Édipo Rei / Antígona

Édipo Rei / Antígona Sófocles




Resenhas - Édipo Rei / Antígona


44 encontrados | exibindo 31 a 44
1 | 2 | 3


Louise Mariane 05/11/2023

Eu adorei a leitura. Já conhecia a história mas nunca tive a oportunidade de ler o livro. Esta peça com certeza me abriu novos olhares para as tragédias gregas, por tanto, pretendo continuar a comprar livro nesses moldes.
No mais, coitado de Édipo! Nota-se que era um homem bom. Ninguém que não presa por si e pelos outros faria o que ele fez. Nem mesmo se compreendesse que nada fez por intenção.
comentários(0)comente



Rolo 17/09/2009

O amor é cego
Édipo não dá bola para o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos.

PS: Quando eu li esse livro, eu pensei: "O que se passou pela cabeça de Sófocles quando escreveu isso?" Cheguei a conclusão que devo deixar meu filho escolher o próprio nome...
comentários(0)comente



Gustavo 03/03/2023

Dramaturgia
Uma das maiores referências da dramaturgia na história. Um conto trágico, de certa forma empolgante.
comentários(0)comente



Garcia 05/07/2011

Tragédias Gregas
São duas clássicas tragédias gregas, que fundamentam desde peças teatrais até estudos psicológicos, devido à temática profunda que adotam.
comentários(0)comente



Natália | @tracandolivros 28/10/2019

Édipo Rei / Antígona
Nesta edição tem duas obras, ambas são teatrais e do gênero de tragédia.⁠

Em “Édipo Rei” temos a história de um rei que recebe a missão do oráculo de descobrir quem assassinou o rei anterior à ele. Porém essa descoberta pode trazer muitas verdades à tona e tornar sua existência miserável.⁠

Em “Antígona” temos a história da filha de Édipo, que quando volta com a irmã para viver no palácio, descobre que seus irmãos lutaram um contra o outro e se mataram. O rei atual proíbe que um deles seja enterrado, mas Antígona não pode deixar essa injuria acontecer e decide cavar a cova com as próprias mãos; esse ato de traição trará muitas consequências.⁠
.⁠
Preciso dizer que eu esperava que fosse ser uma leitura extremamente difícil por ser muito antiga, mas me surpreendi muito quando logo de início me prendi completamente e fiquei encantada com o desenrolar.⁠

Mesmo sendo um clássico dos mais antigos (põem antigo nisso, foi escrito por volta de 427 a.C) ele não é tão difícil, e é bem rápido de ler por ser curto. São as duas histórias difíceis e mais pesadas, e são tragédias mesmo como o gênero já diz; todavia são incríveis justamente por isso. Tem muito daquela coisa do ser humano imprudente, que faz tudo com os sentimentos à flor da pele e isso me deixou chocada com alguns acontecimentos.⁠

site: https://www.instagram.com/p/B3VNEj9jGsw/
comentários(0)comente



Paula 09/09/2011

O Rei da tragédia grega
Basicamente o livro conta a história de Édipo (cujo nome significa Pés inchados) que ao tentar fugir do seu destino, acaba indo de encontro direto a ele, quando mata seu pai biológico e casa com a sua mãe biológica.

Na entrelinha do livro todo está que estamos condenados ao nosso destino, que no caso de Édipo já estava escrito antes de seu nascimento, e que apesar do conhecimento deste destino nenhum fato ou escolha alterou a rota do que já estava escrito, da fatalidade.

Antígona conta a história de uma das filhas de Édipo, que após a morte de seus irmãos, vai contra a decisão do Rei Creonte (seu tio) e decida realizar os ritos fúnebres para o irmão que atacou a cidade de Tebas. Nesta história também esta presente a fatalidade, pois toda a linhagem/descendência de Édipo está condenada a tragédia.

Ambas as histórias são maravilhosas, em linguagem acessível, drama até dizer chega. Para conhecimento de uma tragédia grega, nada melhor que Édipo, para empolgar e para chorar.
comentários(0)comente



Alexandre 19/04/2012

Édipo e Antígona, uma viagem as crenças e poderes gregos.
Essa versão é ótima. Conta com uma introdução ao mundo tragédia grega que faz tudo se encaixar melhor para o entendimento.

Sócrates define Édipo Rei como um modelo a ser seguido, diz ele que esse texto contém tudo que é necessário e escrito da melhor forma possível para levar o leitor e espectador a catarse.

Os fatos acontecem de forma rápida e desde o começo é possível perceber o terrível desfecho para qual Édipo se aproxima a passos decididos.
O protagonista da tragédia comete todos os piores crimes que poderiam ser cometidos, todos eles de forma a desconhecer que os realiza, tornando a trama um tanto quanto sombria e angustiante. O drama escorre pelas páginas de tantos artifícios que foram usados para escrever essa obra, obrigatória para quem deseja conhecer a tragédia grega.

Antígona conta a historia de uma das filhas de Édipo e sua luta para enterrar o irmão que lutara contra sua cidade natal. Tendo morrido em batalha, fora condenado a não ter seu caminho ao Hades garantido, seu corpo não seria enterrado.
A célula dramática da obra é dada no momento em que Antígona diz que o caminho ao Hades é uma dádiva garantida a todo homem, lute ele pelo que lutar e se opõe a Creonte, líder da cidade de Tebas e quem expediu a ordem de que o corpo do irmão de Antígona não fosse enterrado.
A ousadia do homem de desafiar leis divinas é colocada em exposição aqui e Sófocles a termina de forma surpreendente.
comentários(0)comente



Anderson 08/01/2013

Édipo Rei - Antígona.
As duas peças são bastante ricas em diálogos e, levando em consideração o cunho trágico das duas obras de Sófocles, percebe-se elementos que ultrapassam as duas peças... Nelas, o contexto político muito importante naquele período histórico na Grécia Antiga.
comentários(0)comente



Leandro 06/11/2013

Um clássico!
Essa estória é um clássico na filosofia. Por ser um conto bem curto, não tem como fazer uma resenha sem estragar o final. A única coisa que posso dizer é que esse livro nos mostra que não existe destino, e sim que nosso futuro é a conseguência de nossas escolhas.
comentários(0)comente



Big Lui 10/03/2014

Triste destino de Pai e Filha
Esta edição tem as 2 tragédias de Sófocles. Resolvi ler na ordem cronológica e não ordem de qual foi feita primeira, no caso Antígona. Por isso eu li Édipo Rei e parei para ler Édipo em Colono. Só depois voltei para ler a parte da filha.

Um livro grandioso e triste, Sófocles mostra a dureza que é o destino sobre a vida humana e que por mais que se lute, não tem como escapar. Gostei, vale a pena ler, junto ou separado as tragédias.
Carol Abrantes 14/02/2018minha estante
Quero tanto ler o segundo livro da trilogia, mas já difícil. Só encontro livros que vendem o primeiro e o terceiro volume. O que achou de Édipo em colono?




Luciano Luíz 07/04/2014

ÉDIPO REI e ANTÍGONA, de SÓFLOCES são duas das mais famosas tragédias gregas. E possivelmente, Édipo é a mais conhecida. Senão como peça em si, mas como a estória que se alastrou pelo tempo, ganhando as mais diversas versões e interpretações.
A cidade de Tebas fora invadida por uma peste.
O rei Édipo, disposto a acabar com o sofrimento do povo, proclamou que deveria ser encontrado o responsável pela maldição que os Deuses lançaram sobre a cidade.
Ele no entanto, não sabia que em verdade, estava decretando sua própria maldição. Pois devido a um crime que cometera, que tudo veio à acontecer.
Mas, ele em hipótese alguma disso sabia.
Foi aclamado rei após derrotar o monstro conhecido por Esfinge, que ficava na entrada da cidade. Cada um que tentasse por ela passar, teria de resolver um enigma. Mas muitos acabaram por servir de alimento à criatura. Somente Édipo alcançou o sucesso e obteve o trono e a mão da rainha.
Aliás, esse enigma é bastante conhecido...
Porém... já como rei... e com o passar do tempo, a cidade acabara por sofrer consequências.
ÉDIPO REI é uma ficção impressionante, com diálogos incríveis.
Todo o sofrimento de Édipo e sua família faz o leitor se perguntar se não haveria outra forma de tentar resolver..
Já que Édipo casara com a própria mãe...
Bem, esta é uma estória popularmente conhecida...
Por isso, não vou comentar mais...
E mostra como o futuro é incerto e de alguma forma, cobra pelos atos cometidos de maneira parcialmente inconsciente.

ANTÍGONA é filha de Édipo.
Sua aventura ocorre muitos anos após a triste história de seu pai.
Ela queria sepultar seu irmão após a guerra travada nas portas de Tebas, mas o rei Creonte em hipótese alguma a isso deixaria. Já que o irmão de Antígona estava lutando contra Tebas... O que acaba por mais tragédias virem à ocorrer.
Aqui, conversas ainda melhor elaboradas são apresentadas com um ótimo nível de detalhes.
Sófocles é autor de uma trilogia, ÉDIPO REI, ÉDIPO EM COLONA e ANTÍGONA.
O segundo livro não li...
Mas as partes um e três são essências para quem busca enredos inteligentes com reviravoltas que nos fazem pensar com afinco.
Indispensável na sua estante.

Nota 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?ref=tn_tnmn
Carol Abrantes 14/02/2018minha estante
Quero muito ler edipo em colona, mas só vendem o primeiro e o terceiro volume da trilogia.


Luciano Luíz 14/02/2018minha estante
Oi, Carol Abrantes. Aqui nesse link tem o livro 2. A tradução do título tem uma leve alteração. :)

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=619066&ID=506261




Daniel 17/11/2016

Édipo Rei e A Tradição do Teatro Grego
Sófocles é, sem sombra de dúvidas, o maior poeta trágico da antiguidade clássica. Sua obra-prima, Édipo Rei, que serviu como base para a literatura psicanalista, focaliza o drama de um homem que, perseguido pelo destino imposto pelos deuses, tenta fugir de sua sina, mas acaba matando o próprio pai e casando-se com sua mãe. de maneira trágica, Sófocles nos apresenta o pathos grego, o destino como forma de encenar a vida na antiguidade. Com um teatro cheio de peripécias narrativas, a obra do dramaturgo grego se torna uma das maiores referências do teatro de todos os tempos, instaurando, dessa maneira, uma tradição grega no teatro da antiguidade que se imortaliza até os dias atuais.
comentários(0)comente



Arthur Pacheco 12/07/2019

Incrível
As tragédias: Édipo rei e Antígona são, de uma forma literal, bem tristes haha. Assim como toda tragédia. Mas o diferente aqui e sua linha do tempo. Sendo passada em Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona(Não tive a oportunidade de ler Édipo em colono, então se alguma alma boa quiser... estamos aí) que conta a história de dos personagens em tempos diferentes, cada um começando com o seu final, uma trilogia né.

Não vou contrar muito sobre a história, e pesada e não recomendada para menores. Necessita de um vocabulário trabalhado (lembrando que nesta edição da Martin Claret - Édipo Rei - necessitei de um dicionário.) e com uma atenção especial para não se perder nas construções das cenas.

Por fim, gostei muito da experiência, as obras sem duvidas são atemporais e necessárias para qualquer estudioso ou curioso da cultura grega.

Mas possuo uma crítica em relação às traduções, nesta edição podemos perceber o nível de dificuldade encontrado entre Édipo e Antígona, onde, em Édipo até o prefácio e complexo no seu vocabulário, enquanto em Antígona a escrita e muito mais maleável e fácil o entendimento.

Fora esse ponto, nota 4,5??
comentários(0)comente



44 encontrados | exibindo 31 a 44
1 | 2 | 3