Decamerão

Resenhas - Decamerão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ezequiel.Cesar 19/05/2023

Clássico!
Na minha opinião as novelas deste volume II são muito mais divertidas que a do volume I.

Fato curioso: duas novelas deste volume eu encontrei as mesmas no ?Contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer?. Lembrando que Chaucer nasceu 30 anos após o Boccaccio.

Fábião 06/04/2010

Repetitivo e Cansativo
Apesar de ser muito bem escrito, os contos são todos iguais, todos falando sobre sexo, o que culmina por cansar o leitor.
Emme, o Fernando 19/12/2015minha estante
Em que parte há sexo em novelas como "Natan do Catai"???

doc leão 24/05/2010

Fiel descrição da idade média
Decamerão é dividido em dez capítulos principais, que por sua vez têm dez histórias relacionadas ao tema de que trata o capítulo. (Total 100 histórias). As histórias são contadas por um grupo de amigos que se isola para proteger-se da peste que assola a Europa por volta do século XIII. Falam sobre amores traídos, amores realizados, histórias picantes de sexo, amores com finais felizes outras vezes com finais tristes. O livro retrata fielmente a idade média e desafia a igreja e os costumes da época com o tom quase debochado com que trata de assuntos como religiosidade e sociedade.

Leiliane R. Falcão 05/09/2022

Altos e baixos, mas no geral, uma boa leitura
Decamerão para mim foi uma leitura oscilante. Meu interesse na obra foi muito por conta do contexto, já que foi um livro também escrito durante o surto de peste negra na Europa. Durante a pandemia de Covid -19, pensei que seria interessante ver como as pessoas na idade média contavam suas histórias no meio de um cenário tão complexo.
Levei mais de 1 ano para ler as 100 novelas que compõem a obra. Em alguns momentos eu devorei o livro, já em outros, tive vontade de trocar no sebo mais próximo. Mas em meio a 100 novelas, devo reconhecer que o saldo é bem positivo. A maioria das novelas tem a dose certa de humor, personagens falastrões e situações que de tão constrangedoras, se tornam divertidas.

Eu gostei muito da forma como as novelas são narradas. As frases, ao menos nessa tradução, tem um ritmo muito bacana, imagino que isto se deva ao fato de serem histórias transmitidas através da oralidade. Sobre os enredos, também achei interessante a forma como Boccaccio descreveu a igreja e os seus dogmas. Ele literalmente "desnudou" a instituição e seus membros (que são seres humanos, falhos e pecadores), e nos faz refletir sobre alguns costumes, e que muitas vezes são suprimidos pelos desejos da natureza.

Todavia, é necessário alertar o leitor mais desavisado que este não é um livro para moralistas, religiosos, chatos e canceladores. Não é um livro que merece ser lido com um olhar anacrônico. Este é um livro clássico, um fruto do seu tempo, cuja literatura nos faz viajar no tempo e entender um pouco mais sobre as origens da nossa cultura Latina.

Mário Henrique 08/12/2012

Excelente livro
Gostei do livro. As novelas são muito criativas, apesar de girarem em torno do amor entre um homem e uma mulher.

Jonathas dos Santos Benvindo 10/06/2022

Essa foi uma das leituras mais interessantes que já fiz. Gostei muito do início em que ele nos situa num tempo similar ao nosso, ocorrido há mais de 700 anos, em que se vivia e morria por causa da peste. Amei que ele dedicou um bom tempo de sua vida para criar 100 histórias para literalmente distrair os leitores nesses/naqueles tempos difíceis. É simplesmente fiquei chocado com a obsessão que parecia que as pessoas personagens tinham sobre o sexo; a maioria das histórias envolvia traição, casamento, o próprio ato sexual, e também mentiras e mortes. No geral, cumpriu o que prometeu, e me agradou bastante, tirando algumas histórias que eram muito longas e chatinhas.

Cristiano.Vituri 06/06/2015

Aula de Literatura
Você pode até me dizer que as histórias são simples e por horas enfadonhas. Mas nunca que não são originais! Pleno 1300 e poucos, ia demorar mais uns 200 anos para o Brasil ser "descoberto" por Portugal, e toda a censura da época, Boccaccio fez textos limpos, cheios de melindragens e liçoes de moral, particularmente viajei e conheci muito pela Itália através do livro, já que as descrições das cidades são muito bem relatadas, inclusive nas N.T. Achei um livro importante como formação de leitor em geral, historicamente falando é essencial. Clássico!
Racestari 29/03/2021minha estante
Flui a leitura?

Cristiano.Vituri 29/03/2021minha estante
Racestari, flui sim, mas a grande sacada é não querer terminar o livro logo. São parábolas e se ler todo dia, vai ficar enfadonho, pois são muitasss páginas...

Racestari 30/03/2021minha estante
Valeu!

Luan539 24/12/2021

Novelas no dia a dia
"É humano ter compaixão dos aflitos e embora em todos ela caia bem, esperasse compaixão máxima daqueles que já precisam de conforto e já encontraram." Esse prefácio resume bem o cotidiano da vida real, seja bom e espere o bem!

Thiago Gadelha 12/11/2021

Livro de histórias
Este volume conta diversas histórias e com temas variando, vindos de uma outra perspectiva narrativamente falando.

Luan539 21/12/2021

Livro diversificado
Mesmo o livro tendo escrita antiga mistura diversão e situações do cotidiano o que o torna bem atual.

Thiago Gadelha 25/11/2021

Livro de histórias

z..... 12/04/2017

Creio que a mensagem implícita é de revelação da corrupção em males que também assolam a alma, como se a visão da enfermidade que acometia o corpo aflorasse também a visão da degradação de caráter. A obra foi escrita no período medieval, no contexto da peste negra que assolava a Europa, como um retrato de época, rompendo com padrões preconizados ao expor hipocrisia, interesses escusos, sexualidade, traições, condutas perversas, machismo e repressões, em uma construção jocosa, inovadora e carismática.

Geralmente o livro é associado à perversão sexual, mas essas histórias não são a maioria. Se for para estereotipar, a ideia deve estar ligada à revelação do homem, naquele contexto social, em um posicionamento libertário e real na sua identidade. O homem é corrupto, praticando injustiças, e a obra não se omite em dizer isso, mesmo nos velados idos de 1348 ou perto disso.

Embora as histórias picantes não sejam a maioria, o apelo e curiosidade que provocam levaram a ser as mais conhecidas. Fale de sacanagem que o povão fica logo de orelha em pé! Né não!? Aham! Ora se não!
Nesse contexto, acredito que estão entre as mais conhecidas a do mudo no convento (onde o sujeito deu uma de calado para trabalhar como jardineiro e aí teve que lidar com "outras flores", insaciavelmente... eu disse em um convento) e a narrativa da disponibilidade de um cara de pau em ajudar o seu compadre em certo feitiço para transformar sua mulher numa égua (sabe de nada, inocente - o tal feitiço que inventou se construía através de uma relação sexual... fala sério!). Porém, a mais salafrária de todas, na minha opinião, foi a a décima da terceira jornada. Narrativa sobre um tal "tirar o diabo do corpo lançando-o no inferno" que um descarado monge ensinava para uma moça a pedido do pai, onde o demo era o "volume animado do monge quando via a moça" e o inferno era o "fogaréu em despertamento da jovem nos países baixos". Mas que safadeza!
Coisas que aconteciam, mas eram mascaradas e Boccaaccio, sem querer querendo, lançou no ventilador, brincando e falando sério.

Nas histórias diversas - que falam de desventuras, traições, machismo, repressão, hipocrisia e outros aspectos - vou deixar em registro a de dois homens que teriam buscado conselhos com Salomão sobre suas mulheres. Um queria ser amado e foi aconselhado a amar, já o outro que queria dar uma lição na mulher, através de uma simbologia grotesca, entendeu que deveria dar uma senhora surra. Deixei em registro apenas para mostrar o contexto de época violento para as mulheres, revelado pelo autor, e também por me apresentar uma palavra que não conhecia: abespinhado.
Outra história foi a do homem e a esposa teimosa, na nona jornada, por ter um desenrolar de terror que pensei que ia se transformar num conto de lobisomem. Só um fato inusitado, por isso também registrei.
Seja como for, todas as narrativas são delineadas por costumes, crenças e identidade oculta naquele contexto. Nas entrelinhas, um livro de revelações. Não vou ousar em dizer na minha limitação, mas seria um inusitado estudo antropológico ou sociológico?

Finalizando, Decameron em grego significa dez dias. Isso porque a obra mostra um grupo de dez pessoas (7 mulheres e 3 homens) que se reuniram durante dez dias para contar histórias. Em cada dia todos contavam uma história, totalizando cem ao final da jornada. A motivação foi a busca de um refúgio quando a peste negra assolava a cidade (Florença).
A segunda vez que li e tive certo enfado. O aproveitamento é a visão no contexto de época, que escancarava muita falsidade e maracutaia.

Éverton 31/12/2020

Cem histórias divertidíssimas
Dez jovens saem de casa para ficarem reclusos enquanto o lugar onde moram enfrenta uma pandemia. O que fazer quando se está isolado de quase tudo? Pois bem, Boccaccio nos dá uma excelente narrativa onde estes dez jovens resolvem passar seus dias se divertindo como podem e contarem histórias para se entreterem. É um livro longo com várias histórias (cem ao todo), mas todas as histórias são muito interessante. Boccaccio com suas histórias cheias de sátiras e sacarmos nos mostra um pouco como era a vida e a sociedade daquela época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5