Amarga Herança de Leo

Amarga Herança de Leo Isabel Vieira

Resenhas - Amarga Herança de Leo

Jamily 07/08/2022

Que livro espetacular
Li essa obra maravilhosa na época em que estudava na 5°série do fundamental. Agradeço muito a Deus pela nossa professora, ter incentivado cada aluno a ler. Ela com certeza conseguiu comigo.
Sabe aquele livro que prende você pela capa e pela sinopse? Amarga herança de Léo é um deles.
Um enredo instigante, tramas envolventes, você não consegue parar para descansar até saber qual desfecho cada ponto vai ter. Além de ser uma noveleta, Leo é um protagonista que enfrenta uma situação bastante triste, ocorrida no ano de 1990.

Um livro necessário e ótimo para quem está em busca de uma leitura envolvente, repleta de emoções. ???

Nanda 03/08/2010

Não consigo pensar em nada que possa descrever bem esse livro. A história é incrivelmente boa e.. contagiante. Em cada parfte do livro, minha mente viajou, buscando caminhos alternativos e possíveis desfechos. Mas de toda a história, é o final intrigante que me fez dizer 'UAU'.
Nathi 20/03/2013minha estante
Compartilho da mesma opinião.

Talita 28/10/2013minha estante
Nunca esqueci esse livro. É extremamente contagiante mesmo... É incrível... #Recomendo

Ina 25/07/2021

Esse livro eu devo ter lido lá em 2009. Foi um dos primeiros que eu li quando entrei no colégio e com certeza é um dos poucos que me marcou tão profundamente

MARÍLIA FABIANE 17/02/2009

Perfeito
É o livro da minha vida. Li quando tinha 11 anos. Nunca esqueci essa história. Ficou guardada para sempre em minha memória. Até hoje tenho o livro e *sempre* leio de novo. História emocionante, apaixonante. Vale a pena!

Gregory16 07/01/2024

A amarga herança de Léo
Li esse livro quando era adolescente e a experiência foi significativa, eu lembro que na época fiquei escrevendo diversas mini-resenhas sobre ele e tentando achar pessoas que leram. Enfim, o livro aborda temas muito importantes, e retrata o caos instaurado por esse vírus maldito. Recomendo!

Lari 28/07/2014

[Resenha] Amarga Herança De Leo, de Isabel Vieira
Este foi o primeiro livro que me marcou e que me fez chorar. Me surpreendi já na primeira frase do livro: foi um choque logo de cara.

Embora a história seja sobre o Leo, ela é narrada por Flora, a protagonista. Os dois se conhecem ainda crianças e Flora diz que eles desenvolvem uma "parceria cósmica".

"Eu tinha quatro anos e meio quando Leo entrou na minha vida." - pág. 21

Eles crescem juntos, têm uma turma de amigos legal e na juventude eles descobrem juntos o sexo, as drogas e o rock ’n roll. Também descobrem The Beatles, The Doors e Jimi Hendrix.

O que mexeu comigo nesta história, além, é claro, da tal amarga herança, foi a forma como Flora ficava completamente indefesa na presença do Leo.
Os dois vivem um romance "romântico" no pior sentido da palavra: paixão doentia beirando a obsessão e, por mais que nunca estejam bem juntos, não conseguem se afastar um do outro, e, creiam, este nem é o ponto mais importante do livro.

O livro não tem um final explícito. O final aberto é proposital, nos fazendo pensar e imaginar que rumo a vida de Flora tomará.

Essa é uma daquelas histórias feitas pra gente chorar, sentar, pensar e repensar. Fiquei com um aperto no coração no fim, me perguntando o que poderia ter sido feito para a história deles terminar diferente.

P.S.: O Leo se tornou especial com o seu jeito moleque de ser.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-amarga-heranca-de-leo.html
Mery 29/08/2017minha estante
Não lembro qual foi o primeiro livro que li, mas o primeiro que marcou minha "entrada no mundo literário" com certeza foi Amarga herança de Leo", que está guardadinho na minha estante para quando minha filha tiver uma idade apropriada ser a próxima à ler. =)

Lari 31/08/2017minha estante
Muito legal como os livros nos marcam não é?!

Pamela.Brenna 18/10/2016

Ótimo!
Li inúmeras vezes, a história é bem cativante. Recomendo bastante!
Sempre me perguntei se Flora estaria ou não contaminada...
Bem envolvente. :)

Daiana.Machado 21/09/2021

Eu amo esse livro!
Quase 20 anos depois de ter lido pela primeira vez, ele ainda é o meu favorito.

História envolvente que nos emociona do começo ao fim. Concordo com o comentário anterior que, não saber o desfecho da Flora, torna o enrendo ainda mais marcante.

Gábi 19/06/2010

Emocionante
Amarga Herança de Léo tornou-se um dos meus livros favoritos quando o li, pré-adolescente. Trata de temas fortes - drogas, AIDS, rebeldia - sob o ponto de vista de uma mulher que ainda é menina. Por ser tão pessoal, a narrativa emociona.
As músicas mencionadas no livro também são ótimas - Lucy in the Sky with Diamonds (Beatles), por exemplo.

Luciana 03/05/2013

AMARGA HERANÇA DE UMA LINDA HISTÓRIA
Gosto de acreditar que a história ocorreu exatamente como a Flora narrou. Gosto de imaginar Leo com os lindos cabelos ao vento e seus olhos azuis brilhantes e alegres indo de encontro a todos. Leo era um "exagerado"...Ele viveu intensamente cada momento da sua vida sem medir as consequências. Ele não tinha regras, mas tinha amores, paixões...Apesar do fato de que nada o prendia!
Ele viveu!
É bem verdade, que ele cometeu muitos erros, mas nós somos inteligentes e não herdaremos essa amarga herança dele... Enquanto isso, eu prefiro me lembrar dele como um herói que vem e me derrota, entrega-me uma flor, abraça-me forte ou fica agarradinho comigo ouvindo lindas canções...Porque quando eu leio, eu me tranformo, e quando eu li esse livro, eu me transformei na Flora....Flor....que para Flora só falta o "a"...Essa história daria um filme, daria um quadro, um desenho.... Mas, sobretudo, essa história me emocionou pela clareza dos sentimentos envolvidos e pela delicadeza dos atos!Essa história me lembrou inúmeras histórias de amor!

ps: O jeito muleque do Leo é o que o faz tão especial... Porque esse menino tem jeito pra tudo! Basta ele colocar a sua mão e sai uma obra prima assim como a autora!

Luciana Braga

Ingrid 06/09/2015

Amarga Herança
Simplesmente o melhor livro da minha adolescência. Linda história com personagens cheios de conflitos e defeitos que eu não conseguia decidir se amava ou odiava. Foi o primeiro livro que me pegou completamente de surpresa no final e que ficou na minha cabeça por tempo depois de ter terminado de ler. Enfim, história linda e muito bem escrita.
Laryssa 14/10/2016minha estante
Até hoje me pego pensando no fim desse livro...

Ingrid 14/10/2016minha estante
Eu tbm, eh mtoo bom msm.

joice.ferrarideoliveira 03/01/2024

É um livro com uma linguagem fácil mas que trata de assuntos muito pesados como a Aids os relacionamentos entre os jovens uso de drogas bom é um livro que é bom e ao mesmo tempo fácil de entender.

Flávia 28/02/2009

Chatinho...
Também li quando tinha uns 11 anos mas, ao contrário da Marília, não gostei. Achei meio chatinho...