O Rapaz do Pijama às Riscas

Resenhas - O rapaz do pijama às riscas

Henriques Chacôto 15/03/2022

O Rapaz do Pijama ás ricas
Um livro bem escrito.
Retrata bem os acontecimentos da época.
Narrativa contada a partir dos olhos de uma criança inocente (Bruno).
Pessoalmente não gostei muito pois o livro possui muitas descrições de ambiente, e ás vezes ficamos uma página toda a ler só descrições. Mas tirando esse aspeto eu gostei da leitura.

wannaberorygilmore 14/08/2021

Resenha
Eu adorei este livro! Muito bom mesmo. A história prende do início ao fim e as suas personagens são incríveis! O fim é devastador. Esta história é muito comovente porque a vemos através dos olhos de um menino inocente (Bruno).
Muito bem escrito e retrata muito bem as tragédias e tristezas daquela época.
Recomendo imenso a sua leitura!

Pipoca 15/06/2020

Coração despedaçado!! Foi como fiquei depois de ler este livro, que considero um dos melhores que já li. Não sei definir o que me custa mais: se é ler sobre a realidade nua e crua do holocausto, vê-lo como monstro horrível que é, ou vê-lo através dos olhos inocentes de uma criança de 8 anos. Uma criança que não entende porquê aquele menino vestido de pijama às riscas, "vive" atrás de uma vedação de arame farpado, porquê não pode jogar à bola com ele, porquê não pode convidá-lo para ir jantar à sua casa ... Uma criança que não entende o que é o fumo que vê ao longe no campo ... É de partir o coração!! A amizade entre estas duas crianças é emocionante, por ser tão pura num mundo tão cruel e ignorante!! E o fim .. por mais que pensasse que estava preparada ... não estava preparada para aquele fim ... Um livro para ler, refletir e respeitar a História.

Sofia 03/09/2021

"E se eu também tivesse um par de pijamas listrados?
Ai eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse.

- Acha mesmo? Faria isso?

-É claro. Seria uma grande aventura.
Nossa última aventura."

Pereira 18/01/2022

Uma história de inocência num mundo de ignorância
Gostei muito do livro pois mostra a situação dada através dos olhos de uma inocente criança. Como vi o filme antes de ler o livro, o final não foi tão impactante como poderia ser e também não foi tão claro como o final do filme.

Joaanaa 21/02/2023

Este livro é tão bonito, mas tão tão triste!
Gostei tanto! (apesar de me ter fartado de chorar no fim).

Pires 07/06/2022

O rapaz do pijama às riscas
Eu gostei do livro, mas acho que pus muita expectativa nele e acabei por desiludir-me um pouco .
Normalmente eu prefiro o livro ao filme, mas na minha opinião o filme está muito melhor que o livro

Beatriz3875 05/11/2023

O rapaz do pijama às riscas
O livro é muito bom mas não indico para pessoas com menos de 13 pois é muito pesado. Adoro filmes a ver com a 2°gerra mundial.

Livros com Óculos 23/07/2015

"O Rapaz do Pijama às Riscas" - John Boyne
Resenha

Acabei de ler o livro "O rapaz do pijama às riscas" dia 28 do mês passado. Em algumas partes do livro emocionei-me, é um livro que recomendo ler. Este é um dos poucos livros que não é meu e desde já quero agradecer à Daniela que me o emprestou.

O rapaz do pijama às ricas é um livro que fala de uma época complicada em que os judeus eram levados para campos de concentração, e maior parte dos judeus acabavam por morrer lá. Basicamente o livro fala da amizade e do não-racismo entre religiões.
Bruno era uma criança de 9 anos que vivia em Berlim na sua confortável mansão com a sua irmã Gratel à qual ele chamava de "Caso perdido", sua mãe e seu pai que era comandante. Lá em Berlim Bruno tinha 3 melhores amigos, o Daniel, o Karl e o Martin, mas houve um dia em que Bruno e a sua família viram-se obrigados a mudar de cidade devido ao emprego do pai, mudaram-se para Acho-Vil, ele não foi muito contente e, quando lá chegou ainda mais descontente ficou pois a sua nova casa só tinha 3 andares que, ao contrário da outra tinha 5. Mas não foi só esse o motivo de ele não gostar da sua nova casa, da sua nova cidade, mas também na nova cidade não havia crianças com quem poderia brincar.
À frente da janela do seu quarto, Bruno tinha um campo de concentração, mas ele não sabia o que era.
Bruno adorava explorar então decidiu ir até à vedação, mas quando já chegou surpreendeu-se pois viu Shmuel uma criança muito magra e pálida, por incrível que pareça ambos têm a mesma idade e nasceram no mesmo dia e mês!
Durante 1 ano a família de Bruno esteve em Acho-Vil, e durante esse ano Bruno viveu vários tipos de episódios, uns mais divertidos outros menos. Todas as tardes Bruno ia até à vedação ter com Shmuel, sempre á mesma hora.
Quando Bruno finalmente gostava de Acho-Vil recebeu a notícia que ele a mãe e Gretel iam voltar a Berlim, para ele foi muito difícil dar a notícia ao seu novo melhor amigo, mas lá arranjou coragem e contou-lhe.
Mas Bruno quis fazer uma última aventura, decidiu passar a vedação... Shmuel de-lhe um pijama às riscas, e ele assim passou para o outro lado.

O que será que aconteceu para lá da vedação. Deixo-vos este bocadinho de mistério e esta vontade de ler o livro!!!!
"As barreiras podem dividir-nos mas a esperança irá unir-nos"

Minha Opinião

Sim sem duvida eu adorei este livro, ele fez-me perceber que nem todos podemos correr, saltar, brincar... e que deve fazer os possíveis para que essas pequenas coisas fiquem registadas na nossa mente. Em algumas partes do livro emocionei-me. Mas este livro também me fez pensar como é que só por causa da religião se pode ser tão mau tão insensível, ainda bem que todas estas guerras entre religiões acabaram (não estão 100% extintas eu sei, mas já não há campos de concentração activos).

Ju 26/08/2015

Fanática desiludida
Esperava mais do livro... Eu ansiava para ler essa história após ter assistido o filme, e essa edição adaptada ao filme me desiludiu. Há quem diz que nem sempre o livro é superior ao filme, e posso concordar depois de ter lido esta história. Contudo é uma história bonita, de fácil vocabulário e transmite de uma maneira fácil o massacre dos judeus ocorrido na Segunda Guerra Mundial.

lettcadona 21/09/2022

muito emocionante e triste a história, é linda e comovente a amizade entre Bruno e Shmuel, da inocência dos dois em tempos tão cruéis

Araújo 20/01/2024

Muito bom, mas o final não gostei...
Adorei o livro. Ideal para quem gosta de ler algo mais completo. O final achei trágico e um pouco confuso. Mas no fundo gostei muito de ler! Recomendo! ??