Um amor, um verão e o milagre da vida

Um amor, um verão e o milagre da vida Isa Colli

Resenhas - Um amor, um verão, e o milagre da vida

Paty 01/02/2012

A autora conseguiu descrever a praia com uma riqueza de detalhes impressionante, dá pra se sentir na ilha. E as lendas que fazem parte da cultura da região estão em alguns capítulos do livro, o que eu achei muito interessante e importante porque se conhece realmente um pouco da cidade. É uma história baseada em fatos reais, e esse fator torna a leitura mais cativante.
É uma leitura leve e tranquila, daquelas que nem sentimos....e quando percebemos já acabou.

O desenvolvimento da história se dar sem enrolação, direto e rápido,mas nem por isso é pobre em detalhes, explicações e descrições.

A história é contada do ponto de vista às vezes de Maria Paula, às vezes por JC e a princípio por uma terceira pessoa

Uma idéia geral da história:

Maria Paula e JC são dois jovens de mundos oposto: JC mora numa ilha e é filho de pescador; Maria Paula mora e São Paulo e é filho de um empresário.

Quando está passando férias na casa do avô numa ilha em Angra ela conhece JC; a princípio Maria Paula não queria aceitar que tinha um sentimento especial e uma atração por JC devido as diferenças e seu pai nunca aceitaria esse romance. Mas não se escolhe por quem se apaixonar. Será que o romance dará certo ?

No meio desse turbilhão de sentimentos entre Jc e Maria Paula, acontece o inesperado: JC está doente,muito doente. E então se inicia uma luta muito dolorosa,mas cheio de amor e fé.

“Minha mãe, talvez esse seja o início de uma grande batalha, mas fique certa de que serei um grande soldado e vou vencer. Mas, mãezinha... preciso que seja forte e lute comigo. Não fraqueje, nem perca sua fé. Lembra-se? Foi você quem me ensinou a nunca perder a fé.”pg82

Uma história muito emocionante e triste, não é novidade se eu falar que chorei né rsrsr.

“Não importava qual seria o tempo que teriam juntos. Não importava se seria uma vida inteira ou uma breve passagem no tempo. Nenhum de nós tem controle sobre isso.”
Leitura recomendada.

Aione 03/01/2012

“Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida” conta a história do descobrimento do amor por dois adolescentes e, também, da importância desse sentimento em suas vidas. Através de uma narrativa convidativa e bem estruturada, Isa Colli construiu uma bela história baseada em um fato real de sua própria vida.
Logo no prólogo, somos apresentados à história e aos fatos que a constituirão. Portanto, nada do que eu disser na resenha será um spoiler, visto que são ditos no próprio início do livro. Normalmente não leio nem as sinopses dos livros para me surpreender com seus acontecimentos, mas foi interessante já saber os acontecimentos desse. A expectativa criada aqui não diz respeito aos acontecimentos em si, mas sim à maneira de como são desenvolvidos.
Os capítulos iniciais são divididos segundo a vida de Maria Paula e de João Carlos, o JC, através da narrativa em terceira pessoa. Inicialmente, ambos não se conhecem e a história vai sendo construída antes do encontro dos dois. Mesmo após terem se conhecido, a história continua sendo mostrada pela visão de ambos, tanto individualmente quanto juntos.
Uma característica da narrativa é ser narrada com os verbos no presente. Quando comecei a leitura, isso foi algo que estranhei, pois é mais comum encontrarmos as ações no passado. Entretanto, esse não é um ponto negativo, é apenas uma característica da narrativa que, inclusive, muito me agradou por ter se mostrado bem estruturada e convidativa para a leitura, a qual se fez fluida.

“Não conseguiam resistir à força daquele beijo, que eclodia em paixão. Se tivesse se inclinado para trás e caído em um precipício, não ficaria mais indefesa do que estava naquele instante, colada a ele, amparada por ele, envolvida por ele e... totalmente entregue.”
página 101

A maneira como o romance se inicia é um pouco rápida, mas pertinente, considerando-se serem dois adolescentes que se sentem atraídos um pelo outro desde o início.
Gostei das personagens criadas por Isa. Maria Paula é uma típica adolescente de 17 anos que passa por um amadurecimento imposto pelas situações por que passa. JC me cativou por sua fé e a maneira pela qual encara as provações que precisa passar, ainda que tenha seus momentos de negação. Agora o personagem que me conquistou acima de todos foi Olímpio, avô de Maria Paula. Sua maneira de tratar os netos foi o que me ganhou.
Alguns detalhes da história ficaram um pouco confusos para mim, mas que não influenciam no todo e dizem respeito, principalmente, a dados cronológicos. Como o livro está sendo revisado pela autora para que seja lançada sua terceira edição, esses detalhes serão revistos por ela.
O que mais me agradou no livro, seguido pela narrativa, foi a sua mensagem. Ao abordar a temática do câncer, a autora ressalta a importância do amor e do apoio dos entes queridos nesse delicado momento. No prefácio, Isa conta o motivo que a levou a escrever o livro: ela própria já ter vivido essa situação. Portanto, a temática da doença é abordada por alguém que tem bagagem para falar sobre o assunto e sobre a maneira de enfrentá-lo. Ainda, achei muito interessante que dados científicos sobre o câncer tenham sido colocados na forma de consultas médicas, possibilitando uma maior compreensão e visão sobre o assunto.
Por fim, quero agradecer tanto a autora quanto a Mônica, da Editora Baldon, por terem me possibilitado a leitura de “Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida”. Foi uma leitura rápida e emocionante, que certamente cumpriu o papel de transmitir sua mensagem de amor.

Bárbara 16/02/2012

Um amor, um verão, e o milagre da vida, Isa Colli
Como tenho tido muito contato com a Monica, responsável pelo Marketing na Editora Baldon, e também conversado bastante com ela sobre o livro da Isa Colli, percebi que tudo o que ela me falou sobre a autora é verdade: Isa tem uma facilidade imensa para falar sobre qualquer assunto.

Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida não é um livro que fala apenas de uma história de amor entre dois adolescentes. É um drama mostrando a luta contra o câncer. Além disso, mostra a preocupação das pessoas com o meio ambiente, já que a história se passa em Angra e é cheia de ambientes maravilhosos.

Na minha opinião, Isa não poderia ter escolhido um cenário mais bonito para contar a história de João Carlos, mais conhecido como JC, e Maria Paula. Eles são de mundos diferentes: JC é filho de um pescador, nativo de Angra, e Maria Paula é filha de um rico empresário, chegando no lugar apenas para passar as férias de verão.

Logo no início vemos que ela gosta, de cara, de JC, mas não quer que nada aconteça por saber que seu pai não apoiaria um namoro dela com um filho de pescador. Mas ele, claro, é irresistível, e a história começa a acontecer.

Não vou falar sobre o romance, pois o interessante é mesmo ler.

Pra quem gosta das histórias românticas de Nicholas Sparks, o livro da Isa Colli é uma ótima dica. E foi por ser parecido que não consegui dar as 5 estrelinhas. Explicarei melhor para vocês.

Eu sempre disse que não gosto quando a história acontece rápido demais. Conhecendo num dia e "dizendo amar" no outro. E é quase isso que aconteceu na história de JC e Maria Paula. Mas, tirando esse fato, o livro é muito bom. A facilidade, como já disse, que Isa tem de escrever sobre todo e qualquer assunto fica bem visível na leitura de Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida.

Natalia 03/11/2012

(http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
Não esperava receber esse livro, visto que já haviam passados vários dias desde que eu tinha mandado meu endereço para o e-mail da editora. Resumindo: foi uma deliciosa surpresa quando fui checar se tinha algo para mim na caixa de correio e achei um pacote embrulhado em um envelope pardo com a etiqueta da Baldon. Tinha algumas expectativas em relação a ele, já que eu conhecia o cenário onde a história se passava e sou a favor da publicação dos autores nacionais.

O começo do livro é bastante comum, os diálogos são interessantes e bem próximos da nossa realidade. A escrita de Isa é bastante fácil, o que torna a leitura mais rápida e compreensível. Uma coisa que me confundiu um pouco, porém ao mesmo tempo me deixou mais por dentro da história é o fato de que as narrativas são alternadas entre a família de Maria Paula e João Carlos, a cada capítulo.

Achei o romance um bocado previsível e superficial. É sim, o tipo de história bati-o-olho-naquele-garoto-lindo-ele-respondeu-meu-olhar-e-agora-estamos-apaixonados. Em meu ponto de vista, aconteceu muita coisa em pouco tempo. Isa jogou uma porção de detalhes de uma vez só, os acontecimentos poderiam ter ocorrido com um pouco mais de lentidão.

Alguns outros aspectos também deixaram a desejar, como a revisão gramatical (achei alguns erros durante a leitura) e a diagramação. A sinopse disponibilizada pela editora contém muito spoiler, o que me incomodou profundamente. Senti bastante a falta de uma contracapa mostrando uma breve sinopse, e de uma orelhinha com um trechinho do livro, como vejo normalmente. O sobre a autora ficou muito grande e cansativo, fora que os depoimentos na contracapa poderiam ter sido colocados em uma das primeiras páginas do livro. A gráfica dos capítulos ficou pesada demais, me senti lendo um manual de instruções, e não um romance. Em minha opinião, poderia ter sido algo mais singelo e gracioso.

Me simpatizei com o irmão de Maria Paula e com Bárbara. Os personagens possuem aquela alegria carioca e vivem um cotidiano bem próximo ao nosso, o que fez com que me identificasse mais fácil. Só o romance mesmo que era o foco, me deixou particularmente chocada. Como podem se amar assim, sem praticamente conhecer um ao outro? Achei o tempo de convivência entre os dois muito curta para tal. O final não foi nada impactante, pois só de ler a sinopse e o índice do livro, eu já sabia de cór e salteado tudo o que ia acontecer.

Enfim, é um livro que eu vou pegar pra ler quando estiver deprimida, pois adoro romances desse tipo quando entro nesse estado. Mas em questão de romance para me entreter, acho que ainda deixa bastante a desejar. A autora mostrou que pesquisou a fundo sobre o câncer, mas pesquisou mesmo, a ponto de deixar as falas do doutor meio robóticas. Minha reação ao fechá-lo foi indiferente. Não esperava nem mais, nem menos. Cumpri todas as expectativas para com ele, mas não as excedi. Recomendo à quem é fã de romances daqueles rápidos.

Elis 02/06/2012

Resenha em vídeo: http://amagiareal.blogspot.com.br/2012/06/um-amor-um-verao-e-o-milagre-da-vida.html

Por tanto somente irei deixar um comentário por aqui.

A escritora me surpreendeu com seu estilo de escrever e o desenrolar da história, mesmo que eu tenha feito uma pequena confusão no início devido ao modo como foi elabora o diálogo de Maria Paula no começo, ela recupera a essência da personagem na próxima página. Vamos devorando o livro, pois ele é composto de capítulos curtos e um enredo forte.
Nos emocionamos e queremos logo saber tudo o que vai rolar em suas páginas. No final creio que a autora quis poupar um pouco os sentimentos de todos nós leitores, depois de tantas emoções e arrematou com um final conclusivo e rápido. Sem tanta emoção como sentimos durante os capítulos incríveis no decorrer do livro. E mesmo ele sendo previsível, nos deixa com um sorriso no rosto.

Eu recomendo a leitura. E dou meus parabéns a editora e a autora pelo trabalho e pela bela qualidade.

Nota 10!!!

Beijokas Elis!!!!!!

GianiPlata 05/05/2012

UM AMOR, UM VERÃO E O MILAGRE DA VIDA - Isa Colli
Olá docinhos mais açucarados do mundo!

Estou vermelha igual a um camarão, pois fui com uma amiga a uma cidade MARAVILINDA!
Passei essa semana na casa de praia do avô dela, lá em Angra dos Reis!!!
Que lugar espetacular! As praias, as trilhas, os nativos, a comida.... Huuun... Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de apreciar uma boa culinária típica!
E lá pude presenciar uma história de luta pelo amor e pela vida.

Querem saber como foi minha semana?
Então vamos aos detalhes!

Maria Paula é uma amiga querida! Meio mimada e fútil, pois seu pai é um grande banqueiro e sua família tem muitas posses.
Uma dessas posses é uma casa de verão em Angra dos Reis. Essa casa foi comprada por vontade da avó de Maria Paula, que na época estava muito doente e queria passar o tempo que lhe restava de vida num lugar maravilhoso como aquele. O Sr Olímpio, avô de Maria Paula acabou morando por lá depois que a esposa faleceu e deixou os negócios para seu filho, que mora em São Paulo e que de tanta tristeza não queria mais voltar a Angra, pois sempre que ia até lá, lembrava o quanto vira sua doce mãe sofrer.

Maria Paula e sua mãe decidiram ir até Angra e fizeram William (o pai de Maria Paula) prometer que iria também.

Chegando a casa do avô, reencontraram o caçula da família Matheus, que já estava por lá fazia alguns dias.
A casa é muito bonita! Bem arejada e com aquele jeitinho especial que só encontramos em casa de praia...

Fomos recebidas com muitos abraços e com os deliciosos quitutes de Lucrécia, a governanta da casa, que já estava lá há tanto tempo que havia se tornado patrimônio da família!!!

Depois de descansar, fomos passear na praia. Lá vimos alguns garotos (nativos) muito bonitos jogando futebol na areia. Acho que eles quiseram impressionar as meninas (Eu sou casada, então só posso olhar! rsrsrs), pois foram correndo para a água mostrar que são bons nadadores! Porém, um deles saiu da água muito pálido e fazendo cara de dor... Ainda bem que minha amiga Maria Paula vai ser médica e já tem alguma noção de primeiros socorros! Corremos até ele, e o ajudamos do jeito que podíamos...
Quando ele nos afirmou que estava melhor, conversamos um pouquinho. Seu nome é João Carlos, mas os amigos o chamam de JC. E de acordo um amigo de JC aquela não era a primeira vez que ele tinha aquele mal estar... Maria Paula o fez jurar que procuraria um médico, pois com a saúde não se brinca.
JC nos contou um pouco sobre sua vida. Disse que seu pai é pescador e que sua mãe é uma ótima cozinheira (Opa! Quero conhecê-la!).
Nos disse que tem uma irmã chamada Isabela e um irmãozinho o Ricardinho, que é seu maior fã e sempre o acompanha nas trilhas, no futebol e no surf.

Já era quase meio dia, e o sol estava muito quente... Nos despedimos dos meninos e fomos para casa almoçar.
No outro dia bem cedo, Maria Paula Sumiu! OMG!
Todos ficaram super preocupados!!! E adivinhem com quem a Dona Bonita estava?!?!!?
Quem disse com JC acertou! Os pombinhos estavam passeando na praia para ver o sol nascer. (Que Romântico!)
Quando chegou em casa, levou uma bronca da mãe, mas como estavam todos preocupados com o sumisso, o alivio foi maior que raiva.

Naquela mesma noite, houve um lual na praia, que foi onde JC (embalado pelas maravilhosas musicas locais) declarou todo seu amor por Maria Paula!
Começou ai um lindo romance entre duas pessoas tão diferentes, mas que foram feitos um para o outro.

O romance ia as mil maravilhas, até que em uma madrugada, JC passou muuuuito mal e teve que ser carregado às pressas para o hospital.
Após alguns exames superficiais, uma suspeita horrível... “Melhor procurarmos um especialista” Disse a médica da ilha.
Com muito medo do que enfrentaria depois da consulta com o tal especialista, JC termina o namoro com Maria Paula, sem contar nada do que estava acontecendo.
A moça fica arrasada, mas tem seu orgulho e não vai implorar.

Que pena um amor tão bonito e puro terminar assim...

Não. Esse não pode ser o fim de tudo!
Deve ter acontecido alguma coisa terrível para JC agir dessa maneira!
Será que o que ele tem é tão grave?

Vamos ajudar Maria Paula a conseguir seu amor de volta!
E ajudar JC a superar os problemas que o aguardam.
Só com a ajuda da fé, do amor e da amizade podemos curar as piores dores da vida.

Encantem-se com uma das mais belas paisagens do Brasil.
Não esqueçam de dar uma passadinha na casa de JC e procurar por seu avô! Ele conta ótimas histórias!!!
Quem ai surfa? Vai ter campeonato lá!!!
Só cuidado pra não tomar um caldo hein!!! kkkk

Beijos e até a próxima viajem!

@AnnyPlata
aestranhaestantedagi.blogspot.com.br

Juliana ;* 20/02/2012

Lindo!
Ao passar as férias na casa do avô em Angra dos Reis, Maria Paula conhece JC, e ele imediatamente se mostra interessado na garota. Já Maria Paula tenta disfarçar sua atração pelo garoto, afinal ele é só um filho de pescador!

Mas, como ninguém tem o poder de escolher por quem irá se apaixonar, Maria Paula e JC se vêem envolvidos numa linda relação de carinho e entrega. E desta inesperada relação nasce o amor, um amor puro e inocente, que faz com que ambos aos poucos mudem seus hábitos e seu modo de ver e pensar sobre as coisas.

E é quando estamos completamente envolvidos com este lindo romance que descobrimos o não tão inesperado. JC está doente, e é grave.

E então começa a luta contra o câncer e a descoberta de quem são realmente os personagens. Descobrimos, através desta grande provação, a fé de JC e a força de Maria Paula. Percebemos o quanto os personagens mudaram, o quanto evoluíram.

O desenvolvimento da história ocorre de forma bem objetiva, sem grandes suspenses, o que conta como um ponto positivo, já que isso não prejudica em nada as descrições. Muito pelo contrário, a história e bem rica em detalhes, principalmente na descrição da praia e dos diversos cenários.

Tudo no livro me agradou. A forma dinâmica que foi escrito, os personagens extremamente carismáticos, a forma com que o câncer foi abordado e a forma com que os personagens lidaram com ele.

A história é tocante e é contada de forma sensível. Consegue fazer com que qualquer pessoa se sinta parte do livro. É o tipo de história real, com personagens reais. E talvez por isso seja tão natural a identificação que tive com quase todos os personagens.

Acredito que o fato da autora ter passado por situação semelhante ajuda muito na hora de falar da doença. Pois ela já tem uma bagagem, e sabe muito bem como é o câncer e o seu tratamento. Não digo só no aspecto sentimental, mas, no aspecto medico também.

Conforme o JC descobre a sua doença e se inicia o tratamento, podemos conhecer através das consultas médicas, como funcionam os procedimentos médicos e a evolução da doença.

Mas não foi isso o que mais me encantou no livro, o que mais me encantou foi a mensagem linda que ele traz. A fé que os personagens mantêm apesar das provas que tem de passar é muito grande. O livro mostra a importância do amor e do carinho de todos aqueles que são importantes pra nós em todos os momentos de nossa vida, principalmente nos ruins.

Não somos nada sozinhos, e sozinhos não conseguimos nada também. Por vezes temos que buscar forças naqueles que amamos e que nos amam também. E isso é mais do que natural, é necessário, pois é com o apoio e com o carinho destas pessoas que podemos passar por situações difíceis e de provação.

Dê valor a sua família e as pessoas que te rodeiam. Busque na sua memória qualquer vitória conquistada e lembre-se das pessoas que estavam ao seu lado. Agora busque suas derrotas e lembrem-se quais eram as pessoas que estavam contigo.

Estas são as que precisam ouvir de ti, pelo menos uma vez, a importância que elas têm para você. Não porque elas esperam, mas porque elas merecem. E você também! Acredite, não há nada como dizer "Eu amo você".

Pandora 19/02/2012

Um amor, um verão, e o milagre da vida Um amor, um verão, e o milagre da vida
A versão de Um amor de Verão que estou lendo é em e-book e pelo visto a paginação é um pouco diferente do livro impresso, na minha versão são apenas 150 páginas, então para todos os efeitos eu dividi o livro em três partes: a Ilha Grande, o Amor e a Dor, Superação. O livro da Isa Colli conta uma história de amor, de dor e de superação, é um livro muito breve e de uma autora iniciante, mas também muito lindo e intenso.

Na sua primeira parte, enquanto nós conhecemos os personagens também conhecemos a Ilha Grande em Angra dos Reis, um tipo de paraíso, com praias boas para surf, reservas ecológicas e moradores, que por mais humildes que sejam, tem uma profunda preocupação em relação a preservação de seu lar. Os personagens pertencem a dois mundos distintos Maria Paula pertence a uma família abastada, João Carlos (JC) a uma família de pescadores. Mas essa não é uma história de Romeu e Julieta ou de heróis e vilões... Os pescadores não são ogros ignorantes e os ricaços não são pessoas cruéis e sanguinolentas.

Confesso que amei a forma como a Isa (eu pegando intimidade com a autora) nos apresentou os pescadores, pessoas honradas, pobres porém inteligentes, informadas, preocupadas em orientar seus filhos para entrar em uma Universidade, orgulhosos de suas origens, mas conscientes da necessidade de ir além... Ela foi perfeita nesse quadro. Confesso que presto muito atenção na forma como os autores retratam a comunidades de baixa renda, odeio quando colocam os pobres como pessoas coitadinhas, ignorantes e sem futuro.

Sim, a parte as famílias, nós conhecemos a Ilha Grande, suas tradições e pontos turísticos, todo tempo eu parava a leitura para buscar fotos no google do local, fiquei maravilhada com tudo o que vi e sonhei junto com a Ana Paula e seu JC lindoooo... Viajei com eles madrugada a dentro conhecendo Proveta, a Bica do Carioca, o Convento de São Bernardo do Sena, a praia do Aventureiro e seu coqueiro inclinado a enfrentar a natureza.

E sim, quando a gente tá no melhor da história vem o choque, afinal a vida não é feita só de algodão doce néh?!?! Vem a doença do JC, o cenário deixa de ser as praias maravilhosas e passa a ser o hospital, as noites de amor dão lugar ao discurso dos médicos... Tudo tão triste, eu confesso que chorei horrores porque não costumo economizar sorrisos e nem lágrimas...

Vencer certos obstáculos não é fácil, mas é possível e os nossos jovens conseguem... Ufa, cheguei a ter medo quando o JC... Opa, esses detalhes nada sórdidos tem que ler pra saber... huahauahua #Risadas.

Enfim o livro é uma leitura ótima, rápida, instrutiva... Daquelas que fazem você repensar algumas coisas tal como a protagonista que no começo da história era uma menina rica, boa de coração, mas sem objetivo na vida, mas que diante desse obstaculo cresceu e se tornou uma mulher de fibra e coragem... Gosto de protagonistas assim, nada de chororo dolorido e aiaiaia... Maria Paula vai a luta, cresce e no final... Ah... o final só lendo para saber...

Resenha postada originalmente em: http://saletadeleitura.blogspot.com/2012/02/nossa-parceira-editora-baldon-e-resenha.html

Vanessa Meiser 21/02/2012

Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida não é apenas um livro de romance entre dois belos jovens, é muito mais do que isto, é uma dramática história de superação e força de vontade na luta contra o câncer.
Maria Paula de Mendonça é uma jovem menina de classe média alta de 17 anos que mora em São Paulo com seu pai, sua mãe e seu irmão menor.
A família de seu pai possui uma casa em Angra do Reis que, é onde mora seu avô paterno Olímpio de Mendonça. Olímpio é um senhor muito distinto e querido por toda a família, mas carrega no coração a dor de ter perdido sua esposa para o câncer, ele nunca conseguiu superar esta perda.
Há muitos anos Maria Paula não passava as férias com seu avô e agora já adolescente, resolve acompanhar sua mãe e seu irmão nesta viagem. Chegando lá ela conhece na paria o jovem João Carlos, J.C., como é chamado pelos amigos.
J.C. tem 20 anos de idade e é muito bonito. O garoto ama o lugar onde mora e seu maior sonho é ser biólogo para continuar morando e trabalhando em Provetá, um vilarejo de pescadores da Ilha Grande em Angra. Aliás, J.C. é filho de pescador e leva uma vida simples. O jovem divide seu tempo livre entre o surf, o futebol, os estudos para o vestibular e seu trabalho como guia turístico. Sempre muito ágil e inquieto, o rapaz começa a desconfiar que algo de errado está acontecendo com ele quando fortes dores no estômago o impedem de realizar as tarefas mais simples.
Maria Paula apesar de ser rica, é uma menina humilde e muito querida e mesmo com um pouquinho de receio de se envolver com alguém de classe social tão diferente da sua, ela acaba se apaixonando perdidamente por J.C. e mesmo depois de descoberto o câncer de estômago do namorado ela não o abandona em momento algum e luta junto com toda a família dele para vencerem esta batalha.
A família da menina que já havia sofrido uma perda para o câncer, fica apreensiva no início, mas acabam por apoiar Maria Paula nesta jornada pois, sabem que o sentimento dela por ele é verdadeiro.

Enfim, o livro é muito bom. E além de ser uma história de luta e superação, o livro possui nas últimas páginas depoimentos de médicos especialistas em câncer e estes depoimentos deixam o livro rico em detalhes. Sem falar na diagramação que é linda, a capa é sensacional e as páginas bem amarelas dão um charme a mais à história.
Emocionante!
Obrigada Editora Baldon pelo envio do exemplar!

Rapha 22/03/2012

Resenha: Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida.
Câncer. Uma pequena palavra, porém absolutamente assustadora. Até as pessoas mais destemidas certamente se sentem acuados quando a ouvem. Uma das piores doenças que já apareceu (se não a pior) e acima de tudo, cruel.

Esse é o tema de "Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida" escrito por Isa Colli.

Como já dito na sinopse, o livro conta a linda história de amor entre Maria Paula e João Carlos, ambos adolescentes, no auge da vida. Maria Paula morava no Rio de Janeiro, mas fora passar as férias em Agra dos Reis. Lá conhecera J.P. (João Paulo), o grande amor de sua vida. Tudo eram fllores no relacionamento deles, até que uma notícia bombástica acabou com tudo levando embora todos os planos e sonhos: João Paulo fora diagnosticado com câncer.

A história gira em torno disso: o diagnóstico, o tratamento, a luta e determinação de J.P., o empenho e o amadurecimento da Maria Paula, e a possível recuperação (não posso afirmar ou negar se houve recuperação para não soltar spoilers). Mostra também como é importante o apoio da família e dos amigos nesta situação tão complicada.

Verdadeiramente se pode tirar uma grande lição de vida após a leitura, porém, confesso que esperava mais do livro... por se tratar de um tema tão delicado, achei que autora poderia ter explorado mais os sentimentos das personagens, ter mostrado com mais intensidade como é passar por uma situação como essa, senti falta também de uma construção mais sólida da personagem Maria Paula, não deu para captar o que ela realmente pensava, certo momento se comportava de maneira super fútil, em outros tinha uma grande maturidade, mas uma coisa que se destacou e me ganhou é que ao final do livro temos dois depoimentos de pessoas que conviveram com um caso de câncer na família, ali "encontrei" o sentimento que achei que faltava.

Recomendo a leitura principalmente àqueles que gostam de refletir sobre a vida e aprender a dar mais valor a ela e às pessoas que amamos :)

Nem tudo é sofrimento se o amor e a fé estão presentes.

Frase retirada do depoimento II, página 223.

*O livro é baseado em histórias reais.

Leia outras resenhas : http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br

Gabi 17/03/2012

www.livrosecitacoes.com

Muitas pessoas perguntam por que leio tanto. Qual a razão, na opinião delas, de eu perder tanto tempo e dinheiro com livros. Eu dificilmente as respondo. Ler envolve sentimentos e sentimentos são difíceis de converterem-se em palavras. Agora você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com Um Amor, um Verão, e o Milagre da Vida. Bem, o mesmo ajuda a explicar meu amor pela leitura, com sua simplicidade e a paixão com que Colli escreve sobre tal assunto, e me evoca tantos sentimentos que é difícil saber por onde começar…

""— Quer dizer que você que é a Maria Paula? A menina que roubou o coração de meu neto?
— A senhora está enganada. Se fosse apaixonado, não teria terminado comigo. Foi ele que arrancou meu coração do peito e levou-o consigo, Deus sabe para onde.

A história: eles não sabem, mas estão prestes a se apaixonar e conhecer o milagre da vida. Maria Paula é jovem e rica e, em minha opinião, nada mimada, apenas usufrui do que a vida lhe oferece, seja isso dinheiro ou a chance de amar. E há João Carlos, um jovem totalmente envolvido em viver o que há de melhor no mundo, sol, praia, esportes e a família, claro. E em um verão em que nada é como eles esperavam, ambos se encontram, se apaixonam e, juntos, devem enfrentar uma prova de fogo: o câncer.

Eu tive e ainda tenho mil pensamentos sobre esse livro. Ele me tocou. Apesar de achar que certos trechos do livro ocorreram de forma abrupta, partes que poderiam terem sido melhores trabalhadas, como personagens secundários, que inicialmente parecem terem papéis importantes, para depois mal darem o ar da graça, e quando mencionados, falam uma frase ou duas, me deixando a sensação de que o livro é um quebra cabeça com peças mal formadas que foram encaixadas precariamente. Ainda assim, eu acredito piamente que a autora, Isa Colli, conseguiu atingir seu objetivo: nos emocionar com os acasos da vida.

A escrita é feita de uma forma simples, sem muito dramas. Afinal, a realidade envolvida no livro já é drama mais do que suficiente, e mesmo quando explicações de procedimentos médicos aparecem, é de fácil entendimento, principalmente para uma leiga como eu. Outros importantes fatores foram envolvidos: a discussão sobre a fé e esperança que envolve uma doença. Quem nunca se perguntou: “Por que, Deus? Por que eu, que nunca fiz mal à ninguém?” O livro, claro, não vai lhe responder essa pergunta mas sim deixar claro que a vida é uma luta, a questão é: você vai lutar ou vai deixar-se ser abatido?

Blog da Poli 21/04/2012

Resenha:
Existem grandes histórias e existem histórias reais.
Um ponto positivo no livro, foi que não tentou ser mais do que era. A história de amor que nasce entre o casal principal é tão natural, que podia ser com você!
Tudo se inicia com a viagem de Maria Paula para Angra, junto de sua mãe e sua amiga para casa de seu avô. A viagem de férias começa a ficar perfeita quando Maria Paula encontra João Carlos, um morador local, e juntos descobrem o amor, tendo lindos momentos juntos.
Mas uma doença na vida de JC o faz acabar com Maria Paula e ai uma história semelhante do passado deixam todos tristes pela garota.
O verão tinha tudo para ser perfeito, praia, paixões, luais, mas o mundo dos jovens vira de cabeça para baixo, mas que ensina grandes lições em suas caminhadas.
O livro é real, então não espere um final de novela, mas espere um final de esperança e amor.
Só senti uma falta de um pouco mais de detalhes. Mas as folhas são amarelas o que facilita na leitura, também é rrápido de se ler e você não cansa em momentos por que sempre acontece algo que te surpreende.
Mais espero que gostem.

Cynthia 23/04/2012

Um amor, um verão e o milagre da vida
Muitas vezes, não percebemos o tamanho do valor que tem a vida e, principalmente, as pessoas que estão ao redor dela até nos depararmos com uma situação delicada. Maria Paula é uma jovem mimada de 17 anos que nunca precisou ter preocupações maiores do que compras e roupas. Até que, durante as férias na casa de seu avô em Ilha Grande, quando não esperava que grandes coisas viessem a acontecer, ela conhece João Carlos (também conhecido como JC), um jovem surfista filho de pescador. Sem perceber, ela se encontra completamente envolvida por ele. JC é energético, cheio de vida e sempre disposto a novas aventuras. Trabalho como guia em Ilha Grande e professor de surf, dividindo o tempo entre suas aventuras e os estudos para o vestibular. Sua juventude e sua disposição, no entanto, se encontram abaladas quando descobre que é portador de câncer no estômago. Com o apoio da família, dos amigos e, principalmente, de Maria Paula, JC encontra forças para lutar contra a doença.

O livro de Isa Colli é muito mais do que apenas a história de um amor de verão entre dois jovens. É uma história de esperança e determinação para a luta contra uma das doenças que mais mata nos dias de hoje: o câncer. Além das histórias da família de Maria Paula e da família de JC, o livro também é recheado de informações sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer, além de possuir mensagens motivadoras para quem precisa enfrentar esse passo decisivo na vida. O livro também tenta mostrar um pouco de Ilha Grande, com descrições dos espaços e da natureza da ilha que nos fazem querer conhecer melhor esse lugar com tantas riquezas naturais. O final do livro possui também vários depoimentos de pessoas que também tiveram de lidar, de alguma forma, com a doença através de familiares. São mensagens motivadoras e que mostram a profundidade e realidade que o livro propõe.
"Quando a família se mostra disposta a encarar o problema e se faz presente; quando os amigos cumprem o papel de verdadeiros amigos e o paciente reconhece a doença, decidindo lutar, seguindo todos os conselhos do médico, os primeiros passos são dados em direção à cura.

Confesso que, enquanto literatura, o livro não me impressionou muito. Por mais que cada uma das personagens, os amigos e a família, tenha sua própria personalidade e importância para o desenvolvimento do enredo, a história é bastante simples. Apresenta um pouco da vida de cada um, desde os pais e avô de Maria Paula, que também tiveram muito sofrimento na família em decorrência do câncer que levou sua avó, até os amigos e a família de JC, com sua mãe sempre atenciosa e o pai pescador que, entre uma viagem e outra, sempre procura estar presente em todos os momentos importantes. A narrativa não possui muitas surpresas, apesar de ser bastante envolvente e curiosa. No entanto, o livro possui uma mensagem muito importante de superação. Percebi que, independente de como se passa a história, o mais importante em todo o livro é passar aos leitores e leitoras um pouco sobre o universo da doença e do grande papel dos amigos e da família na vida de um/a paciente com câncer. Mesmo tendo muitas referências a orações e a Deus, este não é o tema principal do livro, de forma que, independente da sua religião, é uma história que vale à pena conferir.

Ainda sim, alguns pontos bem específicos no livro me incomodaram. Não em relação a história ou à narrativa, mas em relação à própria revisão e forma como ele foi escrito. Um exemplo é o uso excessivo e, na minha humilde opinião (como leitora e como professora), completamente desnecessário do pretérito mais-que-perfeito nos primeiros capítulos do livro. Foram capítulos sofridos para ler. Eu sempre procuro essas coisas de cara em um livro, não por arrogância (até porque cometo algumas gafes no blog também), mas por hábito. Já trabalhei com revisão de textos, reviso algumas redações de alunos e, bom, tenho a gramática normativa e a língua como principais instrumentos de trabalho. Na maior parte das vezes, eu noto, mas não me importo, porque é natural. Mas esses capítulos, juro, me contorcia toda vez que lia tantos "-aras" em um mesmo período. Nesse caso, ficou difícil não notar e não me incomodar. Isso tornou a leitura desses capítulos muito arrastada e extremamente irritante. Mas passou rápido (ainda bem, se não confesso que não aguentaria ler o livro inteiro). O mesmo acontece, volta e meia, quando vejo todos (sim, TODOS) os adjuntos adverbiais separados por vírgula - mesmo quando não é necessário, ou seja, no final da oração.

O livro todo está muito bom, afinal, no quesito revisão, fora o uso do pretérito-mais-que-perfeito no início do livro e um "mais" no lugar de "mas" que encontrei bem no finalzinho. No entanto, não sei se foi apenas escolha da autora por manter assim, mas o título "Um amor, um verão, e o milagre da vida" com essa vírgula antes do "e" também não dá, né?

Para falar também de um ponto positivo no livro, a diagramação é simples e benfeita (palavra um pouco estranha e pouco usada no cotidiano, mas correta e, se não me engano, usada em alguma parte do livro). Algumas das novas editoras pecam muito nessa parte. Até a Novo Conceito, que já é bem conhecida, às vezes comete seus deslizes. Beijada por um Anjo 4, por exemplo, o que é todo aquele texto em negrito? Enfim, com exceção de alguns termos estarem em itálico por puro preciosismo (como tô, vô e tá), o formato do livro, desde o seu tamanho até a escolha das fontes serifadas e do espaçamento das margens, para mim está nota 10.

Percebemos, ao fim da leitura do livro (e pesquisando um pouco mais sobre ele), que existe, sim, a proposta de transformá-lo em um filme. Acho a ideia muito boa, e imagino que ele seria muito melhor como filme do que apenas como um romance. Para um livro de estreia da autora e da editora Baldon, acredito que as duas se saíram muito bem. Sempre há algum ponto ou outro a melhorar, é claro, mas pensando de forma geral, estão seguindo o caminho certo.

Veja mais em: http://ninanoespelho.blogspot.com.br/2012/04/um-amor-um-verao-e-o-milagre-da-vida.html
Cynthia 27/09/2012minha estante
Apesar de ser uma palavra que não está mais em uso, sim, ela está correta, assim como "benvindo". A questão é que hoje em dia, o uso dela é puro preciosismo, já que aos poucos ela já está sendo desconsiderada em muitos dicionários. Eu só não sei te dizer com certeza se o novo acordo ortográfico chegou a abolir a palavra ou se foi só o tempo mesmo.

Glaucia 21/04/2012

Maria Paula é uma jovem mimada e superficial; pertencente a uma família rica. Em suas férias, ela, a mãe e sua amiga Barbara vão para Angra dos Reis, contudo o seu maior desejo era viajar com a família para Europa, fazer compras e curtir todo a glamour que uma viagem ao exterior tem a oferecer. Pouco tempo após a sua chegada, Maria Paula e sua amiga conhecem José Carlos, ou JC como é chamado pelos amigos. A primeira vista ela sente o velho orgulho, por ele aparentar ser de uma classe social inferior. Mas após o primeiro contato, a jovem fica encantada com a beleza e simpatia do jovem.

José Carlos é filho de pescador, um jovem muito bonito, inteligente, popular, estudioso e bom filho. Ele está passando por aquela fase chata dos estudos para o vestibular e em meio a isso começa a sentir dores abdominais, mas não dá importância ao caso. Seu primeiro encontro com Maria Paula ocorre na praia e após tentar impressionar as garotas, que estavam observando de longe, vai surfar com os amigos. Porém ao sair sente novamente as dores. Ele tenta disfarçar o desconforto e tenta ser agradável com as jovens. Em casa, o desconforto continua e ele passa mal, preferindo esconder da sua família. Isso já vem ocorrendo há algum tempo, mas ele sempre adia a visita ao médico.

Maria Paula e José Carlos se esbarram novamente na praia no dia seguinte e ele a convida para o Luau que ocorrerá naquela noite. Conforme combinado, os dois se encontram na festa e a partir daquele momento se inicia um lindo romance. Os dois passam momentos inesquecíveis juntos, só o problema de saúde de JC se agrava e quando descobre que está com câncer, resolve romper o relacionamento com a jovem. Ele não quer que Maria Paula passe por todo esse drama e estrague as suas férias perfeitas em Angra.

Dias depois a situação de JC piora e Maria Paula acaba descobrindo a gravidade da doença. Até então ela não conhecia todos os fatos e aquilo lhe dá forças para lutar por ele. Começa uma grande campanha na cidade, arrecadando fundos para o tratamento, enquanto ele é internado e operado emergencialmente.

Bem, esse é um apanhado geral da estória. Mas a autora conseguiu desenvolver bem todos os acontecimentos, dividindo a narrativa para conhecermos bem as personagens. Assim fica fácil entender como a família de Maria Paula aceitou sua campanha, pois sua avó paterna também morreu de câncer. Os pais, o avô e o irmão são pessoas boas e generosas, e souberam compreender o sofrimento dela, bem como o da família de José Carlos.

No início achei irrelevantes as passagens sobre as famílias, mas depois consegui entender o intuito da autora. As personagens são cativantes, encantadoras e fazem o leitor se identificar com ela. Eu até esperava que os pais de Maria Paula fossem uma barreira para os dois, mesmo com adoeça de JC, mas isso não aconteceu. Eles no final até ajudaram a luta da filha e a campanha que fez pelo rapaz.

Uma das coisas que mais gostei, foi amadurecimento de Maria Paula. Ela começou o livro como uma jovem enjoadinha e irritada, mas ao conhecer José Carlos e a maravilha daquele paraíso de Angra, começou a amadurecer, demonstrando uma força interior muito grande, bondade e um amor enorme em seu coração. É muito bom quando você começa a leitura com esse tipo de personagem, e aos poucos vai percebendo o amadurecimento dele no decorrer da estória. A autora conseguiu trabalhar muito bem nesse aspecto.

O romance é escrito de forma doce e encantadora. José Carlos e Maria Paula são bem fofos juntos, e mesmo com poucas passagens íntimas entre eles, fiquei torcendo pelo casal. Amo romance adolescentes. Acho que vocês já me conhecem bem para saber disso. Eu entro na pele da personagem e sofro com dada drama, também me apaixono quando se apaixonam, choro quando choram e me entrego a leitura. Com esses dois não foi muito diferente. É claro que queria mais, contudo consigo entender a autora. Ela teve que abordar algumas coisas no livro e não poderia deixar apenas nos beijos e nos abraços.

Também preciso ressaltar que as descrições das praias e cenários paradisíacos também foram bem feitas. A autora também conseguiu evoluir bem nesse quesito. Acho importante quando o autor consegue demonstrar bem os ambientes em que as personagens estão inseridas. Adorei forma como ela narrou esse amor nas praias de Angra, ficou muito bonito.

Bem, acho que disse o que achava. Gostei do final do livro e como tudo se desenvolveu. Foi uma verdadeira lição de amor, fé, esperança e solidariedade... Emocionante! Para ele darei três estrelas. Por que não dou cinco? Queria mais romance... Amo romance. Não gosto muito quando começam entrar muito em detalhes de doenças, ambientes hospitalares e etc. Acho que algumas coisas poderiam ser resumidas.

Espero que gostem.

Bjs no core

Ká Guimaraes 06/09/2012

Resenha feita pela Carol Durães
Minha opinião - Devo começar dizendo que eu não sabia o que esperar do livro quando comecei a ler. Confesso que não conhecia a autora, e não sabia muito sobre o livro.
Ao terminar de ler, esperei um pouco para tentar “digerir” o que eu estava sentindo. Foi uma mescla de emoções e eu precisei de um tempinho antes de escrever. Acredito que infelizmente, todos já tiveram contato com alguém que sofre de algum tipo de câncer. Sabe aquela história que dizem que todas as pessoas estão ligadas umas com as outras no máximo com seis graus de separação? Acho que isso se aplica muito bem quando o fato é essa doença.
O prefácio do livro mexeu comigo, achei a diagramação do livro muito boa e a história envolvente. No início, fiquei um pouco travada na leitura, porque eu tive que me acostumar com diversos nomes e depois ir relacionando uns com os outros.
Maria Paula é a jovem filha de Estela e Willian, e junto com a mãe e amiga Bárbara vão passar uns dias em Angra dos Reis. No início do livro, eu não fui muito com a cara da Maria Paula. O jeito “mimado” dela me irritou um pouco (mentira, me irritou muito rs), mas com o desenrolar da história, essa irritação foi se abrandando. Com a influência do JC, você acaba observando um amadurecimento da personagem. Quando os livros abordam personagens jovens, eu sempre fico esperando que pelo menos um deles amadureça.
Em um dos passeios com a amiga, Maria Paula encontra com João Carlos (ou JC) como é conhecido. JC é um típico surfista, e não demora muito para ele e Maria Paula se envolverem em um romance de verão. Até aí tudo bem, a história é “cut cut”, nada de mais.
Mas JC anda sentindo algumas dores no estômago, e após uma dessas “crises”, é diagnosticado com câncer. O livro foi bem claro nessa passagem dolorosa entre o diagnóstico e o tratamento. E a partir desse ponto, vai mostrando os desafios que JC enfrenta. As pessoas que ele conhece no hospital (como Jonas, o colega de quarto), e nós também passamos a conhecer um pouco mais sobre a doença, como detectar, tratamento e etc.
Dois personagens ganharam destaque na minha opinião: o avô da Maria Paula, e a governanta. O bate boca deles é hilário, é uma forma engraçada de demonstrarem afeição.
Teve algumas coisas que eu não gostei muito. Eu sei, amor de verão é algo rápido, avassalador etc, etc. Mas não consigo engolir a rapidez com que as pessoas se declaram tão ligeiro:

“- Oi, eu sou a Maria Paula.
- Oi , eu sou o JC.
- Eu te amo.
- Eu também te amo”.

Esse comentário não é apenas para esse livro, já aconteceu em vários outros e vai continuar acontecendo rs. Alguns parágrafos ficaram um pouco longo demais e algumas falas, apesar de lindas, eu realmente não consigo visualizar sendo ditas por alguém daquela forma. Mas nada disso diminuiu a qualidade do livro na minha opinião.
No final do livro, ainda temos alguns depoimentos de pessoas que conviveram de perto com a doença. É realmente fortalecedor ver a luta que eles travam contra a doença.
O livro é simplesmente emocionante, fazendo com que de alguma forma você se identifique com os personagens. É uma ótima obra de uma autora nacional.