O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

O Leitor 26/06/2020

Ca-ra-l-ho que livro...
Existe muitos outros trechos legais no livro mas esse em especial achei bem interessante:

"...clamou para o céu aberto onde Deus sorria, Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez."

Cris 24/07/2023

24.07.2023
Acabei, mas para não criar polêmica, me isentarei de comentar...rsrsrs. Só dizer que a história foi recontada com possibilidades, ou seja, uma versão de como poderia ter ocorrido.

Pablo Paz 22/03/2024

É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue
'É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue... Homens, perdoai-lhe, porque Ele não sabe o que fez'. (Jesus de Nazaré)

É a súplica invertida neste Evangelho segundo a visão de um Jesus Cristo humano, demasiado humano, que não vê sentido na ideia teológica do sacrifício.

Na época em que o livro foi publicado, a Igreja Católica em Portugal excomungou o livro. Eu tenho uma formação católica e confesso que não vi nada de profano no livro, afinal, é literatura. Se tivesse filhos, eles leriam sem problema algum. As consequências do puritanismo é a repressão, mais do que a disciplina. Não é à toa que o consumo de pornografia é endêmico em países de cultura protestante e islâmica.

De todo modo, é difícil resenhar uma obra-prima da literatura universal como esta, responsável por dar-lhe o Nobel. "Pai, não precisa perdoar Saramago, ele sabe o bem que nos fez!". Genial.
Ana Sá 29/03/2024minha estante
Lembro de ter me divertido muito com este livro, minha formação católica também não fez alarde!

E que coisa boa foi essa história dos portugueses (com sua mania de grandeza) estarem eufóricos com o Nobel, mas tendo que engolir seco porque era o Saramago, com quem eles brigaram até não poder mais hahaha

Pablo Paz 29/03/2024minha estante
Ana, é maravilhoso, né? Tem algumas passagens que é mais do que ironia, é puro sarcasmo com os intolerantes...

Ferreira.Souza 20/02/2022

Dolorido para cristão- porém genial
Devo dizer que não é o meu preferido do José Saramago, e acho que ele está ali mais preocupado em desmentir a lenda de Cristo, porém é uma construção ideal

Denise Ximenes 17/10/2021

Talento e ousadia
Embasbacada. É assim que termino a leitura desse livro. Com mostras claras de ateísmo e muito talento, Saramago reconta uma história conhecida de todos, a de Jesus Cristo.

Como exemplos da humanização, temos aqui um Jesus amasiado com Madalena; José e Maria têm muitos filhos e os questionamentos sobre a imponência de Deus são constantes.

Deus e o Diabo dialogam e, em muitos momentos, o leitor se pergunta quem é quem - já que existe, das duas partes, uma ânsia pelo domínio do mundo.

Conhecedor profundo da Bíblia, o autor inverte enredos, desloca falas conhecidas, inocenta Judas e traz um viés muito lógico à história.

Acredito que ninguém termine essa leitura indiferente. Saramago tem um talento lapidado de levar o leitor a refletir.

A minha quinta estrela vai para a sobriedade do narrador. Aqui, não há excessos. Toda a história foi mudada de forma lógica e, em tudo, possível.
Joao 17/10/2021minha estante
Que bela resenha Denise! Esse livro é uma maravilha e lembro daquele diálogo no barco, que sem exageros, na época mudou o meu modo de ver as coisas. Saramago era genial.

Denise Ximenes 17/10/2021minha estante
Verdade, João! Genial é um adjetivo muito adequado pra Saramago!

Carolina.Lausmann 17/04/2024

O Jesus humano de Saramago
Inicialmente, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" não estava em minha lista de leituras, pois, como agnóstica que frequentei uma escola católica, sempre questionei muitos aspectos da religião. No entanto, duas razões me levaram a sair da minha zona de conforto e ler este livro: a recomendação do Clubinho da Paloma Lima e a coragem de Saramago, um ateu, ao reescrever uma das histórias mais marcantes da nossa sociedade.

A polêmica com a igreja católica destaca a ousadia de Saramago ao desafiar convenções religiosas. Ao questionar a religião e o conceito de Deus, Saramago mergulha nos temas da relação pai e filho, sacrifício e culpa, com uma beleza quase poética. Seu Jesus é o mais humano dos cristos, confrontado com seu destino e com o mundo político ao seu redor. O estilo único de Saramago, com sua oralidade na escrita e sua ironia aguda, dá uma dimensão ainda mais profunda aos questionamentos levantados pelo romance.

Bruna.Elisa 30/11/2021

Em nome de Deus tudo se justifica.
Somente um gênio seria capaz de contar a história mais conhecida do mundo de um jeito surpreendente. José Saramago humaniza Jesus e narra sua história com uma pontuação excêntrica, que dificulta o início da leitura, mas que se torna habitual para o cérebro no decorrer da leitura. Eu, que fui criada com educação cristã, precisei desapegar da Bíblia para mergulhar e compreender o livro, a vida de Jesus é colocada em ordem cronológica, José tem uma importância inexistente na Bíblia e Maria é, por vezes, tratada com desdém, tendo em vista a escancarada submissão da mulher na época. Com ironia e inteligência o autor instiga o leitor a pensar sobre a eterna briga entre o bem e o mal e o papel da religião nessa discussão. O livro é uma verdadeira obra de arte.

Natali 14/07/2022

O Evangelho segundo Jesus Cristo
O autor conta a história do nascimento de Jesus até a sua morte. Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes vindo de um autor declarado ateu. Há na história vários momentos engraçados. Saramago escreve de forma muito fluída e divertida. É um excelente livro.

Rony 16/10/2021

Confesso q sendo cristão foi bem difícil aceitar o q o Saramago escreve nesse livro. Ainda bem que eu conheço o Verdadeiro Evangelho de Cristo escrito por ( Mateus, Marcos, Lucas e João)..foi bem difícil mas consegui separar a minha cresça com a Obra Espectacular do Saramago. Não conseguir dar menos de 5 estrelas. O Saramago é um excelente contador de histórias.

Kecia.Viana 11/05/2022

Apaixonada por Jesus
Um ateu me fez amar mais Jesus Cristo!

Hoje não sou cristã, mas sempre tive verdadeira fascinação pela imagem de Jesus. Após essa leitura, eu posso afirmar com certeza que é um dos personagens que mais amo.

O cara é gente como a gente, mas numa versão bem melhorada! ?? ??

Diálogos fantásticos entre Jesus, Deus e o Diabo me fizeram refletir sobre tantos dogmas. Coisa de pura reflexão.

Cheiro de perfeição.

Vilamarc 01/04/2020

Provocação inteligente
Recontando a história bíblica constante nos quatro Evangelhos, Saramago conduz uma narrativa que provoca em todo o livro os fatos, os dogmas e as crenças cristãs com muita inteligência e sarcasmo.
Leitura não indicada para as fezes vacilantes.
Destaque para o antepenúltimo capítulo onde Jesus questiona se sua morte tornará o homem feliz e deus antecipa toda a trajetória de sangue, morte e sordidez que caracteriza a história do cristianismo.
É ler para crer.

Matheus.Correa 11/01/2022

Um Senhor livro
Ao me deparar com algumas criticas à respeito do trabalho do ganhador do Nobel de Literatura, Jose Saramago, me peguei pensando por onde começar, e que boa escolha. Peguei de cara uma obra prima! O evangelho não é narrado em primeira pessoa, Jesus é o protagonista, mas a a humanidade de Jesus faz jus ao nome. O observador dos relatos mostra nuances do caráter do Cristo. Iniciando em seu cortejo agorento, retratando a dor da perda de quem o cercava com características verossímeis. Me peguei admirado com Maria, a mulher Maria, com suas duvidas, receios, medos e culpa. José se questionando de inúmeras ações e acreditando ser indigno de uma boa noite de sono. A humanidade de cada um sendo bem nos mostrada. Características que trazem empatia e o sentimento de acolhimento das paginas me trazia em uma leitura em frenesi para saber como Saramago iria terminar essa obra. Momentos memoráveis são inúmeros: Jesus falando com o diabo e a presença emblemática desse personagem. O discurso de Deus à respeito da necessidade de um mártir e muitos outros (não quero entrar em área nebulosa de spoiler) mas aqui fica a minha dica. Leia. Uma narrativa que de começo é chocante. Com parágrafos grandes, pontuação estranha. Saramago se abstém do ponto de interrogação e dos dois pontos. A estrutura pode distanciar alguns leitores. Mas saiba que o seu esforço valerá a pena.

Karin 30/07/2023

Saramago traz uma versão de uma história tão conhecida trazendo reflexões sobre a inevitabilidade do destino entre outras.

Rafael 14/10/2022

Talvez herético, provavelmente subversivo, certamente grandioso.

Esse é a quarta obra do escritor José Saramago que leio. O que me marcou nessas experiências prévias foi a originalidade dos textos e a facilidade do autor em buscar temas inusitados e desenvolvê-los com bastante criatividade. Apesar das dificuldades no fluxo de leitura, que o estilo de pontuação caraterístico de suas obras impõe, é indiscutível que essas histórias tenham o poder de prender a atenção do leitor, que constantemente fica na expectativa do que se sucederá nas próximas páginas.

O livro em questão, em especial, é marcado para além das circunstâncias do roteiro, ou do acontecimento de algo inusitado, como uma cegueira branca que se alastra rapidamente ou as férias que a morte decide tirar em um país desconhecido. Parece ter como objetivo levar o leitor a pensar sobre as contradições e ciladas da religiosidade e, dessa forma, reconstrói a história da vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua morte, sob uma perspectiva mais próxima da realidade que conhecemos (e mais humana). Essa humanidade atribuída a Jesus, faz com que o mesmo sofra com as dúvidas, angústias, inseguranças, fraquezas e vulnerabilidades carnais características do ser humano. Considera-se ainda que toda a história foi escrita por um ateu, que imagino eu, tenha se dedicado intensamente a leitura e interpretação do texto sagrado, visto a facilidade com que constrói os personagens, o conhecimento dos evangelhos e os detalhes dos locais por onde J. C. passou.

Sem dúvidas é uma obra polêmica, mas que consegue prender a atenção do leitor e o conduz a repensar alguns conceitos filosóficos da fé. Pode ser incomodo para pessoas cristãs (senti) e acredito que esse tenha sido o objetivo de Saramago, explorar as contradições, as controvérsias e enfrentar as questões não respondidas no texto bíblico, além trazer à tona todas os conflitos religiosos que culminaram em tortura, perseguições e morte. Enfim, o livro busca completar as lacunas deixadas pela tão conhecida história de J. C. e com a originalidade do escritor português aprofundar-se nos detalhes dessa história. Continuo afirmando que ler José Saramago sempre é uma ótima experiência.

v de vanisse 12/11/2023

A melhor fanfic da Bíblia que eu já li!
Não sou boa com textões, mas vamos lá: PRÊMIO NOBEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL!!!!!
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Saramago é tão necessário, sabe? Vontade de panfletar esse livro na rua. Chorei, me emocionei, surtei? Sabe quando uma história é tão perfeita que você não consegue colocar em palavras? Então.
LEIAM, LEIAM, LEIAM!!