Socorro, meu príncipe virou sapo

Socorro, meu príncipe virou sapo Francilangela Clarindo

Resenhas - Socorro, meu príncipe virou sapo

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
Quando recebi o e-book, eu imaginava que fosse uma história sobre adolescentes e suas decepções amorosas, porém quando comecei a lê-lo, percebi que era totalmente diferente daquilo que eu esperava.

Socorro, meu príncipe virou sapo começa com Wina contando sobre quando ela tinha quinze anos e sua professora pediu para que todos os alunos escrevessem seus sonhos em um papel e guardasse para abrirem quando tivessem o dobro de suas idades. O sonho de Wina era encontrar um príncipe encantado com direito a cavalo branco e tudo mais.

Hoje, com quarenta anos, durante uma faxina, Wina encontra o papel com seu sonho e começa a refletir sobre tudo o que aconteceu em sua vida em todos esses anos e se realmente conseguiu encontrar o seu príncipe encantado.

O livro possui apenas 50 páginas e acho que poderia ser mais longo. Tem uma história bem legal e, com certeza, se tivesse sido mais desenvolvida, agradaria muito mais e seria mais completa. Os capítulos são elaborados de forma muito superficial e rápido, sem muito prolongamento e aprofundamento no tema. Achei que a autora pecou bastante nessa parte, pois se escrito com mais detalhes, daria um ótimo livro e uma leitura bem agradável.

Mais que um livro, SMPVS é uma ótima reflexão, pois Wina começa a pensar em todas as coisas que aconteceram em sua vida, e com ela, eu também acabei parando para refletir um pouco sobre coisas que aconteceram comigo desde os meus quinze anos de idade. Nossos sonhos da época, nossas expectativas para nossas vidas daqui a dez, vinte, trinta anos. Tudo muda constantemente tanto em nossas vidas, quanto em nosso interior. Estamos sempre renovando os nossos desejos, nossos anseios e tudo aquilo que enxergamos para nós em um futuro próximo ou, talvez, nem tão próximo assim. Ou, até mesmo, mais rápido do que poderíamos imaginar.

As últimas páginas do livro contém uma mensagem de nossa protagonista para nós leitores, onde ela nos aconselha a sempre pararmos para olharmos a nós mesmo e pensarmos se estamos agindo corretamente ou não. E que se estivermos errados em alguma coisa, arranjaremos sempre uma maneira de consertar os nossos erros. Para ela, não importa como vivemos ou como enxergamos as coisas, o que importa é se isso te faz feliz, se você gosta de ser assim e se sente bem desse jeito. Se não, corra atrás e lute pelas coisas que você anseia.

site: carolinecuri.blogspot.com.br

Bia Bechelli 25/08/2012

Rabiscado em um pedaço de papel, um sonho.
Certo dia, enquanto varria a casa, Wina encontra um papelzinho perdido do seu tempo de escola. A professora havia pedido para que lá escrevessem um sonho e que guardassem para abrir quando tivessem o dobro da idade que tinha no momento em que escreveram. E, sem pensar duas vezes, Wina escreve que o que mais quer é que seu príncipe apareça. O desejo não se realizou assim, de imediato, ao contrário, passaram-se alguns anos até que o seu príncipe finalmente chegasse. Mas depois de tanto tempo, ao encontrar o papel, Wina relembra sua espera.

Socorro, meu príncipe virou sapo é mais um tipo de carta da escritora aos seus leitores, como se nos considerasse bons amigos. O livro é bem pequeno, com letras grandes e contado em primeira pessoa. É mais do que uma simples história,é uma reflexão. Sobre a vida e os relacionamentos. Sobre como as garotas costumam sonhar e fantasiar o seu príncipe encantado e, depois, ele acaba se tornando um sapo.

Eu achei a capa super fofa e adorei o modo como a autora escreve a pequena história. Gostei do jeito como o livro nos faz, realmente, pensar nessa obsessão toda pela pessoa perfeita e que na realidade, perfeita é a história que construímos com uma pessoa cheia de defeitinhos que, apesar de te irritarem, deixa tudo em seu lugar. Relacionamentos são complicados, muito complicados.

Gabi 15/07/2012

www.livrosecitacoes.com

É realmente difícil começar essa resenha, tento ver um jeito de passar o que eu senti ao ler o livro e depois ao ler as resenhas escritas sobre ele sem ofender ninguém. Difícil, caros colegas, bem difícil. Vejam bem, cada um tem sua opinião, e quando me falaram desse livro, o que mais me chamou a atenção é que me disseram que ele é engraçado. Bem, eu não achei, não dei risada. Claro, abri sorrisos enquanto lia-o em razão do sentimento de nostalgia mas mesmo agora eu me sinto enganada. Não pela autora, mas por quem me passou uma imagem errada do livro escrito por ela. Deixando o desabafo de lado, vamos à resenha.

Socorro, Meu Príncipe Virou Sapo é um conto escrito por Francilangela Clarindo onde a protagonista, Winda, com quarenta anos, encontra um bilhete que escreveu quando era uma adolescente em seus quinze. Nele, Winda escreveu o sonho de um dia encontrar seu príncipe e a partir desse bilhete é que nossa protagonista já adulta começa a discorrer sobre sua infância e adolescência, e, claro, se encontrou o tão sonhado príncipe.

"Bons tempos aqueles que não voltam mais"

Em suas cinquenta páginas, eu já comecei o livro pensando “oh meu deus, já estou no final,” mas foi uma leitura gostosa, de certo modo, me fez relembrar a infância e até me sentir um pouco velha quando a protagonista menciona jogos de sua época, principalmente quando fala sobre o jogo céu e inferno, eu adorava brincar disso. Para uma criança dos dias de hoje, céu é ser seguido no twitter pela sua celebridade favorita e inferno é a internet cair he-he. Voltando ao livro, creio que o objetivo de Clarindo foi refletir sobre o que idealizamos versus a realidade, e há até uma certa pontinha de auto-ajuda em Socorro, Meu Príncipe Virou Sapo. Como bem mencionou a autora, conselho nunca é demais porém o mesmo não me agradou muito já que o livro é curtíssimo e o conselho se estendeu bastante.

Ann 22/06/2012

Moda e eu
Fiquei muito contendo por ser a primeira a ler esse livro do Booktour, relembrando que ele chegou atrasado para mim.
Ele tem uma capa linda, como vocês já perceberam, as letras são grandes e fáceis de ler.
Eu como sou cega, tem livros que eu quase morro lendo, esse não.
Dio mio, socorro...
Conta a estória de uma mulher que acha um papel o que ela espera do futuro, ela já tinha quarenta anos e escreveu quando ainda era jovem
Com isso o livro passa rapidamente por algumas fases, mostrando a espera e sonho do príncipe encantado.
Depois de encontra-lo, será que foi mesmo o príncipe.
Ba! Queria falar mais, SIM MAIS! Mas, se eu escrever vou acabar contando coisas de mais e puft acabar com a graça.

Franci querida,
Foi um prazer incrível ler! Fiquei muito feliz, adorei a tua forma de escrever. De se expressar!
Mais uma vez agradeço ao CNA pela oportunidade!

Elis 15/04/2012

Resenha completa aqui: http://amagiareal.blogspot.com.br/2012/04/socorro-meu-principe-virou-sapo.html

Aqui conhecemos Wina, uma mulher que encontra um trabalho escolar que fez a muito tempo, onde devia escrever um sonho que desejava realizar e abrir quando tivesse o dobro da sua idade. Mesmo passado algum anos da data de abrir o tal trabalho, ela o fez e assim acabou relembrando tudo o que viveu.

Ela nos conta sobre sua infância e o descobrimento do interesse pelos garotos, conforme foi ficando adolescente. Os problemas que teve com essa questão de namoro e príncipe encantado. Até a resolução de sua história.

Enquanto eu passava pelas páginas recordava da minha própria vida, tudo que passei e que vivi. As amigas comentando sobre os beijos e namorados, enquanto eu ficava de fora por não ter uma opinião para fornecer, até o dia que aconteceu comigo também.

Incrível como a leitura nos faz vivenciar novamente nossas lembranças e pensar que até o dia de hoje, pelo menos eu, posso dizer que tudo contribuiu para a pessoa que me tornei. Afinal sonhei por muitos anos com o meu príncipe encantado e olha encontrei muito lobo mau no caminho...kkkk....mas enfim o príncipe apareceu, do jeito que eu imaginava e pedia em minhas orações. Sim, apesar de não ser uma católica praticante eu acredito em Deus e converso com ele. E tudo que tenho foi pedindo e conversando que consegui.

Francilangela nos mostra que o sonho pode sim virar realidade, mas que nosso príncipe é real e humano e temos de aprender a aceitar seus defeitos, assim como suas qualidades. Aprender a contornar os problemas e comemorar as alegrias. E saibam que o príncipe aparece quando não importa a opinião dos outros ele é pra você o cara mais lindo, gentil e amoroso que existe; mas não se esqueçam que ele se transformar entre sapo e príncipe durante a vida a dois, como a autora mesmo nos transmite em sua história.
Creio que todos nós sejamos assim, transitamos entre "príncipe" e "sapo", conforme nossas qualidades e situações que vivemos, afinal somos seres humanos e temos sempre dois lados da mesma moeda.

Recomendo Nota 10!!!

Beijokas Elis!!!

Francilangela 22/02/2012

Socorro, meu príncipe virou sapo
Socorro, meu príncipe virou sapo conta a história de uma jovem que procura seu príncipe encantado durante algum tempo de sua vida. Ele não chega logo, demora, digamos que até muito em sua visão.
Afinal de contas, ficar sozinha nem sempre é bom, principalmente quando se é adolescente. Muitas vezes, achamos que estaremos sozinhas sempre e que, se não vem logo, é porque nunca chegará, já que todas as amigas já paqueraram, namoraram ou mesmo casaram.
Mas um dia ele chega e aí, é realmente o que esperávamos?
Seja qual foi sua opinião sobre relacionamentos, veja o que pensa esta jovem garota, aliás, hoje uma senhora de quarenta anos. Passeie pela vida de Wina, seus sonhos, seus projetos, seus pensamentos. Wina vai levar a você a pensar sobre o que ela pensou enquanto viveu sua juventude e seu relacionamento. Wina sou eu, você ou qualquer mulher que, em um momento ou outro, pensa, questiona, vive o que Wina viveu. Claro, somos diferentes, mas em algum momento você poderá identificar-se com esta menina mulher.