Dei Verbum

Dei Verbum Concílio Vaticano II

Resenhas - Dei Verbum

liliane.angelo 04/06/2020

Verbum caro factum est
"A Palavra se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe de seu Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1, 14)

Considerada um dos principais documentos do Concílio Vaticano II, a constituição dogmática Dei Verbum nos fala sobre a Revelação Divina, manifestada a nós por meio da Palavra de Deus, que é o próprio Cristo, e a transmissão da Fé apostólica ao longo dos séculos.

O documento trata da relação existente entre a Tradição, o Magistério da Igreja e as Sagradas Escrituras, que estão intimamente ligados e unidos, de forma que um não se mantém sem os outros, formando um tripé sobre o qual a Fé Católica está apoiada. A Tradição, originada dos apóstolos que testemunharam a vida, a morte e a ressurreição de Cristo, que progride na Igreja sob a luz do Espírito Santo. As Sagradas Escrituras, sempre veneradas pela Igreja como Palavra inspirada por Deus, mesmo sendo escritas por mãos humanas. O Magistério, que possui o carisma da Verdade, a quem cabe a interpretação da Palavra, fazendo com que isso se torne uma experiência eclesial.

A Dei Verbum traz "novo impulso de vida espiritual, do aumento de veneração pela Palavra de Deus, que 'permanece para sempre' "

Estevão TC 19/04/2024

Documento precioso
Como é bom ver a explicação da Igreja sobre a revelação da Palavra de Deus, seja pela Escrita, seja pela Fala. Cada dia mais amo a Santa Igreja.
Pumps 19/04/2024minha estante
Tamo junto!Ser católica/o é MARAVILHOSO!!!

Marcio440 14/02/2024

Estudo
Um dos documentos do concílio do Vaticano II, trás umas questões importantes para o entendimento da fé e das tradições católicas.

Lucas Freitas 02/03/2024

Os principais dogmas sobre as Sagradas Escrituras
Nessa constituição apostólica, fruto do Concílio Vaticano II, e presente quase inteiramente no Catecismo da Igreja Católica, estão contidos os dogmas mais fundamentais para a compreensão das Sagradas Escrituras. Em outras palavras, são explicitados ao longo do texto os princípios basilares que todos os católicos têm o dever de conhecer previamente para o estudo da Bíblia, por exemplo: de que maneira ela representa os planos de Deus para a salvação dos homens, a relação entre o Antigo e Novo Testamento, também a relação entre as Sagradas Escrituras e a Sagrada Tradição, assim como a autoridade de interpretação da qual é dotado o Magistério; por fim, exorta a todo o povo da Santa Igreja a um profundo estudo das palavras de Deus. Portanto, faz-se extremamente necessário que todo católico tenha contato com esses princípios, especialmente nesses últimos e estranhos tempos.

Felipe.Souza 16/02/2024

O documento "Dei Verbum" ou "A Palavra de Deus" é um dos documentos conciliares resultantes do Concílio Vaticano II, promulgado pelo Papa Paulo VI em 18 de novembro de 1965. Este texto é fundamental para entender a visão da Igreja Católica sobre a Revelação Divina, a Escritura e a Tradição. Ele é composto por um prólogo e seis capítulos que estruturam sistematicamente o entendimento católico sobre como Deus se comunica com a humanidade. Aqui está um resumo sistemático desses componentes:

Prólogo
O prólogo estabelece a intenção do documento: profundar a compreensão da revelação divina e como ela é transmitida, para que, pela sua observância e estudo, a vida cristã seja alimentada.

Capítulo I: A Revelação em Si Mesma
Este capítulo discute a natureza da Revelação Divina. Deus, por amor, comunica-se com a humanidade, revelando-Se e o Seu plano de salvação. A plenitude desta Revelação encontra-se em Jesus Cristo, que é tanto o mediador quanto a plenitude da Revelação.

Capítulo II: A Transmissão da Revelação Divina
Aborda como a Revelação é transmitida através da Sagrada Tradição e da Sagrada Escritura. Enfatiza que ambas são necessárias e complementares para a compreensão plena da Revelação. A Tradição Apostólica progressivamente toma forma na Igreja através do ensino dos Apóstolos, seus escritos, e a liturgia.

Capítulo III: A Inspiração Divina e a Interpretação da Sagrada Escritura
Explica a inspiração divina das Escrituras, afirmando que os autores bíblicos escreveram sob a influência do Espírito Santo. Destaca a importância de interpretar a Bíblia considerando o contexto da tradição viva da Igreja, sob a orientação do Magistério.

Capítulo IV: O Antigo Testamento
Reconhece o valor do Antigo Testamento como verdadeira palavra de Deus, preparando o caminho para o Novo Testamento. Mesmo contendo elementos imperfeitos e transitórios, é indispensável para compreender a história da salvação.

Capítulo V: O Novo Testamento
Explica que o Novo Testamento, em que se destaca a figura de Jesus Cristo, é a plenitude da Revelação. Os Evangelhos, em particular, são enfatizados como a principal fonte para conhecer a vida e os ensinamentos de Jesus.

Capítulo VI: A Sagrada Escritura na Vida da Igreja
Sublinha a importância da Sagrada Escritura na vida da Igreja, para a liturgia, a teologia, e a oração dos fiéis. Encoraja todos os cristãos a se familiarizarem com a Bíblia e a deixarem que ela molde suas vidas.
"Dei Verbum" ressalta a centralidade da Revelação Divina, recebida através de Cristo e transmitida pela Igreja através da Escritura e da Tradição. Este documento orienta os fiéis a abordarem a Bíblia com reverência, entendendo-a dentro do contexto vivo da Igreja, guiados pelo Espírito Santo.

LuaTeresa 25/03/2022

Meu grupo de oração ficou de fazer um estudo sobre esse documento e acabou não fazendo.
É bem curtinho mas tem muito conteúdo.
Como o documento afirmou, a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão estritamente ligados. E a interpretação delas só foi confiado ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
É uma leitura bem rápida. Leia para compreender sobre a Revelação.