Shadow and Bone

Joseph Rudyard Kipling

Resenhas - Shadow and Bone

Camilla 14/12/2020

Finalmente!
Esse livro ficou na minha lista por anos, mas quando soube que os leitores não gostaram do final da série, eu deixei de lado... até o anúncio da série da Netflix, e eu finalmente decidi pegar.

A trilogia Grisha é uma fantasia de inspiração russa, com um sistema em que algumas pessoas possuem magia e tem funções específicas separadamente do resto da sociedade, que vive sob as regras do Darkling, o Grisha mais poderoso. A protagonista, Alina, descobre que tem um poder muito raro e logo é levada para viver em um palácio para treinar suas habilidades.

Eu não sabia de nada da sinopse antes de iniciar a leitura e fiquei muito surpresa com as reviravoltas. Eu gostei muito da escrita da Leigh Bardugo, que é bastante acessível. O início foi um pouco confuso porque as informações sobre o universo foram dadas ao longo da história, e acho que faltou um mapa (mas já sei que Siege and Storm tem, o que vai facilitar muito a compreensão geográfica).

É a melhor fantasia por aí? Não. Mas por entretenimento, ainda vale a pena.
Ju 15/12/2020minha estante
eu tenho muuuuita dificuldade com escrita dela, não por achar difícil, mas ela é lenta demais pra mim e eu geralmente não me incomodo com escritas mais lentas, só que essa foi demais. Eu tenho vontade de ler os outros livros dela, mas toda a vez que eu lembro da escrita eu desisto, kkkkkkkk

Camilla 15/12/2020minha estante
Caramba, não achei?! Pra mim autoras que tem escrita devagar são V.E. Schwab e Renée Ahdieh!

bi4zinha 10/04/2021

Eu fiquei muito tempo me ?escondendo? do grishaverse e agora que tá mais perto do lançamento da série dei um surto e decidi ler. Eu, particularmente, gostei muito da escrita da Leigh Bardugo e também adorei os personagens. Algumas perguntas sobre o universo não foram respondidas (como por exemplo a diferença do First e Second Army), mas eu gostei muito no geral e super recomendo :)

Sarah Gomes 31/01/2021

Eu comecei esse livro com pouquíssimas expectativas e praticamente sem nenhuma vontade, pra ser sincera, eu só comecei a ler por causa das notícias sobre a série.
Bom, o comecinho foi bem parado, mas eu estava determinada a dar uma chance de verdade e definitivamente não me arrependi, eu já tinha uma idéia de como era o universo grisha pois li six of crows ano passado, mas realmente achei incrível a experiência de ter lido shadow and bone.
A escrita da Leigh nesse livro foi com certeza extremamente viciante e envolvente, mas em algumas partes foi bem previsível, mas foi um livro bom, realmente bom.

lenamendes 13/07/2021

delicinha <33
fiquei com medo de ser uma leitura parada e chata, de tanto ver às pessoas falando sobre. porém me surpreendi o quanto na verdade foi fluido e ótimo.

o livro é bem introdutório, mais ou menos ali na metade realmente não tem muita coisa já que vem ser aquela coisa mais pra entender o universo da autora. mas amigos, depois é dedo no c* e gritaria!!!!!

eu já assisti toda a série e me diverti horrores com o quanto a adaptação foi fiel, e eu consegui enxergar todas as cenas de forma perfeita, expandir um pouco talvez mais o que a Alina passou no Palácio.

eu AMEI a escrita da Bardugo, sério O Q.I. DA MAMI!!!!!! é gatinhes a loirinha sabe te conquistar e construir personagens muito bem, adoro como ela desenvolve eles.

Danny 01/05/2021

uma boa surpresa
Eu li rapidinho, fiquei presa na história e não conseguia parar.
Alina descobre um poder único que pode salvar o mundo, nisso ela descobre uma Grisha, e precisa ser protegida pelo Rei e pelo Darkling, porque os inimigos do reino estão ansiosos para colocar as mãos nela. Alina, como não sabe controlar seus poderes, começa seu treinamento Grisha. Longe de casa, sozinha, e com saudade de seu melhor amigo Mally, ela não sabe lhe dar ideia de ser a salvação do reino e de ser uma arma e numa reviravolta ela vai perceber que as intenções não são tão boas e altruístas quanto parecem.
Ponto baixo do livro não soube explorar bem um mundo, criou vários grupos de personagens e não explicou apropriadamente quem são, o que fazem e quais os poderes de cada um. E não sabemos dos fatos que os levaram até ali. Usou uma nomenclatura soviética, tentando criar um mundo meio russo, com escrita polonesa.

Bia 17/03/2021

Shadow and bone
Eu gostei bastante desse livro, a escrita da autora é realmente muito boa e imersiva. O universo que ela criou é incrível e rico, e por mais que seja complicado no começo, você se acostuma super rápido. Eu achei o Darkling um personagem extremamente interessante e a Alina cresce bastante no livro. Vale a pena a leitura, eu estou ansiosa para a série da netflix.

"I had dreamed in the destiny he'd laid out for me, that the orphan no one wanted would change the world and be adored for it."

Carol 15/04/2021

Releitura Shadow and Bone
Como li a trilogia Grisha há uns 5 anos, eu não lembrava muito bem da história, então a releitura acabou sendo quase como ler pela primeira vez.
O livro foi bom, mas não tô morrendo de vontade de começar o próximo. Talvez não seja nem culpa do livro, antes de "Shadow and Bone" eu estava lendo outra trilogia, uma em que me apaixonei, então ainda não consegui me desapegar do universo.
Vou continuar a releitura dessa trilogia, acho que vale a pena, mesmo não sendo um dos meus livros de fantasia preferidos.

??Spoiler??
Nesse final eu quase tive um infarto, porque realmente achei que o Mal iria morrer, tinha me esquecido completamente o que acontecia, pensa no desespero que eu tava kkk
Essa foi a parte mais emocionante do livro pra mim, já que a revelação do Darkling como vilão foi bem fraquinha. Assim como o pseudo romance dele com a Alina, senti um pouco forçado, ele do nada tacava uns beijo nela e só. Mas como eu tinha dito antes, vale a pena continuar a saga, o universo é bem construído e pelo que me lembro a história fica mais emocionante nos próximos livros.

15/04/2021

ste.books 14/04/2021

História desperdiçada!
O quanto esse livro me decepcionou gente affff

A história tem potencial, os personagens, o universo!mas a autora simplesmente não explorou esse potencial! É um livro completamente raso, escrito em primeira pessoa, que não mostra absolutamente nada interessante do universo!

Personagem principal muito chata, sem propósito, e mal explorada. Persongens secundários sem graça e com falta de background. Gente o tanto que o darkling poderia ser um personagem completo... sério! Me da raiva, o que resume esse livro é literalmente desperdício.

Se fosse um livro em terceira pessoa com os pontos de vista dos outros personagens, seria TÃO melhor, mas TÃO melhor. Pra quem leu crepusculo, vai me entender, a Alina é a Bella 2.0! E olhe lá, a Bella era bem mais interessante ?

O universo é muito bom gente, não me entendam mal, mas tinha tanto potencial pra ser explorado que é frustrante receber a mísera história que o livro oferece. Sem falar nas milhões de coisas que não fazem o menor sentido e ficam por isso mesmo ?????
Não recomendo esse livro, não acho que valha a pena ler só por causa do universo.

A série de tv vai sair jaja então compensa mais assistir do que ler ?
hyacinth. 14/04/2021minha estante
meu deus!!!!! finalmente encontrei alguém com a mesma opinião que eu sobre esse livro. concordo com absolutamente tudo que você disse, sério. dei duas estrelas e foi só pela fantasia bem construída

Duda.Gurgel 14/04/2021minha estante
CONCORDOOO!!! O universo foi muito bem criado mas não muito desenvolvido. Estou no terceiro livro da trilogia e no segundo livro aparece um personagem que eu simplesmente me APAIXONEI. Espero que nesse último livro não deixe a desejar no final.
Todo mundo diz que six of crows é melhor que a trilogia grisha então tô muito ansiosa pra ler ?

iara170 25/04/2021

No geral foi uma leitura muito agradável e rápida, mas teve alguns pontos que me deixaram um pouco decepcionada.
Eu imaginei que o Darkling seria mais manipulador?? Não sei, o jeito que o relacionamento dele e da Alina foi construido foi meio fraco e que o final do livro fez parecer que era algo muito mais complicado do que realmente é.
Enfim, foi um livro muito bom e o universo da Grishas é incrível!

Mari 15/05/2021

Shadow and Bone
Gostei bastante desse livro, a história é interessante e eu AMEI o universo.Recomendo pra todo mundo:)
araomy 15/05/2021minha estante
aa teve querendo ler parece muito bom

livia! 09/02/2022

Sombra e Ossos!
Apesar do que muitos falam, eu amei o livro. Acho que o livro tem vários pontos negativos mas o universo é bem cativante.

não sei fazer resenha ?
Kai 09/02/2022minha estante
Exatamente a mesma opinião aqui, mesma nota inclusive. Segundo livro tem o plot melhor que o primeiro mas os personagens são insuportáveis (só um que salva), e o terceiro livro é o melhor dos três

livia! 09/02/2022minha estante
Estou lendo o segundo livro e adoro o Nikolai! Não vejo a hora de ler o terceiro

Kai 09/02/2022minha estante
Viu como vc sabia que era do Nikolai que eu tava falando mesmo sem eu dizer?? KKKKKK não tem jeito cara, o homem é demais, melhor personagem dessa trilogia

Laris | @larislendo 24/04/2021

O segredo pra gostar é ir com as expectativas baixas. Gostei da construção do mundo, achei os personagens ok e me surpreendi no final.

Giu 12/04/2021

AMEI
Super recomendo, é assim que se começa uma trilogia! Bem cativante e com reviravoltas incríveis.