Filipa de Lencastre

Filipa de Lencastre Isabel Stilwell

Resenhas - Filipa de Lencastre

Filipa Mendes 13/08/2023

Um livro que apresenta a vida de uma rainha portuguesa, nascida em Inglaterra e que não conhecia o seu futuro num país diferente do seu e com diversos desafios.
A história relata tanto a vida de jovem no seu país natal, durante a infância, como a sua vida de monarca no reino de Portugal.
Este é um livro fácil de ler, pela sua escrita acessível.
Um recomendação para amantes de história e romances, é possível conhecer um mulher, rainha e mãe apaixonante.

Inês Montenegro 06/02/2016

O livro divide-se em duas partes: a primeira centra-se na infância e juventude de Philippa enquanto solteira e princesa de Inglaterra, com especial atenção aos acontecimentos revolvendo o pai da jovem. A segunda narra a vida de Filipa em Portugal, o casamento, o reinado e os filhos, a quem mais tarde se chamou “a Ínclita Geração”. A vida e o contexto desta rainha são sem dúvida interessantes, capazes de fascinar o leitor e despertar a sua curiosidade. E apesar de haver sempre um pézinho atrás ante aquilo que nos chega sobre figuras históricas – afinal, registos não só não chegam todos, como expressam sempre o ponto de vista de alguém –, as probabilidades e o imaginário indicam Filipa como tendo sido uma mulher de admirar, e sem dúvida com um grande potencial enquanto protagonista de um romance histórico.
No entanto, não fiquei completamente agradada com esta leitura, essencialmente por três motivos: a construção das personagens, a forma de narrar o encadeamento dos acontecimentos, e a própria maneira de escrever.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/filipa-de-lencastre-a-rainha-que-mudou-portugal-isabel-stilwell/