O Herdeiro Guerreiro

O Herdeiro Guerreiro Cinda Williams Chima

Resenhas - O Herdeiro Guerreiro

Gabriela3935 04/11/2021

Eu não sou muito adepta à fantasia, ainda mais sendo tão contemporânea. Me faz lembrar do maravilhoso, quando eu busco o fantástico em sua insolitude completa. Ora, vivemos (e lemos) para nos surpreendermos... E qual não foi a minha suspresa ao realmente adorar essa leitura?!
Uma narrativa cheia de ação (para os que tanto precisam), mas com surpreendente calma, a autora nos contou, do início ao fim, uma história ritmada e coesa, com personagens bem definidos e completos.
Um livro infantil extenso é, sem dúvida, um risco pois pode ser deixado de lado, mas vemos que Chima acertou em cheio em sua narrativa fechada e muito bem espaçada. A leitura se transportou do meu quarto à cidade de Trinity e, após, à arena de batalha; e a brisa que sempre me acompanhou durante as leituras, soava menos como o comum assobio do vento e mais como o clamor dos ancestrais guerreiros da história.
Clichês adolescentes deixados de lado, acompanhar Jack em suas descobertas e nova jornada fantástica foi uma experiência que valeu à pena. Uma obra ímpar, divertida e memorável.

Rodrigo Azevedo 08/05/2011

Semana passada teve a resenha de O Discurso do Rei, hoje eu venho com uma de O Herdeiro Guerreiro, o primeiro da trilogia dos “herdeiros”. Não é o livro mais comum nas livrarias, mas também não é raridade. É ótimo pra você que quer dar um tempo dessas séries bobas sem sair do estilo YA, ou pra você que cansou de começar a ler e descobrir que depois vem mil livros que ainda nem foram lançados, é só procurar por O Herdeiro Mago e O Herdeiro Dragão que você encontrará. Ah, e não, não é romance, não é nem focado em casais, apesar de você encontra-los.

Antes de mostrar a sinopse, quero dizer que provavelmente você vai ter a impressão de que já viu em algum lugar. Infelizmente, é o tipo clichê: ele é um garoto comum, descobre que é especial, tem dificuldade de aceitar, é obrigado mesmo assim e acaba parando no meio de uma “guerra”. De qualquer forma, há seus pontos positivos e de destaque.

Jack tinha 16 anos e, a não ser pela cicatriz no peito e o remédio que tomava todos os dias, era um garoto normal. Pelo menos até se esquecer de tomar o remédio e dar de cara com a verdade: Jack é um dos últimos guerreiros Weirlind, uma sociedade secreta formada por várias ordens (guerreiro, magos, encantadores, adivinhos e feiticeiros), que está em guerra pelo poder. Agora ele terá que lutar para se defender do destino.

Quando eu parava para pensar na estrutura de Eu sou o Número Quatro, era desse livro que eu lembrava. Nos dois casos, há essa divisão entre o mundo comum e o diferente. De dia o garoto vai para a escola, de noite ele treina para poder sobreviver. É claro que em O Herdeiro Guerreiro tem muito mais o caráter de “transição”, do garoto aprendendo a entrar no mundo que não conhece (se você se perguntar, em Eu sou o Número Quatro é muito mais algo como fugir desse mundo).

Uma coisa que eu senti, minha amiga que leu sentiu e você provavelmente vai sentir, é que o livro começa devagar. Na verdade, você precisa de quase duzentas páginas para sentir que a história começou (e não querer largar mais). Não estou dizendo que é ruim ou exagerado, mas só avisando que você precisa passar desse momento inicial para mergulhar na história e que outras pessoas também sentiram isso.

Bem, depois disso, é partir para o abraço, porque você provavelmente irá de familiarizar com o clima e os personagens. Na verdade, eles são umas coisas que eu mais gosto da série/trilogia. A Ellen e a Linda são as minhas preferidas nesse livro, mas há uma boa quantidade de personagens com características diferentes para gostar.

Outra coisa que é bem legal é o clima do livro. Diferente da maioria YA que se passa hoje em dia, o clima é de algo antigo. Eu até pensei que fosse uma dessas histórias medievais (aliás, o que foi um dos motivos para achar mais lerdo o início do livro, eu esperava uma coisa e dei de cara com outra).

Sabe, não é o livro que você vai abraçar e chamar de favorito, mas é aquele que você pode ter um carinho especial. Nada disso é sinônimo de ruim, é claro. Eu até gostaria que mais pessoas conhecessem para poder ficar falando sobre. Além disso, há características da série como um todo que realmente tornam a leitura mais legal, mas que não vale a pena colocar aqui e você só vai poder descobrir lendo os livros (ou nas próximas resenhas! Haha).

Murphy'sLibrary 19/01/2011

Jackson Swift—mais conhecido como Jack—era um garoto pra lá de normal, algumas pessoas prestavam muita atenção nele, mas ele não sabia o que era cuidado demais na sua idade. A única coisa estranha em sua vida é que ele precisava tomar um remédio diariamente. Ele precisa, é sua única responsabilidade!

É quando começamos a nossa história, no dia que Jack esquece de tomar o remédio. Isso parece libertar algo que estava preso dentro dele, uma força anormal que nunca soube que tinha—pelo menos não até mandar seu inimigo voando para longe em uma briga. Depois disso, nós realmente começamos a história principal, quando a tia de Jack o visita e o leva para uma viagem de carro que liberta de vez o que quer que seja que existia dentro dele, especialmente quando coloca as mãos em uma espada. Mas não é qualquer espada, trata-se de uma espada que estava destinada a ser sua.

Jack então descobre sobre a Rosa Branca e a Rosa Vermelha, e sobre a sua herança que é parte disso tudo, com ele sendo um Weirlind e sua tia uma Enchanter. Ele é inferior a uma das casas de magos—as tais Rosa Branca e Rosa Vermelha—e talvez esteja com um sério problema, porque em seu novo mundo ele descobre a existência de um torneio de guerreiro que é um pouquinho perigoso.

O Herdeiro Guerreiro é um bom livro, mas acho que podia ter uma estrutura melhor. A história tem algumas quebras, momentos em que precisei parar e reler porque a narrativa ficou confusa. Jack é um bom personagem principal, embora um pouco irritante, talvez pela idade.

Como um todo, foi um livro que me deu vontade de ler o segundo da trilogia, e isso é sempre bom.

AndyinhA 08/01/2011

Trecho de resenha publicado no blog MON PETIT POISON

A série de Cinda Chima não é mirabolante ou inovadora, apesar de possuir alguns elementos que já encontrei em outros livros (magia, lutas até a morte, pessoas descobrindo um legado e etc) mesmo que este livro seja mais antigo do que alguns, eu o li por último, então as referências acabam variando da ordem cronológica . Ele faz exatamente o que propõem – entreter e dar ao leitor alguns momentos de alegria.

A autora tem um jeito bacana de escrever, daqueles que te faz ficar empolgado, de ler e ler até quase o fim do livro. A história se desenrola fácil e ágil. Mesmo para um assunto ‘já batido’ podemos chamar assim. Ela colocou uma série de elementos juntos que deram um tom a mais na saga.

O livro começa no passado, para entendermos exatamente o que poderes mágicos, guerreiros e afins são e como essa ‘organização’ trabalha. Os próximos capítulos serão no presente onde acompanhamos Jack e sua descoberta de fazer parte dessa organização – as Rosas – mesmo que ele não queira.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/01/poison-books-o-herdeiro-guerreiro-cinda.html

Thyerri 20/09/2011

O Herdeiro Guerreiro
Esse livro é o primeiro de uma trilogia, onde o segundo livro chama-se O Herdeiro Mago e o terceiro (que estou cobiçando para ler) O Herdeiro Dragão. Cada livro (ao menos o primeiro e o segundo) conta a história focando em um personagem, mas vou falar apenas sobre o Herdeiro Guerreiro:

O livro conta a história de um garoto de 16 anos (se bem me recordo) que desde criança se sentia diferente com tudo e todos, tomava certos remédios que sua mãe dizia ser para uma doença que ele tinha mas, quando um dia, o garoto esquece de tomar o remédio antes de ir a escola tudo muda.

De uma hora para a outra Jack se depara com um mundo completamente novo e toda sua vida começa a fazer sentido. Escrito de uma forma surpreendente por Cinda Willians que sem duvida é merecedora de todo o sucesso que o livro a arrecadou, prende o leitor do inicio ao fim com uma leitura surpreendentemente emocionante.

Vinnicius 16/04/2010

Kinder Ovo
Cinda Williams tem um jeito muito legal de escrever. Ela envolve com uma história que parece mais um grupo de adolescentes que descobre uma realidade fantástica e milenar nos dias de hoje (familiar?).

E eis que de repente o que se revela na verdade é uma história sobre o poder e a sordidez dos que o usam sem medida, beirando a psicopatia. Claro que, dado o público alvo, ela não pega tão pesado, mas está tudo lá nas boas e velhas entrelinhas.

É reconfortante ver que o personagem central não perde sua individualidade frente a seus tutores, e é porta voz de nossa indignação ao encontrar uma solução para uma situação sem saída, desencadeando o que provavelmente serão os próximos dois volumes da trilogia.

A história da superfície é bastante animada e divertida. A história submersa é envolvente e por vezes violenta no limite do infanto-juvenil.
A combinação das duas num terceiro texto onde se complementam resulta num livro muito bom de ler.

Vou para o próximo volume , com certeza.

Renato 27/11/2012

4.5 vai
O livro começa em um ritmo meio lento, ate realmente começar a acontecer os fatos mais significantes, ai ele começa a ficar bom, o importante é não desanimar de ler, porque garanto que vale muito a pena da metade para frente :)

venusreviews 24/02/2024

O herdeiro
Foi uma leitura muito gostosa, é o começo de uma série com um personagem principal interessante e leal.

Dy 19/05/2010

Muito BOM!!!!!!! Muito Bom mesmo.

Empolgante, a história não é tããão desconhecida - elementos familiares - mas a abordagem é muito legal, recente, consistente e nada cansativa. Até que enfim um herói que se descobre um tantinho mais velho....hehehe.... Os personagens são bem apresentados, mas não de forma massante ou sem deixar espaço para desenvolvimentos futuros. Sabemos o suficiente para entende-los, mas não o bastante para aplacar a curiosidade.

Acho que eu tenho lido demais, pois matei um dos mistérios do livro lá pela metade.... =( Nada que tenha prejudicado o livro, e foi bem legal ter a confirmação de minhas suspeitas.... hehehe

Sophia.Cueto 10/08/2014

O Herdeiro Guerreiro por Cinda Williams Chima
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

Quando eu vi que esse livro seria o livro escolhido do mês passado para o grupo do Booksplosion no Goodreads eu fiquei super animada, porque eu particularmente tenho um gosto muito particular por livros do gênero de fantasia, mas desde quando terminei de ler os livros publicados aqui no Brasil da Cassandra Clare, fazia um tempinho que eu não lia nada no gênero de fantasia urbana, que é basicamente o gênero deste livro.

Esse livro trata da história de um garoto de 16 anos que mora em uma cidade pequena nos Estados Unidos, onde vive um estilo de vida completamente normal para alguém da sua idade - estudante do ensino médio, querer fazer parte de um time de futebol da escola, tem amigos, sofre bullying de um grupo de alunos, tem interesse romântico em meninas… – até o momento onde ele descobre que é um guerreiro Weirling, e que o fato de ele ter esquecido de tomar o seu medicamento um dia o deixou a mostra para os magos de duas sociedades secretas – A Rosa Vermelha e a Rosa Branca – que querem sequestrá-lo e colocar em uma luta até a morte com outro guerreiro, apenas com a finalidade de seguir uma “tradição” de mostra de poder. Basicamente, os guerreiros são cobaias dos magos.

Eu estou acostumada com o desenvolvimento de universo de livros deste gênero, já que quando se trata de uma fantasia é necessário ter uma base para o leitor ser capaz de entender o que está acontecendo, mas eu achei que no caso desta obra isso fez com que o livro fosse muito devagar. Existem alguns eventos que acontecem ao longo da história que eu senti que a autora meio que estava enrolando um pouco o leitor, ao mesmo tempo que outros eventos passaram super rápido e me deixaram com um gosto de quero mais no final.

Os personagens são bem desenvolvidos, mas o foco principal é no Jack, que é o personagem principal. Existem personagens que no começo da história você acha que são totalmente desnecessários, mas ao longo do tempo você descobre a sua importância para a obra, sem contar que existe aquele antagonista que você tem vontade de matar de tanta raiva que fica dele, como eu adoro ter em livros de forma geral!

Mas o que me incomodou mesmo foi o final da história. Não irei dar spoilers de nada, mas eu acho que ele foi extremamente sem graça e tudo se resolveu de uma forma muito fácil, muito alegre pra todo o clima que é desenvolvido ao longo de todo o livro. Isso que foi um fator que me fez diminuir um pouco a minha avaliação inicial que eu daria para este livro. Mas isso não vai me impedir de continuar com a série, já que eu tenho os dois próximos livros da série em casa. Se você gosta de fantasias e quer experimentar uma fantasia urbana, eu recomendo você dar uma olhada na sinopse do livro no Goodreads ou no Skoob e façam a decisão por conta própria. :) Eu gostei do livro, mas vou dizer que não foi dos meus favoritos, e eu tive alguns probleminhas com o livro ao longo da leitura.

Avaliação: 3.5/5 estrelas

site: https://lepaperwings.wordpress.com
Glenda 08/03/2016minha estante
Sério ! Alguém me explica quem são as Rosas Vermelhas e Brancas nesse livro!????? Boiei legal!

Giane 13/10/2014

O Herdeiro Guerreiro - As Crônicas do Herdeiro
Conheci esse livro no Skoob durante as minhas tantas andanças por páginas de editoras e autores. Na época estava aficcionada por trilogias e não pensei duas vezes em adquiri-los.
Jack tem 16 anos e toma uma medicação todos os dias devido a uma cirurgia cardíaca que fez quando bebê. Ele tem uma vida normal, mora com a mãe, estuda, quer fazer parte do time de futebol da escola e tem suas paqueras. Até o dia em que ele esquece de tomar o remédio e sua vida vira de cabeça para baixo.
Ele descobre que é um guerreiro, que existem magos, encantadores e outras raças mágicas. Passa a ser perseguido por duas facções: A Rosa Branca e A Rosa Vermelha. Estas querem que ele participe de um torneio até a morte para assegurar uma tradição de poder.
Nesses acontecimentos Jack contará com seus amigos, vizinhos, parentes e alguns magos. Inclusive um dos personagens eu ainda não decidi se gosto dele ou não. Ele é daquela espécie que ajuda muito, mas que, ao mesmo tempo, pede muito em troca.
O começo do livro tem um salto de cem anos, o que me fez ficar um pouco perdida, mas ao final liguei todos os acontecimentos. Os personagens são bem construídos e desenvolvidos. Adorei o final, não quero dar spoiler, mas a ideia de um levante foi muito boa! Super indico o livro, a leitura é cheia de mistérios e ação. Agora é partir para o segundo volume.

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

erosgmmj 10/02/2016

Cativante!
O Livro estabelece uma mitologia ‘‘nova’’ onde diferentes classes sofrem sob a opressora tirania dos magos.

Neste contesto, Jack, vai desvelando junto ao leitor, os segredos deste novo universo e de sua própria existência...

Uma corrente de ameaças atribui um clímax misterioso e frenético a leitura, até que se saiba quem são aliados ou inimigos em suas descobertas.

A leitura é empolgante e em muitos pontos a ficção pode ser comparada a realidade.

Creio ser uma ótima leitura para os amantes de fantasia ou RPG de forma geral.

Pri 29/07/2016

{Resenha} O herdeiro mago - Blog As Meninas que leem livros
"Primeiro livro das Crônicas do Herdeiro, O Herdeiro Guerreiro nos apresenta ao mundo criado por Cinda Chima Williams: um mundo onde existem magos, feiticeiros, guerreiros... Misturado ao mundo tal qual o conhecemos. Isso quer dizer que Jack Swift é um jovem adolescente de 16 anos que está no ensino médio, que tem problemas com os populares da escola e só quer entrar para o time de futebol (e não é o americano, é o que eles chamam de soccer!). Sua mãe, Becka, é uma advogada brilhante e protege o filho com unhas e dentes, tentando também deixá-lo responsável por cuidar de si mesmo."
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/06/o-herdeiro-guerreiro-as-cronicas-do.html

Fábio 15/01/2011

Eu achei muito parado no início,com exceção do corre corre para achar a espada depois sim,comecei a ficar louco,só nõa surtei pois o herdeiro mago estava comigo,portanto comecei a lê-lo logo.Nenhum dos livros deixou a desejar,recomendo pois vale a pena ler tal livro.