A minha alma está a(r)mada

A minha alma está a(r)mada Sérgio Pavarini

Resenhas - A minha alma está a(r)mada

Caverna 09/02/2012

" Vivemos tempos brochantes. Sério mesmo. Recebemos, em apenas um dia, a mesma quantidade de inforamação que um homem levaria a vida inteira para obter na Idade Média. Um clique no Mickey Mouse é suficiente para abrir janelas do mundo, e o resultado pode ser ilustrado por uma das palavras que aparece com mais frequência na twittosfera: tédio."

Não dá pra dizer que o livro tem um tema específico. É como se o Pavarini tivesse decidido blogar em um papel, como ele disse.
Mas tem uma boa parte do tempo que ele fala de Igreja. Mas não de uma maneira chata... Quer dizer, nós, blogueiros, estamos acostumados a ler blogs, não só de literatura, mas pessoais, também, em que as pessoas metem o pau criticam muito alguma coisa, né? Então.
O livro é bem fino, mas o suficiente para abordar temas como: interação social, bullying, Igreja, preconceito, trabalho, politicagem e experiências pessoais do autor.
E, bom, o que eu gostei de quando ele fala da igreja, é que ele não fala como todo mundo nos dias de hoje fala. Só metendo o pau, criticando, e dizendo que é 1merd*. Até porque, como vemos na sinopse, ele é cristão. Então ele aborda o tema sabendo o momento certo de criticar e de falar bem.
Sobre os outros assuntos, em todos ele adiciona a experiência própria para falar e dar exemplos, o que deixa o assunto muito mais real, e às vezes podemos até nos identificar, ou lembrar de alguém que já passou por coisas parecidas.

Além disso, em todas as páginas encontramos quotes de músicas brasileiras que encaixam perfeitamente com o que está sendo abordado no momento. NX Zero, Lulu Santos, Legião Urbana, Fresno, Ira!, Titãs, Cazuza... Me vejam surtando e cantando a cada quote de música. Pois é!
Eu sei que essa resenha não vai ser muito grande, mas é porque esse não é como os outros livros que dá pra gente contar a história e explicar o tema de maneira tão fácil... Mas tô tentando, calmaí!

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com/2012/02/minha-alma-esta-armada.html

flavisouza 05/01/2016

O autor pega trechos de músicas (sempre rock nacional) e contextualiza essas frases dentro do contexto religioso, político e cultural do Brasil/brasileiro.
Não é sensacional, mas também não é massante... Uma leitura morna para se distrair em uma sala de espera...

Antonio Maluco 02/01/2023

Rock nacional
O livro conta com pensamentos do escritor do livro de hoje mas com citações de rock nacional e o livro só ficou interessante no final quando o autor resolveu contar casos de sua vida pessoal

Leo Ximenes 13/11/2012

Na mosca!
Projeto gráfico incrível para um texto impecável.

Impossível passar incólume(oi?)depois da leitura desse livro. São provocações recheadas de reflexões, com uma trilha sonora pra lá de eclética.

Imperdível!

patyalgayer 24/08/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-a-minha-alma-esta-armada-de-sergio-pavarini/

Comecei a leitura deste livro acreditando que tratava exclusivamente sobre música – sobre Rock nacional, pra ser mais precisa. No entanto, conforme avançava em suas páginas, pude perceber que estava redondamente enganada… Sérgio Pavarini, com seu jeito irreverente de ser, nos apresenta um verdadeiro “papo cabeça”, com assuntos que vão desde a internet à religião, em temáticas muito atuais e por vezes um pouco polêmicas, tudo entremeado com ótimos trechos de músicas de rock nacional, que conseguem ilustrar com perfeição o tema abordado naquele ponto do texto!
A narrativa do autor é excelente, ao mesmo tempo eloquente e informal, e faz com que todo o livro pareça, na verdade, uma conversa entre ele e o leitor. Os assuntos abordados são bem interessantes, e tratados com muito bom humor, com tiradas impagáveis e pitadas de ironia… parece mais que o autor está blogando, e não escrevendo um livro! As críticas feitas na obra – sobretudo quanto à questões como religião, trabalho e bullying – me pareceram muito bem embasadas: o Pavarini conseguiu mostrar com êxito várias facetas do mesmo problema, com muito bons argumentos! Concordo plenamente com a maior parte do que o Sérgio diz neste livro, e me identifiquei com suas ideias e ideais…
Achei a arte do livro impecável, com uma capa linda, ilustrações em preto e branco bem criativas, diagramação muito bonita de se ver, e revisão bem feita… meus parabéns à editora Thomas Nelson Brasil, pelo cuidado e pelo bom gosto! A Minha Alma está A(r)mada é um livro pequeno – tem apenas 96 páginas – , que pode ser devorado em pouco tempo e que, além de te proporcionar bons momentos de diversão, vai acrescentar mais a sua vida, melhorando seu entendimento sobre os mais variados assuntos! Se recomendo este livro? Com certeza! Merece uma nota 10, com louvor… este vai para os favoritos!!