O professor Jeremias

O professor Jeremias Leo Vaz

Resenhas - O professor Jeremias

Isotilia 04/06/2013

Uma descoberta na literatura brasileira!
Este livro foi inicialmente publicado em 1920. Eu li a quinta edição de 1934, que aparentemente é a última edição do século XX. Em 2011 houve mais uma edição do mesmo,lamentavelmente sem muito sucesso nas vendas.

Acredito que para um livro com 5 edições em 15 anos (numa época em que a maioria da população brasileira era miserável e analfabeta)foi um verdadeiro best-seller da sua época. E foi merecido, pois é um livro extraordinário.

Acredito que ele seja Modernista, não só pela época, mas porque ele rompe totalmente com vários padrões. O narrador-protagonista, é o professor Jeremias. Ele narra todo o livro em primeira pessoa.
Basicamente, Jeremias é um mestre-escola que era casado com outra mestre-escola em Santo André. Uma mulher trabalhando naquela época, que escândalo! Eles têm um filho, Joãozinho, mas o casal está sempre em atrito e acaba se divorciando. Outro escândalo para a época, isso não era assunto que pudesse ser tratado num livro!

A mulher revoltada, mexe os pauzinhos no governo para que ele seja transferido.Jeremias então é vai trabalhar em uma pequena cidade isolada no interior de São Paulo. Lá ele passa toda sua vida, sem nunca mais encontrar a ex-mulher e o filho. Um dia ele decide escrever um livro para Joãozinho contando a sua vida, na esperança que um dia seu filho 'se meta nas livrarias escuras' e possa saber quem foi seu pai.

O autor é de uma ironia, de um cinismo, que lembra muito o estilo de Machado de Assis. Ele critica com inteligência várias ideologias políticas da época assim como a sociedade e as fraquezas humanas pelo dinheiro e pelas aparências.

Honestamente eu não entendi um capítulo em que ele sonha ou delira que é um rei. Não entendi o que isso tinha a ver com o contexto da estória. De qualquer forma, é uma ruptura com os padrões literários vigentes na época. É mais uma razão para considerá-lo modernista.

O final é simplesmente espetacular! Eu amei a conversa que ele teve com um cachorro de rua e a metáfora do cão com um tijolo amarrado a cauda.

Este livro merecia ser estudado nas escolas, nas aulas de literatura. Ele é representativo para a Literatura Brasileira.

Daniel 26/05/2022

Maçante...
Léo Vaz (1890-1973) foi um escritor paulista muito apreciado em seu tempo, tendo seu livro de estreia, O Professor Jeremias (1920), recebido grandes elogios por seus contemporâneos. Mas, não fosse a inclusão dessa obra na famigerada Coleção Saraiva, eu certamente não a teria lido, uma vez que, como seu autor, está bastante esquecida, mesmo tendo ganhado uma nova edição em 2001.

Aqui temos um desses casos em que o esquecimento é totalmente justificável. O livro de Léo Vaz é uma tremenda maçada! Mesmo sendo de pouco fôlego, fiquei tentado a abandoná-lo diversas vezes. A ideia de compor uma autobiografia romanceada infelizmente não vingou em O Professor Jeremias ou, no mínimo, o livro não envelheceu bem...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2022/05/o-professor-jeremias-de-leo-vaz-resenha.html

Daniel 03/04/2022

Um livro para jovens?
Alberto Leal (1908-1948) foi um escritor paulista que, além da literatura, dedicou-se ao jornalismo, à medicina e à lavoura. Foi casado com a também escritora Isa Silveira Leal, que acabou ganhando mais notoriedade, sendo mais lembrada atualmente.

Retrato de Luciano (1949) é um romance póstumo. Trata-se de meu primeiro contato com o autor. Ainda que não seja classificado como infantojuvenil, a narrativa lembra bastante aquele estilo dos primeiros autores publicados na lendária “coleção Vaga-Lume”. É sem dúvida um livro despretensioso e simples que, embora não revele qualidades extraordinárias, não deixa de ser um passatempo agradável...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2022/04/retrato-de-luciano-de-alberto-leal.html