Ladrão de Olhos

Resenhas - Ladrão de Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Artu 16/08/2021

Show de bola
Adorei ler quando era criança. Hoje percebo que a narrativa não se segura tão bem e cai em alguns clichês, mas é uma fantasia incrível cheia de cor e que te envolve bastante, principalmente aos *olhos* de uma criança, rs. Recomendo demais, te faz se transportar a esse mundo mágico e é uma leitura super gostosa, com cada cenário e desafio sendo super legal de acompanhar e bem leve.

Jacqueline 25/08/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Peter Nimble foi deixado ainda bebê em um cestinho no mar. Entregue à própria sorte, o início de sua vida não começou nada bem. Corvos bicaram seus olhos, deixando-o cego. Após ele teve que driblar todos os obstáculos para sobreviver sozinho, até ser achado pelo cruel Sr. Seamus.

O aproveitador Sr. Seamus, obrigava o pequeno Peter a roubar todo tipo de coisa dos moradores da cidade, e a noite ainda o mantinha preso em um porão.
Porém, a vida de Peter estava prestes a tomar um rumo diferente, com o roubo de uma caixa contendo olhos mágicos. Com o primeiro par de olhos nas mãos, ele irá viver muitas aventuras em busca de um reino desaparecido.

" E assim era a vida de Peter Nimble. Era infeliz, maltratado e forçado a cometer delitos - dia após dia, uma estação depois da outra, ano após ano -, até que, numa tarde chuvosa e muito especial, ele conheceu um estranho que mudaria sua vida para sempre." (pág. 16)

Recheado de ação, aventura e uma história comovente sobre um menino órfão e cego, que parte em busca de um reino desconhecido, Ladrão de Olhos me conquistou com sua narrativa simples e seus personagens únicos.
Narrado em terceira pessoa, em diversas passagens o narrador fala diretamente com o leitor, o que nos transporta diretamente para o livro, como se fizéssemos parte do enigma.

O sofrimento de Peter fez meus olhos ficarem marejados várias vezes durante a leitura. O tratamento recebido pelo Sr. Seamus, e as intempéries que era obrigado a enfrentar, permanecendo na rua até encontrar algo de valor para o malvado homem, ao invés de endurecerem o nobre coração do nosso protagonista, obteve um efeito contrário.
Treinado para roubar, a falta de visão não era um sério problema para ele. Suas agéis mãozinhas davam conta dos mais difíceis tipos de cadeados, e essa era a sua especialidade.
Ao encontrar a caixa com os olhos mágicos é quando a verdadeira aventura tem início. Cada par de olhos mágicos possue um poder diferente, e Peter só os descobre quando experimenta.

Todos os personagens possuem uma peculiaridade que os tornam especiais. A começar por Peter e também por seu amigo de missão, o cavaleiro Sir Tode, que é uma estranha combinação de cavalo e gato.
Apesar da falta de visão, todos os outros sentidos de Peter são extremamente aguçados, e isto auxilia bastante em sua jornada.
Encontramos corvos, pássaros e besouros que falam, monstros assustadores, ladrões dos piores tipos e uma prisão em pleno deserto. Tudo beira ao surreal, de modo que Jonathan te faz acreditar em tudo que está lendo.

A quantidade de páginas não foi um problema para mim, já que uma vez mergulhada na história de Peter, eu não conseguia deixar o livro de lado.
Todo o suspense para saber se Peter completaria o seu objetivo, e qual era o seu papel em tudo isso, me deixou ansiosa para chegar logo ao final. O desfecho não poderia ser mais emocionante (confesso que chorei).
Não posso deixar de comentar o belo trabalho da capa, e a diagramação diferenciada das páginas acinzentadas. Cada início de capítulo trazia uma figura do que estaria por vir a seguir.
Recomendo para todas as idades, é impossível não se comover e admirar a determinação de Peter e seu companheiro Sir Tode.

Mila | @milaeoslivros 07/07/2020

Encantador
Uma história linda e surpreendente. Recomendo para todos que desejam uma leitura leve e gostosa.

skoobju 15/04/2022

Livro com uma história muito criativa e cativante. Nos entrete e nos distrai, aquela leitura ideal para fugir um pouco da realidade!

Juliana Pires 28/08/2012

Cheguei a uma conclusão, que já deveria ser óbvia para mim, que meus livros favoritos são fantasias infanto-juvenis, isso deve explicar o quanto eu fiquei empolgada quando li a resenha de Ladrão de olhos no blog Fallen In Me, foi amor à primeira vista, fui dominada pela sensação “preciso disso agora”, e foi o que eu fiz.

Só demorei um pouquinho para ler, por que estava passando por um período difícil, onde nenhum livro estava me interessando. Mas passado esse período negro, me dediquei a leitura desse livro, e QUE FOFURA MAIS LINDA, eu amei demais.

Logo de cara eu fiquei com uma dó danada de Peter, primeiro por que ele foi abandonado e jogado em um cesto no mar, isso lhe custou a visão, por que nesse período que passou até ser encontrado por alguns marujos, pássaros o cegaram.

É ou não é para ficar com dó do menino, ele nunca mais encontrou os pais, cresceu nas ruas de uma cidade portuária, e por ali ele praticou a arte da ladroagem, o fato de não poder enxergar aprimorou seus outros sentidos, e desde muito pequenininho, já era conhecido como o maior ladrão que já existiu.

Essa sua habilidade incrível logo chamou a atenção do charlatão Sr. Seamus, que lhe prometeu mundos e fundos, e o convenceu a ir morar em sua casa, onde teria comida, uma cama para dormir e até um bichinho de estimação. Mas não era nada daquilo, o Sr. Seamus queria era explorar a habilidade de Peter, e viver daquilo.

Peter era obrigado a roubar para sustentar o sr. Seamus, que só o maltratava, mais mesmo assim ele não ia embora, não tinha mesmo para onde ir e por isso ele aguentava todo aquele sofrimento.

Mas tudo mudou em sua vida quando um dia ele se deparou com um vendedor na praça local. Por não ter a visão, os outros sentidos de Peter são bastante aguçados, principalmente o olfato, quando ele encontrou a aglomeração na praça, logo foi atraído por um cheiro muito diferente que vinha da carruagem do caxeiro, que o pegou roubando e o obrigou a participar de sua apresentação, mais assim que surgiu a oportunidade ele foi averiguar ao que pertencia àquele cheiro.

Quando Peter arrombou a carruagem, não fazia ideia que ia de encontro ao o seu destino, o que ele encontrou na carruagem foi a coisa mais estranha que já havia encontrado na vida, uma caixa com três pares de olhos, que ele descobriu mais tarde que eram mágicos.

Depois de encontrar os olhos maravilhosos, a vida de Peter mudou para sempre, ele se viu no meio de uma jornada fantástica, que dependia somente dele, para encontrar um reino perdido, e mesmo que ele não saiba, sua própria história.

E nessa jornada ele terá a companhia de alguém, muito, muito, muito diferente, Sir Tode, um cavalheiro aprisionado a um corpo metade gato, metade cavalo por um feitiço há muito tempo, e juntos eles enfrentarão um terrível deserto cheio de prisioneiros, corvos de bicos afiados, um tirano sádico e monstros marinhos para libertar o reino esquecido.

Esse livro vale muito a pena, e apesar de ter quatrocentas páginas, elas passam voando, por que não dá para parar de ler, e torcer para que Peter Nimble, tenha um final feliz.

Acho que vale a pena ressaltar que esse livro apesar de parecer uma fantasia, fica melhor classificado como uma história fantástica, por que sim, essas categorias são diferentes, o que eu não fazia idéia, até ler no blog da Mel, Livros de Fantasia, a respeito:
"O fantástico não apresenta qualquer explicação, as coisas simplesmente acontecem. Não há regras, não há história, não há criação de mitologia nem razões de ser. De repente o personagem entra num mundo mágico (ou em mundo estranho e diferente, não necessarimanete mágico) sem pé nem cabeça e passa por uma experiência fantástica."
E o livro é assim, ele não te dá explicação do por que a magia que ela apresenta funciona, ela simplesmente acontece, não tem razão de ser, mais está ali. Outra coisa muito interessante, e que me lembrou uma das coisas que eu mais gosto em Desventuras em série, é que muitas vezes o autor se dirige diretamente ao leitor, o que torna a leitura muito mais prazerosa.

gleicepcouto 29/08/2012

Vídeo resenha: http://www.youtube.com/watch?v=iyNYHld-plg

Ethel williams 02/03/2021

Ladrão de olhos
Muito fofo, uma das melhores fantasia que já li. A história é muito envolvente e te prende de uma forma maravilhosa. É daqueles tipos de livros que a cada capítulo te surpreende e o final não é nada do que você esperava quando abriu o livro, mas é ainda melhor. Super recomendo e indico para qualquer idade, principalmente para instigar imaginação e criatividade.

kena 25/04/2022

EU AMO ESSE LIVRO, o plot dele é incrível, como no final tudo se conecta com o início... eu realmente gosto muito dele e recomendo pra todo mundo.

Antonio C. 28/01/2014

Ladrão de Olhos resenha sem spoiler
É um livro com altos e baixos, apesar de juvenil a escrita complica em alguns pontos e as batalhas não são bem descritas. o livro é bonito, a história é interessante pois fala de superação e tem um personagem sofrido que aprende a sobreviver com sua deficiência e tal, mas não me prendeu tanto assim pelo mal desenvolvimento da trama. O personagem deveria ser mais trabalhado e ter uma lógica de evolução mais lenta, apesar de tudo ele é humano e não o Clark Kend.

Não é um dos melhores livros de fantasia que li mas falar que é ruim também é exagero, opinião é complicado. tem livros que eu li que adorei e achei resenhas de pessoas que não gostaram, esse aqui só tem resenhas boas, mas não curti tanto assim... eu recomendo Ladrão de Olhos para que as pessoas tirem suas próprias conclusões.

Fabricio~Raito 28/03/2013

Ladrão de Corações!
A primeira mensagem que vem na minha cabeça é: MUNDO, VOCÊ PRECISA LER ESTE LIVRO! Dito isto, posso começar a discorrer sobre um dos livros mais fantásticos e apaixonantes que eu tive o prazer de desfrutar. Na verdade, vou tentar discorrer, pois estou tão extasiado que não sei se conseguir colocar em palavras a felicidade que obtive com este livro.
Desde Harry Potter (adorado por muitos), encontrei poucos títulos que pudessem ser considerados bons quanto, passeando pela literatura infanto-juvenil. Eu tenho a opinião de que comparar obras é uma grande covardia para com os autores, tendo em vista que são vários os fatores que implicam no sucesso de uma obra, ou no seu fracasso. Por isto, sempre tomo uma obra como referência, no sentido de dizer que uma outra me proporcionou felicidade semelhante. Ladrão de Olhos - As Aventuras de Peter Nimble me proporcionou, a tão ponto de desejar uma outra aventura.
A história narra a vida de Peter Nimble, um garoto que, quando bebê, foi encontrado em um cesto boiando no mar, acompanhado de um corvo que comeu seus olhos. Sem familiares, cego e sem a quem recorrer, Peter ficava à merce até que um oportunista decidiu criá-lo. Sr. Seamus via Peter apenas como um meio fácil de conseguir comida e dinheiro. Treinou o inocente garoto na arte da "ladroagem", e logo Peter era um exímio ladrão, com 100% de êxito em suas peripécias. Sem a visão, todos os seus outros sentidos foram aprimorados, e ele conseguia desempenhar tarefas consideradas impossíveis, como abrir cadeados com seus pequeninos dedos. Cansado de ser tratado como animal por Sr. Seamus, Peter sonhava com uma vida melhor até que, ao realizar um trabalho sujo para seu criador, se depara com um mercador bem estranho, acompanhado de sua carruagem. Aproveitando a oportunidade, Peter consegue abrir a carruagem e encontra uma caixa mágica, com três pares de pedras mágicas dentro. Na verdade, tais pedras eram os tais "olhos mágicos". E assim, começa a incrível aventura de Peter Nimble e amigos que encontra ao longo da jornada.
A escrita de Jonathan Auxier é esplêndida. Desde a primeiríssima página você se vê cativo de uma simplicidade enorme, de um desejo de continuar a virar as páginas. É indescritível o prazer de ler. Passagens com aventuras vivas, personagens cativantes, seres que te fazem apaixonar. E Peter Nimble... ah Peter Nimble! Como consegue ser tão incrível? Tão simples, tão singelo, tão cativante! Estou apaixonado por este protagonista. No fim da aventura, eu me emocionei. Eu preciso ver Peter em outro livro, preciso voltar a encontrá-lo! Quando foi que um personagem me deixou neste estado? Não consigo lembrar!
Quanto a parte mais técnica, vou começar pela capa: incrível. A editora LeYa caprichou no acabamento. Apenas senti falta da sombra de Peter Nimble (o protagonista) no centro da capa, como na versão original. Mas detalhes a parte, o trabalho ficou realmente ótimo. As páginas são de qualidade. A revisão se mostrou efetiva. Encontrei apenas dois erros nas 424 páginas. Outras editoras vêm deixando muito a desejar neste ponto. Foi mais um dos meus achados a R$ 9,90 no Submarino, mas é realmente um livro que eu não me arrependeria nunca de pagar seu preço original. Ladrão de Olhos é um verdadeiro Ladrão de Corações!

Gabriel369 12/06/2013

Ladrão de Olhos: Leve, gostoso e cativante.
Ladrão de Olhos é aquele típico livro leve e gostoso de ler, recheado de aventuras, fortes laços de amizade entre os personagens e com um generoso toque de fantasia.
Peter Nimble é um jovem órfão e cego, que quando ainda era um bebê teve os olhos bicados por um corvo. Tratado como escravo pelo cruel Sr. Seamus ele passa momentos bem sofridos, onde passa fome e é obrigado a roubar dos cidadãos da cidade, até um dia em que encontra uma misteriosa caixa com um viajante. Peter dá de cara com três misteriosos pares de olhos: Um dourado, outro escuro de ônix e outro esmeralda.
Ao colocar os pares dourados o nosso jovem embarca em uma aventura fantástica, caindo direto no Lago Turbulento do Professor Cake, onde conhece seu mais fiel amigo: Sir Tode, uma mistura de gato, humano e cavalo. A partir daí começam as suas fantásticas aventuras, passando pelos Desertos Justos, onde encontra vários ladrões, uma pedra chaleira fantástica e uns misteriosos corvos. Peter encontra o reino desaparecido, enfrenta a Patrulha Noturna, o maldoso Rei Rosado e descobre coisas sobre si mesmo que ele jamais poderia imaginar. Cada par de olhos possui poderes extraordinários: o par dourado é capaz de teletransportar de um local para outro, o par escuro é capaz de fazer com que se assuma a forma de tudo que se tenha tocado anteriormente e o par esmeralda... bom, esse vou deixar para vocês descobrirem ao lerem o livro, senão perde toda a graça se eu revelar aqui.
Enfim, um livro muito cativante, leve e que vale muito a pena ser lido. Recomendadíssimo.

Jadgy 09/01/2014

Wow!
A leitura é fácil e a história é cativante. Comecei a ler e sempre queria ler até a próxima página para saber o que iria ocorrer. É um livro de aventura muito interessante para quem gosta do estilo, a história é totalmente original e todo o mistério envolvendo o reino e os olhos de Peter.

@detalheseartes 10/01/2014

Nada como uma ótima história fantástica
Acredito que não existe nada mais prazeroso para um leitor amante e fã de literatura fantástica do que encontrar um livro realmente bom.
Hoje em dia à nossa disposição no mercado existem milhares de livros de literatura fantástica, porém, livros com uma boa história mesmo, boa escrita, bom enredo e sem erros grosseiros de edição são raros!
Este livro tem tudo de bom: os personagens são cativantes sem serem chatos, a história é realmente incrível e o final, inacreditável!!! Além do capricho com a edição (não tem erros de português), bem como com a arte do livro em si; as páginas são de um cinza lindo parecendo envelhecido, e no início de cada capítulo tem um desenho fazendo referência ao que se vai ler.
Após Harry Potter, sem dúvida, é um livro que eu recomendo muito mesmo, vale a pena ler cada página e a gente fica ávido pela próxima; são mais de 400, porém, não se percebe, pois você mergulha nesta história de cabeça, de corpo e de alma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5