Um mundo brilhante

Resenhas - Um Mundo Brilhante

Deza Farias 17/10/2023

Os miseráveis ?
?????????????????
?? ????? ????????? | T. Greenwood | p. 336 | 2.5/5 ?
???????????????????
????????: preconceito contra indígenas, violência, assassinato, aborto... (+16)

Comprei esse livro porque eu amei a capa, ela brilha quando movimentamos o livro e isso me chamou a atenção, como não tenho costume de ler sinopses e gostei do título eu achei que valeria a pena dá uma chance.
A @leiturasdaluu colocou ele como leitura no desafio #1livroacada7dias e eu resolvi que leria com ela.

A história se passa na pequena cidade de Flagstaff, Ben adora morar nessa cidadezinha por causa do clima e da neve.
Enquanto Ben estava dormindo com a sua noiva; Sara, caiu uma enorme nevasca trazendo 30cm de neve, e quando Ben se acordou e foi buscar o jornal se deparou com um jovem caído e machucado. Infelizmente pra Ricky não existia mais salvação.

Richy é um jovem indígena que saio da reserva para tentar a vida na cidade, era um jovem reservado e Ben o conhecia de vista das vezes em que ele ia jogar bilhar no bar onde Ben trabalhava.

Ben acaba desenvolvendo uma obsessão em tentar descobrir o que aconteceu com o jovem, pois ele não acredita na versão que a polícia relatou.
Enquanto ele faz um serviço de detetive amador ela acaba se aproximando de Shadi, a irmã mais velha de Ricky, nela ele encontra alguém que conhece a sua dor.

Ben começa a viver uma vida cheias de mentiras, enganando Sara, e inventando várias desculpas pra poder passar mais tempo com Shadi.

Eu não gostei da história, Ben é simplesmente ridículo, odiei tudo que ele fez com a Sara, mesmo ela sendo uma chatinha também. Ela não merecia. A trama tinha tudo pra ser legal se a autora tivesse se aprofundando mais no preconceito contra os Navajos, e no mistério envolvendo a morte do rapaz, mas não... Ela preferiu dá ênfase a um homem frustrado que não consegue tomar decisões, e que fica numa corda bamba entre duas mulheres.

A escrita da autora é muito gostosa, o livro é rápido de ler. Mas os personagens não são cativantes e a trama não é tão envolvente. Ainda não sei se pretendo doar esse livro, uma certeza eu tenho, ou "quase", não irei mais reler.

jbueno2023 01/05/2023

Uma história boa, uma trama simples, um homem fraco, que deixa os outros escolherem por ele. É interessante, mas não imperdível.

cami 23/09/2022

muito ruim
muitos erros de português, não sei se foi erro da empresa ou do próprio autor.. história extremamente aleatoria, sem nexo, sem sentindo nenhum e com certeza perdi meu tempo

Leticia 05/10/2021

Gostei muito da leitura
Percebi que o título utilizado pela autora "um mundo brilhante" é um título propositalmente irônico. Num primeiro momento somos levados a acreditar que a vida do protagonista é perfeita, ou seja, brilhante, que ele pode simplesmente mudar de vida o momento que ele quiser, porém as coisas não funcionam dessa forma. O personagem acaba sacrificando sua própria felicidade em prol de sua esposa. Ele foi infiel com ela, desrespeitoso, e num certo momento percebeu que precisava se utilizar de sua responsabilidade afetiva e ver que caso não permanecesse com ela, consequências ruins iriam surgir. Ele não a ama mais, porém decidiu seguir a vida ao seu lado. Muitas e muitas vezes não podemos fazer o que realmente queremos, pois nossa decisões podem prejudicar muitas pessoas, mesmo que isso valha o nosso futuro e felicidade. Gostei do final do livro, não é um final feliz, como esperávamos, mas é um final mais realista. Gostei da escrita desta autora, pretendo ler "Dois Rios" de sua autoria.

Jefferson Vianna 01/06/2020

Não espere muito, não há nada de “brilhante”...
Expectativa X Realidade. Não é um livro de todo ruim, no entanto, faltou significativamente. Se antes eu não tinha uma lista de ranços literários (personagens), agora eu tenho! Nesta nova lista de ranços incluo o protagonista Ben Bailey e sua esposa Sara; sinceramente: que casal chato! Dois personagens confusos, dignos de muitas reviradas de olhos. Ao contrário do que parece, Ben é o típico macho escroto, machista e que não sabe controlar os instintos, sempre buscando culpados para as suas atitudes imaturas. Sara também não fica atrás, é a típica mulher controladora que se acha a dona da razão e só se preocupa com a própria satisfação pessoal. O casal mais sem noção e mais clichê de todos os livros que já li. A história em si é sobre a investigação de um misterioso assassinato, mas as crises do casal e a indecisão/bipolaridade do protagonista fez com que a trama principal ficasse em segundo plano, perdendo um pouco o sentido da história. É um livro excelente para passar o tempo e descontrair. A escrita da autora é leve e por vezes muito envolvente, mas não espere muito, não há nada de “brilhante”.

Diego Martins 31/12/2018

Para que tanto drama?
A escrita da T. Greenwood é boa, mas a história não é tão boa assim. Eu fiquei o livro inteiro pensado o tornava o Ben um homem ruim e burro. O que Sara fazia de errado com ele e o que Shadi tinha de tão especial. Todos eles me pareciam vazios.
A história tem vários draminhas pequenos que Ben os tornam gigantes e uma autopiedade gritante que me irritou um pouco. A história sobre o jovem Navajo é interessante, mas os dramas envolta faz ela ficar meio apagada que no "capitulo final" é nítido que a história encheu tanta linguiça que a conclusão é jogada e preguiçosa.

Rafaelle 02/04/2018

"Esperança. Ele sabe agora que a esperança é uma criança abortada, concebida, mas
nunca realizada. É o sonho que termina enquanto ainda estamos adormecidos. A oração que
não recebe resposta. É simplesmente o cordão frágil ao qual um homem desesperado se
agarra, mesmo quando ele se desenrola, desenrola e desenrola."

Leticia 05/01/2018

Nada demais....
O livro narra a historia de um homem frustrado em todos os campos da sua vida e que lida com isso da pior maneira possível. Conta também o envolvimento dele em descobrir quem assassinou o rapaz que ele encontrou morto perto de sua casa na neve. Tive uma empatia quase que o tempo todo pelo personagem e não achei a historia muito cativante ou profunda.
O que ficou de mensagem para mim é que realmente existe uma quantidade de pessoas que não estão com quem realmente amam, não trabalham com o que realmente gostam e se acomodam á isso por diversos motivos. Isso é triste e apavorante, mas é uma realidade tão próxima que explica o motivo de muitos comportamentos inadequados.

Fernanda 14/04/2017

Um Mundo Brilhante
Começo elogiando a capa, achei ela muito linda e já imaginei um livro com uma história que ia entrar para minha lista de favoritos.

A história fala de um casal que não estava vivendo, como posso dizer.... "num mar de rosas". Eles moram numa cidade onde a neve é uma de suas principais características, quando de repente, Ben Bailey (protagonista da história) encontra um rapaz morto na frente de sua casa...na neve. Apartir esse fato se desdobra em vários outros acontecimentos, com várias pessoas, com várias mentiras. Esse "simples" acontecimento, faz Ben se aproximar de pessoas que não conhecia e que acabou ficando muito próximo, faz com que ele se envolva em acontecimentos perigosos afim de descobrir quem matou o rapaz.

Não tenho muito mais o que falar do livro a não ser que ele se trata totalmente da investigação que o personagem principal faz sozinho a respeito da morte do rapaz que encontra na frente de sua casa, mas é um livro que envolve uma investigação de maneira que não choca muito, que não faz a gente "grudar" muito na narração.

Confesso que esperava muito mais do livro, não digo que foi ruim, mas achei fraco...a história não me conquistou muito. Mas mesmo assim, é um bom livro.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-um-mundo-brilhante.html

Jorge 20/05/2016

Uma história brilhante escrita por uma mente brilhante.
“...Mas nada é tão fácil quanto parece. E nada fica verdadeiramente imaculado. Como um osso fraturado que não se curou da maneira certa, a recuperação pode ser lenta e incompleta, e, nos piores casos, uma infecção pode se desenvolver, fazendo com que a doença se alastre de maneira lenta e silenciosa pelo resto do corpo.” ( pág. 211).

Se eu soubesse que seria tão gratificante e apreciador ler uma obra escrita por T. Greenwood, eu já teria feito isso bem antes. Greenwood mostra se capaz de determinar cores para momentos decisivos da vida. Uma história brilhante escrita por uma mente brilhante.
“Um Mundo Brilhante” chama atenção por sua belíssima capa encapada com gliter e só por esta razão já vale a pena tê-lo na estante. O melhor de tudo é que o conteúdo não deixa a desejar.
A história se passa em Flagstaff, cidade localizada no norte do Arizona, EUA. O cenário é de muito frio e logo nas primeiras páginas somos apresentados ao dilema de Ben Bailey, personagem central da trama. Enquanto caminha pelo quintal da residência em que mora com a noiva, contemplando os primeiros flocos de neve do inverno rigoroso que se aproxima, Ben Bailey se depara com uma cena totalmente inesperada e intrigante. Um jovem rapaz bugre esta desmaiado em frente a sua residência, desfigurado por causa de hematomas e machucados, provavelmente decorrentes de um espancamento brutal. Bem liga para a emergência vir socorrer o estranho, mas seus esforços para salvá-lo são inúteis.

“Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora do seu bolso, revelando -se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para tentar contê-los, para tentar escondê-los, mais se esforçam para escapar” (pág. 286).

A partir daqui não consegui mais parar de ler o livro. A narrativa de Greenwood é instigante, poética e sutil, inclusive grifei várias frases no decorrer das 336 páginas. As personagens são sensíveis e humanas, e particularmente me identifiquei muito com o protagonista. A edição da Novo Conceito está muito bonita, a única coisa que eu melhoraria é qualidade do papel utilizado no miolo. Provavelmente vou ler outras obras escritas por esta autora. Recomendo a leitura.

Margarete.Martins 16/05/2016

Sinceramente esperava mais da obra. O título me chamou a atenção e pensei que fosse haver algo mais profundo, mais elaborado, porém não saiu do lugar comum. 336 páginas que poderiam ser resumidas em poucas linhas.

Patricia.Pereira 16/05/2016

Ben é um cara sonhador, que tem gosto diferente de sua noiva. Ele a trai, mente para ela, oculta coisas fúteis, não mais suporta a vida monótona que eles tem. Encontra Shandi 'a mulher dos seus sonhos', mas que não consegui largar Sara mesmo após uma tragédia que ele mesmo a causa, a parti do momento que começa a querer ajudar Shandi, por que seu irmão havia sido encontrado morto na frente de sua casa. Uma forma de querer tampar o buraco que tem em sua vida após a morte de sua irmã casula, e esta mulher tem o mesmo sofrimento que o dele.
Entra em uma fria, envolve Sara, Shandi mas outras duas garotas, até que chega o ponto que Frank entra no meio e resolve tudo num passe de mágica, ele deixa "a mulher de sua vida" (Shandi), e volta para a monotonia de sua vida anteriormente com Sara.
Thais Cristina 19/05/2017minha estante
E teve gente que ainda gostou dessa história.. Gosto é gosto rs.

Leila 15/01/2015

Deprimente
Basicamente, o livro conta a história de um homem (Ben) que está dividido entre duas mulheres (Sara e Shadi).

Ben é um cara inseguro e indeciso. Está insatisfeito com sua vida, mas não toma uma atitude para mudá-la. Tem medo de enfrentar as pessoas e sempre acaba cedendo às vontades dos outros. Depois, fica se lamentando e imaginando como sua vida poderia ser diferente. Enquanto não decide o que quer, as circunstâncias e as outras pessoas acabam fazendo as escolhas por ele. Ben vive de forma apática e sem reação. Isso torna a leitura meio deprimente. Às vezes, dá vontade de dar uma chacoalhada no Ben para ver se ele reage.

Ainda não consegui decidir se gosto de Sara. Ela é uma garota mimada que sempre teve tudo. Não gosta de ser contrariada e sempre quer que os outros façam suas vontades. E Ben sempre cede. O que me fez gostar dela um pouco, foi a preocupação com as crianças doentes. Ela sofre de verdade por elas, isso a torna mais humana.

Gostei de Shadi. Parece ser uma garota legal, batalhadora. Mas o livro não fala muito sobre ela.

Não gostei do final porque não era o que eu esperava. Mas, se formos analisar o comportamento de Ben ao longo da história, o final até que é bem coerente.

O livro nos faz refletir sobre várias coisas. Nos faz pensar em como seria nossa vida se tivéssemos feito escolhas diferentes no passado. Muitas vezes temos que decidir entre dois caminhos que podem mudar nossa vida completamente. Sempre temos medo de errar, mas não podemos deixar que esse medo nos paralise. Às vezes, é necessário ousar, para depois não ficar como Ben, se arrependendo do que não fez. Recomendo a leitura para quem gosta de drama.

A narrativa é em terceira pessoa e os capítulos são curtos. A capa é muito bonita (ela brilha!) e a ortografia está impecável.

Resenha publicada no Blog Meus Livros e Sonhos:

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br