Extras

Extras Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Extras

Adriana 13/05/2012

Este é o quarto e último volume da série Feios, distopia de Scott Westerfeld que fez muito sucesso no Brasil e no exterior. Confesso que a série, que conta a história de Tally Youngblood e é composta pelos três primeiros livros, me decepcionou um pouco. Por isso, fiquei muito feliz por poder ler Extras e por saber que o autor decidiu não nos deixar com aquele final escroto inconclusivo. Isso porque Feios era para ser, originalmente, uma trilogia. O próprio Westerfeld, na nota de abertura de Extras, diz que seus leitores é que explicaram detalhadamente o real significado de trilogia. Ele criou este novo volume, com uma protagonista diferente embora Aya Fuse seja bem parecida com Tally em algumas coisas, para mostrar como seria o fim da Era da Perfeição e que rumos a sociedade tomaria.

Nesta nova obra, ser perfeito fisicamente não é mais a regra. O importante agora é ser popular. Na cidade de Aya, todos têm um canal onde divulgam os fatos de sua vida ou matérias que julguem importantes. Quanto mais famoso for o canal (e a pessoa, por consequência), mais méritos dinheiro você ganha.

Aya é uma Extra, alguém com a popularidade lá em baixo. Ela vive na sombra do irmão, que mora em um lugar lindo e é super popular. Ambos são divulgadores vulgos repórteres e vivem fazendo matérias para bombar nos canais.

Porém, a sorte de Aya (que sempre fica com as divulgações mais sem graça e sem importância) está prestes a mudar. Ela descobre um grupo de garotas que se intitulam Ardilosas e que se arriscam surfando em trens magnéticos. Interessada em um furo jornalístico, a protagonista se junta ao grupo e é enredada em uma trama que representa muito mais do que apenas popularidade, mas que pode mudar os rumos de todo o planeta.

Adorei muitas partes do livro, apesar de ter achado o início um tanto maçante. A escrita de Scott é tão cheia de maluquices que demora um pouco até nos acostumarmos. Algumas coisas também não ficaram totalmente explicadas, mas não foi nada que atrapalhasse o andamento da trama. Achei que Extras, como último livro de uma série, foi muito melhor coordenado. Principalmente no que diz respeito à Tally e seus amigos (é claro que eles aparecem, é aí que tudo fica divertido)!

Para quem já leu todos os livros, recomendo muito que leiam também Extras, ele vai lhes dar além de outra perspectiva sobre a sociedade no geral um desfecho muito bonito para os nossos queridos personagens. Não que Especiais não tenha um “final”, ele tem, mas eu não tinha gostado muito dele. Por isso, foi realmente uma grata surpresa encontrar em Extras a maior parte das coisas que eu buscava na série.

Só não dou 5 estrelas porque, como expliquei, ainda tem coisas na escrita de Westerfeld que não me descem. Apesar disso achei este livro um grande avanço, comparado com a má impressão que tinha ficado dele, hehe! Até me animei para ler Tão Ontem, livro do autor que está estacionado aqui em casa há tempos.

Com certeza, recomendo!

Resenha em: http://mundodaleitura.net/?p=3386
Mari 22/08/2012minha estante
Eu estava lendo as resenhas pra saber se valia ler Extras pq fiquei um pouco decepcionada com Especiais e vc me animou! Boa resenha =D

AndyinhA 11/05/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Então ao ler Extras e termina-lo, eu fiquei com aquela sensação estranha de gostei mas não gostei, porque apesar de ter um pouco daquele mundo de antes, acabou tendo um novo personagem e as questões levantadas foram outras. Eu queria mais Tally e Daniel

Marezinha 30/04/2012

O que salva esse livro é a premissa.
Inteligente do autor perceber que, se substituíssemos um valor estúpido (a beleza), nossa natureza humana capitalista nos faria colocar algo igualmente estúpido (a fama) no lugar.
Uma pena que não passe de uma boa premissa.

Marcela 13/04/2012

Extras
Ele não tem o mesmo ritmo dos outros três, mas é bom pra quem sente saudades da Tally, David, Shay e dos outros cortadores. Se gostou dos outros vale a pena ler este.
Santana 10/11/2021minha estante
Oi Marcela. É o Ruy, do Simpósio SIM 1999 - pode me retornar e-mail por favor? santana.ruy@gmail.com

Scarllet 19/04/2012minha estante
Concordo em relção ao que o livro nos faz pensar que é o assunto principal: a que ponto alguém vai pela fama, e também sinto muita falta da nossa heroina Tally a assumo ter ficado um pouquinho desapontada pela narrativa não dar foco a ela. Mas só gostaria de deixar uma correção o importânte para eles é ser famoso não um extra. Extra viria a ser só como uma demominação de quem tem uma reputação baixa, como se fosse alguém que sobra, uma pessoa comum, e ao final do livro a palavra extra toma outra dimensão que antes era prejorativa.

Camila 03/10/2012minha estante
Sim, reforçando o que a Scarllet disse, Extras NÃO É ser famoso, e sim o oposto da fama. São a escora da sociedade, como os Feios.

Dani Fuller 21/03/2012

"Às vezes a sabedoria da multidão era apenas uma barulheira."

Caso não conheça ainda a série, leia minha opinião sobre os livros anteriores Feios, Perfeitos e Especiais. E não demore muito a começar a leitura... você realmente não sabe o que está perdendo. E aos que não curtirem.. sinto em dizer mas vocês devem ter passado por alguma operação bem radical que afetou intensamente o cérebro de vocês... cuidem disso!

"Para todos aqueles que me escreveram para revelar a definição secreta da palavra 'trilogia'."

Como não amar um autor que escreve isso? Eu só posso responder com um obrigada Scott por existir.

Todos sabem do meu amor quase doentio pela série Feios... se depois de tanto eu escrever, falar e divulgar e você continuar sem perceber é porque realmente só pode ser uma espécie de avoado kkkk.

"A liberdade costuma destruir as coisas (...)"

Sinto uma certa pressão para comentar sobre Extras (e para piorar a falta de inspiração). Apesar de ansiosa pelo livro, quando soube que não era uma continuação eu fiquei muito chateada. Talvez isso tenha refletido no começo da leitura. Imagina só eu estava achando chato! Quer dizer não era bem chato... era algo indescritível... não fazia uma conexão da existência dele.... para que escrever mais um livro?

"Acho que as às vezes a pessoa tem que mentir para descobrir a verdade."

A verdade é apenas essa: você precisa deixar-se levar... eu estava fazendo quase uma sabotagem e não confiando na mente sagaz de Scott Westerfeld. No instante que eu permiti parecia que eu mesmo havia passado pela libertação... O livro realmente não tem nada a ver com os anteriores... nova história e novos personagens, mas nem tanto assim rs. Pois é, você observa os elementos existentes nos anteriores, com as lembranças (Ohhhh Zane & David