha estante
Obrigada! Boa dica de ler em voz alta. ?

Ronnie 01/02/2023minha estante
Já vi duas peças de teatro, mas nunca li o livro.

Michela Wakami 14/11/2022

Surpreendente
Quando iniciei a leitura, tive que reler várias vezes as primeiras páginas, depois a leitura engatou, tornando-se de fácil entendimento, mas não menos chata, para minha pessoa.
Mas já passado os 60% do livro, aconteceu uma reviravolta, que me fez ficar com cara de trouxa.
Me fazendo refletir sobre todo o livro, e consequentemente vê-lo de outra maneira.
Afinal, tudo parecia corriqueiro e depois se mostrou fora dos padrões da época.
Eu achei fantástico.
Laís Quintela 19/11/2022minha estante
Li ele tem dois anos, se não me engano, terminei reconhecendo a importância mas sem conseguir gostar, verdadeiramente, do livro! Eu não sou o tipo de pessoa que lê de capítulo em capítulo, mas o fato desse livro não ter divisão nenhuma tornou a leitura ainda mais cansativa pra mim. Tinha cenas que eu levava diasss lendo, não era nem digerindo, mas porque achei arrastado mesmo kkkkkk Passei meses lendo! Queria ter tido uma experiência melhor, quem sabe daqui uns 20 anos eu releia ?

Michela Wakami 19/11/2022minha estante
Laís, eu ficaria mais feliz se a leitura tivesse sido empolgante, mas realmente não foi, mas quando chegou na revelação, olhei para trás e falei: carambaaaaa.

O fato de não ter capítulo, chega ser enfadonha em algumas partes.
Concordo com você, os capítulos fez muita falta.

Apesar de ter dado 4 estrelas, eu acredito que jamais relerei essa obra.?

Gleidson 25/02/2024minha estante
Ahhh esse livro é top 1 da minha vida! Eu fui absorvido por essa leitura! Não sei dizer exatamente O que me fisgou tanto, só sei que fui impactado pela forma...

Aline Oliveira 23/11/2022

Indescritível
Minha melhor travessia literária até hoje, as primeiras páginas foram um desafio, mas depois tudo foi tomando forma e fluindo, fiquei encantada com a escrita de Guimarães Rosa.
Compensou cada minuto, atravessar esse sertão na companhia de Riobaldo e Diadorim, que riqueza!
Fernando 23/11/2022minha estante
Tenho q criar coragem pra enfrentar esse livro

Aline Oliveira 23/11/2022minha estante
Vale muito a pena. @Fernando

Lahdutra 25/11/2022minha estante
é tão bom

Jéssica 10/01/2010

por Afonso Arinos de Melo
Cuidado com este livro, pois 'Grande Sertão: veredas' é como certos casarões velhos, certas igrejas cheias de sombras. No princípio a gente entra e não vê nada. Só contornos difusos, movimentos indecisos, planos atormentados. Mas aos poucos, não é a luz nova que chega; é a visão que se habitua. E, com ela, a compreensão admirativa. O imprudente ou sai logo, e perde o que não viu, ou resmunga contra a escuridão, pragueja, dá rabanadas e pontapés. Então arrisca-se a chocar inadvertidamente contra coisas que, depois, identificará como muito belas.
Quelemem 18/01/2010minha estante
Excelente comparação! E é a pura verdade.

seufeitosa 24/01/2010minha estante
comparação perfeita!

Hélio Rosa 30/03/2010minha estante
Uma ótima lembrança, adequada aos vazios e excessos da obra... Vc leu o discurso dele de recepção ao Rosa na Academia?

Um abraço cordial

Tati Diorio 31/01/2016minha estante
Ohhh, lindo! "Compreensão admirativa" ficou perfeito.

Maira Giosa 20/10/2016minha estante
Acho que sua resenha foi uma das melhores que li por aqui, no geral. Obrigada pela tradução tão literal do que significa esse livro.

Maria Tereza 24/01/2021

Diadorim, o Sertão é do lado de dentro
Grande Sertão: Veredas... Metáfora da mente humana, um imenso nada cheio de tudo.
Uma obra arrebatadora, surpreendente e que, apesar de densa, é deliciosa de acompanhar. Riobaldo é nosso ex-jagunço contador de histórias, que nos leva para viajar em suas memórias, seus medos, dúvidas, amores.
E Diadorim, sua neblina.
Essa é uma narração de aventura, amor e questionamentos profundos sobre a dualidade que há em todos os aspectos da vida.
Há tempos um livro não me consumia assim.
Quanta delicadeza e sensibilidade encontrei nas veredas desta perigosa travessia, que se encerra de forma tão dilacerante!
Ouvi dizer por aí que "grande não é o Sertão, grande é o João." Nunca estive tão de acordo. Obrigada, grande João Guimarães Rosa.

Trilhas Sonoras: Diadorim, o sertão é do lado de dentro - Juliana Kehl (SPOILER)
Romance de Riobaldo por Diadorim - Antônio Nóbrega (SPOILER)
Canção de Siruiz - Wilson Dias
Onde estará o meu amor - interpretação de Maria Bethânia.

haroeira 20/01/2009

Obra-Prima
Agradeço a Deus por falar português e me (des)entender em Grande Sertão.
Amém.

Bruna Suelen 30/07/2020

O sertão está em toda parte
Que travessia!! Contente por ter chegado ao final dessa obra, apesar da dificuldade com a linguagem principalmente. O início foi bem esquisito, parecia que eu estava aprendendo a ler (isso me incomodou bastante), e depois de umas três vezes lendo as primeiras páginas finalmente eu fui entrando aos poucos na história, ainda aos tropeços é claro, mas contente por estar gostando da leitura. Uma dica é ler em voz alta e não perder tempo caçando o significado de cada palavra.
Aqui, um Riobaldo já idoso vai contar sua estória (contada de maneira não-linear) na jagunçagem a um viajante, chamado somente de Senhor. Vai contar sobre o sertão, suas vitórias e derrotas, seus amores, sua amizade com Diadorim, seus dilemas, seus medos e especialmente suas reflexões sobre a existência de Deus e do Cujo.
Ao fim dessa jornada de praticamente três semanas, fico feliz de ter seguido adiante com a leitura e orgulhosa por ter conseguido seguir o cronograma.
Ah, e o final é bem emocionante, me deu um nó na garganta. E se atente que ?Viver é negócio muito perigoso...?.

Joel.Martins 25/04/2021

A travessia - "O pacto" - UM AMOR PURO
A beleza da natureza com todas as suas cores e sons.
E o sentimento humano puro e real, envolvendo o amor, vingança e conquista/sobrevivência...

****Iniciei a leitura sabendo da complexidade que envolvia a obra. E realmente vou precisar reler em momento mais calmo...

Beto 09/01/2023

Leitura recomendada
Deixo aqui minha total admiração pela riquíssima obra escrita pelo gênio João Guimarães Rosa, um livro difícil, com uma escrita regional, cenário típico do sertão, ( não recomendo para leitores iniciantes) contém uma forma única de escrita, bastante romancesca em prosa longa, sem capítulos! Pena que quando ele o Jagunço Riobaldo "realmente" soube a verdade sobre Diadorim, já era tarde demais! Um livro magnífico de extrema sensibilidade e de uma luta travada pela sobrevivência no Sertão.

Everton Vidal 31/07/2021

Tem muito conto, novela ou romance repleto de poesia, mas aqui, assim como em Clarice, é impossível demarcar uma linha. A sensação é a de que se está lendo um poema gigantesco que fala sobre tudo.

Os neologismos, a extrema oralidade, o linguajar do povo da sua região, o fluxo de consciência que é mais um fluxo de conversa, e o diálogo que não mostra nunca a voz do outro, são características importantes, sempre citadas, mas o que impregna (e até vicia) é a intensa musicalidade, que vem do uso de muitos recursos da expressão poética. Também se destacam, a forte “conotatividade”, pelo uso extraordinário das figuras de linguagem, e a metafísica que está além da narrativa, pois Grande Sertão é uma viagem sobre os grandes temas humanos.

Como se fosse pouco, é um livro de amor, com um final inesperado. Enfim, aquela sensação contraditória de que falar sobre o livro diminui a experiência de tê-lo lido, pois não abarca, não alcança, então.

O livro é incrível gente, e só.
Clio0 31/07/2021minha estante
É um dos meus favoritos também.

Carolina.Gomes 31/07/2021minha estante
É incrível mesmo

Maria.Manuele 24/12/2021

5 ?
Esse livro é daqueles que você demora para ler, não porque é cansativo, mas sim pela magnitude dele que exige momentos de reflexão para sentir a história. Me embrenhei por entre as veredas da história e ainda estou fascinada. Super recomendo! ?

Fabíola 12/06/2021

Não se trata de uma leitura para entender, mas para sentir.
Uau, que travessia, minha gente!
O início é realmente difícil. Nas primeiras 80 páginas são jogadas várias informações sem linearidade, e tem também o estranhamento com a linguagem peculiar. Mas depois vai ficando mais fácil e vamos nos adaptando... O segredo é persistir. A ausência de capítulos me incomodou um pouco, acredito que foi o que fez eu “demorar” quase 3 meses para ler essa obra.
Porém, que preciosidade! História linda e marcante, é uma poesia do começo ao fim, que exala amor. É o retrato de uma travessia física e sobretudo metafísica que o Riobaldo faz de si mesmo, de seus próprios anseios e conflitos, confessando suas dores, amores, lutas, medos. É sobre a vida no sentido mais profundo.

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

Thauany 14/12/2022

O diabo não há? existe é homem humano
Com certeza eu acredito que não consegui absorver completamente a densidade desta obra. Porém reconheço sua grandiosidade e seu posto de grande clássico brasileiro.
Os momentos que mais me tocaram foram realmente os questionamentos de Riobaldo sobre seus sentimentos por Diadorim, as cenas em que ele se descobre apaixonado mas ao mesmo tempo sem saber se é correto esse sentimento ou não é de uma delicadeza extrema.
Por fim, o plot final é sensacional, realmente uma obra a frente do seu tempo.
Dhewyd 15/12/2022minha estante
Esse foi um dos melhores livros nacionais que li! Primeiramente não estava conseguindo entender a linguagem usada, mas depois que comecei a ler em voz alta, fazendo as devidas pausas, conseguir compreender o jaguncês empregado por Guimarães Rosa... Livro sensacional!

Thauany 15/12/2022minha estante
Eu me senti meio burra lendo?, tinham me dado a dica de ler em voz alta mas como eu sempre leio no metrô fica difícil kkkkk mas valeu a experiência