Época de Morangos

Época de Morangos Rafaella Vieira




Resenhas - Época de Morangos


30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Emily 29/11/2015

Como dito na sinopse, Jordana acredita fielmente que conheceu o amor de sua vida. O escolhido trata-se de Edgar. Garoto loiro, olhos azulados e sorriso impecável. Tudo de bom. Com o amor que ela sente por ele, viverá o que qualquer um que já teve seu primeiro amor sentiu por alguém. Aquelas sensações de ''borboletas no estômago'', pernas bambas e a dúvida em saber se o sentimento é correspondido. E isso irá gerar muito choro, risos e lembranças hilárias.

Jordana vive com o pai e o irmão desde que seus pais se separaram. Sua mãe é daquelas que quer sempre falar o idioma dos jovens e dá conselhos constrangedores à filha sobre o amor. O pai se esforça em ficar a par das novidades na vida dela. São momentos super engraçados. O irmão de Jordana é um típico nerd que gosta de ficar o dia inteiro trancado no quarto em frente ao teclado do computador, com uma vida social nível zero. Mas quem rouba mesmo a cena é a sua prima, Jaque. Essa personagem me lembrou muito a Alasca - protagonista de um dos livros do John Green. A personalidade forte das duas é muito parecida.

A princípio, me pareceu que iria ser um enredo tedioso, sem nexo e que não me faria chegar nem nas primeiras cem páginas sem bater um arrependimento pela compra, mas foi ao contrário. No primeiro dia me surpreendi ao perceber que já haviam se passado dez capítulos. Realmente a escrita flui bem.

Referências a livros, séries, filmes, entre outros são constantes. Com certeza em alguma hora você vai se identificar. Eu mesma, me identifiquei com várias. Achei uma ideia ótima esse livro ter sido baseado no diário da própria autora. Faz a gente pensar: ''Nossa, isso pode ter acontecido mesmo''.

Me apaixonei pela lombada. Ela se destaca bastante na minha estante, além de ser linda. Verdade seja dita, a editora Gutenberg está de parabéns com todo o trabalho feito na aparência do livro. Nem as orelhas escaparam. A cada começo de capítulo temos o desenho de um morango. Tudo ficou uma lindeza.

“Não era só a pele branquinha e aveludada do rosto nem os lábios finos e sensuais. Não eram só os olhos celestiais e o cabelo louro-cinza que caía na testa. Era tudo nele (...) Havia química ali de dar inveja a todos os componente da Tabela Periódica.”

Cheguei a comparar a Rafa com a Thalita Rebouças, entretanto fui percebendo que o modo de direcionar a história é completamente diferente uma da outra.

Essa foi a leitura da vez, porque eu quis dar um espairecida e escolhi um tema mais leve. Acho válido depois de tantos livros mais pesados dar uma descansada na adrenalina. Peço apenas que se você for lê-lo, vá com a mente o mais aberta possível. A personagem principal não é muito fácil de engolir. Em algumas atitudes dela, pensei: ''Jordana, que burrice é essa que você está fazendo, mulher?''. Ela é imatura mesmo depois que se passaram anos de sua vida. Então, não embarque com muitas expectativas, porque pode acabar se frustrando. Fora isso tudo é muito saboroso. Idêntico a morangos.

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/11/resenha-epoca-de-morangos.html
comentários(0)comente



Catharina.Mattavel 28/05/2015

Época de Morangos - Rafaella Vieira
Época de Morangos será narrado em primeira pessoa pela protagonista Jordana que ao conhecer Edgar, soube na hora que era o amor da sua vida, os dois passam a estudar na mesma escola, porém, Edgar é mais novo, está na sétima série enquanto Jordana está na oitava, mas logo os dois passam a ser bem amigos e a história vai se desenrolando com muitas reviravoltas.

Jordana é uma personagem que ou você gosta ou odeia, e comigo aconteceu os dois ao mesmo tempo, ela me irritava profundamente em alguns momentos, mas em outros, a achava bem interessante. Conforme ela foi crescendo, percebi que foi amadurecendo bastante e se tornando menos chatinha, mas até o final do livro, ainda me irritava um pouco.

Edgar e Jordana enrolaram muito durante a história, afinal, o livro se passa em anos da vida de Jordana, claro que ela conhece outros caras e tudo mais, porém, Edgar nunca caiu da sua cabeça e ás vezes, achava desnecessário o tanto de páginas que o livro contém para uma situação tão simples que os dois passaram a complicar com o tempo.

Os personagens são bem construídos apesar de não terem me cativado, gostei sim da leitura e do enredo, o problema é que fui com muita expectativa, pois queria ler o livro a anos, então esperava algo totalmente diferente e bem menos infantil. O segredo é não criar expectativa e você com certeza irá gostar do livro sim.

O que gostei muito durante a leitura foram as várias citações de músicas, uma melhor que a outra e principalmente algumas referências a THE OC, Jordana curtia a série e eu sou apaixonada, então cada vez que citavam a série, eu surtava em silêncio no ônibus. Filmes também foram mencionados, enfim, muita coisa legal, ótimas dicas.

A narrativa está bem leve e rápida, de uma certa forma me prendeu para ver o que acontecia no final, então, foi super rápido, se não fosse os dramas e o romance exagerado de Jornada, o livro com certeza seria melhor.

Recomendo para quem curte uma leitura simples e bem mel e claro, com muitas reviravoltas.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-epoca-de-morangos-rafaella.html
comentários(0)comente



Bia 24/04/2015

bom outro comentario pq resenha não sei fazer....Epoca de morangos conta a historia de um amor verdadeiro , q passou por muitas provas pra no final......
Jordana se apaixona por Edgar qdo ainda estavam na escola e ele mais novo q ela...e vivem esse amor platonico por muitos anos e sofrimento....uma historia bonita mas q da raiva da jordana por não ter atitude...q ja sua prima Jake tem de sobra e o q ajuda no livro...bom o final vcs imaginem
comentários(0)comente



Renata Ferraz 05/03/2015

Requer paciência
Quando comprei o livro tinha expectativas altas, pois já tinha ouvido falar muito bem da autora. Além da fama dela, a capa e o título também chamaram minha atenção, e eles combinam perfeitamente com o livro.
Porém fiquei bem decepcionada com a personagem principal que é muuuito infantil. Apesar da história se passar dos 13 anos 23 anos da Jordana, a impressão que passa é que ela nunca deixou de ter 13 anos. Ela é muito bobinha, trata as pessoas muito mal e sempre toma as decisões erradas, o que irrita bastante.
Apesar disso o livro vale a pena porque os personagens secundários são ótimos (destaque pra mãe dela e a prima Jaque que são super engraçadas!) e o livro tem um final feliz bem fofo.
O livro também me despertou uma saudade muito grande da minha infância e adolescência, dos meus amigos, da escola... Por isso valeu as três estrelas!

PS: Adoraria um livro com a Jaque como personagem principal, ela é ótima!
Rapha 30/08/2016minha estante
foda se




Rafa 18/09/2014

Então, o que falar do livro que me deixou de ressaca por duas semanas? Levei essas duas semanas para chegar na página 50 e só terminei de birra, poderia ter abandonado facinho lá no início mesmo.

Até a página 200, a história -- que história? Não tem história até a página 200. A protagonista nos dá uma breve explicação da sua vida, de como conheceu seu grande amor e continua nesse platonismo até quase o fim do livro.

Acredito que ele dê uma visão bem realista de como são os primeiros amores da nossa vida, aquele platonismo extremo. E no caso da Jordana, por um cara mais novo. Aliás, pelas primeiras 200 páginas, (tô fixada nelas) a única coisa que rola é ela reclamando da grande diferença de idade, já que ela tem 13 e ele tem 12 anos.

Também tem alguns diálogos e algumas festinhas bem avançados para quem tem 13 anos - e eu sei, pareço uma velha, mas no meu tempo não era assim... haha

Agora, falando sério, até quase o final do livro a história não muda, embora 3 ou 4 anos tenham se passado. O que acontece nos primeiros capítulos continua se repetindo até que finalmente acontece alguma coisa e o livro se encaminha para o final.

O final não poderia ser outro dada a construção do livro, porém, é um final bem irreal, bem clichezão, bem sessão da tarde, porém foi fofo. A tal "época de morangos" foi um toque bem legal, gostei de como foi utilizado.

Na aba do livro, a informação é de que ele é baseado na história da autora e quem sou eu para dizer algo sobre a vida da autora, mas acho que ele poderia ter umas 200 páginas a menos. Talvez uma menina mais nova aprecie mais a leitura, devo ressaltar, não sou exatamente o público-alvo dele.


site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 31/08/2014

Um dia, aos 13 anos, Jordana vê de longe um rapaz e tem a certeza que ele é seu Príncipe Encantado – um desconhecido que é o mais lindo e perfeito garoto do mundo. Um tempo depois, descobre que ele estuda na sua própria escola, porém é mais novo que ela, e nem sonha com namoradas ou amor. O tempo vai passando, e aos poucos os dois vão descobrindo as dores e as delícias da adolescência e juventude, e entre encontros e desencontros, buscam a felicidade ao lado do verdadeiro amor, que pode nascer à primeira vista, mas durar para sempre.
comentários(0)comente



Julia 06/07/2014

Época de Morangos
O Livro “Época de Morangos” da pernambucana Rafaella Vieira conta a história de Jordana que descobre existir um sentimento chamado amor em uma idade muito pequena, com apenas treze anos. O enredo acontece na cidade de Recife em Pernambuco, e tem o espaço temporal de mais ou menos quinze anos.
[CONTINUA NO LINK]

site: http://criativoativoliterario.wordpress.com/2014/05/15/epoca-de-morangos/
comentários(0)comente



Amanda's Tale 10/05/2014

Resenha do Amanda's Tale
Olá queridos leitores, tudo bem? Então venho trazer mais uma resenha de um livro brasileiro, porém esse veio em parceria com a Editora Gutenberg. Eu já li um livro dessa mesma autora que foi sete minutos no paraíso, e como tinha gostado do livro fiquei muito curiosa para ler outro livro da autora.
Esse livro tem como protagonista Jordana uma menina de 13 ou 14 anos e ela acaba se apaixonando à primeira vista por Edgar. Essa paixão surge quando ela faz uma viagem para Disney com seus avós e lá ela vê seu príncipe encantado, porém ela acha que nunca mais vai vê-lo.
Só que a vida traça destinos que muitas vezes não conseguimos explicar e é isso que acontece na vida de Jordana. Edgar vai estudar na mesma escola de Jordana, e fica tudo as mil maravilhas quando ela descobre que o aluno novo é seu príncipe encantado, porém logo depois ela descobre que ele está no 7º ano, ou seja, ele é mais novo que ela, é aí que ela começa a tentar esconder seus sentimentos, e torna-se amiga de Edgar. Porém isso não faz com que seus sentimentos mudem, pelo contrário só faz aumentar.
Porém, o destino age novamente na vida deles, e faz com eles tenham idas e vindas, pois o livro há passagens de tempo e assim há sempre reencontros entre eles. Será que eles ficaram juntos? O que o destino reserva para vida deles?
Então, o livro é para o público infanto-juvenil, porém não me agradei tanto dele, enquanto isso gostei bastante de sete minutos no paraíso. A estória em si é fofinha, porém acho ela muito infantil com enfoque sexo, então eu senti falta de alguma coisa durante o enredo do livro.
Logo no inicio a autora fala que o livro possui alguns fatos verídicos que foi tirado de seu diário, porém durante a leitura não distingui o que poderia ser verídico e o que seria ficção.
É um livro que relaxa a mente, porém tem muitas frases de efeito um pouco clichê, não que isso prejudique o livro, pois muitas dessas frases eu marquei pois achei legais e que combinavam com o livro. Porém, como eu disse anteriormente por ser um livro infanto-juvenil acho que a autora fez uma mistura entre criança e sexo, o que não me agradou tanto.

“Geralmente, a hora certa está relacionada à pessoa certa. Por isso, só faça quando estiver segura de que quer, porque é algo que não dá para desfazer.”

A capa e a diagramação do livro são lindas, e eu me apaixonei, as folhas são amarelas, a editora caprichou em tudo, estão de parabéns e eu amei. O livro é de leitura rápida, e de fácil entendimento.
Eu recomendo esse livro para aqueles que querem ler sem pretensão de um que a mais, ou até mesmo para aqueles que querem dar algumas risadas e relaxar a mente. Pois esse livro me divertiu e vez com que eu tivesse ânimo de prosseguir com minhas leituras, pois estava com um pouco de ressaca literária. Espero que vocês tenham gostado que comentem, então, beijos e até o próximo post.

Páginas: 319
Editora: Gutenberg

site: amandastale.blogspot.com
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LetíciaBaldez 25/04/2014

[Resenha] #Época de morangos
Olá leitores do meu ?, hoje trago a resenha de um livro com parceria com a Editora Gutenberg, o livro - Época de morangos, por Rafaela Vieira. Bom, vamos começar?

Jordana é uma menina de treze anos que faz uma viagem para a Disney com os avós e seu primo. Lá ela vê um livro garoto de olhos azuis e fica encantada, fascinada, admirada, impressionada... Por ele. Os olhares se cruzam e Jordana sente vergonha, mas não desvia o olhar. Ela percebe que ele também se interessou por ela e fica em estado de êxtase. Mas sua avó começar a criar um tumulto em uma lanchonete e Jordana acaba dando um ponto final aquela conexão com o príncipe encantado, que foi como ela o denominou (já que não sabia o nome dele).

O Angus é muito temperamental, acho que sua mãe botou esse nome nele por causa da angústia que ela sentiu quando ele nasceu.

Jordana volta pra casa e conta as novidades para sua prima e melhor amiga Jaqueline ou Jaquie que estava colocando em prática a fase de amassos... Jordana volta para as aulas de um jeito mais espontâneo e por consequência faz diversas amizades com alunas mais novas e é muito criticada por isso.

No intervalo ela tem uma surpresa muito agradável, o príncipe encantado está na mesma escola que ela e não demora muito pros dois engatarem uma amizade. Jordana já sabe o nome do seu príncipe: Edgar. A cada dia Jordana fica mais apaixonada, e mais encantada por ele. A essa altura ela já sabe que ele é um ano e alguns meses mais velho que ela e começa a perceber que ele ainda é muito imaturo, mesmo aparentando ter mais idade.

Os dias começam a passar pesadamente para Jordana, pois Edgar ainda não percebeu os sentimentos dela, e parece que nunca vai perceber. Ela tem medo de tomar uma iniciativa a acabar sendo rejeitada, por isso não o beija como ela tanto quer fazer.

Jaquie dá vários conselhos pra alma gêmea dela (as duas se consideram almas gêmeas uma da outra), mas Jojo nunca consegue por os conselhos em prática, ela sempre fica nervosa quando está com Edgar e acaba fazendo besteira.

Depois de tantas festas e tentativas frustradas, Jordana começa a ter noção de só poderá ficar com seu príncipe quando ele finalmente amadurecer. Mas quem disse que ela não continua fantasiando sobre seu primeiro beijo com ele e sua primeira vez também?

Os dias vão se passando e muitas coisas acontecem nessa jornada de amor em que Jordana vive, os anos passam, as pessoas mudam, os sentimentos também. O que Jordana vive só faz ela amadurecer e a cada ano ela quebra a cara e recomeça tudo de novo tentando buscar sua felicidade, mas porque as coisas nunca dão certo pra ela? Será que ela nunca dá sorte?

Se existiam outros garotos para amar além de Edgar, onde estavam, que não os havia encontrado ainda?.

Jordana enfim viverá seu amor de infância? Muitas questões vão ser trazias a tona na sua vida em recife. Várias paixões, conflitos amadurecimento, estórias mau resolvidas. A família tem um grande peso na vida de Jordana, a mãe ausente, um pai que tenta compreender a filha mas que exagera em algumas atitudes, um irmão que não parece ter emoção, um cachorro muito fofo, e uma prima maluquinha e extremante legal, complementam vida de Jordana. Será que depois de tantos anos, tanta dor de cabeça, ressaca e vai e vem da vida ela finalmente encontrará seu grande amor? Então leia Época de morangos e venha descobrir.

Devia haver um limite de quantos caras eu podia beijar na frente do Edgar. e extrapolei esse número. Fui cruel, pode dizer.

Como posso expressar o que senti lendo este livro? Sinceramente adoração? Perfeição? Encanto? As páginas pareceram poucas diante da trama que se formou, no universo dos morangos. Eu fiquei lendo este livro sem parar, sem conseguir respirar afoita por descobrir o que estava por vir. Como um romance pode mexer tanto com a minha cabeça?

A estória era encantadora, relata como muitas meninas se sentiam diante do primeiro amor, das dúvidas, dos medos e das constantes incertezas de ter seu amor rejeitado. Eu como uma pessoa mortal já senti as mesmas coisas e tive os mesmos pensamentos que Jordana. O livro me cativou de forma pessoal, pois já me senti exatamente como Jordana se sentia, a cada descoberta uma nova emoção, um novo conflito.

Anote: garotos não são só bonitinhos, eles podem ser bem idiotas também.

Identifiquei-me muito com este livro por ser tão pessoal e verdadeiro, consegui imaginar os sentimentos de Jordana dentro de mim, era como se eu estivesse vivenciando seu dilema e suas expectativas, não consegui parar de ler e confesso que li o livro em recorde: 7 horas. Eu sei que é obsessivo ler um livro de mais de trezentas páginas em uma única noite, mas não consegui resistir às páginas que me chamavam e me encantavam com as incertezas, as descobertas que vários personagens vivenciaram.

Há uma grande passagem de tempo e é possível ver a mudança e o amadurecimento do livro e seus personagens, a escolhas que fizeram e que deram origem a novas situações e a sentimentos desconhecidos que vão sendo evidenciados mediante as descobertas sobre o corpo, a mente, a vida, os sonhos. Uma mistura perfeita da vida de muitas meninas e muitos meninos que se sentem inseguros para tomarem um grande passo na vida e não serem bem sucedidos.

Quando olho pra você é com se o tempo não passasse.


Adorei a capa, muito bem feita, a diagramação é linda. Quando uma música era citada sempre havia notas musicais acompanhadas da letra, dando um toque único e especial a cada folha. A cada novo capítulo um morango ilustrava a passagem entre as páginas deixando-as kawaii e muitos originais. Confesso que chorei quando terminei de ler o livro, foi como se através da Jordana eu realizasse um antigo desejo...

Então eu curto e recomendo este livro super hiper ultra mega power romântico e cuti cuti, um kiss e desejo que assim como Jordana todos nós tenhamos nosso príncipe encantado ou sua princesa de contos de fadas...

Música favorita: I'll Fly With You ?


Este livro foi escrito por Rafaela Vieira
Tem o total de 320 páginas
Nota: ?????+

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/04/epoca-de-morangos.html
comentários(0)comente



Ju Costa 20/03/2014

Muito mais que recomendado!
Não dá pra resenhar esse livro sem usar expressões contraditórias, então vou usá-las!
Época de Morangos consegue ser de uma incrível "simplicidade complexa".
Por um lado, a escrita da Refaella é simples e cotidiana. Você fala e escuta aqueles diálogos, já frequentou ambientes como os que são descritos, já teve pensamentos iguais ou muito próximos aos da personagem. É uma escrita simples que fala direto com você. Como se a Rafa estivesse descontraidamente te contando um caso.
Mas ao mesmo tempo, consegue ser de uma complexidade sutil.
Eu entendo a expressão, mas não acho que deveria ser um livro descrito como "literatura juvenil". Deveria ser apenas "literatura". Época de Morangos não tem idade, e é aí que, na minha opinião, está sua complexidade. São exatamente as mesmas palavras naquelas páginas, mas se uma pessoa de 12 anos e uma de 22 lerem a história, vai ser como se tivessem lido dois livros diferentes. Creio que a mensagem muda conforme o leitor.
Não que ambos os leitores nesse exemplo não apreciem as várias facetas do livro. Vão apreciar o romance, a comédia, o drama, a intriga típica da adolescência... Mas, creio que, enquanto uma pessoa mais jovem vai, sem querer, focar no romance e se identificar por - CERTAMENTE - viver situações muito muito similares as da personagem principal, a pessoa um pouco mais velha - e eu me enquadro nesse grupo - é arrebatada por uma boa dose de nostalgia.
Você já teve uma prima como a Jaque e um amigo como a Angus. Ou FOI uma prima como a Jaque e um amigo como a Angus. Já teve o romance na escola, a dúvida, a inexperiência, o não saber o que fazer, as conversas com as amigas longe dos ouvidos dos pais, as aventuras na férias, as fofocas na escola... A Rafa consegue descrever isso com uma dose incrível de realidade e maestria.
No orelha, no começo do livro, na sinopse... em qualquer lugar você pode ver que a Rafa se inspirou em fatos reais para escrever o livro. Mas quando você termina a leitura o caráter biográfico da obra te atinge, de repente: não é só uma autobiografia, sabe?
Mesmo que a escrita tenha sido inspirada em elementos pessoais o resultado final consegue ir muito além disso: não é a história só da Rafa. É a história de todos nós.
Época de Morangos é a "biografia não escrita" de quase todas as pessoas que eu conheço. E minha também.
É a história de uma época de nossas vidas da qual não conseguimos escapar. Uma época cheia de novidades, tentativas, acertos e - por que não? - erros. Mas é uma época que sempre vamos nos lembrar com saudade. Uma época que não trocaríamos por mais nada no mundo.
comentários(0)comente



LeonardoVicent 17/03/2014

Época de Morangos
Se você ama morango assim como eu, leia esse livro nele você vai ver que existe mais morangos doces do que imagina. Okay o que isso tem haver com o livro? Uma citação que é complicada, mas a intenção de chamar o leitor através do Morango não esta descartada aqui, até por que quem não gosta de morangos? Só posso afirmar uma coisa, você vai querer conhecer essa época de morangos, a vai...

O livro é baseado no diário da própria autora Rafaella Vieira (Corajosa e fofa ) o que vai deixar você louco para saber se todas aquelas loucuras que a personagem fez a Rafa também fez. Digo logo, não queira saber tudo, por que o azedo do morango pode fazer você não gostar tanto dessa época. O que me pegou foi em pensar que por se passar num período de 10 anos o livro deixaria brechas, e me enganei não deixa a desejar um só minuto. O que foi importante ela conta o que não precisávamos saber, fica de fora.

A leitura é leve e engraçada com comentários hilários da Jordana e de sua prima Jaque, que nossa ameiiiii, e suas listas que só ela consegue pensar.

"Existia uma evidente conspiração cósmica para que nossas almas se unissem em um encontro real de amor eterno."

"Tá bom Edgar, já percebi que você tem o sorriso mais lindo do mundo, agora dá pra parar, antes que eu desmaie?"

A história começa quando a Jordana faz uma viagem a Disney e lá ver seu príncipe encantado ( palavras dela ) E ela pensa que nunca mais o verá, mas PÁ-BUM! Ele aparece onde? Exatamente no colégio que ela estuda e ai só posso dizer uma coisa acontece de tudo que você imagina com esses dois ao longo desses dez anos você ri, chora, xinga, reflete e fica com o coração na mão querendo ajudar para que essa história dê certo e que tudo se resolva, mas parece que mais e mais páginas viradas( meses que se passam ) ela se enrola mais e te garanto o final é de matar. E você se pergunta o que aconteceu depois... ai é usar a imaginação.

"Eu simplesmente não acreditei, não podia acreditar: que ele estava com as mãos na minha cintura e com o corpo bem perto! mas podia ficar mais perto. No entanto, existia alguns centímetros de distância entre nós, que eu estava muito disposta a eliminar."

A Rafa novamente sendo perfeita usando suas citações de livros, músicas, cantores, bandas, séries e atores que muitos de nós ama. Fiquei muito pensativo depois que li o livro por que sei que quando somos jovens fazemos coisas que nos arrependemos e muito, escolhas erradas que sabemos que vamos se ferrar e continuamos mesmo assim, palavras que são e não são ditas, e por fim aquele medo de passar a vida ao lado de uma pessoa, sendo que no fundo, no fundo você ama a outra.
É uma época doce e azeda, mas somos nós que fazemos ela mais doce ou mais azeda e a Jordana com certeza fez a dela ser doce. Não deixe pra depois o que pode ser feito agora.

Se você ainda não leu Sete minutos no paraíso, LEIA! Outro romance da Rafaella Vieira, Se já leu, não deixe de ler esse livro e digo mais, se você achava o Diego tapado, o Edgar consegue superar-lo sem dúvida. haha
comentários(0)comente



PorEssasPáginas 18/02/2014

Resenha Época de Morangos - Por essas páginas
Não, eu ainda não roubei a coluna da Cuca para mim, mas eu realmente sou uma ótima Cuquete. As minhas últimas resenhas só estão sendo de livros nacionais e a de hoje não vai ser diferente. Época de Morangos foi escrito pela pernambucana Rafaella Vieira e publicado pela Editora Gutemberg. Quando nós separamos os lançamentos e eu fiquei com esse livro, logo pensei “É, realmente estou na época de ler livros adolescentes!”.


O primeiro fato que deve ser dito sobre o livro é exatamente algo que está escrito nas notas da autora, antes mesmo do primeiro capítulo:

“Essa obra é baseada em fatos reais e foi inspirada livremente no meu diário. Algumas partes foram inventadas, outras não.”

Época de morangos é um livro bem diferente porque ele parece uma biografia. Bom, tecnicamente ele não é uma biografia, porque a autora só se baseou em alguns fatos reais, mas a forma como o enredo é trabalhado lembra muito uma. Eu li muitos livros adolescentes nas últimas semanas e ele foi bastante peculiar nesse ponto. Mas o engraçado é que eu não consigo definir, no geral, se eu gostei ou não. No nosso dia a dia, você não chega a um clímax e depois a história acaba, como nos livros. Os acontecimentos oscilam: tem épocas em que muitas coisas acontecem e outras nem tanto. Isso é exatamente o que é mostrado no livro e é extremamente interessante porque o enredo acaba se aproximando muito da realidade. Mas o problema é que isso faz com que o leitor não se envolva tanto assim com o livro.

Como já diz na capa, Época de morangos é um livro que conta sobre um amor à primeira vista. Jordana vai a Disney e lá ela nota um garoto. Mesmo sem ter nem falado com ele, ela já sabe que ele é o seu Príncipe Encantado. Ela volta ao Brasil, triste porque nunca mais vai encontrar o garoto. Mas tcharam – Jordana descobre que eles estudam na mesma escola! Mas nm tudo são flores (ou melhor, morangos): apesar da aparência, Edgar é dois anos mais novo do que ela. A diferença não parece ser muito grande, mas Jordana tem 13 anos e a última coisa que Edgar pensa é em namorar… Ao contrário de Jordana, que cada dia que passa fica mais apaixonada pelo rapaz.

Um dos pontos interessantes em Época de Morangos é que o leitor acompanha um período longo da vida da Jordana. Esse não é aquele tipo de livro em que todos os acontecimentos se passam em um mês, o que contrabalanceou totalmente o fato de Jordana ter se apaixonado rápido. A situação dela foi até mesmo bem complicada, com vários encontros e desencontros. Na verdade, em alguns momentos eu não consegui deixar de soltar um “Ugh Jordana!!!” porque ela só conseguia se enrolar mais e mais. Isso foi interessante porque eu acabei imaginando se esses fatos realmente aconteceram com a autora ou não. Erros desse tipo e com a idade da protagonista são bem possíveis de acontecer…

Durante várias cenas são citados nomes de músicas ou até mesmo foi colocado trechos delas. Essa utilização deu um efeito muito interessante ao livro, principalmente porque várias também fizeram parte da minha adolescência. Não tinha como ler e não ficar cantando junto! As músicas e as referências da cultura pop também serviram para localizar o leitor na época em que aquela parte do enredo está sendo situada. Assim, não são necessárias datas – os próprios personagens demonstram a passagem do tempo.

“- Um ano comendo sorvete Haagen-Dazs grátis ou ficar presa da Câmara Secreta com o Daniel Radcliffe?

- Que pergunta, Jaque! Câmara Secreta com o Dan pelo resto da vida, é óbvio.”

(…)

“Aí a Nara começou a falar de mil coisas sem parar e comentou como a Shailene Woodley era feinha em The O.C. e estava toda linda e escalada para fazer a Tris, de Divergente, e como as coisas mudam e tal.”

Outro ponto muito interessante do livro é o título. A escolha foi perfeita e a autora conseguiu trabalhar muito bem esse tema durante toda a história. Fazia tempo que eu não lia um livro com um título que combinasse tanto.

Mesmo com todas essas observações, eu ainda achei que ficou faltando algo no livro para que ele me prendesse mais. Talvez o meu problema tenha sido com os personagens, que apesar de bem escritos, não me cativaram tanto assim. Algumas cenas poderiam ter sido trabalhadas com maiores detalhes exatamente para conhecermos melhores os personagens.

Enfim, Época de Morangos é aquele livro de amor à primeira vista que com certeza você ainda não leu. Se no início, o amor apareceu rapidamente… O desenvolvimento dele pode ser bem mais complicado!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-epoca-de-morangos
comentários(0)comente



Sabrina 07/02/2014

o sabor do amor
Um romance marcante, uma história que prende do começo ao fim. E o melhor: é o tipo de amor que acontece e pode acontecer com todo mundo, com personagens reais e uma narração incrivelmente envolvente com toques de sarcasmo, emoção e o sabor doce e amargo de morangos. Em nenhum momento durante a história (como na grande maioria dos livros) você pensa "Bah, isso nunca aconteceria na vida real/isso é impossível/etc", porque como eu falei o ponto mais positivo é que enquanto você ler tem a certeza que pode acontecer sim. E entre doçuras e amarguras, encontros e desencontros esse amor com gosto de morangos tem tudo para conquistar um lugar especial no coração dos leitores. Sem dúvida um dos meus livros preferidos.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR