O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Mariii 07/07/2023

Leitura rápida
Segundo clássico que leio mais rápido na vida, tô adorando o fato de a leitura estar fluindo com romances do século XIX! Achei realmente diferenciado, os protagonistas são personagens bem ingênuos, o que dá um certo humor à narrativa, sem contar com a crítica a diversas instituições dessa época, com ênfase nas religiosas e o celibato clerical, que é o diferencial da obra. Mesmo sabendo do fim trágico, gostei bastante da leitura. Os capítulos são curtos e bem divididos, o que também ajuda muito na compreensão.

Isabela.Felizardo 04/11/2023

O seminarista
QUE FIM FOI ESSE KKKKKKK
o livro em si é bem bom, tirando a parte que eu tinha que reler algumas frases por ter viajado e não prestado atenção. a história é legal também. mas o final??????

Ravena 28/11/2023

Margarida correu para que Fleabag pudesse andar, rapaziada.

O livro é bem interessante, mas não achei que teve nenhum fator que me fizesse dar uma nota além de 3 estrelas.

Apesar de ser uma história que de fato envolve críticas escancaradas à sociedade e a alguns aspectos da igreja católica (ponto bem positivo, na verdade), não considero o livro como favorito, é bom e ponto, nada mais a acrescentar.

Leonardo1077 31/12/2023

Personages:
- Eugênio
- Margarida
- Sr. E Sra. Antunes
- Umbelina

O conto escrito por Bernardo Guimarães me lembrou bastante da história desenvolvida por Machado de Assis, em seu livro ?Dom Casmurro?. Os persongens principais são Eugênio e Margarida, ambos cresceram juntos na propriedade dos pais daquele, Sr. e Sra. Antunes. Seguindo as mesmas fórmulas do romances de época, os personagens principais ficam muito afeiçoados um pelo outro, pois viram o seu laço familiar de infância se tornar em um amor fervente de um pelo outro. De acordo com o que falei no início, por lembrar o conto de Machado de Assis, os ligeiros amantes devem se separar por uma causa altruístas dos pais de Eugênio, pois o sonho daqueles é ver o seu filho se tornar padre. Nesse diapasão, torna-se inevitável o afastamentos dos amantes, visto que a vida de um eclesiasta não abre espaço para uma vida matrimonial. O desenvolvimento da história se da com o crescimento da paixão de Eugênio e Margarida, e o contra ponto é o choque das ideias dos padres cardeais e da família de Eugênio com essa ligeira paixão. Assim, esses fazem de tudo para o rapaz se afaste dos prazeres mundanos e siga o caminho do celibato, pois um padre não pode dividir atenções. O final da história é um ponto chave, tendo em vista que o desenrolar da trama demonstra que a vida de Eugênio foi manipulado pelos pais para que o desejo deles se tornem reais. Portanto, esse livro traz uma boa história com um final surpreendente, pois foge dos finais clichês.

rihanne 30/01/2024

Li pra escola e adorei
Não pensei que fosse colocar literatura antiga aqui mas eu realmente gostei dele e recomendo pra quem tiver paciência com português mais antigo porque realmente se requer um esforço maior!

Thiggas 09/02/2024

é impossível negar que nesses livros que a gente convencionou chamar de "clássicos" a questão da linguagem é a principal barreira pra realmente de cabeça no livro, mas no caso de O Seminarista eu não achei isso um problema; obviamente existe uma forma de escrever a uma linguagem que não é a que a gente tá acostumado hj em dia, mas achei as descrições a analogias muito boas e interessante, trazendo os elementos da história mas misturando também com referências culturais e com a natureza. a história do livro não fica pra traz, gostei muito da forma que foi expressa essa dualidade que o Eugênio viveu e de como isso se desenvolveu no decorrer do livro

blucye 31/03/2024

O amor não vence tudo mas a loucura sim
Li pela escola, mas gostei! A história é simples mas o enredo tem umas partes q vc lembra do nada e para pra analisar e te confunde horrores. É um clássico por causa da linguagem e apenas. Mas eu real recomendo, vão gostar dele mas não saberão pq, só vão ter um afeto ao lembrar.