Simonal - Quem Não Tem Swing Morre com a Boca Cheia de Formiga

Simonal - Quem Não Tem Swing Morre com a Boca Cheia de Formiga Gustavo Alonso

Resenhas - Simonal - Quem Não Tem Swing Morre com a Boca Cheia de Formiga

Luiz Ribeiro 10/04/2013

A exclusão social talvez seja a maior forma de apagamento de uma figura, tanto da sensibilidade quanto da história de uma época. É possível que, por conta disso, muitas pessoas passem a vida não tentando produzir obras ou feitos, fazendo com que aquilo que mais tem de precioso, o valor que durante a vida agregou ao seu “eu”, seja visto e valorizado pelos demais. Também talvez seja por esse fato que algumas civilizações têm como forma de castigo a um “pária” a total exclusão desse sujeito com quem ninguém pode falar, ajudar e nem mesmo matar: sua inexistência é sua própria pena, e é eterna. Sobre esse assunto existe apenas uma certeza que não se pode perder de vista: a gente nunca sabe quem tem razão. É com essa breve reflexão, que não faz jus à obra, que começo minha análise de Simonal – Quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga, de Gustavo Alonso.

Resenha completa em:

Ibirá 27/03/2013

Gostei do Livro; Muito bem elaborado pelo historiador, Gustavo Alonso. Por outro lado, fui também, contemporâneo do Cantor Wilson Simonal e tive a oportunidade presenciar seu grande sucesso na época.
Mas, devido uma série de contradições, como afirma o historiador, Simonal foi eleito a bola da vez, de uma sociedade que se eximiu de suas relações com o regime em vigor na época.