A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres Augusto Cury

Resenhas - A Ditadura da Beleza e a revolução das mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Chris Guedes 27/11/2009

Augusto Cury tem um ritmo quase didático característico, o que torna sua leitura, para o leitor mais exigente, enfadonha e óbvia. Todavia, o conteúdo deste livro é bastante contextualizado na discussão sobre os padrões de beleza presentes em nossa sociedade. Minha única reclamação é que os problemas se dissolvem rápido demais, forçando uma objetividade desnecessária e passando a idéia de que a coisa é meio simples de resolver, quando, na verdade, sabemos que não é. A despeito disso, uma mensagem positiva e extremamente acessível; recomendável.
ELAINE 19/02/2012minha estante
puxa, faço minhas as suas palavras, descreveu o livro perfeitamente, parabéns

Ademi.Silva 10/02/2020minha estante
Leitura obrigatória para toda mulher ... E homens que admitam e respeitam as mulheres ou querem entende.las melhor

Carla1372 12/02/2024minha estante
Onde começa a leitura ? É pago ?

Pefico 07/02/2011

Sem dúvida, péssimo.
Augusto Cury nos traz esta pérola da literatura brasileira chamada ‘A ditadura da beleza e a revolução das mulheres’. Como alguém interessado em entender melhor sobre questões do misterioso universo feminino e estimulado por uma crítica positiva de uma amiga, pedi este livro de presente. Agora que terminei, preciso ir ao neurologista pra descobrir se houve algum dano permanente.

O autor, logo no prefácio, justifica a brilhante ideia que foi responsável por tornar este livro material para reciclagem dizendo: ‘Preferi escrever (este livro) em forma de ficção, pois sinto necessidade de recriar imagens inesquecíveis que estão na minha mente’. Eu gostaria muito que ele não tivesse sentido a necessidade de escrever ficção, por que então não teria provocado em mim a necessidade de pôr fogo no livro.

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres conta a estória do super psicólogo Marco Polo, que resolve qualquer problema psicológico em quatro sessões (ou seu dinheiro de volta), e Falcão, um filósofo-ex-medigo que nem o escritor sabe direito de onde surgiu. Esses dois homens estão à frente de um movimento de revolução contra a Ditadura da Beleza, uma doença social imposta pela mídia, pelo capitalismo e por todos os outros demônios do século XXI cujo único objetivo é manter as mulheres e adolescentes com baixa auto estima.

E o que mais dói em A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres é que debaixo de toda a escrita de péssima qualidade existe um material excelente. Esse material inclui estatísticas sobre a Ditadura da Beleza e informações do próprio autor, que é psiquiatra, relevantes para os interessados em entender melhor essa doença social. Estes dados, aliás, foram certamente o motivo que impulsionou pessoas do Brasil inteiro a ler este livro. Mas o que você ganha ao comprar esta pérola é um monte de personagens pobremente mal construídos, um protagonista que é obviamente o alter-ego do escritor e um plot que poderia ter sido pensado por uma criança de cinco anos que já assistiu todos os filmes da Disney. Tivesse esse livro sido escrito como não-ficção, ele teria vinte páginas, e não duzentas, e seria o tipo de coisa que todo mundo precisa ler de quando em quando para perceber as amarras que limitam nossa auto-estima. Como está, ‘A ditadura da beleza e a revolução das mulheres’ é material pra alimentar aquelas maquininhas de picotar papel.
Mariane 29/08/2011minha estante
"pefico", que tal ler "O futuro da Humanidade" antes?..ai voce vai entender de onde ele tirou os "personagens pobremente mal construidos", já que marco polo e falcao se conheceram nesse livro. Boa sorte com seu neurologista e decida se vai botar fogo ou picotar o livro...

Andréa 23/01/2012minha estante
Eu li O futuro da humanidade antes, achei-o excelente...e por este motivo comprei A ditadura da beleza, o qual é um lixo sem criatividade, concordo totalmente com a resenha acima.

Bruno Oliveira 29/08/2012minha estante
Eu li esse livro porque uma amiga me recomendou o autor, aí escolhi esse título por tratar de um assunto bem relevante.

O ruim do Cury é que ele é um escritor muito, muito fraco. Tudo é tão superficial que chega a ser ofensivo. Parece novela da globo. Embora o tema seja muito legal, a maneira como tudo é desenvolvido é terrível. Saber de um assunto não significa saber expô-lo, e mais, não significa saber dar um tratamento literário adequado a ele. Literatura pede, digamos, dotes, cuja ausência faz um livro que se pretenda ficção ficar ruim.

De qualquer modo, para pessoas que leem apenas esse tipo de literatura pobre, acho positivo que haja livros que abordem temas importantes. Penso que é melhor do que se ficassem apenas em coisas como Paulo Coelho e tal.

Mari 04/12/2012minha estante
Realmente, esse livro só serve para reciclar mesmo.

Sheila 20/01/2013minha estante
Emprestei esse livro e rezei p não receber de volta, já que ganhei de presente e não podia jogar no lixo. Já havia comentado em "O vendedor de sonhos" e repito aqui: a intenção até que é boa e é nítida a presença de um propósito, mas o autor escorrega na criação da trama, que (na minha opinião) é apelativa e foge do bom senso. Já vi de perto o peso dessa tal ditadura que ele tanto fala, mas não concordo que o caminho pra cura de uma pessoa com esse tipo de distúrbio deva ser tratado desse jeito absurdamente utópico. Eu, definitivamente, não gostei.

Manuela 06/06/2014minha estante
amigo, se me permite uma indicação, a julgar pelas suas palaveas, aposto que você apreciaria muito mais "O Mito da Beleza", escrito por Naomi Wolf. fica a dica ;)

Jana Mayara 28/01/2019minha estante
Concordo plenamente o livro é tão mal escrito que fica chato! Repetitivo sem motivos e ainda por cima não desenvolve o real tema que é imposto. Eu realmente não entendo a fascinação por esse autor já tentei ler 2 livros dele e abandonei os dois por tédio.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Consome de maneira inteligente, não precisa viver a paranóia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

nicoleeeee 30/04/2023

Todas as mulheres deveriam ler!
Como não amar o cury? eu amei minha experiência com o livro, abriu a minha mente para problemas ""fora da minha bolha"" talvez eu tenha me identificadokk, a escrita mt boa, as citações sobre Jesus, como a nossa sociedade está doente, achava que o livro seria na narrativa da Sarah (a primeira paciente), mas okk minha única reclamação é que os problemas são resolvidos mt "rápidos" e nos sabemos que quando o assunto é beleza é tão complicado lidar... mas o livro é desenvolvido. apenas leiam!!
Rebeca1092 30/12/2023minha estante
Já ouvi falar desse titulo, pretendo colocar na lista, se tratando de Augusto Cury não tenho dúvidas de que seja bom.

Alexandre Januário 27/09/2021

Todas as mulheres são belas
Este livro é muito bom para entender a ditadura da beleza. Ele é feito em forma de ficção e trás dados relevantes e alguns assustadores como a mídia e as empresas utilizam as mulheres para prover um padrão inalcançável de beleza. Ele convida os leitores e principalmente as mulheres não serem taxadas pela sociedade. Todas as mulheres são belas e merecem ser respeitadas e admiradas como Deus as criou: Belíssimas!

Vale a pena ler. Este pequeno livro vai fazer você repensar os padrões.

edooardar 08/10/2021

Dentro da sociedade em que vivemos uma reflexão ou mesmo um pensador como Marco Polo seria essencial.

Uma pena que não existe força de uma real revolução das mulheres, sendo massacradas por uma realidade que parece utópica. Com certeza a objetificação dos corpos das mulheres melhorou um pouco, mas nada tão extremista quanto no livro.

Uma leitura boa, traz muitas reflexões a respeito da sociedade e do próprio conceito de beleza mas tem alguns pontos que me deixaram desacreditada, e de certa forma uma visão de um homem aos pensamentos vividos por mulheres todos dias, perdendo um pouco do que poderia ser mais aprofundado se fosse um relato de uma mulher que viveu isso na pele.

Um tom ficcional a algo que tem veios muito mais reais do gostaríamos.

Silva 25/04/2022

Trás dados interessantes
Um livro que certamente vai te impressionar. Mesmo sendo de ficção, observamos teorias de autoajuda nos diálogos (como sempre Augusto Cury faz). Além disso, trás dados muiitoo bons, que vai te surpreender.

Tania.Cruz 27/12/2020

Não tenho muito o que dizer sobre este livro. Assim como outros que eu já lera desse mesmo autor, percebo semelhanças, principalmente no que cerne as teorias criadas pelo próprio Augusto Cury sobre singularidades do funcionemto da mente humana. Claro que, creio que se eu tivesse lido na adolescência o impacto talvez fosse maior, mas, no presente momento não trouxe-me nenhuma novidade sobre o que eu já pensava sobre o assunto.

Cris @cristinadaitx 08/04/2020

Leitura excelente.
Neste livro, o autor cria uma história de ficção com dois de seus personagens mais conhecidos, Marco Polo e Falcão, no intuito de ilustrar este problema vivido por milhares de mulheres em todo o mundo. A ditadura da beleza, como a maioria já deve imaginar, trata-se da influência que a mídia e a indústria da moda exercem sobre a auto-imagem das mulheres, fazendo com que essas mulheres apresentem distúrbios alimentares, depressão e baixa auto-estima, devido ao fato de não possuírem o corpo ou a beleza das mulheres que estão em destaque na mídia. Já houve muitas mudanças, como o avanço da moda plus size, o apoio de figuras da mídia para que as mulheres aceitem seu próprio corpo, sua aparência, e tenham orgulho de si mesmas, porém, ainda é possível observarmos atitudes de preconceito, principalmente nas escolas.
Além disso, as mulheres ainda são alvo fácil do capitalismo, pois na busca de aceitação tornam-se compradoras compulsivas de bens materiais, pois, não compreendem que a inteligência e as atitudes são mais importantes que a sua imagem. Dentre todas essas discussões, o autor ainda trata de outros problemas, como o preconceito contra as mulheres no meio profissional e a luta pela vida de jovens com distúrbios alimentares, tornando-se assim, uma leitura essencial a todas as mulheres, independentemente da idade.

Bia 29/11/2022

TODAS AS MULHERES DEVERIAM LER!
Cury é extremamente didatico em seus livros. Aborda os temas com tanta clareza e humanidade que as vezes vc se pega questionando se ele é real. Engoli esse livro em dois dias pq parece que ele estava conversando comigo. Obrigada por isso, Cury! Estava precisando ??

Mari 28/11/2010

Auto-ajuda em forma de romance? O tema é interessante e atual, mas não gostei da forma como foi explorado nesse livro. As personagens não cativam o leitor e o texto é fraco. Enfim, não gostei.

cinnamon1 23/11/2021

Incrível
O primeiro livro que eu li do Augusto Cury e foi simplesmente incrível...

Esse livro abriu minha mente de uma forma para os problemas reais como exemplo: bulimia, anorexia e a forma como a mídia nos influência a seguir os padrões de beleza.

Recomendo a todos esse livro mas principalmente as adolescentes e jovens pra que entendam que estar tudo bem não ter "?aquele corpo?".

Sheila 21/01/2013

Já havia comentado em "O vendedor de sonhos" e repito aqui: a intenção até que é boa e é nítida a presença de um propósito, mas o autor escorrega na criação da trama, que (na minha opinião) é apelativa e foge do bom senso. Já vi de perto o peso dessa tal ditadura que ele tanto fala, mas não concordo que o caminho pra cura de uma pessoa com esse tipo de distúrbio deva ser abordado desse jeito absurdamente utópico. Eu, definitivamente, não gostei.
Daniela sdc 14/04/2019minha estante
Simplesmente concordo muito. Esse livro é utópico!

Lu 20/11/2009

Fui adorando no começo. No meio achei meio chatinho e depois gostei no final. Passa uma boa lição. Muitas pessoas deveriam ler!
Pandora 21/02/2015minha estante
Ótima resenha!