No Mundo dos Livros

No Mundo dos Livros José Mindlin

Resenhas - No Mundo dos Livros

Karen 14/02/2022

Caça níquel
Economizem seu dinheiro, o livro vai de nada a lugar nenhum.
Divagação e mais divagação.
Vergonha quem editou e chamou de "livro" os devaneios de recordação de um senhor de idade.
Welma 14/02/2022minha estante
Eu não aguento ver uma crítica assim que me vem a vontade de ler tbm, mas vou me conter. Obrigada pela dica! ?

Karen 14/02/2022minha estante
Welma, de coração, é jogar dinheiro fora. O autor é super conceituado e achei que teria ali varias dicas de leituras incríveis. Nada. Ele só cuspir por Voltair. Pronto, te fiz economizar 30 reais. Rs. Aplica em outro que tem MUITO livro ótimo por esse preço na Amazon ou em sebos. ;)

EduardoCDias 09/08/2020

Amados livros
Delicioso relato, infelizmente muito curto, de José Mindlin, o maior bibliófilo brasileiro! Conta desde o começo seu interesse por livros, sua penetração profunda nesse mundo, sua caça à obras raras e autografadas por todo o mundo e seu envolvimento pessoal com muitas obras e autores. Faz um apanhado geral sobre os escritores mundiais e brasileiros e suas obras que mais o influenciaram.

Luciana 28/03/2018

Se você gosta de livros e de ler...
Se você gosta de livros, então este é uma ótima indicação!
Mindlin é famoso por formar uma biblioteca de dar inveja a qualquer amante dos livros, e neste livro compartilha um pouco desta sua paixão, e também indica muitos, muitos autores e seus livros!!
Um livro curto, fácil de ler e delicioso!!

Nat 23/07/2017

Eu precisava de uma leitura leve para contrabalancear as leituras pesadas (cheias de mistério, reviravoltas, ação) que andava fazendo ultimamente, então esse livro veio bem a calhar. A escrita é simples e a narrativa de José Mindlin é muito rica, ele cita várias obras literárias simplesmente como dicas de leitura. Gostei de ver que ele soube, através desse seu pequeno livro que eu considero um pouquinho técnico (porque fele não fala somente de si mesmo e quando se tornou o colecionador que conhecemos, mas também aborda assuntos que encontro por aí quando leio teses acadêmicas), me cativar com sua história de vida de leitor. Não teve como não me reconhecer em alguns momentos, principalmente quando ele fala de novos leitores. Sua narrativa é uma conversa com o leitor, mais um chamariz. Um livro bem pequeno de grande qualidade. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/07/no-mundo-dos-livros-jose-mindlin-idy.html
Lary.Momentolitera 06/09/2018minha estante
Interessante

Fer Kaczynski 27/02/2016

Um livro curtinho e muito bom, que instiga a qualquer pessoa a gostar de ler e ser um novo leitor, aliás a intenção do autor é realmente essa.

O autor foi um grande colecionador de livros raros, falecido em 2010, seu acervo contava com mais de 40 mil obras, e era considerado a maior biblioteca particular do Brasil. Seus livros foram doados a USP que construiu um prédio para abrigá-los, batizada de Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-no-mundo-dos-livros-jose-mindlin.html

Coruja 01/09/2013

Sabe aqueles livros que você tem a impressão de estar sentado num alpendre, conversando com o autor tomando um café com bolinhos ou, melhor ainda, um pão de queijo da hora? Essa foi a sensação que No Mundo dos Livros me deu, comendo pão de queijo, cheirando café da hora e balançando-se numa cadeira de balanço daquelas de madeira antiga, como as que minha avó tinha antigamente, trocando notas sobre nossos livros favoritos.

José Mindlin é um bibliófilo, um leitor e colecionador praticamente desde criança – e se esse é um volume bem curto (são pouco mais de cem páginas), do que tipo que terminamos rápido, quase que no intervalo do café, é também rico em experiências, uma conversa afetuosa sobre a leitura.

Ao longo de suas páginas, desfilam uma série de títulos clássicos que reconhece o autor, fizeram parte de sua formação, de seu crescimento individual. Ele compartilha conosco suas memórias, seus amores literários, suas aventuras garimpando volumes por sebos ao redor do mundo, ao mesmo tempo que nos pergunta sobre as nossas próprias reminiscências.

E talvez seja por isso que No Mundo dos Livros é tão gostoso de ler: mais que uma lista de recomendações, Mindlin aqui nos convida a uma conversa, a um partilhar de experiências em torno da leitura.

"Espero que esta prosa tenha interessado tanto a você, leitor 'privilegiado', que já faz parte do mundo da leitura, como também tenha agradado a você, caro leitor iniciante, que ainda não teve a oportunidade de penetrar no mundo encantado dos livros e da leitura, que, como já disse, é vasto, mas encantado: um mundo de sabedoria, de prazer e de liberdade. Espero que nos encontremos lá, em outra conversa."

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2013/08/para-ler-no-mundo-dos-livros.html

Bel 19/04/2012

Muito Desejado
Adoraria conhecer um pouco mais desse livro, pelo que já li na net dele, deve ser maravilhoso, as pessoas falam tão bem dele, meu sonho *-*

Isidro 18/12/2011

Mindley conta como começou sua paixão pelos livros e comenta as obras-prima da sua biblioteca sem pretensões pseudo-intelectuais. Um grande incentivo à leitura, para ler de um fôlego só, com um caderninho para anotar os títulos que em breve estarão em nossas mãos.

Wellington Ferreira 10/10/2010

Todo amante dos livros deveria ler esta obra de José Mindlin, que era chamado carinhosamente de "o maior amigo dos livros.

Leiam, viagem e se emocionem!!!

Carol 11/07/2010

Inspirador
O livro basicamente nos dá água na boca durante a leitura. José Mindlin comenta cada livro exaltando sua particularidade ou sobre o que se trata. Me deixou com vontade de ler muitos livros e me deu saudades de alguns que eu já li os de como Saramago e José de Alencar.
Desde "A Menina Que Roubava Livros" não tinha uma leitura tão prazeirosa como de "No Mundo dos Livros". Fora sua paixão pela leitura, Mindlin também nos conta sobre sua infância e a juventude e como iniciou sua famosa biblioteca (que invejaa!). E fala também sobre livros raros que ele já leu e possui, como autografados pelo autor, Machado de Assis por exemplo.
O único problema do livro é o seu tamanho! Pequeno demais! Levei 2 horas lendo! É frustrante chegar ao final do livro.. Mas vale muito a pena!

Suzi Hay 03/01/2010

No mundo dos livros
"No mundo dos livros" faz com que a gente tome gosto pela leitura. Conhecer um pouco de como José Mindlin formou sua maravilhosa biblioteca particular, desde o primeiro livro até a conquista de exemplares raros, é uma viagem !
A leitura é muito fácil, linguagem simples, e parece que estamos sentados em poltronas confortáveis, batendo um papo sobre um assunto tão interessante quanto os livros.
Em todos os capítulos, Mindlin cita algum livro que o marcou, ou que recomenda para leitura. Com certeza, muitas destes agora compõem a minha lista particular !
Ricardo 27/02/2011minha estante
Suzi, sua resenha incentivou-me a adquirir o livro, que já me parecia interessante por ser de autoria de Mindlin. Obrigado!

rogerbeier 31/08/2009

Abaixo das espectativas.
Esperava muito mais deste livro, uma vez que não tinha lido nada sobre ele e comprei-o por impulso ao ver a capa e o nome do Mindlin nela. Desapontei-me com o fato de ele dirigir-se quase que exclusivamente ao público não leitor (ou praticamente não leitor) de modo muito infantil e impróprio para quem já está habituado a leitura. Creio que haveria espaço para falar a todos os publicos.

Apesar disso tudo, o livro é bom (quando não se tem espectativas), por revelar-nos detalhes de como se inicia a vida de um bibliófilo; como eles abastecem suas bibliotecas; o contato íntimo que se cria com livreiros de sebo e por ter várias indicações de leituras e um índice remissivo das obras citadas no final.
Raphaella 25/06/2012minha estante
O certo é "expectativas" :)

Barbie 24/06/2009

Para todo leitor!
O livro é maravilhoso, nenhum leitor apaixonado por leitura deve deixar de ler, Mindlin, nos dá dicas ótimas de livros.