Carmela e Lorenzo

Carmela e Lorenzo Rubens Conedera

Resenhas - CARMELA E LORENZO

Ana Luiza 28/12/2014

Muito amor e arte
Carmela é uma jovem italiana que ocupa seus dias apenas com afazeres domésticos. A mais nova de três filhas, Carmela perdeu a mãe na infância e agora que suas duas irmãs se casaram, ela ficará só em casa com o pai, um sapateiro rude e que não lhe dá o mínimo de atenção e amor. O pai de Carmela já estava começando a procurar um noivo para a caçula, afinal, para ele, os casamentos das filhas não passam de negócios, quando Marcello, um velho pintor, descobre a menina. Vendo Carmela moer ervas, o artista percebe que ela seria muito útil no preparo de suas tintas, uma mistura de pedras coloridas trituradas e água.

Marcello faz então um acordo com o pai de Carmela e o paga para que assim a garota possa acompanhá-lo até Pisa, como sua ajudante. Ao lado de Marcello e sua esposa Ludovica, assim como os aprendizes Carmo e Giovane, Carmela parte para a primeira e maior aventura de sua vida. Assim, ela acompanha de perto e auxilia o pintor mestre e seus aprendizes na produção de belíssimos afrescos na capela de uma rica viúva.

Carmela está feliz como nunca fora, todos são muitos gentis com ela, Marcello e Ludovica a tratam como uma filha e Giovane parece muito interessado nela, apesar de que a inocente menina não percebe as intenções dele. Entretanto, quem chama a atenção mesmo de Carmela é Lorenzo, o filho de Marcello e Ludovica, que é mais talentoso que o pai. Lorenzo é enigmático, excêntrico e guarda muitos segredos. Ele trabalha unicamente de noite, o que atrai ainda mais a curiosidade de Carmela. Os dois começam a se aproximar e Carmela fica cada vez mais fascinada com Lorenzo, sentimento que ele começa a corresponder, o que parece preocupar os pais do garoto. A curiosidade começa a se transformar em algo a mais e, assim, o jovem casal inicia um romance intenso e conturbado entre tintas, obras de arte e sangue.

Faz bastante tempo que Carmela e Lorenzo está “descansando” na minha estante e é uma pena que eu não tenha lido o livro antes. Este é um romance rápido, leve e envolvente. O autor também dá a trama pitadas de suspense e ação que o deixaram ainda melhor. Apesar de ter previsto muito do que viria a seguir (inclusive o grande mistério por trás do modo de agir de Lorenzo), gostei do desenvolvimento da trama. Os personagens foram bem aproveitados, mas senti que faltou um pouco mais de aprofundamento em cada um deles. O romance entre Carmela e Lorenzo é muito fofo, especialmente por ser um pouco inocente e não muito físico. O envolvimento deles não foi precipitado, como imaginei que seria, o que foi muito bom.

Entretanto, os destaques de Carmela e Lorenzo são a narração, os cenários e a ambientação. A obra é dividida em cinco “livros”, de acordo com quem está narrando. Na primeira parte acompanhamos a trama pela perspectiva de Carmela, em seguida, pela de Lorenzo e, no terceiro livro, pela de ambos. No quarto livro veio uma surpresa: a história é narrada através de fragmentos do diário de Marcello e, no quinto e último livro, voltamos a perspectiva do jovem casal, Carmela e Lorenzo. Essa troca de narradores deixou a leitura muito mais dinâmica e rápida, além de nos permitir uma visão mais ampla de toda a trama e dos personagens.

Outro importante destaque, como disse, são os belíssimos cenários italianos. O autor nos faz viajar a cidades como Florença, Pisa, Roma, mas também pelo interior do país e pelo interior das maravilhosas igrejas italianas, onde os personagens passam grande parte do seu tempo. Gostaria que o autor tivesse gastado mais alguns parágrafos descrevendo os lindos cenários, mas mesmo sem se estender muito, ele já conseguiu fazer com que o leitor se sentisse dentro do livro. Conedera também encanta na ambientação, na representação da sociedade e no modo de vida da época. Mas o mais legal é acompanhar a intensa produção artística dos personagens. O autor consegue passar com perfeição o modo como os afrescos, as pinturas nas paredes e teto das igrejas, eram produzidos.

Carmela e Lorenzo é uma leitura rápida, envolvente e fofa. Um bom livro para descansar a cabeça e se apaixonar junto com os personagens. Recomendo-o para os fãs de romance de época, que gostam de uma história de amor mais inocente, mas intensa e bonita.

A edição do livro está belíssima. Apesar de ter achado o tamanho das letras um pouco pequeno, o resto da diagramação está perfeita e uma graça, cheia de detalhes fofos. Eu absolutamente amo essa capa, que é uma das minhas favoritas da minha estante! Além de divina, ela combina perfeitamente com a trama.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com/2014/12/resenha-carmela-e-lorenzo-rubens.html

Déborah - @lisossomos.lisos 22/10/2014

#ResenhaDeby - Carmela e Lorenzo

O livro é subdividido em cinco, mas na minha opinião só ficou bom a partir do segundo que é o que já não mostra tudo só na visão da Carmela.

O primeiro livro é bem monótono, pois conta a triste vida de Carmela com seu pai e como ela começa a mudar a partir que Marcelo e Ludovica cruzam seu caminho. Eles a levam para um trabalho, Marcelo faz afrescos, onde ela irá ser responsável por produzir a matéria que dá origem as tintas.

É nessa parte que ela conhece Lorenzo, filho de Marcelo, um jovem cheio de mistérios e com manias de pintar à noite e muito rápido.
A primeira parte se arrasta tanto que eu quase desisti do livro, mas ainda bem que não fiz isso...

Do segundo livro em diante vemos o amor de Carmela e Lorenzo florescer e crescer, também vemos os contratempos pelos quais eles tem que passar para ficarem juntos. E o mais interessante, como Lorenzo virou um vampiro.

Uma das minhas partes favoritas é quando Carmela volta para a casa do pai, achando que sofreu uma grande desilusão amorosa, e Lorenzo vai atrás dela. É nesse momento que ele mostra boa parte da sua capacidade como vampiro deixando a jovem bem confusa, porém ele consegue resgatá-la e em seguida conta a sua história de transformação para ela.

O final deixa você meio que anestesiado. No início você pensa que vai acontecer uma coisa, mas acaba acontecendo outra. O que posso dizer é que o que aconteceu com Giovanni (pretendente da Carmela) ainda foi pouco. (Sim, sou má!!! mhuamhua!!!)

Não há problemas na parte de revisão do livro. A capa é bem bonita e todo o sentido da história, a única coisa que eu não gostei foi do tamanho da letra, achei muito pequena.

É uma boa pedida para quem gosta de romance sobrenatural e nada tem a ver com Crepúsculo (só a obsessão).

Literatura 24/07/2013

Arte e sangue
O livro Carmela e Lorenzo do autor Rubens Conedera não deixa a desejar em realmente nenhum ponto, uma ortográfica quase que perfeita, total concordância literária. O autor nos apresenta detalhes maravilhosos da história da arte em suas 214 páginas, faz-nos viajar com grande prazer e entender como era a vida de artistas que viviam de cidade em cidade onde houvesse uma capela ou catedral a ser pintada com lindos afrescos.

“Carmela, nascida na Itália Renascentista, teme ter um destino igual ao das irmãs, casadas com desconhecidos mediante vantajosos acordos financeiros. Sua vida de servidão é interrompida quando um velho pintor de afrescos chamado Marcello, a contrata por um período para acompanha-lo como sua ajudante na pintura de uma capela. Durante o trabalho, Carmela desperta o interesse de um dos aprendizes de Marcello (Giovane), porém, quem chama a atenção da jovem é o estranho Lorenzo, filho de Marcello, que trabalha sozinho todas as noites na capela. O velho Marcello e sua esposa (Ludovica) criam uma atmosfera de mistério e preocupação em torno de Lorenzo. O trabalho solitário do rapaz instiga a curiosidade de Carmela. Inicia-se, uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue.”

O leitor tem a oportunidade de aprender com Carmela por meio do mestre Marcello toda a técnica empregada na coloração e ampliação dos desenhos quando agregados nas igrejas, entre noites a fora o amor entre Carmela e Lorenzo se torna cada vez mais urgente, mas, diante da cobiça de alguns a jovem e humilde Carmela de família simples sem muita ambição, passar por situações às vezes constrangedoras já Lorenzo mantem um segredo guardado no mais profundo de sua alma.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/07/resenha-carmela-e-lorenzo-arte-e-sangue.html

Lina DC 14/04/2013

Com um cenário maravilhoso de pano de fundo (a Itália Renascentista), Carmela e Lorenzo traz uma estória de amor singela, ingênua. Um amor romântico. Carmela sendo uma jovem da época, não tem direito a opinião própria sobre a sua vida, que é conduzida de acordo com as vontades de seu pai, que planeja um casamento vantajoso. Em uma virada do destino, Marcelo, um artista e sua esposa Ludovica, cruzam o caminho de Carmela e depois dos acertos feitos com o seu pai, Carmela tem a oportunidade de acompanhar por alguns meses esse casal e aprender sobre arte. O autor descreve com riqueza alguns detalhes da arte de Marcelo, fazendo o leitor se apaixonar pelo cenário.
Marcelo e Ludovica são pais de Lorenzo, um jovem “excêntrico” que ajuda o pai, pintando a capela; sozinho à noite. Intrigada, Carmela começa a conhecer Lorenzo, e irá descobrir um segredo guardado a sete chaves.
Os capítulos alternam entre a visão de Carmela e Lorenzo, e em alguns trechos da trama, os parágrafos são alternados (ocorre até mesmo uma mudança na fonte para facilitar a mudança). O autor insere ainda personagens históricos (temos Michelangelo no livro, e ele é fantástico rs) e situações históricas, o que tornou o livro ainda mais envolvente. Sobre a trama, o único “problema” que eu tive com ela é a velocidade dos acontecimentos. Os personagens se apaixonam tão rapidamente, eu prefiro quando tem um maior desenvolvimento nos relacionamentos dos personagens. Além disso, também temos a temática sobrenatural no livro, que vai sendo desenvolvida aos poucos.
O livro possui detalhes lindíssimos no início de cada capítulo, transportando o leitor para a Itália. Uma obra que flui muito bem, com detalhes fantásticos, uma pitada de humor, romance, ação e sobrenatural. O que mais eu poderia pedir?

Pamela Chris 30/10/2012

www.pamelachris.blogspot.com
Em uma palavra: Artístico

Começamos o livro com a história de Carmela e sua difícil vida depois da morte da irmã e, principalmente, do casamento das irmãs. Seu pai era distante emocionalmente e ela temia o destino de se casar com um desconhecido.
Vê com esperança a possibilidade de adiar um pouco seu destino quando Marcello, pintor, a contrata por um tempo para ser sua ajudante. Lá ela conhece Ludovica, mulher de Marcello e que Carmela tem como mãe; Carmo e Giovane, dois ajudantes. O primeiro se mostra uma espécie de amigo, quanto ao outro apresenta aquele interesse egoísta por Carmela, aquela paixão mimada. Capaz de qualquer coisa...
Opa, é melhor eu interromper por aqui, rsrs (sim, ainda estou muito, muito irritada com ele).
Então Lorenzo entra na história, um pouco tarde, achei. E, ao contrário do que acreditei, Carmela e Lorenzo não se olham e é amor à primeira vista. Na verdade tudo o que ela sente por ele é curiosidade e ele talvez até mesmo um pouco de aversão. E foi dessa curiosidade que nasceu o amor entre os dois.
Assim que ela descobre o que sente de verdade entra a parte de Lorenzo, e em sua narração em “itálico” descobrimos sua história e como ele lida com ela, assim como seus sentimentos correspondidos por Carmela. Outra parte do livro entra, mas dessa vez escrito por Carmela e Lorenzo e com a narração intercalando entre os dois. Juro que isso não fica confuso. Na verdade, achei diferente e legal.
Porém Carmela vê algo que a faz desacreditar no amor de Lorenzo e isso dá uma reviravolta... Bem, digamos apenas que o amor deles é tão forte que os fez superar isso e muito mais do que veio pela frente. Eles se uniram e se ajudaram e se amaram puramente.
Adorei os pais de Lorenzo, assim como os valores da família. É raro encontrar algo assim, tanto em livros quanto na vida real. O amor incondicional deles para com o filho Lorenzo também é emocionante.
Carmela me mostrou ser uma garota forte, para sua idade, época e estilo de vida. Também me admirei muito com a história de Ludovica. Ela se mostrou forte e nos disse que podemos, sim, escolher nosso destino.
Misturar personagens reais com fictícios, ou até mesmo boatos, foi interessante à obra. Eu até poderia dizer que trazia uma realidade a mais, se Lorenzo não fosse um vampiro, rsrsrs.
Em suma, eu gostei do livro, amei a história e fiquei apaixonada pelo casal.

MILA 16/10/2012

O que você faria se nascesse na Itália Renascentista, e tivesse um pai não muito sensível, que só estivesse em buscar de um dote para você, não se importando com as aparências, idade, só com o valor do dote dispensado.
È assim que Carmela cresceu, vendo aos poucos suas irmãs serem encaminhadas aos seus futuros maridos, conhecendo-os apenas na igreja. Carmela leva uma vida dura, trabalha o dia inteiro e começa a ficar preocupada quando o seu pai a leva até uma feira para exibir Carmela e tentar fazer um acordo convincente para casar Carmela.
(Eu não gostaria de passar por isso..)
Mais Carmela tem uma chance única de fugir, mesmo que por pouco meses de sua sina. Essa chance de ouro acontece porque um artista de afrescos lhe oferece trabalho por um curto período de tempo, mediante um pagamento ao seu pai. Carmela então passa a conhecer a vida de Marcello e sua esposa, sempre tão atenciosa com a moça. Marcello tem seus dois aprendizes e juntos embarcam rumo à Pisa. Para assim começarem a trabalhar na pintura de uma capela.
Agora Carmela acompanha o lindo trabalho de Marcello e seus aprendizes e os ajuda a fazer as tintas, porém quando o filho de Marcello aparece com seus trabalhos noturnos, deixa Carmela intrigada. Lorenzo é um belo rapaz. Sempre trabalhando com afinco e rapidez, e Carmela fica instigada e curiosa com o rapaz. Aos poucos eles se aproximam.
E o romance nasce... Muitas surpresas estão por vir, eu mesma teve uma hora que parei de ler o livro e disse Caramba!!! Nunca ia imaginar isto!! E vocês também!! Até porque acho que foi escolha do autor só revelar o fato em determinada parte do livro. Então não vou contar!! Rsrs
Só uma coisa, não gostei da paginação, letra muito ruim e às vezes eu olhava para a página e ficava pensando que número é esse?!

Eu super-recomendo este livro, ele é cheio de Amor, ação, fatos históricos!! È ótimo!!
Um Quote:

“Sua camisola branca contrastava com seus olhos e cabelos negros. Ela parou diante da cama, e tirou uma das alças de seu ombro direito. Eu estava extasiado, e ela tirava a alça do outro ombro. Enquanto a camisola escorregava por suas formas, eu perguntei:
- Com quem aprendeu isso?
- Com uma freira.
- Freira? O que ela lhe falou?
- Ela me disse: “Faça valer a pena”. “Estou seguindo o conselho.”

Sandy 19/09/2012

Carmela e Lorenzo
No começo do livro é narrada pela personagem Carmela, cuja vida sempre fora trabalhar para seu pai e suas irmãs, desde a morte de sua mãe. Nascida na Itália Renascentista, Carmela teme ter um destino igual ao das irmãs, casadas com desconhecidos mediante vantajosos acordos financeiros.

Sua vida de servidão é interrompida quando um velho pintor de afrescos chamado Marcello, visita seu pai que é sapateiro, negociando sapatos para seus aprendizes. Ao ver Carmela macerando algumas folhas para fazer o unguento a seu pai, Marcello percebe o talento da menina de 15, que podia com essa habilidade, macerar algumas pedras e carvão para fazer tinta.

Ele convence a seu pai e a contrata por um período de quatro meses para acompanhá-lo como sua ajudante na pintura de uma capela em Pisa, onde ela é bem tratada, cuidada e amada por Marcello e sua esposa. No trabalho, Carmela desperta o interesse de um dos aprendizes de Marcello (Giovane), porém quem chama a atenção da Jovem é o estranho Lorenzo, filho de Marcello, que trabalha sozinho todas as noites na capela.

O velho Marcello e sua esposa (Ludovica) criam uma atmosfera de mistério e preocupação em torno de Lorenzo. O trabalho noturno do rapaz instiga a curiosidade de Carmela. Inicia-se, uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue.

Amei o livro, é um romance gostoso e agradável de ler. A narrativa flui tão bem que tu não consegue largar o livro. O autor soube aproveitar bem a história com o tema sobrenatural em que em outros livros já estão bem esgotados, em minha opinião.

Eu gostei dos ricos detalhes que o autor explorou para entender sobre a pintura afresco em conexão do relacionamento entre os principais personagens. Não entendia nada sobre isso, mas pude entender um pouco melhor para seguir em frente com a narrativa. Não só o rico detalhe na arte mais também na descrição do lugar. Percebe que o assunto foi bem pesquisado pelo autor, o que tornou a narrativa muito interessante e bem escrito.

O livro está divido em 5 partes. A primeira parte é narrada por Carmela, a segunda por Lorenzo e assim vai. A fala dos personagens é bem distinta na forma da letra, que podemos perceber qual dos personagens estão falando e assim não nos deixa confuso.A diagramação do livro está perfeita, muito linda, cada início de capítulo tem uma figura com pinturas da época. A editora investiu bem no livro. A única coisa que não gostei é que a letra é um pouco pequena, não foi muito ruim para ler, mas se fosse um pouco maior estaria perfeito, sou um pouco chato com isso.

Também vemos bem a descrição dos sentimentos dos personagens. Carmela é uma menina inocente que nunca se apaixonou antes e nem sabia como que acontecia o amor, ao conhecer Lorenzo devido a sua curiosidade, estar sempre atrás dele e a forma como ele a tratava, ela se apaixonou por ele. O romance deles é muito bonito e lindo, porém eles não se tornaram o meu casal preferido, mas é um casal que me fez todo tempo torcer para que os dois ficassem juntos.

Recomendo a ler, é mais um livro nacional que me surpreendeu muito. Parabéns ao autor!

Apaixonadas por 18/09/2012

Carmela e Lorenzo de Rubens Conedera – Resenha
Resenha por Eliane Teixeira

O romance acontece no ano de 1508 em plena época do Renascimento,na Itália,envolvendo arte e paixão.

Carmela uma moça simples,de uma família humilde,sendo criada para o trabalho desde muito pequena.

Por ser a mais nova era obrigada a servir as suas irmães e ao pai Francesco;sapateiro;um homem que almejava a riqueza e por isso vendia os dotes de suas filhas,com o único intuito de se beneficiar.Quando um novo cliente entra em sua sapataria ,um artista de nome Marcelo,se encanta com a facilidade de Carmela em macerar as ervas extraindo unguento para sarar as feridas das mãos de seu pai devido a sua profissão.

Marcelo ficou interessado em Carmela,devido sua habilidade,lhe oferecendo o cargo de sua assistente,mas ela teria que seguir viagem para Pisa,afim de lhe ajudar na obra encomendada por uma viúva,Natália Modena,pintar as paredes de uma capela em sua propriedade.

O pai de Carmela ficou em duvida,mais Marcelo percebendo a ambição de Francesco,comprou a permanência dela por quatro meses.A partir da sua viagem Carmela se vê maravilhada por um mundo na qual não conhecia,apesar deste deslumbramento ela trabalha com afinco com seu mestre,neste meio tempo ela conhece o filho de Marcello e Ludovica, Lorenzo,que é envolto em diversos segredos,mistérios deixando Carmela fascinada pelo pintor e por seu talento.

Não vou mais desenrolar a trama ,pois vai perder o fator surpresa para quem não leu o livro,mas recomendo vocês a viajarem nesta historia de amor e descoberta do Renascimento.O escritor Rubens Conedera soube dosar e descrever a historia sem clichê , conseguiu misturar elementos como medo e coragem,sobrenatural e realismo de uma maneira bem simples que deixam a narrativa extremamente interessante.

Para ler a resenha completa acesse:

RLeitora 05/09/2012

Resenha RLeitora - Carmela e Lorenzo
OK, você vê a capa e não diz que é um livro de vampiros, certo? Certo! Aliás, você só tem ideia do tema na última palavra da sinopse. Legal, não é?! Esse é um livro que sai um pouco da modinha – é de vampiros, mas é diferente. E é claro que vocês já sabem que eu adoro essa temática, certo? Certo!
A história se passa durante o Renascimento, na Itália. Carmela está a ponto de se casar, mas não quer este destino de jeito nenhum - lembrando que nesta época os casamentos eram acordos comerciais entre famílias. Sua salvação chega com a visita de Marcello, um pintor que viu talento nas mãos da jovem enquanto macera unguentos (ou seja, esmagava folhas e líquidos até obter uma pasta), e a convida para passar uma temporada como aprendiz e fabricante das suas tintas– e pagando bem ao pai de Carmela, o equivalente a um dote. Enquanto trabalham pintando uma capela, eis que surge um personagem que chama a atenção de nossa protagonista: o jovem Lorenzo – filho de Marcello.
A atração é imediata e, aos poucos, Carmella ganha a confiança de Lorenzo e seus pais. Namorico na certa! Porém os eventos da vida fazem com que os dois se separem e Carmela seja prometida a outra pessoa – novamente os acordos comerciais. E o que resta ao nosso solitário Lorenzo? Ir atrás dela, claro! Só que tem um detalhe, ele ainda não contou o que ele realmente é, e os acontecimentos da noite fazem a inocente Carmela ver coisas que nunca imaginou. Será ilusão? Loucura? É possível confiar em Lorenzo?

Gente, não posso falar mais que isso, senão é muita revelação! A história é muito lindinha! É inocente, interessante, bela. A obra é dividida em 5 “livros”, cada um com um ponto de vista – o que é muito legal, porque o leitor não fica preso a uma mente, entendendo mais facilmente a história. Ah, o livro é inteiro em primeira pessoa.
Eu gostei da maneira como o amor entre os dois é discutido. Algo adolescente, esperto, inocente sem ser bobo. Diria mais: a história é inteligentíssima. Além do romance, retrata história – o autor teve muito cuidado em trazer elementos históricos para dar mais veracidade à trama. Também trouxe elementos de arte – como as pinturas em afresco, com notas de rodapé explicando termos complexos – o que me ajudou a compreender a narrativa. Aliás, Rubens Conedera explica certinho como os afrescos eram feitos – me ajudou até nos estudos de História da Arte... Obrigada Rubens, te devo uma!

Outra coisa que eu gostei: o ponto de vista de Carmela é escrito normalmente, enquanto o de Lorenzo é em itálico – aí eu pensei que era loucura. Mas como eu sou devagar, depois eu entendi – na parte onde há os dois pontos de vista, que é para diferenciar os dois personagens. Ficou muito bom e diferente!
Sabe o que eu mais gostei? A facilidade que o leitor tem de “mastigar” a obra! A leitura é muito fluida e interessante. Mas é mais: é de rápida interpretação – o que é maravilhoso. As palavras têm classe e simplicidade ao mesmo tempo. Uma obra leve e chique – como uma pintura renascentista.
É óbvio que eu tenho que bancar a chata e colocar pontos negativos (como em todas as minhas resenhas) – mas saibam que esses detalhes não estragaram a “Carmela e Lorenzo”. Apenas afetaram a minha imaginação – e isso pode não acontecer com vocês!
Não gostei das figuras pintadas no meio da obra retratando os personagens. Sério, as representações de Carmela e Lorenzo conseguem diminuir minha imaginação – definitivamente não gosto de imagens “descritivas” dos personagens e/ou locais antes de ler os livros!
Ah, também não gostei de umas “misturebas” de passado com presente. Olha só:

"Lorenzo recuperou-se e me enxergou. Seu ânimo parecia ter sido renovado e ele ergue-se, segurando os pulsos da mulher” (p.206).

Se ele se recuperou, ele se ergueu. Se ele recupera, ele ergue. Ainda mais porque a narrativa é escrita toda no passado, então deveria seguir este padrão – o que eu gosto. E tem mais passagens assim. Só gostaria de saber, e estou sendo sincera, foi falha na hora escrever – afinal, é normal falhar uma letra; ou na hora de revisar. A intenção era deixar assim ou não? Pergunto por que eu leio, ultimamente, tanto livros assim, que me pergunto se é normal escrever dessa forma... Enfim...
Claro que eu não vou contar o porquê da minha próxima pergunta, mas não entendi uma coisa: a pessoa vira vampira ao ter seu sangue sugado ou ao tomar o sangue de um vampiro? Porque acontece as duas coisas, aí fiquei sem entender – ou eu que não li direito, será?
Gente, outra coisa: vocês têm que ver como foi realizada a paginação do livro: os números parecem ter sido pintados à mão. Lindo!

Aliás, o livro todo é lindo!
Só posso dizer que é claro que vale a pena ler! Agora tenho mais um autor da lista dos nacionais “bons de bola”, aliás, de escrita!

Renata 04/09/2012

Maravilhoso!
Adorei esse livro. Adorei a maneira singela como ele começa, apresentando a querida Carmela e desenhando o cenário. O texto flui maravilhosamente bem. Senti-me realmente transportada para a Itália renascentista. Várias vezes, flagrei-me esquecendo que estava lendo um livro.
Se ele começa bem, depois ele se torna ainda melhor. Quando você pensa que a história está encaminhada, surge um mistério. As páginas começam a ser devoradas ainda mais rapidamente. O que é? O que não é? São as perguntas que vão se repetindo.
Conclusão, este é um livro maravilhoso. Amei. Dei para minha mãe ler e ela também amou. A história é fabulosa, a escritura é linda e tudo indica que o livro tem tudo para se tornar um Best-seller e Rubens se fixar como um dos grandes novos autores da literatura nacional.
Rubens 04/09/2012minha estante
Linda resenha!! Que bom que Gostou!!

Lhaisa Andria 31/07/2012

Sobrenatural e sangue
Carmela e Lorenzo poderia ser (é) um romance trágico como Romeu e Julieta ao mesmo tempo em que poderia ser um romance ao estilo sobrenatural (como tantos hoje em dia). E é aí que está o grande segredo para essa história ser fascinante: um passado distante tão intenso como se fosse hoje.

Carmela é uma menina humilde, nascida como terceira filha de um sapateiro, e o máximo que espera do seu futuro é um marido que pague um bom dote ao seu pai pela sua mão (tipo, cabras, uvas, galinhas...). Porém, acontece de o seu caminho cruzar com o de uma família de artistas encabeçada por Marcello, e de este mesmo Marcello perceber que Carmela tem uma habilidade especial para macerar. Vendo a menina preparar um unguento para o pai, o artista se depara com o tipo de ajudante que ele precisava: alguém para moer suas pedras de cores e formar a base de suas tintas. Depois de firmar um acordo com o pai de Carmela, Marcello leva a moça para seu próximo trabalho, e pela primeira vez a noção de mundo dela se expande. Agora, respirando em um mundo novo, feito de tintas, desenhos , cores e pessoas boas, Carmela entende que viver é muito mais do que obedecer a um mundo machista. E nesse novo mundo conhece Lorenzo, filho de Marcello, um talentoso e misterioso pintor.

Do começo ao fim a história nos prende. Seja por Carmela, a protagonista que vemos crescer em tão pouco tempo, seja por Lorenzo e as fatalidades da sua vida, ou seja por Marcello e sua esposa Ludovida – que por si sós já renderiam outro romance. Porém, apesar de encontrar pessoas de almas abertas em seu caminho, Carmela também se depara com pessoas egoístas e maldosas, que usam os piores meios para obterem o que desejam.

Onde está o sobrenatural e o sangue que o livro promete? Calma, tem tudo isso! Continue lendo e descubra :D

A capa do livro, a princípio, parece fraca. Porém, quando chegamos à metade da história ela faz todo o sentido – e ainda muito mais dependendo da sua capacidade de deixar os acontecimentos criarem formas em seus pensamentos. A diagramação com artes também passam a atmosfera de viver entre materiais de pinturas e afrescos.

Algo que não me agradou muito foi o uso das letras em itálicos quando o ponto de vista da narração passa para Lorenzo. Mas, é um problema meu com itálicos: minha leitura desacelera, e isso me fez demorar mais para chegar ao final que eu queria muito ver do livro :D E, os itálicos se tornam essenciais uma vez que em os dois pontos de vistas coexistem no texto. Como escritora, acho bem arriscado usar essa técnica de narração, já que você sempre corre o risco de tornar seu texto confuso para o leitor. Porém, Rubens fez muito bem, e em momento algum a técnica atrapalha a leitura. Pelo contrário, nos faz perceber que tanto Carmela como Lorenzo merecem os papéis de protagonistas da história.

Leitura super recomendada, principalmente se você gosta de histórias de época que se passam na Europa :D
Rubens 31/07/2012minha estante
Lhaisa, sem palavras! Agradeço demais por sua bela resenha!!!

Books Friends & News 13/06/2012

Romântico e Inspirador

Uma das coisas mais prazerosas na leitura é você ter uma expectativa de um livro, e esse livro ser o oposto do que você esperava, e ainda melhor do que você imaginava, foi isso que aconteceu comigo em relação ao livro Carmela e Lorenzo, do autor nacional Rubens Conedera.

Confesso que tive um problema para escrever a resenha, acho que a palavra certa é “amarelei”, é que o livro é uma viagem romântica a época do renascentismo italiano, o autor que escreveu uma narrativa que originou uma poesia, não sei se os termos estão corretos, mas seria essa descrição que me vêm a mente, e talvez por uma história tão rica em detalhes, que vou dizer o óbvio só lendo o livro para entender o que estou tentando escrever, que talvez me sinta com uma responsabilidade enorme de tentar passar um pouco do que senti na resenha.

O título do livro já nos diz que os personagens principais são Carmela e Lorenzo, ambos são narradores do livro, o livro é dividido em cinco partes, a primeira parte refere-se a Carmela, ou seja, ela que nos narra a estória, segunda parte é de Lorenzo, e vemos com os olhos de Lorenzo a narrativa do livro, a terceira parte é de ambos os protagonistas, e para definir quem está nos narrando o autor optou por letras com estilos diferentes, a quarta parte são fragmentos do diário de Marcello (pai de Lorenzo) e a quinta parte, volta os protagonistas novamente.

O livro começa por Carmela, e ela é a personagem que praticamente todos os desdobramentos direitos ou indiretos são ligados a ela, a personagem tem em torno de 15 anos e sofre horrores na mão do pai, que só pensa em casar as filhas com homens ricos com grandes dotes, enquanto ela não tem idade para casar, ou melhor, quando não aparece ninguém com um bom dote, ela é responsável com todos os afazeres da casa, até que um dia aparece o artista de afrescos Marcello, que a contrata para trabalhar com ele durante 4 meses na responsabilidade de fazer tinta para as pinturas de Marcello.

Um detalhe interessante no livro é a riqueza dos detalhes, desde a explicação com o estilo de pintura que Marcello realiza, no caso ele é especialista em afrescos (são pinturas que resistem ao tempo) e também os detalhes do que estão sendo pintados, sem deixar a narrativa lenta ou monótona, muito pelo contrário, instiga o leitor ao conhecimento.

Voltando a Carmela, ela vai para Pisa para ajudar Marcello na pintura do teto de uma capela, lá ela é tratada com dignidade, praticamente como uma filha de Marcello e Ludovica, e junto com outros aprendizes vive numa verdadeira família, porém um desses aprendizes, Gioavanne, desenvolve outro tipo de interesse por Carmela, apesar de não ser correspondido e isso futuramente irá se tornar um problema.

Em Pisa acontece o primeiro encontro com Lorenzo, filho de Marcello e Ludovica, inicialmente não há nenhum interesse da parte dela, apenas uma curiosidade em relação a ele, primeiro que vê um artista talentoso que consegue transmitir uma emoção através das suas pinturas e também a rapidez e a habilidade que consegue desenvolver na pintura.

Enquanto a narrativa nos passada através dos olhos de Carmela, ficamos com a impressão de o romance acontecer de um jeito rápido demais, mas nos momento que temos Lorenzo nos narrando como ele se sente em relação a Carmela, vemos que foi natural. Na verdade tanto Carmela quanto Lorenzo, são jovens solitários, mesmo Lorenzo tendo pais presentes e amorosos, ele vive numa solidão em detrimento de outros fatores da sua vida, enquanto Carmela é solitária de afeto, já que não tem mãe e um pai distante e relapso, então há uma grande cumplicidade entre ambos que se transforma em amor.

A atenção que Lorenzo dedica a Carmela, e a companhia que Carmela doa a ele, os tornam cada vez mais próximos, essa profundidade dos sentimentos de ambos, o autor transmite com tanta sensibilidade adicionada aos belos dons de Lorenzo, que se torna impossível não se encantar com o casal.

Mas infelizmente todo um bom romance tem que ter alguns infortúnios, ocorrerá muitos problemas para o casal, um deles que o pai de Carmela arranjou um bom dote para ela, porém o pretendente não é uma boa pessoa, enquanto Lorenzo irá lutar para ficar com Carmela e impedir a união com essa pessoa.

Devido essa desavença, ocorrem terríveis consequências principalmente para Lorenzo, já que ele poderá perder pessoas que ele ama, enquanto Carmela poderá perder uma única chance de ser feliz, além de um segredo que pode abalar a relação de ambos.

Mas no decorrer desses problemas e na quinta parte do livro, que Carmela e Lorenzo estão fugindo, temos uma parte fantástica do livro, particularmente para mim, que tenho uma fascinação por essas imagens nos tetos das capelas, temos o privilégio através da genial narrativa do autor, acompanharmos como se estivéssemos em 1508 na criação dos afrescos da capela Sistina, e temos o prazer de estar na companhia de Michelangelo, tenho certeza que vocês no final do livro irão pesquisar se realmente existiram as pessoas citadas, e se realmente eram verídicas as informações contidas no livro.

Todo esse clima renascentista, essa sensação que realmente você está vivendo naquela época, porém o autor nos surpreende com um aspecto sobrenatural, o que realmente me espantou, porque você não imagina como sutilmente ele conseguiu inserir esse detalhe, e se transformar numa solução surpreendente no final do livro.

Conclusão: Gostaria de ter colocado essa resenha no dia dos namorados, já que o livro no traz sentimentos de lealdade, cumplicidade, esperança, amor e redenção, além da bela estória ser escrita pelo autor de uma maneira tão poética e romântica sem ser piegas, ele transformou uma história que poderia ser algo já debatido em algo completamente original.

O toque sobrenatural foi só um detalhe sutil, o mais interessante foi a viagem conduzida pelo autor na época renascentista italiana, termos o privilégio de encontrar Michelangelo e sentirmos parte da criação da história.

Realmente fico extremamente feliz que o Rubens Conedera, um autor nacional, que tive o privilégio de conhecer pessoalmente no lançamento do livro aqui na minha cidade, percebi que a obra tem a personalidade do autor, já que Rubens é extremamente gentil, simpático e humilde, posso dizer que ele é o Shakespeare Nacional kkkkk, sem querer comparar Carmelo e Lorenzo com Romeu e Julieta (já que sou uma das poucas pessoas que não suportam a obra do casal depressivo kkkk), já Rubens consegue produzir um final comovente, mas não depressivo.

Mas não posso deixar de ressaltar o detalhe do designer do livro, além da belíssima capa, a cada capítulo tem uma gravura de um afresco, além de desenhos de alguns momentos do livro (clique no link da divulgação no inicio do post para conferir), e outro detalhe interessante é o bloco de anotações para resenha para colocar os pontos interessantes durante a leitura, uma pena que não pude usar que li o livro antes de chegar o bloco. E parabenizar a Editora Modo a dedicação que teve com a qualidade do livro.

Obrigada Rubens Conedera por relembrar o prazer da leitura, ou seja, indico para pessoas que gostam de um livro bem escrito e uma narrativa encantadora com personagens inesquecíveis.

Para acessar a resenha completa com citações ilustrativas do livro acessem http://www.guardiadameianoite.com.br/2012/06/resenha-carmela-lorenzo-rubens-conedera.html

Paula 12/06/2012

O amor que ultrapassa barreiras...
E nos surpreende a cada linha! Essa é a descrição perfeita do livro de Rubens Conedera. O livro nos traz a história de amor de Carmela, uma jovem que espera ter que se casar com um estranho assim que seu pai conseguir um bom dote, e Lorenzo, um jovem misterioso filho de Marcello e pintor como o pai.

Conhecemos uma Itália antiga e ao mesmo tempo a leitura é fácil e agradável. A história se desenvolve maravilhosamente, e, mesmo você sabendo o final, não imagina o que acontecerá até o final chegar!

Particularmente eu amei Carmela e Lorenzo de uma forma que há muitos anos não gostava de um romance! E todos que me conhecem comprovam que não gosto muito dessa área. xD Mas a história desse jovem casal nos deixa ansiosos e curiosos! Devorei o livro todo o momento livre que eu tinha!

Tenho também que comentar que Rubens com certeza estudou e se aplicou para entender de afrescos e pinturas! Parabéns!

Não tenho nada de ruim para comentar, foi o melhor livro que li nos últimos tempos! Nem sei como explicar minha surpresa quando conhecemos Lorenzo ou como termina essa história! Sem contar que tem muito sangue e tragédias, algo que eu achei fantástico e belo!

Rubens, sua história é uma obra de arte! Parabéns e super recomendo a TODO MUNDO! Inclusive quem não gosta de romance (veja eu!)!!!!

SUPER 5 ESTRELAS! \o/
Rubens 12/06/2012minha estante
Adorei a resenhas Paula!! Obrigado, e que bom que gostou!!

Nina 05/06/2012

Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando início a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue.
Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações acerca de um segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo como é, desafiando perigos e contrariando os costumes patriarcais e suas próprias crenças?

Ainda extasiada com o livro. Olho para meu caderno me perguntando “Cadê?” . Cadê as palavras para descrever o quanto Carmela é linda e doce. O quanto ela é forte e dedicada. Para descrever como é magnífico ver tudo por seus olhos, para descrever como foi lindo sentir a flor do amor nascer em seu coração puro. Cadê as palavras para expressar o mundo pelos olhos de Lorenzo? Para descrever Carmela pelos olhos dele - Não tem como! Tais palavras ainda não foram criadas.
A Itália Renascentista de Carmela e Lorenzo é sublime. Cheia de beleza, perigos, dificuldades, descobertas e alegrias, dores e perdas, mágica e acima de tudo - apaixonante.
Não é apenas uma história de amor maravilhosa, é também uma viagem cultural. Pelos olhos de Carmela entendemos como os costumes da época eram terríveis para as mulheres e em meio a sociedade que tratava as mulheres como mercadoria. Em meio a uma vida que só se poderia esperar pela melhor oferta, surge a oportunidade de provar a felicidade.
Sempre gostei dos afrescos, acho-os lindos! Mas ver a criação deles pelos olhos de Carmela foi maravilhoso, ver o processo de criação foi mágico.
Lorenzo é mais do que encantador, roubando nossa atenção por completo. Forte, bonito e protetor, fazendo de tudo para superar suas limitações quando necessário.
O livro é fantástico não só pela historia. A capa é linda e perfeita. A cada capítulo, temos na primeira página, desenhos que dão um charme, além das ilustrações ao longo do livro. A diagramação está ótima e Rubens nos mostra a visão de mais de um personagem, nos proporcionando um total conhecimento do que se passa.
Criei laços de amizade, carinho e amor com vários personagens, assim como odiei outros.
Através de Carmela, eu vi a beleza dos afrescos, sofri,temi e fui forte. Entreguei-me ao amor de forma pura e ingênua.
Através de Lorenzo, fiz de tudo para refrear impulsos, venci dificuldades, sofri perdas irreparáveis e também me entreguei ao amor.
A história parece perfeita não é? Mas não é... À medida que descobrimos os segredos de Lorenzo começamos a temer que esse amor não resista. Acredito que um amor tão intenso e puro possa superar tudo, mas será que Carmela sabe disso?
Com um final de tirar lágrimas e o fôlego, Carmela e Lorenzo te faz ansiar pelo livro 2.
Permita-se viajar através desse livro como eu me permiti, e conheça uma historia gravada entre os afrescos da Renascença.