O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Paulo 19/01/2023

Crepúsculo dos ídolos
O projeto desse livro é um ato iconoclasta perfeito, e para isso Saramago fez algo muito simples, tornou todos os personagens verdadeiramente humanos. Eles amam, choram, sentem dor, falham e se desesperam, tudo isso com uma escrita que dá a impressão de um grande monólogo, e um ritmo no enredo que se encaixa muito bem com uma boa tragédia, comunicando-se com as suas emoções. A jornada como um todo mais do que vale a pena.

Nivia.Oliveira 31/12/2020

Saramago ousou contar uma nova versão para a história da Sagrada Família: Jesus, Maria e José.
Como habitual o autor é muito criativo, irônico e sarcástico e eu diria abusado ao interpretar à sua maneira os textos canônicos, mas os questionamentos que os personagens apresentaram alguma vez já passaram por nossa cabeça também: a existência do Bem e do Mal; os dogmas; o poder de Deus x o poder de Roma... E por que não buscar respostas para amadurecer nossa fé?
Nesse livro Jesus é mais humano: tem irmãos, tem mulher, tem pecados... Entretanto, assim como o filme “A última tentação de Cristo” (1988, super polêmico!) seu final é a cruz. Esta que é o símbolo do Cristianismo, Religião que demostra sua força ao longo da história.
Mas fiquei pensando no poder da FÉ. Tenho o hábito de ler a bíblia e sei que a interpretação vai além do conhecimento teológico e da contextualização histórica.
Apesar dos diversos impropérios, Saramago não me convenceu com sua versão porque a crença no poder de Jesus Divino está encarnada em mim, fora transmitida pelos meus pais desde a infância, e especialmente, foram vivenciados momentos sublimes que é impossível compreender apenas com a razão.
A passagem do encontro de Maria Magdalena com Maria, mãe de Jesus é lindíssima! Tão sublime que elevou Maria ao mais alto patamar da divindade: o altruísmo.

Rafael 14/10/2022

Talvez herético, provavelmente subversivo, certamente grandioso.

Esse é a quarta obra do escritor José Saramago que leio. O que me marcou nessas experiências prévias foi a originalidade dos textos e a facilidade do autor em buscar temas inusitados e desenvolvê-los com bastante criatividade. Apesar das dificuldades no fluxo de leitura, que o estilo de pontuação caraterístico de suas obras impõe, é indiscutível que essas histórias tenham o poder de prender a atenção do leitor, que constantemente fica na expectativa do que se sucederá nas próximas páginas.

O livro em questão, em especial, é marcado para além das circunstâncias do roteiro, ou do acontecimento de algo inusitado, como uma cegueira branca que se alastra rapidamente ou as férias que a morte decide tirar em um país desconhecido. Parece ter como objetivo levar o leitor a pensar sobre as contradições e ciladas da religiosidade e, dessa forma, reconstrói a história da vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua morte, sob uma perspectiva mais próxima da realidade que conhecemos (e mais humana). Essa humanidade atribuída a Jesus, faz com que o mesmo sofra com as dúvidas, angústias, inseguranças, fraquezas e vulnerabilidades carnais características do ser humano. Considera-se ainda que toda a história foi escrita por um ateu, que imagino eu, tenha se dedicado intensamente a leitura e interpretação do texto sagrado, visto a facilidade com que constrói os personagens, o conhecimento dos evangelhos e os detalhes dos locais por onde J. C. passou.

Sem dúvidas é uma obra polêmica, mas que consegue prender a atenção do leitor e o conduz a repensar alguns conceitos filosóficos da fé. Pode ser incomodo para pessoas cristãs (senti) e acredito que esse tenha sido o objetivo de Saramago, explorar as contradições, as controvérsias e enfrentar as questões não respondidas no texto bíblico, além trazer à tona todas os conflitos religiosos que culminaram em tortura, perseguições e morte. Enfim, o livro busca completar as lacunas deixadas pela tão conhecida história de J. C. e com a originalidade do escritor português aprofundar-se nos detalhes dessa história. Continuo afirmando que ler José Saramago sempre é uma ótima experiência.

v de vanisse 12/11/2023

A melhor fanfic da Bíblia que eu já li!
Não sou boa com textões, mas vamos lá: PRÊMIO NOBEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL!!!!!
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Saramago é tão necessário, sabe? Vontade de panfletar esse livro na rua. Chorei, me emocionei, surtei? Sabe quando uma história é tão perfeita que você não consegue colocar em palavras? Então.
LEIAM, LEIAM, LEIAM!!

Tati 08/01/2009

não importa a sua religião... você deve ler isso.

Selma 17/08/2022

Gostei da experiência
Não sou muito fã de Saramago, mas estava bem curiosa para ler este livro dele. Li e gostei da maneira que o autor utilizou pra contar a história de Jesus, mesmo achando estranho ela não ser contada em primeira pessoa, sendo o esperado se tratando de um evangelho "segundo" Jesus Cristo, então ter um narrador onisciente foi uma grande surpresa pra mim.
O que mais chamou minha atenção, fazendo com que lesse a história toda, foi o primeiro capítulo, com descrições bem detalhadas da cena do Calvário, nos dando a impressão que a história estava saindo de dentro de um quadro.
Queria muito saber onde tudo isto ia dar e gostei muito do resultado, mesmo com as estranhezas causadas pela falta de marcação dos diálogos e outras pontuações.
Com certeza Saramago não é um livro pra qualquer um ler, pois exige um leitor experiente, principalmente pela falta das pontuações que dificultam o entendimento, fazendo com que um leitor iniciante desista logo nas primeiras páginas.
cpreviatti 17/08/2022minha estante
Uiaaaaa 4 estrelas!!!!!!

Gustavogl 15/11/2021

O primeiro de SARAMAGO a gente nunca esquece. Falaram muito da sua forma de escrita que joga pro ar acentuações e parágrafos. No início é um pouco confuso, mas facilmente essa barreira é vencida. Pra mim é uma prosa poética de tão bonita a escolha de palavras e a forma com que as combinava para contar a história mais contada do ocidente. O enredo dispensa apresentações e desta vez é contado apresentando toda a humanidade de Jesus que de certa forma também foi filho de Maria e José. Todos os personagens são construídos com muito realismo, cheios de dúvidas, conflitos, medos e expectativas. Deus e o Diabo são mostrados como dois lados da mesma moeda. Aqui se vê que o último tem coração e que o primeiro às vezes não quer usá-lo. E Jesus se vê como joguete destes dois seres sobrenaturais que ambicionam o poder pela fé dos seguidores que se somarão através de séculos inspirados pelo martírio do filho do Homem.

Deric Lisboa 17/07/2022

MANO
esse livro é com ctz um dos maiores feitos da humanidade. a releitura feita pelo saramago de toda a vida de jesus é ácida, intrigante e gera reflexões morais que revelam outra face de conceitos do que seria uma conduta adequada diante da visão de um Deus egocêntrico que ama carnificina.

saramago pratica uma grande inversão de valores em todos os sentidos no seu livro. o diabo tem comportamentos misericordiosos, deus se mostra sempre em busca de poder e glória, jesus é uma figura que em alguns momentos rejeita e abomina os comportamentos do próprio pai celestial, etc etc etc...

além disso é muito mais interessante de ler esse livro quando se pertence ou já pertenceu a qualquer instituição cristã e conheça o mínimo da bíblia, pois as referências, críticas, precisão das leis, alterações de alguns acontecimentos, tudo se torna mais interessante e sagaz.

no geral, o livro também não se mostra tão complicado, apesar da linguagem e técnicas controvérsias de pontuações usadas pelo autor para indicar os diálogos, pensamentos, fluxos de consciência e narração. com um tempo e um pouco de persistência, a leitura se mostra fluída e muitooo envolvente.

josé saramago é, talvez, o maior escritor de língua portuguesa que já existiu e vai existir.

santainesense 12/06/2020

Tragicamente Humano
"O Evangelho Segundo Jesus Cristo" é, talvez, a obra mais polêmica de José Saramago. Afinal, Saramago é publicamente ateu: em diversas entrevistas o autor tece críticas à fé e ao cristianismo. Num livro cuja premissa é recontar os evangelhos sob a perspectiva de um Jesus mais humano, não é de de se surpreender que, para muitos cristãos, o texto seja considerado blasfêmia.

Opiniões à parte, nesta obra somos convidados a acompanhar a trajetória de um ser humano de carne e osso, com seus medos, seus anseios, suas dúvidas e suas mágoas. A história aqui é bastante parecida com a que já conhecemos, mas em diversos pontos o escritor altera a narrativa. Jesus Cristo nos é apresentado como um homem que, ao herdar a culpa de seu pai, decide trilhar o próprio caminho. Em meio a essa jornada em busca de autoconhecimento, Jesus se depara com um chamado: o de carregar a responsabilidade em ser o Salvador da humanidade. E também se depara com um amor: nos braços de Maria Madalena se constrói uma relação bela e inspiradora de afeto e respeito mútuo.

Obviamente o "Evangelho" é muito mais do que isso. Todavia é impossível falar sobre todas as indagações que partem destas páginas em tão pouco espaço. Agora tenha certeza: este não é um livro que vai passar despercebido por você. O diálogo de Deus, Diabo e Jesus num barco, por exemplo, me deixou diversos dias seguidos a refletir acerca da religião e da humanidade. Fenomenal. Vez ou outra continuo a me lembrar de trechos marcantes. E o final... Que final. Provavelmente a melhor conclusão que já encontrei para um livro.

Para quem nunca leu Saramago, a dificuldade na leitura será inevitável. O autor não economiza vírgulas, adora frases e parágrafos extensos e não pontua as falas dos personagens com travessões ou aspas, mas com uso de letras maiúsculas e vírgulas. Tenha paciência. Com o tempo a leitura se tornará mais fluida e menos cansativa, até o ponto de se tornar quase natural. Vale muito a pena fazer esse esforço e aproveitar o jeito poético de escrever do autor.

Por fim, muito mais do que uma discussão de se estar havendo ou não uma distorção da narrativa bíblica, o que proponho é que se aprecie esta leitura sob um olhar de quem aprecia a condição humana. Suas ambiguidades, seus ressentimentos, suas dúvidas, seus medos. O Jesus Cristo a quem acompanhamos nessas páginas é um ser tragicamente humano, que nos fará questionar, refletir e duvidar.

Laura1726 16/04/2020

Longo e profundo
A leitura foi meio arrastada não fluiu muito naturalmente não. Como queria muito saber onde a história acabaria fui até o fim. O livro me trouxe muitas reflexões sobre o papel da religião nas nossas vidas.

sonia 05/03/2012

para além da religião
Este livro é uma sátira para a estupidez humana, que transforma tudo em mesquinharia e guerra, que se prende a detalhes tolos esquecendo a real mensagem.
Para cristãos de cabeça aberta, o livro é tão delicioso quanto para os não cristãos.
Muitas reflexões podem ser feitas pelos que tiverem a coragem de abandonar por um momento a obediência servil aos dogmas da igreja: afinal, quantas mortes estúpidas, desde queima de bruxas que nunca existirem e de cientistas que apenas faziam ciência - todos inocentes e torturados pela louca Inquisição, a facção fundamentalista da religião cristã.
O que o autor combate no livro não é a religião de amor e paz, e sim os tortuosos caminhos trilhados pela humanidade liderada por pessoas venais - lembrem-se dos Bórgias, 'papas' que usavam venenos para assassinar seus inimigos.
Renata CCS 29/10/2013minha estante
Assisti a uma bela adaptação no teatro, há alguns anos. Fiquei fascinada! Ainda não tive a oportunidade de ler esta obra, mas está na fila.

Jumpin J. Flash 18/12/2009

Aborrecimento infinito
Eita livrinho chato da peste!

Livro chato e autor mais chato ainda. Como disse o outro, o maior desejo de Saramago é humanizar Deus e deificar Lenin e Stalin. Meu medo é que ele vai ter tempo de sobra para conseguir isso, pois como todo comunista ele é IMORTAL, a exemplo de Gabriel Garcia Marquez, Fidel Castro, Oscar Niemeyer...
Faraday 27/11/2009minha estante
Vou dizer que você tá louco em dizer isto mas antes vou ver quais livros você já leu e depois confirmo o que disse.

Abraço

Faraday 27/11/2009minha estante
ok, retiro o q eu disse........mas pelos bons livros que você já leu, não pelo que falou do Saramago.

Abraço

Bell_016 18/12/2009minha estante
Retirou o q disse pq? Fui ver a estante de curiosa e só uns 20% daquilo se salva.

Markera 18/06/2010minha estante
O Saramago acabou de morrer, rapaz.

Gláucia 22/07/2010minha estante
Bom, concordo que esse livro não seja bom, mas vc chegou a ler algum outro dele? Não sou muito do tipo que se deixa levar por modinha mas Ensaio so bre a cegueira, Interminencias da morte, o homem duplicado, a caverna, etc, são muito bons.

Danielle Gonzales 09/07/2021

Uma vida HUMANA
Que livro fantástico, Saramago traz uma versão muito mais humana do que pode ter sido a vida de Jesus, uma vida que muito mais representaria um homem comum, e que questiona inclusive os desígnios de Deus para planejar a vida e morte de um filho, que Deus seria esse? Movido pelo amor? Será?

@adriana_ lerlivros 10/08/2022

"Que essas minúcias prosaicas não escandalizam quem com elas tenha que perder o seu tempo. A história de Deus não é toda divina."

Se acaso você é um reliogioso e/ou um conservador intolerante, te previno que não te agradará esta leitura, por favor leia!

Dito isto, venho brevemente relatar uma modesta resenha deste livro extraordinário! José Saramago, ateu e estudioso das escrituras antigas que compõe a bíblia, vem com o seu modo nada convencional de escrever, fazer uma reeleitura metaficcional historiográfica de Jesus.

Aqui há uma camada grossa de provocação, uma crítica ácida e grandes desafios para o leitor. O evangelho segundo Jesus Cristo, conta o mesmo cronograma da história da vida de Jesus, o autor apenas humaniza os personagens.

Nada de anjos com asas, nada de Maria crente no filho, de José extremamente bom, nada de Jesus celibato e resignado.
Aqui Jesus é um SER cheio de amor sim e de culpa, muita culpa, de remorso, de revolta... E como todos sabem a história de Jesus é uma história intensa, mas aqui caro leitor você mergulha nas águas abissais da emoção humana.
Eu sempre cri em um Jesus que veio nos ensinar a SER divinos mesmo sendo de carne e osso.
?Esquecer que sou carne e agir como um SER divino. Apesar de tudo EU SOU!

Ps: Existe um momento esplêndido neste livro, que é o diálogo de Deus, Jesus e o diabo que é arrebatador.
Por favor leia este livro!