Turma da Mônica Jovem  #40

Turma da Mônica Jovem #40 Mauricio de Sousa

Resenhas - Turma da Monica Jovem - Nº 40

Leitora.Voraz 15/06/2022

Didático
Muito interessante... Para aqueles que não conheciam o jogo, a história possibilitou o passo a passo para se aprender. Gostei.

mari 01/10/2020

eu aprendi a jogar xadrez com essa edição!!! sou péssima até hoje mas juro que sei kkkkkkkkk que saudade de ler tmj

lune6 09/08/2023

#40; definitivamente não é uma das melhores edições mas é bem interessante a forma que resolveram estimular o xadrez, bem didático

Jennifer47 23/01/2023

FANTÁSTICO
foi divertidissimo ver a aventura q o cebolinha teve para concluir seu objetivo de se tornar um bom jogador de xadrez, amo jogos q desafiam nossa raciocínio e inteligência! e foi interessante ver como ensinaram a jogar xadrez de forma tão divertida e não enjoativa

PedroMPilati 16/12/2011

O Jogo dos Reis - Mais uma aventura protagonizada pelo Cebola
Como já declarei nas resenhas das edições 38 e 39 da Turma da Mônica Jovem, eu sou fã da revista. A turminha me acompanha desde sua versão "6 anos de idade", e agora vem surpreendendo em aventuras da adolescência.

Nesta edição, Cebola - mais uma vez - se vê diante de um artigo misterioso e mágico. Desta vez, um tabuleiro de xadrez.

Com sua sede de dominação mundial (eu diria "megalomania" rsrsrs), ele pretende participar de um torneio de xadrez, mesmo sem ter a menor noção de como se joga. (Mais uma vez, Xaveco faz uma participação especial na edição, sendo menosprezado e esculachado.)

Determinado a vencer a competição, nosso herói aprende as regras do jogo com ninguém menos do que uma miragem de sua amada Mônica, que aqui representa a Rainha do tabuleiro.

Na minha opinião, "O Jogo dos Reis" não é uma das melhores edições da TMJ. A história não tem uma premissa inovadora, e chega a ser um tanto previsível.

A falta de apuro nos desenhos dos personagens, infelizmente, persiste. Nesta edição, até mesmo a Mônica, que sempre teve um tratamento gráfico privilegiado, ganhou expressões simplistas e desproporcionais.

Os cenários são outro elemento que me incomoda, principalmente o do parque, onde tive a impressão de estar vendo a mesma coisa em todos os quadrinhos. Contudo, destaco positivamente o interior da loja de antiguidades (que não foi mostrado em mais de dois ou três quadrinhos).

Enfim, a história de "O Jogo dos Reis", apesar de não estar entre as minhas favoritas, mantém o nível da Turma da Mônica Jovem. Gostei muito de ver outros personagens de Mauricio de Sousa caracterizados de peças de xadrez, e também da metáfora que cerca a partida de xadrez de Cebola com... bom, não vou estragar a surpresa. hahaha

P.S.: "O Jogo dos Reis" é mais uma das várias aventuras protagonizadas por Cebola. Não que eu não goste do personagem, muito pelo contrário... mas sinto que outros personagens carismáticos, como Xaveco, Isa, Denise, Franja, Magali etc. merecem maior destaque nas próximas edições. Até hoje espero por uma história protagonizada pelo Xaveco. rsrsrs

Também seria interessante que outros núcleos de personagens do Mauricio, como o de Penadinho, por exemplo, ganhassem edições especiais.

P.P.S: Parece que, finalmente, o Cascão vai protagonizar uma nova aventura da Turma. kkk Estou na espera pela próxima edição.

etoiletitia 20/06/2021

Cebola tem chances de se tornar o rei do mundo
Engraçado o Maurício querendo que os fãs de TMJ conheçam o xadrez. Agora eu tô querendo ver um anime de xadrez kkjjk.
Ler sobre xadrez é muito interessante, esse jogo é para pessoas estrategistas mas, além disso, passa uma vibe prazerosa em estar pensando movimentos e contra-ataques. Eu realmente sinto a sensação boa em jogar xadrez e essa revista me fez lembrar disso.

ca¡ 10/03/2021

Diferente
Nunca imaginei que um manga sobre xadrez fosse ser tão divertido, instrutivo e de certa forma reflexivo.

Asbet 12/02/2021

Nessa edição Cebola decidiu que seria um mestre no xadrez, e como sempre questões mágicas estão envolvidas
Gostei de ver que o plot de ?preciso derrotar a Mônica para namora-la? continua vivo e que a Mônica de certa forma o apoia

Livis0311 16/08/2023

Xadrez??
Cebolinha aprendendo (e me ensinando) a jogar xadres
não acrescenta muito na história mas é fofo
gostei bastante

Evilyn 04/08/2022

Em todos os gibjs agora o cebola fala sobre os seus sentimentos sobre a monica, que tem que derrotar ela pra não se sentir inferior e tals, eu até entendo um pouco do lado dele. Mas a história em si é legal

Bruna 10/09/2022

Até que foi divertido! Entendo nada de xadrez! Mas mano do céu isso aqui foi tão.... Fantástico! Mesmo para uma história em que o Cebolinha é o protagonista! (Sim! Eu tenho ranço dele u.U)

Luiza 02/09/2016

bom
ele é muito esperto

itsaboutlara 02/04/2023

Xeque-mate.
Eu AMO a pegada sobrenatural da tmj, é muito boa!!!

cebola se sacrificando pela dama ??

amei. já quero eles reatando!!!!

Katniss Everdeen 21/07/2016

Incrível!
É possível aprender a jogar xadrez enquanto se diverte com a história.

isa_nity 14/05/2024

Basicamente um tutorial de xadrez. adorei vou seguir
achei o final com a jogadora lindinho demais. não é a última vez que ele vai receber um conselho de ter coragem, né?