BULLYING

BULLYING L. L. SANTOS

Resenhas - Bullying - Matando Aula - CLASSIC EDITION

Camila B. Monteiro 18/04/2013

Bullying - Leitura leve e agradável!
Personagens estruturados em estereótipos conhecidíssimos da nossa sociedade, infelizmente!
Um romance de ficção que mistura fatos reais em um cenário cada dia mais comum. Este é Bullying, um romance escrito por L.L. Santos e lançado de maneira independente pelo Clube dos Autores.
A história gira em torno do ultimo dia de aula de uma sala de aula - não tão qualquer assim - de uma escola estadual como tantas que conhecemos.
Logo de início somos apresentados a um estranho descrito como um verdadeiro monstro (com a pele queimada e o pouco que aparece do rosto deformado) chamado Carlinhos que entra nessa sala durante a aula usando uma mascara e rende todos os alunos e a professora, anunciando que aquele seria o ultimo dia de suas vidas.
Os capítulos são intercalados entre esse ultimo dia de aula e a vida de cada aluno ali presente naquela sala inclusive a do mascarado Carlinhos.
O histórico de agressão, preconceito e bullying ficam mais evidentes e nos mostra uma realidade que preferimos não olhar hoje em dia, afinal de contas, nem todos os alunos que sofrem na escola chegam a ser um Carlinhos um dia. A maioria sofre calado e leva para a vida toda esse histórico de humilhação e baixa autoestima.
O livro me fez pensar muito nesse aspecto. Quantos Carlinhos pretendemos criar antes de tomar decisões melhores nas escolas? O que devemos mudar no ensino para que isso pare de existir? Preciso dizer o quanto me sinto chateada por esse livro não ser mais difundido?!

Este texto foi originalmente publicado no meu blog: www.culturaviciante.blogspot.com

Lina DC 15/09/2013

Impactante
"Bullying - matando aula" do escritor nacional L. L. Santos é um retrato do pior lado que a sociedade têm a oferecer. Através da história, o autor discute através de cenas fortes, violentas e até mesmo cruéis, problemas que o mundo enfrenta dia a dia.

"Ninguém ali sabia o que estava mesmo ocorrendo dentro de uma das salas do terceiro andar.... Tudo o que se sabia , era que um monstro havia entrado na sala de aula. Um monstro...". (p.11)

O monstro, um homem mascarado, cheio de cicatrizes e cruel é a representação desses problemas: a prostituição, o vício em drogas, os ambientes familiares desestruturados e tóxicos.

"Ela acreditou que tinha visto os olhos por debaixo daquelas lentes redondas e escuras. E que eles diziam somente uma palavra: morte". (p.18)

Os jovens dessa sala de aula, na maior parte deles, não demonstram uma centelha de esperança. Antes da entrada do mascarado, observamos um histórico impactante: temos prostituição de modo aberto e de conhecimento geral, um pátio que mais parece um cenário de um documentário da vida selvagem, com caça e predador, onde reina a lei dos mais fortes.

"A juventude estava perdida. Nada mais havia a fazer. A escola que deveria comportar cérebros e corpos sãos, detinha na verdade, mentes em declínio em corpos dominados pela loucura social". (p. 60)

Um livro com uma narrativa coesa, bem desenvolvida e sem meias palavras. Todos os personagens são descritos livres de "enfeites", trazendo em suas personalidades facetas que chegam a assustar o leitor.
"Bullying" é uma trama impactante que com certeza não irá agradar a todos os leitores. Um jogo de sobrevivência, onde aqueles que chegam até o final também não são os vencedores.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Encontrei uns dois errinhos de grafia, mas nada que interferisse na leitura. A capa é totalmente relacionada ao conteúdo, deixando claro a visão geral do livro.

"Vejam as crianças que percorrem quilômetros a pé, no lombo de mulas, carroças ou no colo da mãe ou do pai. Dezenas de quilômetros para adentrarem em uma escola onde não existem telhado ou paredes. Onde a professora em muitos casos não tem uma lousa. E dá aula para uma quantidade de alunos e alunas. E muitas vezes, na mesma sala (se é que pode realmente ser chamada de sala), tem o dever de ensinar simultaneamente matérias diversas para séries diversas...". (p. 299)

Evandro Bolseir 15/06/2014

Fraquíssimo
Bullying tenta pegar carona no massacre de Realengo para fazer uma crítica social fraca, rasteira e extremamente desinformada sobre as relações interpressoais - sobretudo entre jovens.

Extremamente estereotipados, seus personagens lutam contra o estilo de escrita sofrível do autor para receberem algum destaque. Todo o livro se passa em uma sala de aula, pouco antes de começar um massacre dos estudantes. Boa parte da narrativa se dá a partir de flashbacks mostrando um pouco sobre cada um desses jovens.

O que mais incomoda no livro, provavelmente, é o estilo pseudo-intelectual do autor. Se colocando acima da sociedade em sua narrativa, ele esquece que faz parte dela. Autointitulado filósofo, LL Santos derraba em críticas sociais de botequim e um estilo de escrita insosso. Autor de vários livros, aparentemente pouco conseguiu vender suas obras.

Bom para nós.

Amanda's Tale 07/07/2014

Bullying
Olá queridos leitores, tudo bem? Venho trazer para você mais uma resenha de um autor brasileiro parceiro do blog. Então vamos começar a falar sobre o livro?
Bullying é um tema que está massantemente nas mídias, todos dizem que sabem o que é, mas nunca tomam medidas para que esse ato agressivo psicologicamente ou fisicamente seja cessado, então será de quem é a culpa desse ato que muitas vezes levam a morte pessoas inocentes? Será que são inocentes mesmo? L.L. Santos sai dos padrões esperados e nos leva a reflexão, mas vamos conhecer um pouco da estória?
Nesse livro vamos conhecer “crianças” de seus 17 anos em diante do terceiro ano do ensino médio do terceiro andar de uma rede pública, havia em torno de 32 alunos de etnias e condições financeiras variadas, nessa sala há: patricinha, acima do peso, beato, alcoólatra, drogado, prostituta...
Até que um dia, inesperadamente, aparece um monstro com uma máscara de oxigênio com arma em punho e invade uma sala especifica (a sala do terceiro ano do ensino médio). O que será irá acontecer?
Também conhecemos um pouco sobre a vida do invasor, será mesmo que ele é apenas a vítima? O que fez ele tomar essa atitude? O que ele quer? Será que ele quer se vingar de alguém?
Tantas perguntas e as respostas vão sendo dadas no decorrer da estória, e percebemos que o ser humano é um bicho, isso mesmo, um bicho, que para a sua sobrevivência não importa de matar pessoas “inocentes”, com esse livro percebemos que as pessoas não são inocentes, todas tem sua culpa, então poderíamos dizer que todos são os agressores e os agredidos?
O livro é bem denso, com uma linguagem pesada, as folhas são brancas, a diagramação é simples, a numeração das páginas é embaixo centralizada, a capa é bonita e de certa forma sanguinária, possui capítulos alternados entre o penúltimo dia de aula, o último dia de aula, a vida de Carlinhos (um menino que no passado sofreu bullying), a vida de alguns alunos da sala do terceiro andar, e o que estava ocorrendo fora da escola. Assim pode-se ter uma visão geral dos acontecimentos.
Depois da invasão desse monstro a vida dos familiares desses adolescentes vão mudar drasticamente, como superar perdas irreparáveis? Como aguentar a perda de seu filho? Tantas perguntas, tantas dores, tantas descobertas... E você descobrirá todas as respostas lendo esse livro.
Eu super recomendo o livro, que também poderia ser abordado em escolas, mostrando a importância de não praticar bullying para que não ocorra acontecimentos como esse, que não sabemos se alguém conseguirá sair com vida depois que o invasor entra na sala e faz um brincadeira que poderá levar todos a morte. Será que alguém irá sobreviver?
Espero que vocês tenham gostado, beijos, até o próximo post, sigam o blog para que fiquem acompanhando as novidades do blog.

Título: Bullying – Matando Aula
ISBN: -

site: http://amandastale.blogspot.com

Micaela Ramos 27/10/2014

Intrigante. Realista. Divertido.
Quando fiquei sabendo que iria receber um exemplar desse livro para mostrar minha opinião sobre ele aqui no blog, fiquei maluca de felicidade, lógico que antes de topar a proposta eu tive que ler a sinopse do livro e quando o fiz, fiquei mais ansiosa ainda para ler, visto que se trata de um assunto tão importante ainda feito de mistério e drama, nossa, mal pude esperar.

Intrigante. Realista. Divertido.

O livro começa contando a história de uma criança que passa por bullying na escola e que naquela época, apesar de não ter um "nome bonito", existia sim e as pessoas tratavam como se fosse besteira, mas desde aquela época o bullying já vinha deixando marcas profundas e imutáveis no emocional e no físico de crianças e adolescentes, que cresciam ou repassando a violência ou com problema emocionais sérios. O interessante desse livro é o modo como o autor consegue prender a nossa atenção mostrando um pouco da vida crítica de todos os principais personagens envolvidos na história, ele deixa claro que o que faz um bulinador é o ambiente em que cresce, desde criança já inserido num ambiente machista, preconceituoso e violento, reproduzindo os mesmos atos violentos contra pessoas diferentes do padrão, mais frágeis, etc. O universo das escolas públicas é tratado aqui de uma forma bem simples e direta: os pais deixam os filhos no colégio colocando a responsabilidade de educá-los sobre a instituição e os professores, sem se preocuparem em passar para os filhos o amor, a educação e os exemplos necessários para um bom crescimento do ser. A escola nada pode fazer além de passar aos alunos (ou pelo menos tentar) aquilo que lhes é devido, conforme as regras e normas estabelecidas pelo sistema que rege a rede pública de ensino. Os professores sofrem com a violência dentro das escolas e nada podem fazer por medo de represálias, cansados, obrigados a ensinar de um modo cansativo e obrigatório (que não ensina mais nada e é tão retrógrado quando o penico) enquanto os alunos "diferentes" do padrão sofrem o ódio gratuito e a violência por parte dos que assim fazem parte do "padrão" ou que apenas querem veicular a violência gratuita como modo de reproduzir aquilo que acontece no ambiente onde vivem. A trama toda acontece de uma maneira que você suspeitava que iria acontecer, mas acha que não vai acontecer, deixando assim você no suspense e na surpresa, é muito gostoso de ler. Leiam.

Os personagens desse livro são cada um mais problemáticos que os outros. Um é negro, outro é gordo e só pensa em comer, uma é linda e virgem, outra é super inteligente e rica, outro é forte, sarado e tão "inteligente" quanto uma parede, entre tantos alunos que dentro ou não do padrão, sofrem preconceito e violência apenas por serem do jeito que são. Personagens com conflitos internos e histórias das mais variadas possíveis, você vai perceber que toda a história e o ambiente de vivência de cada um tem tudo a ver com o modo como pensam e agem. Não há muita ligações entre cada um não, na verdade, quase não há nenhuma e as que existem, são fracas e passíveis de quebrar como uma linha de costura de 5ª categoria.

O desing gráfico do livro me assustou um pouco quando vi, mas é bem chamativo e tem tudo a ver com a história, só lendo para entender. O legal é o título "Bullying" rachado ao meio, representando bem as consequências que esses atos de violência conhecidos como bullying, por mais "inocentes" que possam parecer para muitos, causam feridas e rachaduras na vida das pessoas que passam por isso, impossíveis de serem remendadas, achei bem interessante. A folha é branca normal e bem resistente, a leitura é fluida e você come o livro em pouco tempo, se você não estiver com uma ressaca literária sem fim como eu hahahaha.

Recomendo:

A quem gosta de histórias baseadas em fatos reais, críticas e com certo toque de humor negro. A maiores de 16 anos, principalmente, devido ao conteúdo violento e bem realista. A quem gosta de comer livros e de mistério e suspense, porque para mim foi bem misterioso e me surpreendeu bastante.

site: feitadeversoseletras.blogspot.com.br/

Brendinha 29/12/2014

Gostei muito da capa, pois ela causa um grande impacto no leitor, e junto com o titulo, deixa o leitor com certa curiosidade para saber sobre o que o livro vai fala, e neste ponto já gostei muito!

O livro contém uma linguagem um pouco pesada, mas isso ocorre pelo fato da história se passar em uma escola pública no interior do Brasil, onde estudam adolescentes com alto índice de marginalidade e além de tudo muito preconceituosos.

A história é muito bem escrita, e de fácil entendimento, como é dito no titulo, a história se trata sobre o bullying, um assunto bem atual e que vem arruinando a vida de muitas pessoas, como aconteceu com o personagem Carlinhos, que após sofrer bullying na escola, e acabar ficando deformado fisicamente e psicologicamente, se revolta e quer se vingar de tudo que sofreu. Então sequestra uma sala inteira, de adolescentes problemáticos e marginalizados, de uma escola pública da pequena e pacata cidade de Francisco Alves do Sudoeste, uma pequena cidade do interior.

Entre a história de Carlinhos é contada também, a história de cada um dos alunos, que os principais são: André (o gordo), Marcelo (mecânico "fortão"), Nathanieli (a alcoólatra), Clóvis (o negro), Margarida (a “antenada” riquinha), Samuel (o crente fanático), Enrique (o gay), Gerusa (a única virgem) e Tigela (a prostituta). A sala era composta por alunos que se agrediam fisicamente e verbalmente, e os mais fracos sempre saiam perdendo.

Carlinhos quer descontar agora, tudo o que ele passou na infância, e escolheu está sala, pelos alunos que estão nela, para mostrar a eles como são serem animalizados, que não respeitam ao próximo e nem a si mesmo, que parece não serem racionais.

É uma história muito interessante, é difícil não gostar, pois é um livro que mostra certa realidade do mundo atual, gostei muito mesmo!!! O autor consegue nos fazer enxergar a realidade pela história, o que às vezes é muito difícil de acontecer, a história é muito interessante, vale a pena ler! Recomendadíssimo!!!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/05/resenha-13.html

LetíciaBaldez 21/08/2015

[RESENHA] #BULLYING
O livro começa com um acontecimento que muda a vida de vários alunos do 3º ano, na cidade de Francisco Alves, no Paraná. A trama começa com a chegada de um homem denominado por todos como “estranho”, que mantém os alunos de uma escola pública presos na sala de aula com a professora. O que seria mais um dia de aula comum se torna um verdadeiro inferno coletivo.
A trama é desenvolvida com capítulos alternados entre “o último dia de aula”, a descrição da vida de alguns alunos em particular, e a situação que é gerada em frente a escola. Há também as passagens de um menino chamado Carlinhos que é vítima de bullying constantemente e acaba sendo alvo de um trio de garotos que ateiam fogo no cabelo do menino, deixando se rosto completamente deformado.
Carlinhos começa a desenvolver uma espécie de paixão pelo fogo e começa a atear fogo em formigas, e logo em seguida em animais como gatos e cachorros, mas ele não para por ai. Uma vizinha de sua mãe acaba de ganhar uma menina e o mesmo decide colocar fogo no quarto da bebê. Ela não morre mas fica ainda pior do que Carlinhos, totalmente queimada e deformada. E ele gosta da sensação que sente ao atear fogo em qualquer um que lhe seja alvo fácil.
A sala do 3º ano era repleta de adolescentes variados, magros, gordos, patricinhas, prostituta, evangélico, homossexual, negros entre outros. Tudo contribui para que os alunos se odiassem pois alguns eram alvo de inveja e outros de cobiça e isso se torna mais perigoso a cada página. Várias estórias em um único ambiente.

O autor explora com veracidade o que ocorre em uma sala de aula, um lugar que ninguém deseja estar e odeiam os professores, os outros alunos etc. A estória é bem pesada e a escrita se torna bem repleta de colocações inteligentes e poucos diálogos, ele torna o que seria bom o ruim e o que seria ruim o bom. Há utilização de várias figuras de linguagem, o que enriqueceu a trama criada pelo escritor.
Todos os alunos da sala são egocêntricos e esnobes, até Samuel que é o evangélico da turma é enjoado e metido a ser melhor que os outros, não gostei de nenhum aluno daquela maldita classe.
O que eu queria frisar é que o autor me pareceu acreditar que quem faz bullying com os outros nunca se arrependerá, mas eu acredito que as pessoas mudam com o passar dos anos, talvez para pior, mas talvez para melhor, fica a critério da criação que acada um obteve.
O final deixou a desejar, mais ainda sim eu gostei muito do livro. A linguagem é das melhores, e a escrita flui com naturalidade. As folhas são brancas, a capa é muito feia, a diagramação é simples e o livro foi lançado pelo clube dos autores.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2015/08/resenha-bullying.html