O diário do anjo da guarda

O diário do anjo da guarda Carolyn Jess-Cooke

Resenhas - O diário do anjo da guarda

Adriana 02/10/2012

Como eu já tinha comentado com vocês neste meme, O Diário do Anjo da Guarda foi um livro que eu adquiri exclusivamente pela capa. Não sabia nada sobre a história nem li a sinopse antes de comprar. Só vi essa belezura de capa e soube que precisava tê-la na minha estante!

Claro que, pelo título, eu já imaginava que haveria um tema sobrenatural, mas imaginei se tratar de mais um jovem adulto a povoar as livrarias. Porém, me enganei redondamente. Carolyn Jesse-Cook escreveu um drama adulto muito bem construído onde Margot Delacroix se vê morta e percebe que será anjo da guarda de si mesma (?).

Isso mesmo, ela volta a terra como um anjo para cuidar de si mesma desde o nascimento. Já dá pra ver aí que os conceitos de tempo x espaço são bem confusos no livro…

Por isso, a temática central é aquela velha história: o que você faria diferente se pudesse viver tudo de novo? Margot, que agora é chamada de Ruth, aprende logo que não poderá interferir tanto quanto gostaria. Apesar de ter uma espécie de segunda chance, não é muito agradável ter que reviver seus piores momentos.

Não quero contar muito do enredo porque ele é delicioso pela surpresa e deve ser revelado aos poucos. Gostei muito da narrativa da autora, é direta, concisa e bastante agradável ao leitor. Além de deixar muita margem para divagações, a autora estimula a reflexão sobre nossos atos, sobre como uma única palavra pode mudar todo nosso futuro e também sobre a ligação espiritual que temos com nossos protetores.

Achei bem interessante a forma como Carolyn retratou a hierarquia celestial, as diferenciações ou falta delas entre bem e mal e o fato de quase todos os anjos apresentados serem parentes ou conhecidos de seus pupilos. Isso cria uma ligação única, que pode ser aproveitada na hora de proteger quem está sendo guardado pelo anjo.

A obra não é muito extensa, mas após o término parecia que eu tinha lido umas 500 ou 600 páginas. A trama é tão densa e complexa que tem esse efeito sobre o leitor.

E o final, ah! o final! é tão marcante e cheio de esperanças que me lembrou o de A Estrela Mais Brilhante do Céu. É daquele tipo que pode não ser o mais feliz, mas você sente que é o certo para aquela história.

Quem gosta de dramas e procura um livro bem diferente do que está na moda atualmente, com certeza irá adorar O Diário do Anjo da Guarda. E quem, como eu, adora os livro do momento, com certeza também tem a chance de gostar!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=5085
renatinha 12/04/2013minha estante
Faz muito tempo que quero ler esse livro. Depois dessa resenha,fiquei com mais vontade ainda. ;)

Fer Kaczynski 19/11/2013

Confesso que esse foi um livro que me atraiu pela capa, achei muito bonita e depois lendo a sinopse no site da Rocco, me interessei muito. Lembrou o roteiro de um filme sobre órfãos que assisti anos atrás, que não recordo o nome agora.

É um livro triste, aborda o abandono, abuso tendo a espiritualidade como pano de fundo, já que a protagonista é um anjo da guarda, e para cuidar de Margot, Ruth deve obedecer a, essencialmente, duas regras: a primeira é que ela será testemunha de tudo o que sua protegida fizer; a segunda é que ela deve proteger Margot, pois muitas pessoas tentarão interferir nas suas escolhas. Porém, acima de tudo, Ruth deve amar Margot.

Leia o restante em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/11/o-diario-do-anjo-da-guarda-carolyn-jess.html