Protetores

Protetores Duda Falcão

Resenhas - Protetores

Pat Kovacs 08/07/2013

Meu Achismo
Protetores é o primeiro romance de Duda Falcão, que já publicou diversos contos em várias antologias e a web-novela Hylana nas Terras de Lhu, que pode ser downloadada aqui.

O livro Protetores conta as aventuras de um grupo organizado pelo misterioso Antonio Vilemum, tendo por missão caçar e destruir criaturas das Trevas, que vão desde vampiros, passando por capetinhas e indo até magos negros! O grupo é formado por pessoas que possuem algum dom especial, variado entre eles, e são reunidas no intuito de criar o grupo para lutar contra as ameaças invisíveis de criaturas trevosas, destruindo esses seres perversos e protegendo as pessoas comuns que sequer imaginam que tais coisas existem além do mundo imaginários.

Jango, Mirah, Ordep, Wells, Jhava, Astrid, Rufus e o pequeno demônio Gargul formam o peculiar grupo de Protetores, regidos sob a batuta de Antonio Vilemum, um sujeito obscuro e inconfiável, auxiliado pela velha índia Fátima, uma vidente que prevê o futuro através dos sonhos, com a capacidade de contatar astralmente a quem ela quiser.

Meu Achismo:

O Romance é contado através de capítulos que são aventuras fechadas em si, lembrando muito a um seriado de TV. Esse tipo de narrativa é uma novidade na Literatura, pois os atuais Escritores têm diversas outras influências em sua bagagem do que os antigos, que apenas possuiam a Literatura propriamente dita, quando muito o Teatro também. E, ao que me parece, Duda Falcão se inspirou nas partidas de RPG que jogou com os amigos, que são devidamente homenageados em sua obra (que inveeejaaa!!!). O texto é ágil, dinâmico, embora eu sinta falta de mais introspecção e passagens mais lentas, que ajudem a conhecer melhor os personagens (sorry, eu sou devagar, é uma das minhas deficiências).

Duda Falcão liberou a sua criatividade ao inserir criaturas e situações sem medo de ser feliz. Até a Deusa Gaia se faz presente em um dos capítulos-episódios de Protetores! Mas não apenas de aventuras e horror vivem os Protetores. Uma das criatividades do Autor foi inserir uma espécie de pausa entre uma aventura e outra, em que aproveitou para contar em off um pouco da vida de cada personagem de forma isolada.

Apesar dos personagens típicos do RPG clássico e de alguns cenários desagradáveis (não gostei de ter que descer ao esgoto junto com os personagens no capítulo "O Amuleto do Barão Moreau" - fiquei nauseada, sério >.< ), Protetores é um livro mais divertido do que aterrorizante, e algumas vezes você se pega ansioso por saber qual a próxima aventura que os heróis enfrentarão, tal qual uma boa série televisiva =)

site: http://www.blogger.com/post-preview-auth.g?postID=7725020732195769003&blogID=555862052954133725

Leitora Viciada 04/06/2013

A capa de Protetores mostre um ser terrível, uma demonstração dos males que o grupo enfrenta frequentemente. Eu acompanhava os esboços de ilustrações para a capa, elas continham integrantes da equipe, portanto quando vi o resultado final me surpreendi.
O leitor se depara com o perigo e não com os salvadores. Achei interessante demais essa modificação.
Protetores, embora tenha horror em todas as páginas, é um livro de Fantasia Urbana.

A Editora Underworld realizou um bom trabalho gráfico, mas um trabalho editorial precário. Encontrei erros de revisão, como por exemplo o nome de uma personagem grafado de duas formas diferentes: Java e Jhava, com certeza o autor não cometeu esse erro, pois já conheço o seu trabalho.
Alguns fatores mereciam uma atenção melhor. Mesmo sendo observações sem importância, algumas fragilidades poderiam ser evitadas se o trabalho da editora fosse bem realizado, como por exemplo, a invasão ao museu de cera não ser convincente. A editora precisa sempre dar sugestões de melhorias ao autor.

O livro contém inúmeras ilustrações que parecem ser de fontes diferentes. São lindas e variadas, deixando o livro com um visual incrível.
Depois do índice vem a sequência dos quatorze capítulos. Cada um possui um título e um início em páginas pretas com letras brancas e uma ilustração de acordo com os próximos acontecimentos. Ao término de cada um, uma folha branca com a mesma fumaça sinistra da capa. A parte gráfica do livro está ótima!
Os capítulos longos abrangem as aventuras em si; os capítulos curtos, breves interlúdios, estão espalhados pelo livro; o último capítulo é um epílogo.

Duda Falcão é um excelente autor. Li alguns contos de Literatura Fantástica dele e gostei de todos. Ele possui um vasto vocabulário, criatividade com personagens e facilidade em descrever cenas e ambientes. Protetores engloba de uma forma geral seu estilo, porém o desenvolvimento possui algumas falhas.
A criatividade não tem limites e o livro apresenta sequências surpreendentes e variadas. O horror misturado à aventura e fantasia traz os mais loucos acontecimentos.

O autor poderia ter explorado melhor a inexperiência dos novos Protetores. Embora tudo seja possível em histórias especulativas, estranhei os novatos não receberem treinamento para as primeiras missões. Não seria normal enfrentar o desconhecido mundo sobrenatural, sem receber dicas, informações profundas, treinamento de campo e preparação psicológica.
Seria divertido o escritor abordar esse lado nos próximos livros da série.

A história logo engata e não apresenta enrolações ou detalhes cansativos. Rapidamente já partimos para a aventura e ação. E o livro mantem esse ritmo até o final. São missões e mais missões, os heróis estão seguidamente encarando todo o tipo de mal. E são apenas pessoas comuns.
Os Protetores são integrantes de uma organização muito antiga chefiada por Antonio Vilemum e Fátima.
São as personagens incógnitas do livro. Confesso que fiquei o tempo todo desconfiada deles. Não consegui encará-los como heróis. Estou até agora em dúvida sobre os objetivos deles, até mesmo desconfio do caráter desses dois. Poucas informações sobre eles foram mostradas, principalmente sobre Vilemum.
Fátima possui um dom muito poderoso e é capaz de se comunicar, influenciar e localizar as pessoas através de seus sonhos.
Estou curiosa sobre eles. O autor poderia até mesmo compor o passado dos dois e da organização Protetores.
Esta poderá ser uma série muito bem explorada. Este livro é notavelmente uma introdução e deixa muitas questões no ar. Não é um livro incompleto, mas é dotado de possíveis histórias complementares e paralelas.
Assim como o passado dos líderes talvez possa ser algo interessante a ser mostrado, as histórias de alguns Protetores também. Aventura "solo" é algo nitidamente possível e agradável.
Jango poderia protagonizar contos muito divertidos e movimentados. É um dos Protetores mais completos, assim como Wells e Mirah, outros dois que merecem mais destaque.

Por favor, o restante da resenha está no meu blogue, porque lá o script é anti-cópia. Infelizmente não posso postá-la aqui por inteira pois tenho sofrido frequentes plágios.

Cristiano Rosa 20/02/2013

Diário CT: Protetores
O livro de Duda Falcão foi ótima surpresa. A obra Protetores, publicada pela Editora Underworld, tem 176 páginas e narra aventuras de um grupo de pessoas especiais na defesa do bem. Pelos seus 13 capítulos com títulos longos e um epílogo, o Rio Grande do Sul vira cenários para buscas, caçadas e batalhas.

A trama gira em torno de Vilemum, um homem misterioso que chama várias pessoas para integrar uma organização contra o mal chamada Protetores. Eles receberiam tarefas e teriam que enfrentar algumas criaturas das trevas.

Entre os seres fantásticos, temos fantasmas, demônios, vampiros, zumbis e lobisomens, que aparecem em casas, esgotos, montanhas, cemitérios e até mesmo em sonhos.

Cada novo protetor possui uma arma, um dom ou um conhecimento que utiliza nas tarefas que o líder lança a eles, e muito suspense envolve as aventuras vividas pelo grupo, que se torna unido em prol da proteção das pessoas e da natureza.

No desfecho, há uma espécie de “batalha”, onde o final não é completamente feliz, mas faz jus ao enredo e ao gênero do qual o livro se propõe a ser. A linguagem e o estilo de escrita do autor envolvem e não fantasiam muito os acontecimentos; apesar de sabermos de ser uma ficção, os elementos que estão ali tornam-as quase que verídicas, dando prazer e mais vontade de conhecer a história.

Destaco a mistura de personagens e criaturas que vão surgindo ao longo da trama, que permitem uma diversidade imaginária sem cair no senso comum. Outro ponto forte, na minha opinião, é o clima, sempre tenso e com ar de mistério, e de que a qualquer momento algo vai surpreender a todos, ocasionando medo e oferecendo provas de que no final nem sempre o bem tem que vencer o mal.

A diagramação do volume contém páginas negras e desenhos sombrios, que ajudam a instigar a leitura cheia de drama e suspense. Podemos dizer que é uma fantasia urbana, com muito horror e de alta qualidade. A narrativa é simples, porém muito bem construída, lembrando muitas vezes as partidas de RPG, pelos personagens e cenários que se apresentam ao leitor. O livro Protetores já está na minha lista de obras preferidas dentro do gênero de terror fantástico.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=20142

Leonardo Drozino 06/10/2012

Vampiros.

Adoro começar resenhas de livros com esses seres com a seguinte frase: "E mais um livro de vampiros..."

Desta vez, não posso.

1) Faz um bom tempo que não leio livros de vamps.
2) Esse não é mais um livro de vampiros.

Protetores está no mesmo patamar de André Vianco e Anne Rice no quesito mitológico e ideológico. Protetores é um livro bem cruel.

Queria saber que drogas o autor usou ou se ele é louco assim mesmo, por que as tais aventuras fantasmagóricas estão um pouco além do que eu imaginava. Bem além do que eu imaginava.

A escrita do cara é bem envolvente, dessa forma o suspense e terror são bem realistas.

Uma coisa a se destacar, são os nomes dos personagens. Até esse detalhe contribui para o imaginário.

Ordep, Gargul?

AWESOME!

A capa é bem bonita, parece até poster de filme. A contra-capa é demais, adorei as sombras dos Protetores. O vermelho é bem intenso, e de cara lembra sangue.

Ah, cuidado com o miolo do livro. Assustador o.o

Não se esqueça de deixar uma luz acesa ao ler Protetores.

=)