Quando o fim pode ser o começo

Quando o fim pode ser o começo Lycia Barros

Resenhas - Uma herança de amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Danyelle22 13/01/2023

A liberdade do perdão...
Por causa de problemas familiares, Amanda foi afastada completamente do convívio com sua mãe. Com o falecimento da avó, durante a abertura de seu testamento, Amanda descobriu que deveria morar durante um mês com sua mãe para que recebesse sua parte na herança.
O foco da narrativa se encontra neste lapso temporal e como esta convivência mudou completamente a vida de todos.
É um romance cristão que traz lindos ensinamentos sobre o perdão, tanto sobre perdoar o outro como perdoar a si mesmo.
Adoro os livros da Lycia Barros e este não decepcionou!
Mas, ficou a curiosidade, tenho que ler a continuação!

Evy 21/02/2024

Romance e perdão
Nesse livro vamos acompanhar a história de Amanda, que após perder sua avó é "obrigada" a se reencontrar sua mãe e conviver com ela durante um mês. No entanto, Amanda e sua mãe Janine, tem muitas histórias mal resolvidas e precisaram se conhecer para que haja perdão.

Nesse caminho, Amanda se deparará com um grande amor e uma família disposta a recebê-la de braços abertos.

Na minha perspectiva o livro tem uma boa narrativa, tem alguns plot twists, alguns esperados, outros não, mas que tem prende na história. A história do casal principal é muito boa, mesmo que eu ache Amanda um pouco imatura e a forma que ela tenta ajudar Adam parece ser algo mais para benefício próprio do que pelo bem dele.

No mais, amei demais a história, que venha a próxima da trilogia.

Aione 15/05/2012

Uma das experiências mais interessantes e gratificantes que pode existir no mundo da leitura é a oportunidade de acompanhar o trabalho de um autor segundo a ordem de suas publicações, e tive o prazer de fazer esse processo com os livros de Lycia Barros. Ainda que eu não tenha lido duas de suas obras (Tortura Cor de Rosa e A Garota do Outro Lado da Rua), conheci o trabalho da Lycia através de A Bandeja – Qual Pecado Te Seduz, seu primeiro livro publicado, e logo de cara me encantei por seu trabalho. Contudo, ele não havia me deixado boquiaberta. Em Entre a Mente e o Coração, me encantei com a sequência criada pela autora, e fiquei surpresa por ter sido tão nítida a evolução do trabalho de Lycia como escritora. Seu primeiro livro havia sido muito bom, mas o segundo foi ótimo. E quando achei que não havia mais como evoluir, percebi meu ledo engano. Uma Herança de Amor é excelente, e não estou exagerando em nada ao afirmar isso.
Fiquei boquiaberta logo nas primeiras páginas. A narrativa da autora, que chama a atenção logo de cara por sua qualidade, é riquíssima e muito me lembrou a de Nicholas Sparks, pelo menos nesse início: há detalhes em cada descrição, que se mesclam aos acontecimentos para, de fato, incrementá-los, sem cansar em nada o leitor. Ao contrário, cada minúcia contribui para o envolvimento na história. Gosto quando consigo visualizar as cenas, quando elas se tornam praticamente palpáveis, capazes de serem formadas em nossa mente através de imagens, sons e cheiros, e Lycia foi muito feliz nesse quesito. Além disso, o fato de a narrativa ser em terceira pessoa permitiu que houvesse uma ampla visão da história, inclusive de reflexões das diferentes personagens. Dessa forma, conhecemos tanto o panorama geral quanto o íntimo de cada um. Outra característica da narrativa é que, por diversas vezes, ela é bem humorada. Foram muitas as situações em que sorri abertamente durante a leitura, sendo necessário segurar a risada, já que eu li bastante em lugares públicos (subentende-se "trem" e "metrô").
Não bastasse o livro ser muito bem escrito, a história é linda e foi muitíssimo bem desenvolvida, estendendo-se muito além de um conturbado romance. O cenário é muito mais complexo e tocante por envolver complicadas questões familiares. Não tem jeito, eu sempre me emociono com livros que tratam dessas questões. Mas, nesse caso, foi impossível não me comover estando tão envolvida com essa família. Eu me apaixonei por todos os membros dela, me apaixonei pelo forte amor entre eles e não queria de jeito algum me despedir deles.
O mais irônico é que todas as personagens são imperfeitas, salvo duas, que mais se aproximam do ideal de "perfeição": Ivy e Sandra. Porém, essa perfeição de ambas é justificável: Ivy é uma criança e, como tal, é símbolo da pureza. A outra, avó de Amanda, já faleceu e nos é apresentada através de memórias, então nada mais justo de que apenas as qualidades da senhora sejam lembradas. Embora as demais personagens que compõe o núcleo familiar estejam longe de serem perfeitas, em momento algum foram incapazes de me conquistar. Os erros cometidos por cada um serviram para torná-los ainda mais reais e mais interessantes, visto que se torna possível acompanhar suas trajetórias e amadurecimentos.
O romance não poderia ter sido melhor. Além de fazer o estilo “amor e ódio”, o que já muito me agrada, mescla tanto a questão da química, da forte atração, com o conceito de “amor construído”. Lindo, digno de nos fazer torcer pelo casal até a última página! É claro em que houve aqueles momentos em que me deu vontade de entrar na história para sacudir os dois, já que “teimosia” e “gênio forte” são típicos de ambos, mas tudo só contribui para a torcida por eles.
Como característico da autora, o romance tem seu toque cristão. Mas, nesse caso, ele foi muito mais sutil do que nos outros dois livros já citados nessa resenha. Ainda que em A Bandeja e em Entre a Mente e o Coração a questão cristã não tenha sido o foco do livro, foi uma parte importante e marcante em ambos, suficiente para caracterizá-los como romances cristãos. Já Uma Herança de Amor não seria caracterizado, pelo menos em minha visão, dessa maneira. O toque cristão da autora está lá, como uma parte e marca sua, mas bem menos visível do que nos outros casos.
Lycia Barros não deixou nada a desejar ao nos contar essa história de superação, fé e, principalmente, perdão. No lançamento do livro, ela relatou que, por diversas vezes, o livro estava indo parar no balcão de “literatura estrangeira” nas livrarias em que é vendido devido a sua capa. Infelizmente, ainda há muito preconceito com a literatura nacional, vista como de inferior qualidade ou simplesmente restrita a clássicos. Garanto que qualquer pessoa que ler Uma Herança de Amor sem nada saber sobre sua autora acreditará ter uma obra internacional em suas mãos, e apenas se dará conta de seu engano ao encarar o cenário brasileiro de Minas Gerais e Rio de Janeiro. E, com isso, não estou menosprezando a literatura nacional, apenas ressaltando que, se literatura estrangeira for parâmetro de qualidade, segundo muitos acreditam, então sim, Uma Herança de Amor poderia ser facilmente confundido com um romance internacional.
Fiquei realmente maravilhada com a leitura e só tenho elogios a fazer sobre ela. Não achem que é demagogia de minha parte. Não é, eu jamais faria uma resenha visando agradar um autor caso não gostasse de sua obra. Mas, quando um livro entra para minha lista de favoritos e me encanta de tantas diversas maneiras, não vejo mal algum em fazer o meu máximo para agradar seu escritor. Afinal, nada mais justo, depois de ter sido tão agraciada através de uma prazerosa leitura. Aos amantes de romances de plantão, só tenho a dizer: leiam esse livro.
Dene 29/12/2012minha estante
Aione, eu já tô
correndo pra comprar o meu,
depois de sua incrível resenha!!

Nivia Carla 22/03/2013minha estante
Você falou tudo!
confesso que também pensei que fosse literatura estrangeira, me surpreendi pois sem saber eu tinha um certo preconceito com livro nacionais.
eu adorei os livro da Lycia. parbéns!

Maria Alanna 05/11/2013minha estante
ESSE LIVRO É O PRIMEIRO?

Aione 05/11/2013minha estante
É sim, Maria Alanna!

Maria Alanna 25/12/2013minha estante
obrigada por responder, estou louca pra ler esse livro!!!

Drik Ramiro 25/04/2012

314 páginas de pura emoção, sedução, andrenalina e de quebra você sair com uma dor embaixo do coração..
Olá

Vamos falar de Uma Herança de amor...

SENSAÇÕES:

Um bom romance, não é só aquele que te faz chorar, rir, se emocionar, mas aquele que te transporta para dentro da história e por seguinte parece que na verdade você está no minimo vendo um filme 3D. Você se ve dentro da história.
Este é o romance mais esperado por mim neste ano, comecei a ler sábado dia 21/04 e não consegui parar mais de lê-lo. Foi paixão a primeira vista e a necessidade de abri-lo, mesmo quando eu não podia ,era tanta que eu consigo compará-la a sensação de uma mãe que trabalha fora e liga para casa para ver como está o filho de hora em hora. Eu precisava saber como estavam Amanda, Adam, Rafael, Janine e todos os personagens deste livro ao mesmo tempo eu não queria que o livro terminasse logo, pois eu ficaria orfã deles, loucura de leitora...mas sou assim e de vez em quando a literatura me presenteia com essas preciosas dádivas literária.

A HISTÓRIA:

Quando o fim pode ser o começo...Amanda descobre que perder sua Avó não exigiria somente se consumir na dor de sua ausência, mas o encontro nebuloso com o as questões mal resolvidas em sua vida familiar, incluindo um reencontro obrigatório com sua mãe. E isto é uma exigência de sua querida avó, pois para que Amanda possa receber a herança que ela deixou, terá de conviver com sua mãe durante 30 dias.
O que Amanda não esperava é que para este 30 dias estão reservados acontecimentos que mudarão o curso da sua história e o rumo de sua vida, tão bem decidida por ela.
Neste período Amanda verá ruir algumas certezas que tinha antes chegar em São Lourenço.Em contrapartida o inesperado deste reencontro não envolve somente entender a ausência de sua mãe em sua vida e as lacunas em sua memória, mas rever alguns conceitos construidos sobre bases de rancor e orgulho, incluindo conhecer aquele que lhe fará mudar a concepção sobre o Amor e relacionamentos.
Mas como se abrir para o Amor, se ele gera perdão? Amanda terá de percorrer um longo caminho até entender que este sentimentos estão interligados e que um não é sem o outro.

PORQUE LER UMA HERANÇA DE AMOR:
Foi o livro de romance mais instigante que li até agora e acredito que depois dele só o segundo volume que está por vir. Que maravilha!
Para mim a marca registrada desta escritora é a mensagem nas entrelinhas e as vezes explicita para a vida do leitor, sem parecer clichê e "fofinha" demais. Então se o leitor busca um bom romance este livro é maravilhoso, para aquele que procura também histórias que transformam, nem se fala.
O universo literário nacional está em alta, mas a superedição de livros nacionais não é sinal de boas leituras, então quando você acha um autor que desbancam até a literatura estrangeira e supera os icones nacionais, abraça...porque Uma Herança de Amor, se o bem literário mais precioso que você terá em sua estante.

bjkas!
Adriana Ramiro

MARYNHA 02/06/2012minha estante
o livro é uma excelência de uma excelente escritora. Parabéns.

vivianne 31/08/2022

A história de transformação de todos os personagens é muita linda, mas achei que tirou o foco da história principal que seria a mãe e a filha, demorou demais pra desenrolar a história e não mostrou um relacionamento gradual, achei que tudo aconteceu rápido demais.

Cristiane 30/05/2012

Resenha de Uma herança de amor
Amanda é uma jovem recém-formada, desempregada e que acaba de perder a avó que a criou no Rio de Janeiro. Ao abrir o testamento da mesma encontra uma cláusula que a obriga a passar trinta dias na companhia de sua mãe na pequena cidade turística de São Lourenço. Desde pequena ela não a vê e só o que sabe sobre ela é que ela é alcoólatra, e que está de alguma forma envolvida na morte de seu pai. A lembrança de como aconteceu foi bloqueada por ela, que precisa das respostas da mãe para preencher suas lacunas.
Com o coração fechado ela vai de encontro à mulher que um dia a abandonou, pensando em cumprir sua obrigação, obter as respostas que precisa e se mandar o mais depressa possível.
Ao chegar, depara-se com uma realidade que a faz sentir mais mágoa da mãe. Ela a descobre totalmente recuperada e com uma nova família.
Amanda não imaginava encontrar sua mãe casada com um homem honesto e gentil, pai de dois filhos adultos que apesar das diferenças, se amam muito, e que após casados geraram uma linda menina que além de ser a cara de Amanda é extremamente carinhosa.
Aquela família a acolhe tão bem que dificulta seus planos já traçados, e em meio a mágoas, alegrias e descobertas, ela acabará se apaixonando por um homem de valor. Juntos, eles vão descobrir o poder da decisão de perdoar o próximo e o mais difícil, perdoar a si mesmo.

Uma história fantástica que nos faz refletir sobre amor e perdão.

Sobre a autora: Lycia Barros é uma jóia da Literatura Brasileira, ela escreve muito bem e coloca emoção e alegria de uma forma que prende o leitor até o fim. Você não consegue largar o livro, ao mesmo tempo em que não quer que ele acabe nunca.

Mariana Garcia 15/07/2012

Uma Herança de Amor – Quando o fim pode ser o começo – Lycia Barros | O Blog da Mari
A minha maior dificuldade ao resenhar livros como esse é 1: fazer jus ao livro, 2: não dar spoilers. O livro geralmente é tão interessante para mim, que tenho vontade de compartilhar tudo, quero comentar sobre cada uma das cenas, sobre as características de cada um dos personagens e tudo o que senti lendo o livro, infelizmente isso não é possível, pois descobrir tudo o que acontece\aconteceu com cada um dos personagens com certeza é um dos pontos fortes dessa história, assim como de muitas outras.

De qualquer forma farei o possível para me satisfazer, sem arruinar a leitura para ninguém. O livro terá uma sequencia, mas dessa vez diferente do que aconteceu com Estilhaça-me, fiquei muito empolgada, pois a história já teve um fim nesse primeiro livro e no próximo, poderei aproveitar ainda mais os personagens. Sem dizer muitos nomes para não estragar a leitura de ninguém, posso dizer que estou muito ansiosa para conhecer mais sobre o protagonista do próximo livro. Ele não me conquistou por completo em Uma Herança de amor, como poderia ter feito, mas como prevejo mudanças em relação a sua personalidade (a vida faz com que as pessoas mudem) estou realmente empolgada para a leitura.

O livro uma herança de amor é um romance lindo e nesse ponto não tenho do que reclamar, desde as primeiras palavras até o seu fim o livro me conquistou. De qualquer forma o livro não é apenas um romance, ele vai além e esse com certeza foi um dos pontos, que mais me agradou. O livro fala sobre amor – em todas as suas formas – sobre perdão e família, temas que a Lycia sabe muito bem como tratar, de forma, que o leitor mesmo sem ter vivido as mesmas situações dos personagens consegue se identificar.

Continue lendo a resenha aqui http://bit.ly/MaWWLN

Leitora Viciada 10/05/2012

Uma Herança de Amor - Quando o fim pode ser o começo já me atraiu desde o primeiro instante em que eu fiquei sabendo de sua existência. Lycia Barros anunciou o livro e fez blogueiras excelentes chorarem após a leitura de seu manuscrito. Assim que soube que o livro seria publicado, permaneci todo o tempo na torcida e divulgando aqui no blogue.
Então o livro chegou até as minhas mãos por cortesia da Lycia e simplesmente me apaixonei de vez pelo objeto tão desejado. Além da belíssima capa, o livro possui um design luxuoso, de tamanho grande, capa fosca com detalhes em brilho, orelhas largas e material de primeira qualidade; páginas levemente amareladas, fonte e margens em tamanho ideal. E o mais lindo de tudo: a Lycia enviou uma dedicatória carinhosa!

Mesmo sem tempo para ler recentemente, o livro durou três dias. Se pudesse, não o teria largado até chegar ao final, essas pausas do nosso cotidiano são mesmo um empecilho ao vício da leitura.
O livro é extremamente comovente. É de longe um dos melhores romances nacionais.
Eu li no ano passado A Bandeja - Qual pecado te seduz? também da Lycia. E foi um livro que me marcou e até hoje está entre meus livros brasileiros preferidos. No entanto, Uma Herança de Amor - Quando o fim pode ser o começo, apesar de conter várias características semelhantes à A Bandeja, é um livro muito mais emotivo, intenso e maduro.

Nitidamente, a primeira diferença por mim percebida é que embora existam menos de dois anos de diferença de publicação entre eles, a autora amadureceu muito sua forma de escrever. Na verdade, o correto é dizer que no seu livro mais recente nota-se que existiu um planejamento, um desenvolvimento; que Lycia esboçou, estruturou e revisou todo o texto, que está muito mais bem trabalhado.
Isto porque, nenhuma cena ou detalhe passa despercebido, todo capítulo consegue ter seu charme e prende o interesse do leitor. Nada é desperdiçado, o texto é rico, porém enxuto e o vocabulário da autora é bastante diversificado. Existe uma ligação enorme entre fatos e personagens.
Todo capítulo termina com um gancho ou algo intrigante que provoca a curiosidade no leitor e possui um ápice central, com uma trama sempre oscilando e modificando o rumo central.

Este livro possui vários fatores que me atraíram. Em primeiro lugar, é um livro voltado para o público adulto. A protagonista e personagens principais são adultos, com exceção de uma pré-adolescente. Então os conflitos, visões e relacionamentos são mais maduros.

Existe uma enorme complexidade de sentimentos e mensagens. Mesmo possuindo certa carga dramática, a história é leve e agradável, mas provoca uma onda muito forte de emoções. Esse é o mistério de Uma Herança de Amor - Quando o fim pode ser o começo.
A Lycia é uma autora que já possui essa característica: cativa o leitor através de suas personagens, seus relacionamento e decisões. O diferencial deste livro é que o peso emocional do texto não é explícito, ou seja, mesmo havendo um o drama sentimental, aparentemente não foi escrito com o único e exclusivo intuito de fazer o leitor chorar. Porém é impossível resistir, não há como não se enternecer intensamente com cada parágrafo lido. Ao ler muitas partes e deixar lágrimas escorrerem ou mãos tremerem, eu pensava no motivo. Algumas cenas são óbvias, mas outras me deixaram até agora sem encontrar uma resposta.

O envolvimento entre o casal principal é provocante e instável.
O livro é sensual na medida certa, e a paixão presente é de fazer suspirar até os leitores mais resistentes à histórias românticas. E Lycia desenvolveu isso de forma inteligente, encaixando perfeitamente certas situações românticas sem apelar para a sexualidade.
Nunca sabemos se eles ficarão juntos, nem como. Existe uma série de obstáculos potentes para atrapalhar esse relacionamento, tanto a situação atual, fatos do passado e até mesmo a personalidade marcante de ambos. Os dois se desentendem; ou melhor, nem se entendem - o que faz o leitor acelerar a leitura, da mesma forma que os batimentos cardíacos.
Faíscas emanam das páginas, cuidado para o livro não pegar fogo!

Mas este não é apenas um livro romântico. Existe o mistério e várias dúvidas, principalmente em relação à diversas situações do passado. A ação e suspense também estão presentes, de forma mais branda, mas enriquecendo a trama, que é totalmente interligada. Aos poucos Lycia vai chocando e surpreendendo o leitor, com segredos de família e cicatrizes nos corações das personagens.
Ainda, possui um toque de humor que para mim é um dos pontos fortes do livro. Não o humor exagerado, mas aquele que te faz sorrir, lembrar-se de coisas engraçadas e simples da rotina diária; te faz gargalhar com algumas situações mais cômicas.

As personagens são todas especiais. A protagonista incia como uma anti-heroína. Ela não pretende, nem quer atingir um grande feito. Não possui a intenção de realizar algo fenomenal, apenas ser feliz. Ela tem a sua meta, uma obrigação a ser cumprir como pedido feito pela avó.
Ela é extremamente teimosa, impulsiva, corajosa, segura e emotiva. É ciente de suas qualidades. Tudo isso é na verdade um escudo criado por ela para esconder suas dores, medos, dúvidas e defeitos. Ela criou uma armadura para se proteger das pessoas. Apesar de todas as proteções, ela é uma boa pessoa, que precisa apenas encontrar a estabilidade sentimental.
Mas quem rouba a cena é uma das personagens masculinas principais. Um homem amargurado pelo sofrimento e segredos do passado. Guarda uma tragédia encravada na alma. Reservado e contido, sem esconder, no entanto, o amor que sente por Deus e sua família - a coisa mais importante de sua vida.
Um homem de grande valor moral, caráter justo e trabalhador. Se não bastassem as qualidades que o fazem ter um coração rico, ele é lindo e atraente. E um detalhe: ele é rústico, macho e direto. Sem rodeios.
Uma das melhores personagens femininas que já encontrei num livro.
Outras personagens também tecem esse livro maravilhoso. Outro rapaz, que é carente, extrovertido e imaturo. Inconsequente, mas sem intenções ruins. É muito engraçado, ele e a personagem pré-adolescente trazem um humor natural às cenas.
E essa menina, é uma gracinha, apesar de ser a mais jovem e de estar entrando numa fase confusa da vida, parece às vezes que é ela quem mais tem a cabeça no lugar. Ela é um brilho no elenco do livro.
A mãe da protagonista e seu marido também são responsáveis por cenas intensas. Tudo é muito intenso no enredo.
O relacionamento inexistente entre as duas, mãe e filha, vai surgindo aos poucos. Será possível esquecer os erros do passado? Superar o ódio?

Através das buscas da protagonista, procurando por respostas familiares ou enfrentando conflitos interiores, trazem imensa reflexão ao leitor. Ela precisa descobrir todos os lapsos de memória, reconstituir suas lembranças e não deixar isso tudo matar seus sentimentos em relação à vida.
Ao mesmo tempo em que procura não se abalar com as descobertas, ela acaba se entregando a isso de uma forma comovente e emocionante.
Atraindo outras pessoas para seus conflitos e problemas, ela acaba entrelaçando vidas eternamente. Existem coisas que não podem ser desfeitas. Mas será que existe uma saída?

Lycia escreveu esta bela história para mostrar que o amor é importante. Que ele está presente na nossa vida em diversas formas, seja no amor de um casal, o amor maternal, paternal, fraternal, entre amigos, em relação à Deus... que o amor é também perdão, compreensão e esperança. Ela nos mostra como a família é a base de tudo. Que o ser humano não foi feito para viver sozinho.
Após a leitura desse livro, você muda, nem que seja para dar um pouco mais de valor ao amor e concluir que para ter um futuro feliz, precisa aceitar o passado, por mais doloroso que seja.

Trechos:
"Não parecia ser a casa de uma mulher bêbada e sozinha, parecia ser a casa de uma família. Amanda sentiu a garganta arder ao registrar a informação. Será que sua mãe reconstruíra sua vida? Sem nunca tê-la procurado?"

"Fazia tempo que ninguém lhe intrigava tanto. Talvez, fosse aquela intrepidez. Amanda era divertida, mas de um jeito meio abusado. Não parecia ser o tipo fácil de dominar."

"Seus pés estavam descalços. Havia uma chave de boca enfiada no cós da calça, evidentemente larga demais para aquela cintura. Sua blusa estava levemente erguida, e lhe permitia ver parte da barriga de tanquinho. Amanda precisou de alguns segundos até voltar a respirar."

"Não foi por isso que se afastara durante anos? Mas agora Amanda estava ali, sentindo todo o peso da verdade. Janine esperava que a filha fosse forte, como ela, para se reerguer."

"De repente, um sentimento de tristeza a abateu. Não havia nenhuma foto com Janine por ali, no decorrer de sua infância. E Amanda se deu conta, com um nó na garganta, que jamais haveria."

+ resenhas em www.leitoraviciada.com

Sara de Pinho 16/07/2012

Uma herança de amor, Lycia Barros
Uma herança de amor: Quando o fim pode ser o começo é um romance da escritora cristã Lycia Barros, e já conquistou o coração do público.
Amanda é um jovem de 23 anos, que mora no Rio de Janeiro com sua avó, desde os 5 anos. Ela não tem muitas lembranças de seus pais, e em particular, as lembranças que ela tem da mãe não são as melhores possíveis. Porém, quando sua avó morre, deixa em testamento uma exigência: Amanda só poderia tomar posse de sua herança depois de passar trinta dias com sua mãe, que ela nem sequer lembra a última vez que viu.
Contra a sua vontade, mas sem outra opção, Amanda segue para Minas Gerais cumprir o último desejo de sua avó. Além disso, ela precisava preencher lacunas do seu passado, e não poderia fazer isso sozinha.
O que definitivamente Amanda não esperava era conhecer pessoas que a cativariam, muito menos encontrar um homem que mudaria completamente a sua vida.
Uma herança de amor é uma história envolvente. Com um romance de fazer suspirar e que, com certeza, arrancará facilmente algumas (muitas, no meu caso!) lágrimas dos seus olhos, Lycia Barros conquista e prende a atenção do leitor nas páginas de seu livro. A narrativa é ótima, pois flui normalmente. É sofisticada sem ser prolixa. Difícil não gostar.
Uma das coisas que eu mais gostei no livro é o quanto os personagens são humanos. Eles tem qualidades, defeitos, desejos que não conseguem controlar, atitudes e pensamentos que poderiam perfeitamente ser meus ou seus. E isso te aproxima ainda mais do personagem. Você se identifica com eles, porque eles tem características de um ser humano qualquer. E o fato de eles serem cristãos não os torna milagrosamente perfeitos (como muitas pessoas acham que os cristãos se definem), porque isso não acontece com ninguém. Tentamos sim, sermos melhores com a ajuda de Deus, mas sabemos que nenhum de nós conseguirá atingir a perfeição. Me peguei diversas vezes criticando a atitude de alguns personagens, mas ao pensar na situação, pude concluir que eu poderia fazer aquilo também.
A história ensina muito sobre perdão. Essa é a lição mais forte que eu extraí do livro. Por mais que alguém tenha nos causado uma situação dolorosa, e por mais que seja difícil perdoar, é importante tomar essa decisão. É algo bom, não só pra quem é perdoado, mas também pra quem perdoa. As pessoas podem perfeitamente se arrepender dos seus erros, e ter uma chance de recomeçar. Mas, ainda que isso não aconteça, a "vítima" da história pode liberar o perdão, no intuito de se livrar do pesar que aquilo lhe causa, e seguir adiante, com dignidade diante de si mesmo e de Deus.
Pra mim, Lycia Barros é um orgulho. Um orgulho como leitora brasileira, pois ela é mais uma prova de que temos preciosidades na literatura nacional. E um orgulho como cristã, porque é ainda mais maravilhoso saber que esta autora tão incrível faz parte também da literatura cristã, tem ministrado à vida de muitas pessoas. Muito obrigada Lycia, que nos presenteou com esse livro que tem tudo pra ser considerado um dos melhores livros nacionais dos últimos tempos. Nos faz crescer como leitores, e nos edifica como cristãos.
Muito mais que recomendado!

Disponível em: http://eupensoeuconto.blogspot.com.br/

Neca 20/05/2023

Esperava um pouco mais do final. O enredo inicial era em cima da história de mãe e filha, e acabou pegando o foco mais do romance entre Amanda e Adan.

Aninha Morando 02/05/2017

Uma Herança de Amor - Quando o Fim Pode se o Começo
Uma Herança de Amor é um livro nacional M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, escrito pela Lycia Barros (leia a resenha de outro livro da autora aqui no blog clicando aqui). Aquele típico romance que tira o fôlego por todo sentimento envolvido, seja ele de amor, indiferença ou tristeza envolvidos e o melhor de tudo é que ele é o primeiro livro de uma trilogia! Os outros dois livros da trilogia são: Uma Herança de Amor - Armadilhas do Destino e Uma Herança de Amor - O Plano Perfeito!

Bom, o primeiro livro, do qual tratamos aqui, é voltado ao recomeço, perdão e amor entre casal e família! Apesar de me surpreender muito, trata-se de uma história com um contexto bem real, visto que nem sempre temos um bom relacionamento com nossas famílias e nem sempre lidamos bem com perdas, seja de pessoas vivas ou já falecidas, não é mesmo?!

Fiquei extremamente apaixonada pela história, pelos gêmeos (Adam e Rapha) apaixonantes, que Amanda acaba conhecendo nesse recomeço, por Ivy, que desde sempre ficou muito animada com a chegada de Amanda, e por todo mal entendido que Amanda confabulava em sua mente! haha' Creio que é parecida com muitas mulheres.

Não tenho dúvida que você também pode se apaixonar por essa história e personagens. Todos muito reais e cheios de emoções que precisavam ser tratadas ao longo do livro. Com certeza, não é um romance muito clichê, mas mesmo assim apaixonante.

Parabéns, Lycia Barros! Mais um de seus livros foi para minha lista de leituras favoritas!

site: http://www.aninhamorando.com.br/2017/04/resenha-uma-heranca-de-amor-pitada.html

Karol 24/12/2020

Minha opinião
Livro interessante, tinha tudo pra dar mais certo, só achei um pouco a desejar na estória principal que era Amanda e a mãe dela.
Perdeu totalmente o foco que foi direcionado a um romance rápido que foi movido por pura atração.

Ju 12/01/2014

Uma Herança de Amor - Quando o fim pode ser o começo
Amanda é uma garota de 23 anos que sempre teve uma vida confortável, pelo menos financeiramente falando. Foi criada pela avó desde os seus 5 anos, e muito amada por ela. Mas nunca entendeu bem seu passado. Lembra-se de ter morado com o pai por algumas horas, quando ele conseguiu sua guarda definitiva. Depois, tem um grande branco em sua memória. Só sabe que o pai morreu, e acredita que sua mãe, uma alcoólatra na época, tenha sido responsável por isso. Nunca recebeu explicações detalhadas, e não teve coragem de fazer perguntas.

Agora, sua avó está morta. Apesar de ter lhe deixado uma herança significativa, impôs uma condição para o recebimento: que Amanda passasse 30 dias sob o mesmo teto que a mãe. A garota, por respeito à última vontade de sua avó e também por precisar desesperadamente do dinheiro, já que se encontra desempregada e tem vivido da caridade de amigos nos últimos meses, decide aceitar o desafio. Não passa por sua cabeça que possa existir a possibilidade de uma reconciliação, só pretende sair do Rio, passar 30 dias em São Lourenço e retornar para sua casa, para poder viver o resto de sua vida em paz. Mas acaba conhecendo uma mulher bem diferente da que imaginou. Uma mulher que tem uma nova família e um lar repleto de amor. E essa foi apenas a primeira descoberta de Amanda. Só resta saber se ela escolherá o caminho do perdão e conseguirá aproveitar todas as bênçãos que Deus colocou em seu caminho.

"Às vezes precisamos desistir da vida que planejamos para dar espaço para a vida à nossa frente."

Fazia bastante tempo que eu queria ler um livro da Lycia. Algumas pessoas me questionavam se eu não tinha medo de odiar, por não compartilhar da mesma crença que ela. Bem, não, eu não tinha. Tanto que não sosseguei enquanto não realizei esse desejo. Embora eu não acredite exatamente nas mesmas coisas, só teve uma colocação no livro com a qual eu realmente não concordei. Fico feliz por ver uma obra tão bem escrita que fale de Deus para as pessoas.

Uma Herança de amor - Quando o fim pode ser o começo conta uma história muito linda. Uma história em que o amor é muito bem definido, e em que a importância do perdão é sempre lembrada.

Amanda e Janine passaram vários anos sem fazer parte da vida uma da outra, simplesmente por falta de comunicação e por medo da rejeição. Mas tudo tem uma hora certa para acontecer, e a hora dessas duas se entenderem acaba chegando.

"- O amor não exige pagamento. Não exige que o outro seja perfeito. É um ato livre. Mesmo que você falhe, mesmo que você erre, eu sempre amarei você. Sempre estarei do seu lado."

As personagens dessa história se tornaram todas muito queridas para mim. A pequena Ivy, de 9 anos, irmã de Amanda, ganhou meu coração logo de cara. Paulo, o novo marido de Janine, é um homem super íntegro, trabalhador, generoso e amoroso. Seus filhos gêmeos, duas beldades. Apesar de terem quase 30 anos, ainda estão se descobrindo, e enfrentam fases diferentes da vida. E Janine, ela realmente se arrependeu de não ter participado da vida de sua primeira filha, e é uma mãe exemplar para Ivy e para os rapazes. E sonha com a chance de poder ser a mãe de Amanda também.

Eu amei a escrita da Lycia, o livro tem romances lindos, tem drama, e também comédia. É uma delícia ver a implicância entre os irmãos, afinal, é bem difícil existir uma família em que esse ingrediente não esteja presente. Mas o amor e o perdão são realmente os ingredientes principais da trama, as personagens principais fariam qualquer coisa umas pelas outras. Me emocionei bastante em algumas cenas, e na parte final do livro eu não conseguia parar de chorar. Estou ansiosa para continuar a leitura da trilogia. Acredito que não vou me decepcionar.

"- A força do homem está naquilo que decide realizar, e não no que Deus pode fazer por você.
- Também acredito na força realizadora do homem, só não acredito que ele seja onipotente. Deus só age para nos dar solução naquilo que é impossível para nós. Naquilo que podemos fazer, o esforço deve ser nosso."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-novo-seculo-uma-heranca-de-amor.html
Karinne 12/01/2014minha estante
Não conhecia essa autora e confesso que estou um pouco cansada de trilógias e afins,mas me interessei muito pelo livro porque fala sobre coisas do cotidiano.Com certeza fará parte da minha lista de desejos pq acho que tbm vai me fazer refletir sobre o perdão! Amei a resenha :D

Juh 14/01/2014minha estante
Oie Ju!!!
Nossa esse livro deve ser realmente incrível! Gostei bastante da capa e mais ainda do enredo!
Amo histórias que falam sobre o amor, perdão, a fé e família.
Ainda não li nada da Lycia, mas depois de sua resenha e dos quotes, não tem como não querer ler!
É tão bom, quando lemos um livro que nos faz chorar e as personagens nos cativam!
Parabéns pela ótima resenha!
Beijos!

meudiariojk.blogspot.com.br

Sarah 10/02/2014minha estante
Este parece ter sido uma boa introdução à escrita da autora, né?! Mas que pena que os demais volumes decepcionaram. Quem sabe em um próximo lançamento a autora retoma o ritmo e agrada novamente.

DomDom 19/02/2014minha estante
Não conhecia essa trilogia, mas achei bem interessante. Gosto de tramas em que rolam esses "acertos de contas" entre as personagens. Nada como a convivência para surgir o momento da aceitação e perdão.

Thay 05/01/2023

Amanda recentemente perde a avó e tenta uma reaproximação com a mãe que ela culpa por abando... em meios de dramas familiares romances e segredos a gente vê o amadurecimento da personagem e aprende muitas lições... eu consegui sentir o que a autora quis transmitir.
Todo o desenvolvimento na parte romântica do livro tem um ritmo perfeito e envolvente demais... os personagens são quentes kkk
é um livro de tirar o fôlego e ler roendo as unhas, não senti vontade de parar de ler .

1 | 2 | 3 | 4 | 5