O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Eri 06/10/2020

Tertuliano x Antonio
Este é o meu terceiro livro de José Saramago.
A leitura foi um pouco difícil de fluir no início, estava muito descritiva e confesso que cheguei até a pausar a leitura algumas vezes.
Começa a ficar interessante quando finalmente o ?duplicado? entra na história.
Mas as páginas finais do livro me surpreenderam, fazendo com que a leitura valesse a pena.

vksr 13/09/2020

Sensacional
Obra prima do grande José Saramago. Fui ler o livro após ter visto o filme, e a experiência literária foi ainda melhor que a audiovisual. Saramago consegue surpreender até o leitor mais atento e exigente, com uma leitura fluída, envolvente, trazendo um final totalmente diferente do esperado.

Juliana JRS 25/08/2020

Meu Deus, que livro excelente! Dá vontade de ler todo de uma vez, a história é muito instigante e extremamente divertida. Talvez um dos melhores livros que eu já li. Recomendo demais.
Rafael.Augusto 25/08/2020minha estante
Tertuliano Máximo Afonso

milton_rocha 08/08/2020

Alea jacta est
Tratamos aqui de uma narrativa, por sinal espetacular e magicamente escrita, sobre o que te faz ser o seu próprio "Eu". Neste caso a discussão implícita é a individualidade não apenas da personagem principal, Tertuliano Máximo Afonso, mas de tudo o que o faz tornar-se um “ser humano”. Tertuliano leva uma vida pacata e sem relações sentimentais significativas e duradouras, permeado pela depressão e falta de conexão, o descobrimento da existência de um duplo é, por si só, uma fagulha que o motiva a fazer algo com sua vida, buscar o que o torna ele mesmo.

Vivemos uma constante indagação sobre o que somos e como nos compomos, sendo necessária a definição de caminhos que serão utilizados para apresentar e representar a nossa própria individualidade.

Nossas redes sociais são caracterizadas pelo imperativo da divulgação para todos de uma "pseudo-essência" indispensável na promoção de uma figura do “Eu”, individual e único e isto, para muitos, é o que gera a sensação de individualidade. A constante negação da alteridade em uma ponta contra a algum modo dito como o “correto” de se viver em outra, nos mostra a controvérsia que muitos vivem e chamam de vida saudável, consciente e evoluída.

Ao descobrir que, mesmo com seu nome, Tertuliano não é único, a sua situação depressiva se mistura com angústia e curiosidade, afinal, a existência de alguém igual a si destrói a satisfação interna presente no autodescobrimento e estipula uma questão importantíssima: Quem veio primeiro, quem, de nós dois, é o duplo?

A decisão do modo “correto” de se viver é uma tarefa individual não somente uma cópia da vida do “Outro”, visto que todos nós construímos diariamente a nossa essência a partir do choque constante de ideias que já nos agradam com novos modos de perceber e viver a vida, conseguimos atingir infinitas possibilidades de construções pessoais, sendo assim, somos todos singulares através das decisões que nos fizeram o que somos hoje.

Davi.Ferreira 03/08/2020

Uma obra genial com um final surpreendente
Saramago é complexo. Subverte as normas da pontuação e, em razão disso, produz uma certa dificuldade para os que lêem o autor pela primeira vez ou que já o leram há muito. Um aviso: nunca leia Saramago distraidamente, ele exige sua atenção e o mergulho completo no texto para que tudo seja mais interessante.
A partir do mergulho, é possível entender o porquê da obra ser tão genial. Além da reflexão sobre a identidade perdida na modernidade, o narrador nos leva a questionar a moralidade, o senso comum, a racionalidade humana, dentre tantos outros temas importantes. Além disso, a história culmina em um final totalmente inesperado, mas condizente.
Recomendo a todos, que genuinamente desejarem, o mergulho por Saramago e sua obra sobre Tertuliano e seu duplicado.

Angelo.Miguel 23/06/2020

Adoro o estilo do saramago! O livro começa meio sem graça e quando você menos espera ele fica bem animado e tem um final sensacional! Adorei

arthur966 22/06/2020

"cada vez que se olhar num espelho nunca terá a certeza de que o vendo é a sua imagem virtual ou a minha imagem real."
meu primeiro saramago gostei muito. demora até acompanhar a escrita do autor, mas depois é só alegria. vou com certeza ficar pensando toda vida nesse livro e caralho o final!!!!!!!!

@kauelivros - kaue_leonardo 20/06/2020

Em busca de si mesmo
"Diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta."

A vida pacata do cabisbaixo professor de Historia, Tertuliano Maximo Afonso, muda completamente quando assiste a um filme e percebe que um dos figurantes é idêntico a ele.
A curiosidade é aguçada pelo fato de que no filme de 5 anos atrás, o figurante usar bigode, e ele lembra que nesta época tambem usava, dentre outras coincidencias nos demais filmes em que ele aparece.

Seria seu alter ego? Seria um gêmeo perdido? Quem surgiu primeiro e é o original? Seria alguem absolutamente identico fisicamente e, talvez, em todos os demais aspectos?

E é com este início que iremos acompanhar a busca obsessiva dele para encontrar o seu duplo, e as diversas estrategias que ele bola para alcançar este objetivo. O que dirá e o que fará ao encontrá-lo? Como será a reação do outro?

Um ponto forte deste livro é o narrador, que é ironico, faz hipoteses, e parece querer conversar com o leitor.

São interessantes também os dialogos que o Tertuliano tem com o Senso Comum, uma espécie de alter ego ou dupla personalidade como se fosse alguem presente com quem ele conversa normalmente, ou pelo menos foi assim q eu interpretei.

Aqui Saramago traz dilemas sobre identidade e originalidade do protagonista, mas que todo indivíduo pode se defrontar, mesmo em níveis diferentes.

O final do livro é surpreendente, embora o começo tenha um ritmo um pouco lento, melhora muito do meio para o final.

Há um filme inspirado neste livro, com o ator Jake Gyllenhaal, mas eu ainda não vi.
Quem assistiu me diz o que acha.

Como Saramago é um dos meus escritores favoritos, o Homem duplicado apesar de ser bom, não chegou ao nível dos que eu mais gosto dele: Intermitências da Morte; Caim

Por: @kauelivros

Paula.Gomes 08/06/2020

Desenrolar empacado
A leitura não desenvolve, é denso, incômodo, prolixo. Parece que nunca vai terminar. O assunto não rende, a história é bem viajante, a escrita é agoniante. Não gostei e não indicaria.

Vi 07/06/2020

“O caos é uma ordem por decifrar. Livro dos Contrários”
Sabemos quando nos deparamos com uma obra-prima da literatura. É o caso de "O Homem Duplicado". O enredo, por si só, já vale a leitura, as personagens são marcantes e bem construídas. Saramago é um psicólogo - e dos bons. Não se deixe intimidar pelos gigantescos blocos de texto; seu objetivo é tornar a leitura mais imersiva, e nada nas suas construções é por acaso ou mal pensado. Além do óbvio, a obra é profundamente filosófica. Em suma, é uma meditação sobre a individualidade, a exterioridade e os outros que perpassa as obras de Platão - e a realidade duplicada -, Descartes - e a autonomia da razão -, Jung - e a sombra -, Freud - com o estranho -, Camus - e o absurdo - etc. Enfim, todo o resto é spoiler. Terás de descobrir por conta própria.
Etiene ~ @antologiapessoal 07/06/2020minha estante
tá aqui na estante só esperando o momento dele :)

Eduarda.Cunha 03/06/2020

Incrível é genial
Saramago é realmente um mestre quando se trata da língua portuguesa. O livro apesar de ser um pouco cansativo, penso que fica cada vez melhor enquanto a situação se desenvolve entre o protagonista e sua duplicata.
Reflexivo, bem escrito e cômico.

Rafael.Augusto 01/06/2020

Não quero que isso pareça uma simples cópia : |
Quem me conhece ou me acompanha por aqui sabe que sou super fã do Saramago. Isso pode trazer uma certa impressão de parcialidade sobre minha opinião em relação a esse livro. De qualquer maneira eu continuo insistindo que leiam esse homem por favor.
Em "O homem duplicado ", José Saramago vai explorar ao máximo a questão da identidade ou falta dela. Como é habitual em suas obras, ele usa de muita criatividade e genialidade para expressar de maneira indireta e figurada uma crítica abrasadora. Nesse caso, a crítica, a meu ver, é exatamente ao fato de a identidade das pessoas no mundo globalizado em que vivemos, não está mais no indivíduo em si, mas sim nas coisas que o representam, na sua tribo, no seu partido, no seu gênero etc etc etc. Para concluir, achei o final do livro absolutamente espetacular! Ele conseguiu surpreender no final de um livro que já leváva um dez!
Dani 04/06/2020minha estante
Uai, depois dessa crítica aumentou meu interesse em ler esse livro...

Rafael.Augusto 05/06/2020minha estante
Livraço Dani! Super recomendo.

Mari 15/07/2020minha estante
Estou lendo e está sendo um desafio! Meu primeiro Saramago, me assustei um pouco diante dos grandes blocos escritos, passada a estranheza e compreendendo a didática dos diálogos, dá para perceber que este homem realmente é diferenciado! Ps: ainda estou no início! Hehe

Rafael.Augusto 15/07/2020minha estante
Bom dia Mari! Que maravilha! Aposto que vai amar! Quanto à escrita, quando menos esperar estará hatuada. Esse livro é fantástico! Boa leitura! : )

Sandra Rosa 04/12/2020minha estante
Quero muito ler ele! Infelizmente na minha cidade estamos sem biblioteca há 4 anos.

Dani 21/03/2021minha estante
Estou lendo esse livro, assim como você, sou fã do Saramago. Li algumas obras dele, pretendo ler tudo. Haha

valquíriamf 09/01/2022minha estante
Perfeito! Um soco de estômago de livro, e com a escrita indescritível de Saramago!

Lays.Maria 18/07/2022minha estante
O que a sociedade atual prega é uma autenticidade forjada na massificação, onde todos buscam se tornar mais um achando que estão se tornando especiais por isso. Ótimo comentário o seu.

Brendo 27/05/2020

Uma história tão intrigante quanto surpreendente, O Homem Duplicado é uma obra reflexiva, complexa e que oferece ao leitor uma trama cativante e envolvente.