Édipo Rei / Antígona

Édipo Rei / Antígona Sófocles

Resenhas - Édipo Rei / Antígona

Rafa 23/04/2014

Eu pensei que seria uma leitura difícil, mas não foi tanto assim. Acabei bastante envolvida e senti pelos personagens. As situações são desesperadoras, e, a escrita mais densa soa como um canto de lamentos. Consegui visualizar as cenas e fiquei com muita vontade de vê-las representadas no palco. Os gregos, com certeza, sabiam escrever tragédias.

O mais difícil da leitura é a atenção que ela requer. Eu fiz questão de ler em um dia em que estava com vontade de ler alguma coisa mais desafiadora. Fiz uma imagem mental dos cenários e dos personagens. Requer um pouco mais de exercício mental do que o livro comum.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Luciano Luíz 07/04/2014

ÉDIPO REI e ANTÍGONA, de SÓFLOCES são duas das mais famosas tragédias gregas. E possivelmente, Édipo é a mais conhecida. Senão como peça em si, mas como a estória que se alastrou pelo tempo, ganhando as mais diversas versões e interpretações.
A cidade de Tebas fora invadida por uma peste.
O rei Édipo, disposto a acabar com o sofrimento do povo, proclamou que deveria ser encontrado o responsável pela maldição que os Deuses lançaram sobre a cidade.
Ele no entanto, não sabia que em verdade, estava decretando sua própria maldição. Pois devido a um crime que cometera, que tudo veio à acontecer.
Mas, ele em hipótese alguma disso sabia.
Foi aclamado rei após derrotar o monstro conhecido por Esfinge, que ficava na entrada da cidade. Cada um que tentasse por ela passar, teria de resolver um enigma. Mas muitos acabaram por servir de alimento à criatura. Somente Édipo alcançou o sucesso e obteve o trono e a mão da rainha.
Aliás, esse enigma é bastante conhecido...
Porém... já como rei... e com o passar do tempo, a cidade acabara por sofrer consequências.
ÉDIPO REI é uma ficção impressionante, com diálogos incríveis.
Todo o sofrimento de Édipo e sua família faz o leitor se perguntar se não haveria outra forma de tentar resolver..
Já que Édipo casara com a própria mãe...
Bem, esta é uma estória popularmente conhecida...
Por isso, não vou comentar mais...
E mostra como o futuro é incerto e de alguma forma, cobra pelos atos cometidos de maneira parcialmente inconsciente.

ANTÍGONA é filha de Édipo.
Sua aventura ocorre muitos anos após a triste história de seu pai.
Ela queria sepultar seu irmão após a guerra travada nas portas de Tebas, mas o rei Creonte em hipótese alguma a isso deixaria. Já que o irmão de Antígona estava lutando contra Tebas... O que acaba por mais tragédias virem à ocorrer.
Aqui, conversas ainda melhor elaboradas são apresentadas com um ótimo nível de detalhes.
Sófocles é autor de uma trilogia, ÉDIPO REI, ÉDIPO EM COLONA e ANTÍGONA.
O segundo livro não li...
Mas as partes um e três são essências para quem busca enredos inteligentes com reviravoltas que nos fazem pensar com afinco.
Indispensável na sua estante.

Nota 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?ref=tn_tnmn
Carol Abrantes 14/02/2018minha estante
Quero muito ler edipo em colona, mas só vendem o primeiro e o terceiro volume da trilogia.

Luciano Luíz 14/02/2018minha estante
Oi, Carol Abrantes. Aqui nesse link tem o livro 2. A tradução do título tem uma leve alteração. :)

Danielle 21/03/2014

Édipo Rei é a peça que simboliza toda a beleza e a força do teatro grego da Antiguidade.
A peça expõe uma maldição familiar, tragédia da família de Édipo.
O livro possui um texto bem escrito e de fácil entendimento.

Big Lui 10/03/2014

Triste destino de Pai e Filha
Esta edição tem as 2 tragédias de Sófocles. Resolvi ler na ordem cronológica e não ordem de qual foi feita primeira, no caso Antígona. Por isso eu li Édipo Rei e parei para ler Édipo em Colono. Só depois voltei para ler a parte da filha.

Um livro grandioso e triste, Sófocles mostra a dureza que é o destino sobre a vida humana e que por mais que se lute, não tem como escapar. Gostei, vale a pena ler, junto ou separado as tragédias.
Carol Abrantes 14/02/2018minha estante
Quero tanto ler o segundo livro da trilogia, mas já difícil. Só encontro livros que vendem o primeiro e o terceiro volume. O que achou de Édipo em colono?

Leandro 06/11/2013

Um clássico!
Essa estória é um clássico na filosofia. Por ser um conto bem curto, não tem como fazer uma resenha sem estragar o final. A única coisa que posso dizer é que esse livro nos mostra que não existe destino, e sim que nosso futuro é a conseguência de nossas escolhas.

Anderson 08/01/2013

Édipo Rei - Antígona.
As duas peças são bastante ricas em diálogos e, levando em consideração o cunho trágico das duas obras de Sófocles, percebe-se elementos que ultrapassam as duas peças... Nelas, o contexto político muito importante naquele período histórico na Grécia Antiga.

Alexandre 19/04/2012

Édipo e Antígona, uma viagem as crenças e poderes gregos.
Essa versão é ótima. Conta com uma introdução ao mundo tragédia grega que faz tudo se encaixar melhor para o entendimento.

Sócrates define Édipo Rei como um modelo a ser seguido, diz ele que esse texto contém tudo que é necessário e escrito da melhor forma possível para levar o leitor e espectador a catarse.

Os fatos acontecem de forma rápida e desde o começo é possível perceber o terrível desfecho para qual Édipo se aproxima a passos decididos.
O protagonista da tragédia comete todos os piores crimes que poderiam ser cometidos, todos eles de forma a desconhecer que os realiza, tornando a trama um tanto quanto sombria e angustiante. O drama escorre pelas páginas de tantos artifícios que foram usados para escrever essa obra, obrigatória para quem deseja conhecer a tragédia grega.

Antígona conta a historia de uma das filhas de Édipo e sua luta para enterrar o irmão que lutara contra sua cidade natal. Tendo morrido em batalha, fora condenado a não ter seu caminho ao Hades garantido, seu corpo não seria enterrado.
A célula dramática da obra é dada no momento em que Antígona diz que o caminho ao Hades é uma dádiva garantida a todo homem, lute ele pelo que lutar e se opõe a Creonte, líder da cidade de Tebas e quem expediu a ordem de que o corpo do irmão de Antígona não fosse enterrado.
A ousadia do homem de desafiar leis divinas é colocada em exposição aqui e Sófocles a termina de forma surpreendente.

Paula 09/09/2011

O Rei da tragédia grega
Basicamente o livro conta a história de Édipo (cujo nome significa Pés inchados) que ao tentar fugir do seu destino, acaba indo de encontro direto a ele, quando mata seu pai biológico e casa com a sua mãe biológica.

Na entrelinha do livro todo está que estamos condenados ao nosso destino, que no caso de Édipo já estava escrito antes de seu nascimento, e que apesar do conhecimento deste destino nenhum fato ou escolha alterou a rota do que já estava escrito, da fatalidade.

Antígona conta a história de uma das filhas de Édipo, que após a morte de seus irmãos, vai contra a decisão do Rei Creonte (seu tio) e decida realizar os ritos fúnebres para o irmão que atacou a cidade de Tebas. Nesta história também esta presente a fatalidade, pois toda a linhagem/descendência de Édipo está condenada a tragédia.

Ambas as histórias são maravilhosas, em linguagem acessível, drama até dizer chega. Para conhecimento de uma tragédia grega, nada melhor que Édipo, para empolgar e para chorar.

Garcia 05/07/2011

Tragédias Gregas
São duas clássicas tragédias gregas, que fundamentam desde peças teatrais até estudos psicológicos, devido à temática profunda que adotam.

Rolo 17/09/2009

O amor é cego
Édipo não dá bola para o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos.

PS: Quando eu li esse livro, eu pensei: "O que se passou pela cabeça de Sófocles quando escreveu isso?" Cheguei a conclusão que devo deixar meu filho escolher o próprio nome...

Alex Dax 28/05/2009

Uma das melhores tragédias já escrita na história do livro.A forma com que Sófocles entrelaça o destino das personagens é sem dúvida intrigante. Tudo parece tão disperso e tão unido ao mesmo tempo, os fatos se combinam com uma série de motivos que associados geram a catarse no leitor.

Espero que um dia eu tenha a oportunidade de ver a obra encenada no teatro.
Aproveitem a leitura!!!!

KamillaBarcelos 23/01/2009

É bom ler livros que pode passar anos e anos e eles continuam atuais!

LiviaKuga 13/01/2009

Um ótimo livro para quem gosta de uma tragédia grega. Um livro fácil de ler, e com uma história bem interessante.

O livro é engraçado, né? Porque... às vezes, isso podia nem ter acontecido... mas aconteceu simplesmente porque o Pai de Édipo tentou evitar isso tudo... é, às vezes é melhor nem saber e/ou nem tentar alterar o destino.

Vocês conseguem ver alguma semelhança com a história de Voldemort e Harry Potter? (em relação ao destino)

Daiane 15/01/2009minha estante
Livia bem lembrado, não só em Édipo, mas a tragédia grega tem como uma de suas características a presença do destino. Bom, pensando em Harry Potter eu acho que o destino está muito presente na vida de Harry.