A Formação Do Antigo Testamento

A Formação Do Antigo Testamento Rolf Rendtorff

Resenhas - A Formação Do Antigo Testamento

Lucas 22/12/2021

A formação do Antigo Testamento – Rolf Rendtorff – RESENHA
“A Formação do Antigo Testamento” de Rolf Rendtorff é um livro de introdução ao AT, bem básico.

Não recomendo o material em qualquer caso e explico abaixo os motivos.

Em primeiro lugar, o livro assustará o leitor que nunca tenha entrado em contato com a exegese crítica ou com a teologia liberal. O autor, por si só, soa muito liberal em suas análises e propostas "inovadoras".

Ele ainda era da ala liberal que ainda acreditava na Hipótese Documentária e na Teoria das Fontes. Mas apresenta um novo método interpretativo para encontrar o desenvolvimento das tradições teológicas do Pentateuco que, apesar de realmente destoarem do que geralmente se lê sobre o assunto, continua com o mesmo problema.

Os palpites sobre a construção do AT são simplistas, apesar de elegantes, sem nenhum comprometimento mínimo com a Bíblia como Revelação. O autor parece crer na Revelação, mas a apresenta de uma forma que não vale a pena para um cristão que já não esteja completamente envolvido nesse tipo de estudo, por dentro dos debates academicistas e muito, mas muito bem instruído em sua fe.

Em sua nova proposta, ainda continua a irritante ideia de que todas as justificativas para o progresso das tradições são plenamente humanas, reacionárias e causais.

Rendtorff chegou a estudar em seu doutorado junto com Gerhard von Rad, teólogo muito citado, com obras magníficas. Mas isso não parece tê-lo influenciado o suficiente – ao menos, não nessa obra em específico.

A única seção que eu pude aproveitar do livro, por causa da forma resumida de escrever, foi a última parte, onde o autor fala sobre o AT ser inteiro tratado no NT como apontando para Cristo, mas que ainda assim, ao ser estudado (na Teologia Bíblica), precisamos encontrar nele suas peculiaridades, ou seja, aquilo que é próprio do AT e que não se encontra em qualquer outro lugar. Talvez, valha a pena ler o livro por esse final. Ou, provavelmente, valha apenas o final mesmo, que eu recomendo.

Leia mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://editoramentecrista.com/a-formacao-do-antigo-testamento-rolf-rendtorff-resenha/

rckmisa 23/01/2023

Err... liberal
Li para um trabalho da faculdade e não há muito o que dizer. A nível de conhecimento, é interessante, mas é preciso levar em conta que se trata de um teologo liberal. Podemos dizer que o livro não condiz com a verdade hehe