Cabul no Inverno

Cabul no Inverno Ann Jones

Resenhas - Cabul no Inverno

Paulo.Eduardo 24/10/2015

Grande história, ótima autora
Excelente livro, Ann jones sem deixar de lado suas características de jornalista com um texto claro e objetivo nos apresenta com riqueza de detalhes e uma informalidade chocante o cotidiano não só do Afeganistão , mas principalmente das mulheres daquele país que bem antes de americanos e soviéticos sofriam com as invasões e com os conflito internos que criaram uma marca indelével na mente dessas pessoas por gerações.

Carol Poupette 24/05/2015

Por dentro de Cabul
E se você visse a história do outro lado daquilo que seu país passa na telinha todos os dias? Foi isso que Ann fez, simplesmente saiu da sua zona de conforto e foi ela própria ver com seus olhos aquele país que estava 'causando tantos problemas' pro seu país. Contado em forma de diário e informativo, o livro trás o lado dos afegãos, seus costumes, religião, burca e como e a vida de um país no meio de interesses políticos tão nítidos. Nesse livro você vai ver como as ajudas internacionais realmente chegam ao seu destino, e como é a realidade desse povo tão sofrido de inúmeras guerras.
Com uma visão sensacional, digamos até que neutra - já que a autora consegue mostrar os defeitos e acertos de ambos os lados -, você viaja por Cabul.

Leticia Guimaro 28/08/2013

Uma historia emocionante, contada de forma unica e desconcertante, capaz de nos fazer refletir sobre uma cultura complicada, cheia de falhas, principalmente em relação as mulheres, mas tambem nos fazendo pensar que sim há uma luz no fim do túnel. Talvez.

Driely Meira 09/05/2013

Cabul no inverno
Esse livro mostra a verdade por trás de tudo, mostra a realidade da vida num dos países mais violentos do mundo todo, esse livro mostra como é o Afeganistão, lugar onde vivia a Al-Qaeda, onde vivia Osama Bin Laden.
A autora fala especificamente de uma cidade chamada Cabul, mas ela também fala do país todo.
Lá o ar é muito poluído, tão poluído que os pulmões começam a doer, e respirar fica muito difícil.
Lá os homens são prioridades, mulheres não podem sair de casa durante uma guerra sem estar acompanhada por um homem. Mulheres são presas sem nem ter cometido um crime. Essa sim é uma vida dura.
Aqui no Brasil, no passado, as mulheres lutaram por direitos iguais, mas lá, elas nem sonham em fazer isso, pois acham que merecem ser tratadas dessa forma.
Quando lia esse livro, ficava pensando “Nossa, mas porque elas não fazem isso... Nossa, mas porque lá tudo é assim?” Mas lembrei, que nem tudo é tão fácil. As mulheres não têm poder suficiente para conseguir igualdade social... E apesar desse lugar ficar lá do outro lado do mundo, fiquei até com raiva disso tudo.
A autora também conta sobre governadores e políticos antigos do país, guerras e conflitos, e principalmente, na época em que ela viajou para lá, dos bombardeios do EUA... Tudo bem que os Estados Unidos queria ajudar e tudo mais, mas não é isso o que parece. Porque, tudo bem, tem muita gente se matando lá e tudo o mais, só que bombardeando não vai ajudar, só vai piorar, porque mais pessoas vão morrer... A autora visitou prisões femininas, onde mulheres que eram maltratadas por seus maridos fugiram de casa, e foram presas por ter escapado... What?!...Se fosse aqui no Brasil, o marido talvez já estivesse preso...Mas, fazer o que né?
Quando se pensa em Afeganistão, Paquistão, Cazaquistão ( tudo com tão) Iraque, e tal, as pessoas, na maioria das vezes, imaginam crianças, jovens e adultos segurando metralhadoras e atirando em tudo o que se vê pela frente, mas não é bem assim,Apesar de ser uma Zona de guerra, esses lugares também tem, de uma forma diferente, uma beleza inigualável...Como essa paisagem aqui :
Esse é um livro bem interessante, mas chegou uma hora, ele se tornou muito cansativo, e eu acabei deixando ele de lado para ler outro livro, e isso raramente acontece. Mas apesar disso tudo o livro é bom.

Katia 15/03/2013

Muito bom! A autora retrata com muita propriedade o tempo em que viveu am Cabul deixando a quem ler a oportunidade de refletir a respeito dessa guerra e seus efeitos para a população afegã. Recomendo!

Elis 05/08/2011

Quando iniciei a leitura desse livro, me lembrei do livro "O Livreiro de Cabul", e pensei quanto parecido ele poderia ser. E agora que finalizei a leitura informo, que ele é muito e nada parecido com o mesmo.

Ann nos conta em três partes (nas ruas, nas prisões e nas escolas), a sua experiência em Cabul, ela foi até lá para levar ajuda ao povo e descobriu que nem tudo é como contam nos noticiários. Ela viu de perto como o povo afegão sofre com seus próprios conceitos e com todo ataque que sofrerão dos outros paises e sofrem até hoje. Ruas interditadas, brigas e desavenças por problemas nas estradas. Mulheres presas injustamente, porque estavam fugindo de mau tratos ou problemas que não conseguiam resolver, simplesmente porque lá, as mulheres não tem vez. Claro que no decorrer das páginas, descobrimos que muitas foram as pessoas que foram a Cabul para ajudá-las, algumas conseguiram feitos íncriveis, como colocar meninas nas escolas, deixarem as mesmas estudarem e trabalharem, mas creio que jamais terão a voz e o respeito que desejam.

É triste saber que nesse mundo tão vasto, há culturas que esquecem que somos todos uma raça de humanos, e merecemos respeito, por sermos diferentes cada um a seu modo e gênero.

Cabul no Inverno, nos mostra muitas realidades que não sabemos ou vemos, há partes em que a descrição sobre os problemas se tornam um pouco cansativas, porém é necessário para que compreendamos o por que de tudo ser como é. Mas admito que eu gostaria que o livro fosse uma espécie de diário, onde ela nos contasse mais sobre os pequenos e grandes problemas das pessoas ao seu redor.

Claro que temos trechos em que ela expõe sua opinião, ou nos conta algo de alguém próximo e até de situações que presenciou. O que fez com que eu persistisse na leitura e descobrisse suas conclusões sobre tudo que vivenciou.

Recomendo aos leitores que tem interesse em conhecer mais sobre a cultura afegã e que gostem de histórias jornalisticas.

Nota 7!!!!

Beijokas elis!!!!!!

Vi 12/05/2011

Depois de cessado os bombardeios no Afeganistão, a premiada jornalista e ativista dos direitos da mulher, Ann Jones, partiu para uma cidade destruída esperando levar ajuda a um lugar onde os EUA, seu país, só haviam levado destruição. O resultado é um relato cortante de uma cidade lutando para erguer-se das ruínas. Em 'Cabul no inverno', a escritora Ann Jones relata situações estarrecedoras por ela testemunhadas durante o período no qual trabalhou como agente humanitária em Cabul. A autora adentra uma ampla comunidade de mulheres forçadas a viver à margem da sociedade e, assim, descreve a chocante realidade vivida pelas mulheres afegãs - viúvas de guerra, meninas-noivas fugitivas, prostitutas humilhadas, esposas desprezadas, vítimas de estupro.