Educação e luta de classes

Educação e luta de classes Aníbal Ponce

Resenhas - Educação e luta de classes

Andressa 10/07/2020

Educação e luta de classes
O autor demonstra como a educação têm sempre estado a serviço das classes dominantes, associando as transformações educacionais com os contextos históricos e econômicos que lhe deram forma.

Analisa de forma crítica a ideia da educação como ferramenta de transformação social e o papel do professor dentro deste processo: produzida pela sociedade para formar homens para esta mesma sociedade, a educação carrega a ideologia dominante e portanto, não contém em si o potencial transformador. Antes, é transformada quando outra classe com outros interesses ascende e arranca conquistas em um processo conflituoso.

Ou seja, não é uma exposição das correntes educacionais ou dos sistemas escolares encontrados nas diferentes sociedades ao longo do tempo. É uma análise da educação como fenômeno de superestrutura que demanda contextualização socioeconômica para ser compreendido.

Luciana Esteves 25/03/2009

Maravilhoso
Li este livro no primeiro ano da faculdade e amei desde o começo. Ano passado resolvi ler novamente e gostei mais do que na primeira vez.

Um livro muito fácil de ler. Conta a história da educação desde a época dos homens das cavernas até os dias de hoje (com muitos detalhes interessantes). Para quem é da área da educação, indico 100%.

Fernanda 17/07/2014

Completo e difícil
Esse livro me ajudou muito na disciplina de História da Educação na faculdade, porém é de leitura difícil.
É uma leitura cansativas e sinceramente, tudo ficava mais claro só quando a professora explicava na sala de aula. Mas acredito que foi um pouco por falta de atenção a leitura também. Ler esse tipo de livro no ônibus não ajuda muito.

Emyle 18/10/2022

leitura muito interessante
Li esse livro para a matéria de Profissão Docente da faculdade, gostei bastante de saber como se deu a educação desde o homem primitivo até o momento atual. Não é um livro muito difícil mas, em certos momentos a leitura era bastante cansativa.

plucas2003 20/11/2022

Li pra faculdade
Eu li pra apresentar na escola e não esperava gostar tanto... Eu amo história e sou marxista não ortodoxo, como nosso amado Milton Santos, então não tem como não ficar encantado como o Aníbal detalha a contradição que (quase) sempre houve no mundo.

camila 30/03/2013

ler
Nao da pra ler nesse site?