Instruções para Salvar o Mundo

Instruções para Salvar o Mundo Rosa Montero

Resenhas - Instruções para Salvar o Mundo

Zelinha.Rossi 12/02/2017

Eu sou suspeita para falar de Rosa Montero: amo todos os livros da autora. E, claro, este foi mais um para aumentar a minha admiração por ela.
Em primeiro lugar, vale muito a pena ler o livro sem saber nada a respeito (do que trata, dos personagens, etc.). Ou seja, nada de ler as orelhas ou a contracapa. Porque isso o deixa ainda mais surpreendente – ainda mais por que pensamos: mas o que será esse livro com esse título tão estranho? A resposta é: será um livro comovente, com lindas histórias de superação e outras para mostrar que a vida não é assim perfeita como naquilo que lemos por aí. Afinal, as tais instruções para salvar o mundo nada mais são do que reflexões que fazemos a partir do enredo e dos pensamentos explícitos da autora ou implícitos através das ações dos personagens. Na obra, percebemos a necessidade de salvar o mundo por dois motivos principais: pelo aquecimento global (tema muitas vezes mencionado ao longo da história) e pela falta de emoção, sensibilidade e amor das pessoas, que estão cada vez mais presas aos seus mundos particulares e às suas solidões. E, neste caso, dois são os solitários principais da história: Matias, um taxista inconsolável pela morte da esposa, que se isola do mundo e parece desistir de viver para evitar a dor constante causada por sua lembrança e Daniel Ortiz, um médico que já não dedica mais qualquer importância à sua profissão e ao seu relacionamento fracassado, passando a se dedicar cada vez mais a viver uma vida virtual através do jogo Second Life. E há também outras personagens interessantíssimas: Cérebro, uma antiga professora universitária que acabou se tornando alcoólatra; o assassino da felicidade, um serial killer que assassinava idosos abandonados injetando-lhes uma dose elevada de insulina após lhes oferecer uma festa particular; Fatma, uma prostituta nascida em Serra Leoa que havia visto e sofrido os horrores da guerrilha em seu país; e Rashid, um muçulmano apavorado com a indiferença dos ocidentais uns com os outros e com o preconceito destes contra si.
Nesta história, alguns personagens, por mais que busquem a redenção e a mudança, acabam levando a mesma vida de sempre, porque “está sempre prestes a entardecer na vida dos seres humanos”. Há também aqueles que não sabemos se, afinal, tiveram ou não um final. E há ainda outros, os que verdadeiramente acreditam na vida e no amor, os quais acabam encontrando seu um final feliz. Afinal, “a humanidade se divide entre os que sabem amar e os que não sabem”.
Quanto à maestria de Rosa Montero, chamo a atenção para dois pontos característicos que muito haviam me agradado em “A louca da casa” (o livro que me abriu as portas da magnífica obra da autora) e que estão novamente aqui: o fato de apresentar o futuro de muitos personagens no estilo mal sabe ele(a) que daqui a 15 anos.... e as brincadeiras com sua condição “onipotente” de narrador-observador, dona do destino de seus personagens segundo seu bel-prazer. O que pode parecer perverso, mas que não deixa de ser hilário.
De forma geral, o livro nos encanta, mas também nos mostra que nem tudo são flores: afinal, é uma história sobre a realidade que se apresenta a nós: nua e crua, disposta a nos esmagar e, no entanto, repleta de possibilidades de salvação e felicidade.
Silvia Schiefler 16/08/2023minha estante
Descobri Rosa faz pouco... Li "A Ridícula Ideia de Nunca Mais Te Ver"... Amei... e fui atrás de mais... Quero ler Rosa Montero até a última palavra escrita...

Milena.Berbel 16/07/2023

É muito fácil dar 5 estrelas para um livro quando ele te prende da primeira à última página (li em menos de 2 dias), quando te proporciona inúmeros momentos de deleite no decorrer da história, quando você consegue estabelecer uma conexão curiosa, inesperada e irresistível com os personagens e com o enredo, e quando diversas emoções são despertadas durante a leitura.

Eu acho que a Rosa Montero tem um dom para utilizar as palavras de forma que elas nos atraiam magneticamente. Não sei em relação aos demais leitores, mas é esse o efeito sobre mim.

E ela tem uma forma muito particular de contar histórias que mostram que a força da vida sempre dá um jeito de se esgueirar pelas frestas e beiradas da escuridão, que existe, sim, beleza no mundo e valor na vida, apesar da dor, das jornadas sombrias, das angústias, dos pesadelos que parecem não ter fim.

Enfim...obrigada, Universo, por ter conspirado pra que este livro me atraísse de forma tão inesperada e totalmente ao acaso!

beyah 14/12/2021

Mto bom
No começo não achei muito interessante não,pois não sou fã de literatura sem ser fantasia ou romance,mas esse livro me surpreendeu sinceramente!
Indico
????

Guilherme.Barcello 04/01/2023

Pra começar, eu roubei esse livro da biblioteca da escola quando estava no último ano por ter achado interessante o nome do livro ? mas no fim das contas, não foi NADA do que eu esperava.

O significado do título está implícito entre acontecimentos e sinceramente, quando li, não tinha percebido de primeira. As histórias de cada um são muito profundas e elas se interligarem no decorrer das páginas explodiu minha mente de tão sutil que foi (ou talvez eu só seja meio lerdo pra prever as coisas).

Esse livro foi algo que me tirou da zona de conforto de qualquer coisa que já li. É uma história pesada, com temas sensíveis, mas ao mesmo tempo reflexiva, com momentos que te fazem ter uma certa esperança na vida.

O final foi tão bom que quando precisei descer do ônibus, continuei lendo o livro enquanto andava até em casa.

Uma dica pra quem tá interessado: Leia esse livro com a mente aberta, porque se você está acostumado com um tipo específico de leitura ou com um tema, você talvez tenha uma certa dificuldade de se "prender" ao livro.

sonia 27/10/2014

Título nada a ver
Uma gracinha de livor, irreverente e bem humorado, com as personagens mais doidas e comuns possíveis.
Já no primeiro capítulo chorei de rir com o taxista que expulsa o fregues do táxi, quando estava a voltar para casa, imaginando a janta, e o sujeito entra de repente quando o sinal fica vermelho e pede para ser levado ao outro lado da cidade.
O livro é circular. Começa dizendo que o mundo se divide entre dois tipod de pessoas: as que dormem bem e as que tem pesadelos e termina dizendo que o mundo se divide entre dois tipos de pessoas: os que...bem, leia o livro.

Alana 01/04/2024

Um livro que nos traz muitas reflexões, sobre empatia, esperança, solidão, perda e o lugar que ocupamos na vida das pessoas que cruzam nosso caminho. Ao mesmo tempo que é desanimador, é cheio de esperança. Vale a leitura.

raila 19/03/2020

nada igual ao meu habitual
eu simplesmente amei o livro. os personagens, de alguma forma, são todos ligados. achei a história bem interessante e o desenvolvimento dos personagens principalmente e, não é nada no qual eu estou acostumada a ler mas, sinceramente, valeu muito ter lido e pretendo ler mais sobre a autora. super recomendo

Larii 03/01/2023

Olha eu fiquei bem confusa no começo do livro, trocava os personagens e não entendia a história kkkkk, porém depois fui pegando o fio da meada. Sinceramente achei bem chatinho, o final salva e só

Kethelen14 02/04/2024

Nunca tinha lido um livro de Rosa Montero, já me indicaram a ler e esse foi o primeiro!
Confesso que me surpreendi bastante, eu não esperava que eu iria gostar tanto do livro e dessa leitura! (Embora eu tenha tido uma leitura meio difícil e demorada).
O livro nos trás muita reflexão sobre empatia, esperança, solidão, perda e etc.. e isso foi uma das coisas que mais me tocou na leitura! O livro me encantou bastante e também me mostrou mais ainda que ném tudo são flores. A história nos mostra a realidade nua e crua! O livro faz que o leitor reflita e pense sobre cada dificuldade e ele nos faz pensar sobre as dificuldades da vida, sobre o quanto pensamos em desistir quando tudo estar difícil e fala como conseguir se reerguer apesar das dificuldades!

Amei, amei e super indico tbm! Mesmo com uma leitura difícil, valeu a pena ler! Trás muita reflexão e isso é muito bom e chega até a ajudar. ????

Gabriel 01/10/2018

O livro nos envolve em uma trama não muito labiríntica, mas que com certeza traz suspense e tensão, levando ao leitor uma trama envolvente e alegre que nos leva a refletir sobre coisas diversas, dentre elas, o apego a vida...

Marlana.Kiewel 14/01/2020

Instruções para salvar o mundo.

Férias, sol, praia, calor, água, preguiça. Curta tudo isso com intersidade, porém não deixe de ler. Minha indicação da semana é o livro de Rosa Montero Instruções para salvar o mundo. Se, eu escolhesse livros pelo título, jamais o leria. Desta forma perderia esse primor, esta preciosidade que eu não conseguia parar de ler. Rosa é jornalista e colunista do El País e é genial, doce, rude, impactante, interessante enfim tudo de bom na literatura.

Este livro narra a trajetória do motorista de taxi Matias e seu cotidiano após a morte de sua mulher. E, interconecta personagens anônimos, comuns em sua também luta de sobrevivência às margens da sociedade espanhola e que são surpreendentes na resolução de suas vivências.
Alem disso, o leitor aprende sobre espiritualidade, relações humanas, terrorismo, relações internacionais de maneira leve e espirituosa. Estou lendo outras obras dela e me divertindo, A louca da casa e a História do rei transparente. Totalmente diversos e imparmente maravilhosos.

Leh Paiva 24/06/2021

O livro conta a história de quatro pessoas que vivem suas vidas miseráveis e tristes e, conta como eles acabam se encontrando no meio do caminho.

Apesar de curto, confesso que demorei um pouco pra pegar no ritmo da leitura, mas você acaba se vendo louco para saber o que vai acontecer com os personagens.

É um livro que nos faz pensar muito sobre a vida e sobre o que fazemos com o tempo que temos nesse mundo. Fala sobre desistir quando tudo está muito difícil, sobre conseguir se reerguer apesar de todas as dificuldades. Um livro muito gostoso e que todos deveriam dar uma chance para ler e refletir sobre.

?Tudo o que aprendemos em nossas breves vidas não passa de uma pitada insignificante arrancada da enormidade do que nunca saberemos?, Pág. 162

pedromourr 23/12/2021

Instruções para Salvar o Mundo
Instruções para Salvar o Mundo da Rosa Montero me surpreendeu de diversa formas, a forma de escrita e a premissa do livro madura e interessante faz com que o leitor reflita e pense sobre as dificuldades passadas por cada personagem, e se me permite um momento pessoal, esse livro foi uma incrível experiência literária para mim, um amigo me indicou e, mesmo que eu tenha demorado para ler, eu consegui me conectar com cada personagem.

Emy 04/03/2022

Esse foi um livro que a primeiro instante não me interessou muito, demorei pra pegar o ritmo da leitura, mas que bom que não desisti dele. É um livro que te faz refletir bastante e que traz alguns ensinamentos.

Alê 30/05/2023

Me enganei com o título, o livro acabou se mostrando de um gênero que não estou acostumada, porém me trouxe muitas reflexões acerca da vida, além de muitas risadas. Com certeza vou dar mais uma chance para outros gêneros que não o suspense.