MULHERES sob todas as luzes

MULHERES sob todas as luzes Patrícia Rocha

Resenhas - MULHERES sob todas as luzes

Amanda.Dourado 05/01/2023

Muito bom, mas faltou diversidade.
Mulheres: sob todas as luzes é um livro iconográfico que traz um recorte sobre a história do feminismo desde os primórdios da humanidade. Para fins didáticos, a obra é dividida em 5 partes: origens; idade antiga; idade média; idade moderna e idade contemporânea.

Logo no começo, é explicitado que o livro foi elaborado de acordo com a participação da mulher perante à sociedade ocidental. No entanto, senti falta da pluralidade nessa análise, visto que hoje se sabe que o movimento sufragista não contemplou a mulher negra ou indígena, tal manifesto foi um feminismo branco. Com isso, as lutas femininas supracitadas não foram devidamente contempladas na obra, mas, por ser um livro de 2009, acredito que tal visão social ainda não tinha sido evocada com frequência na literatura antropológica.

Apesar disso, o livro nos traz muito conhecimento acerca da luta milenar contra o patriarcado, que infelizmente ainda mata tantas de nós todos os dias. Pude conhecer a história de muitas mulheres corajosas, que enfrentaram a vergonha, a solidão e até mesmo a morte pelo simples direito de escolha.

Infelizmente, tal subserviência ainda é fundamentada e incentivada, seja por religiões ou pela própria sociedade ainda presa no passado. Além disso, essa hierarquização masculina é o principal motivo por trás da violência contra a mulher, seja física, psicológica, patrimonial etc.

Acredito que por termos direito de expressão na atualidade, acabamos nos esquecendo das nossas irmãs que morreram buscando o mínimo que hoje temos. Ademais, aqui no Brasil, nós temos varios privilégios que mulheres em outros países não têm.

Quantas foram queimadas por serem "bruxas", por serem uma ameaça ao poderio masculino? Quantas foram enviadas para sanatórios, para conventos ou foram expulsas de casa, tendo que virar prostitutas, simplesmente por quererem ser livres?

Feminismo é igualdade, respeito e valorização. Devemos honrar as nossas irmãs do passado que conquistaram o que hoje é nosso.
A luta contra o machismo estrutural continua! ??

Bete.Aragao 30/08/2020

Diferentes sim, inferiores jamais!!
Nao sei como esse livro não é popular. Foi escrito por uma brasileira que soube resumir e enxugar muito bem as linhas históricas e consequentemente femininas desde o tempo das cavernas a pós modernidade. Tem um valor muito importante para quem quer conhecer o feminismo, sua base e também serve como de livro de consulta, pois possui muitos momentos importantes, assim como nomes impotantissimos também. Indico muito!!

Ewerton Torres 03/04/2017

Recomendo!
Eu gostei. Dá uma resumida muito boa da trajetória de luta da mulher nas diferentes sociedades durante o tempo. Senti falta muitas vezes de conexão entre o texto e as figuras, mas deu pra ter uma ideia de que as conquistas ainda são poucas e derrubar o patriarcado, o machismo e a misoginia é necessário para uma sociedade mais humana para todos os gêneros.

Priscila Nonato 11/05/2016

Achei que faltou maior diversidade de mulheres no livro .