O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Wania Cris 29/04/2024

Ai, que 0d1o!!!
Fico feliz por não ter lido esse livro na época da escola. Hoje me sinto mais madura para absorver essa estória e ferver de ra1va dos pais do Eugênio.

Todo o fanatismo religiosos transvestido de religiosidade me enerva nessa obra. Os pais de Eugênio colocaram no menino, ainda criança, a expectativa de vê-lo padre é não mediram consequências para atingir esse objetivo. Passaram por cima da vontade e felicidade não apenas do filho, mas da afilhada a quem consideravam quase da família até que esta lhes contradizesse. Margarida foi privada de toda a felicidade com a qual sonhou, apesar de não se achar merecedora, justamente por conta do fanatismo da madrinha. Coitado do Eugênio pagou por tudo isso e pagou muito caro.

A edição da Audible é narrada por Daniel Munduruku e é bem agradável de se acompanhar.

Que 0diiiiiiio...

Felipe1503 03/04/2024

Adaptação
Mais uma daquelas histórias que seriam boas de se fazer uma minissérie.

Enfim, leria novamente! Gostei!

Sofidajaca 01/04/2024

Dom Casmurro, és tu?
O livro conta a história de Eugênio e Margarida que desde criança possuíam uma relação muito simbólica. Mas o destino traçado de Eugenio, pelo pai, em ser seminarista, vai deslocar o amor dos dois (por isso a comparação com a obra de Machado).
Mesmo distantes e com tantas tentativas de afastamento, o amor do jovens ainda reflete aceso.
O livro acaba sem um final definitivo, mas deixa a entender. Eu particularmente gostei bastante e nn tive dificuldade na leitura.

blucye 31/03/2024

O amor não vence tudo mas a loucura sim
Li pela escola, mas gostei! A história é simples mas o enredo tem umas partes q vc lembra do nada e para pra analisar e te confunde horrores. É um clássico por causa da linguagem e apenas. Mas eu real recomendo, vão gostar dele mas não saberão pq, só vão ter um afeto ao lembrar.

isiss0 03/03/2024

O Seminarista ?
Precisei ler esse livro por conta da escola, o livro tem umas palavras super difíceis de ler e entender, além de ser uma história bem antiga, o livro é muito arrastado, pulei muitas partes, pq sempre fala da mesma coisa. É um romance entre crianças mais depois cresce e se torna algo difícil de se ter, e ao mesmo tempo crítica a igreja católica. E o final (?) dava pra entender nada, aí do nada ela morre, odiei.

Thiggas 09/02/2024

é impossível negar que nesses livros que a gente convencionou chamar de "clássicos" a questão da linguagem é a principal barreira pra realmente de cabeça no livro, mas no caso de O Seminarista eu não achei isso um problema; obviamente existe uma forma de escrever a uma linguagem que não é a que a gente tá acostumado hj em dia, mas achei as descrições a analogias muito boas e interessante, trazendo os elementos da história mas misturando também com referências culturais e com a natureza. a história do livro não fica pra traz, gostei muito da forma que foi expressa essa dualidade que o Eugênio viveu e de como isso se desenvolveu no decorrer do livro

rihanne 30/01/2024

Li pra escola e adorei
Não pensei que fosse colocar literatura antiga aqui mas eu realmente gostei dele e recomendo pra quem tiver paciência com português mais antigo porque realmente se requer um esforço maior!

Leonardo1077 31/12/2023

Personages:
- Eugênio
- Margarida
- Sr. E Sra. Antunes
- Umbelina

O conto escrito por Bernardo Guimarães me lembrou bastante da história desenvolvida por Machado de Assis, em seu livro ?Dom Casmurro?. Os persongens principais são Eugênio e Margarida, ambos cresceram juntos na propriedade dos pais daquele, Sr. e Sra. Antunes. Seguindo as mesmas fórmulas do romances de época, os personagens principais ficam muito afeiçoados um pelo outro, pois viram o seu laço familiar de infância se tornar em um amor fervente de um pelo outro. De acordo com o que falei no início, por lembrar o conto de Machado de Assis, os ligeiros amantes devem se separar por uma causa altruístas dos pais de Eugênio, pois o sonho daqueles é ver o seu filho se tornar padre. Nesse diapasão, torna-se inevitável o afastamentos dos amantes, visto que a vida de um eclesiasta não abre espaço para uma vida matrimonial. O desenvolvimento da história se da com o crescimento da paixão de Eugênio e Margarida, e o contra ponto é o choque das ideias dos padres cardeais e da família de Eugênio com essa ligeira paixão. Assim, esses fazem de tudo para o rapaz se afaste dos prazeres mundanos e siga o caminho do celibato, pois um padre não pode dividir atenções. O final da história é um ponto chave, tendo em vista que o desenrolar da trama demonstra que a vida de Eugênio foi manipulado pelos pais para que o desejo deles se tornem reais. Portanto, esse livro traz uma boa história com um final surpreendente, pois foge dos finais clichês.

Henrique972 07/12/2023

Simplesmente horroroso
Eu odiei, eu li em um dia pois eu estava no carro indo para o Rio de Janeiro assistir o show da Taylor Swift e o livro é pequeno, eu era obrigado a ler por causa da escola, pois esse livro ia cair na prova.
Agora falando do livro, a escrita é muito difícil, a história é ruim, o livro é perturbado, como vc vai lá e descreve tão detalhadamente e fala que uma menina de 14 anos é uma deusa com curvas perfeitas e bla bla bla, odiei, achei tudo ruim, não dei 0 estrelas pois é antigo, e não estou acostumado com esse tipo de livro

Ravena 28/11/2023

Margarida correu para que Fleabag pudesse andar, rapaziada.

O livro é bem interessante, mas não achei que teve nenhum fator que me fizesse dar uma nota além de 3 estrelas.

Apesar de ser uma história que de fato envolve críticas escancaradas à sociedade e a alguns aspectos da igreja católica (ponto bem positivo, na verdade), não considero o livro como favorito, é bom e ponto, nada mais a acrescentar.

-M 17/11/2023

"Estou inteiramente convencido que toda e qualquer tentativa que eu faça para banir de meu coração esta paixão, será sem resultado. Não está em mim, nem há poder nenhum sobre a terra que me possa tirar do sentido aquela mulher."

Igreja e família sendo tóxicos e controladores com o protagonista. Quem esperaria algo do tipo dessas instituições, hein?
Senti pena do Eugênio e da Margarida, só queriam ficar juntos, os coitados.

Isabela.Felizardo 04/11/2023

O seminarista
QUE FIM FOI ESSE KKKKKKK
o livro em si é bem bom, tirando a parte que eu tinha que reler algumas frases por ter viajado e não prestado atenção. a história é legal também. mas o final??????

Miresenhs 21/10/2023

Nosso pequeno padre
Foi a primeira literatura brasileira que li.
(Tinha 12 anos), e hoje aos 24, continuo tendo o mesmo sentimento, achando um romance regional simples, mas, fantástico.
SIMPLESMENTE ME DEU UMA NOSTALGIA