O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães




Resenhas - O Seminarista


189 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 10 | 11 | 12 | 13


Dani 27/11/2021

Que livro maravilhoso,e chocante ne.kkk
Leitura flui muito rapido,ate procurei outros com essa mesma" pegada" ,mas igual à esse impossivel?
comentários(0)comente



Humberto 11/01/2022

Surpreso!
Essa foi uma das maiores surpresas que tive na literatura. Um livro curto, mas com os elementos essenciais num romance. Impecável do início ao fim, Bernardo Guimaraẽs só comprova que É um dos maiores escritores brasileiros.
Perfeito, simplesmente
comentários(0)comente



Rêh 22/01/2022

Leitura tranquila e rápida. Uma história de um amor proibido. Duas crianças foram criadas juntas, Margarida e Eugênio, mas chega o momento em que os pais dele o mandou para um seminário para estudar e se tornar padre, então Eugênio e Margarida se vêem apaixonados, mas um amor impossível de dar certo. Em alguns momentos acontecem coisas em que a gente pensa que eles podem acabar juntos mas... Enfim o final pra saber só lendo mesmo!!! Vale a pena.
comentários(0)comente



Paulo.Diniz 19/02/2022

Gostei bastante
A história é bem interessante e o livro não é muito grande de se ler, além de mostrar personagens que descreviam a ideologia da época.
comentários(0)comente



Jessi 07/03/2022

O final que sala
O começo para o meio é todo enjoado, fiquei cheia de raiva com os pais de Eugénio, bom mesmo é lá pra o final. Típico final de romance do século XIX, eu gosteiiii
comentários(0)comente



Guilherme 08/03/2022

Gostei mtt da leitura. Rapida e fluíu muito bem. Um final em aberto e um tanto a desejar. Gostaria de ver eles dois juntos, mas gostei dele se revoltando nos ultimos minutos. Enfim, nota 4
comentários(0)comente



Eloisa 03/04/2022

Razoável
Li esse livro para um trabalho de escola, e não achava que ele seria bom. Mas pelo tempo que é escrito, a leitura foi bem fluída.

Se baseia muito na questão de "Razão vs Amor". Eugênio era um rapaz doce, e puro, e que tinha um carinho grande por Margarida, que mais tarde se tornou numa grande paixão, mas ele não podia se entregar a esse pecado de toca-lá. Afinal, ele era um padre, esse era o seu sonho de criança, mas que mais tarde se tornou um inferno.

O livro toca, e muito na questão do fanatismo religioso, e como isso pode destruir a vida de alguém. Os mosterios, eram como se fossem prisões. Apenas as escritas sagradas podiam entrar naquele lugar, outros assuntos eram proibidos.

Cita também a questão da bruxaria. E que as mulheres eram seres diabólicos, que venho pra destruir os homens de bem.

Apesar de não ter gostado do final, foi uma experiência literária boa, pois não tenho costume de lê livros clássicos/época.
comentários(0)comente



Clio0 26/05/2022

O Seminarista é uma história singela, não de amor apesar de ser relacionado a ele. Essa obra, como outras pelas quais o autor é lembrado, retrata como a brutalidade, a estupidez das instituições pode destruir a vida das pessoas.

Normalmente, qualquer obra que busque criticar a Igreja Católica ou o Patriarcado termina sendo rica em concupiscência e deboche, a História fornece relatos reais que influenciam os escritos. Contudo, Margarida não é uma Maria Madalena ou uma Jezabel, Eugênio não é um Padre Amaro; o amor deles é romântico, tímido, algo que lembra em muito a corte entre Bentinho e Capitu em seu início.

E se a pressão e manipulação paterna e eclesiástica motivam a separação, a retidão moral dos protagonistas a prolonga. Há, obviamente, uma possibilidade de questionamento sobre essa posição, mas vale lembrar que a obra foi escrita em 1872 - se hoje a cultura luso-brasileira ainda foca na obediência familiar, quase um século e meio antes algo assim era praticamente impensável.

A minha edição apresentou alguns problemas com a lombada e o papel branco brilhante é pouco desconfortável. Não há outros problemas no volume.

Recomendo.
comentários(0)comente



helo 31/05/2022

Os problemas das instituições sociais
O Seminarista é um livro que crítica sutilmente os problemas das instituições que somos inseridos desde pequenos, principalmente a igreja e a família. Uma escrita super fluída para um livro de época, personagem cativantes e relações genuínas.

Eugênio sempre teve aptidão para a religião, foi criado com Margarida e os dois tem uma conexão especial. Quando ele vai pro seminário a saudades é mais forte, e o drama do livro se desenvolve nesse sentimento confuso que Eugênio tem entre o celibato e Margarida.

Nunca deixando de ser uma narrativa leve e inocente, O Seminarista crítica a imposição da vocação, das atitudes do Padre e das mentiras, uma crítica a incompreensão da família e a ingenuidade de ambos os personagens principais. O autor trouxe a verdadeira face da igreja e da família de fomra velada, toda via quando lido com atenção sofremos junto com os personagens pelas represálias sofridas com atitudes mais inocentes possíveis.

Com um final que achei particularmente surpreendente, o livro me cativou bastante. A história dos dois é linda de mais, a evolução do amor desde criança, as dificuldades com a repreensão dos pais e da igreja. Confesso que gostaria de ter visto um fim mais alegre, mas entendo a crítica necessária da época e super pertinente se aplicada para outras instituições atualmente.

Eugênio e Margarida são um casal que tinha tudo pada dar certo, porém ,infelizmente, conviveram na época errada na qual tudo conspirava contra eles.
comentários(0)comente



Duda 15/06/2022

O seminarista
Eu não tenho muito o costume de ler clássicos, mas o livro me atraiu muito (eu sou viciada em um romance kkk).
A história apesar de ser bem clichê, se desenvolve de uma forma legal, mas o final é bem maçante e tive que lutar um pouquinho para terminar.
Enfim, é um bom livro.
comentários(0)comente



Lele 21/06/2022

Gostei do livro. Nele vemos que os pais preferem que o filho vire padre para ter um status e de poder dizer que tem um filho que é padre,e deixam que o filho tenha uma vida feliz sendo o que se case com o seu amor de infância. Ele nunca quis ser padre,teve uma vida infeliz,e não pode aproveitar certos momentos. E isso é tudo culpa dos pais que apenas se importavam com status e não com a felicidade do filho! A leitura é rápida,mas por ser um livro da literatura clássica brasileira as vezes precisamos do dicionário. Mas vale a pena ler!
comentários(0)comente



Taís 15/07/2022

bacaninha
Gostei do livro, foi interessante ver o autor questionar as regras da igreja. Fiquei esperando por qual seria o final e fiquei satisfeita com a resolução.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara3223 21/07/2022

emocionante e verdadeiro
demorei pra terminar mas gostei bastante do livro. ele vai além do romance entre duas crianças, mostra como as instituições sociais agem e como fazem nós agirmos. a crítica ao fanatismo religioso, a questão da mulher ser considerada diabólica, tudo isso, e mais, é bem desenvolvido. você fica angustiado com o Eugênio, com seus dias no seminário, a luta entre ficar na igreja ou amar Margarida, como ele vai ficando cada vez pior. fica tocado com o amor entre eles, que desde a infância estavam juntos. você quer que isso de certo para eles serem felizes mas nem sempre isso acontece. os acontecimentos finais me surpreenderam muito, não esperava por aquele fim e gostei bastante do desfecho. é um ótimo livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



189 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR