A Estrela Sobe

A Estrela Sobe Marques Rebelo...

Resenhas - A Estrela Sobe

Valena.Monteiro 12/04/2024

Toda vez que lembro desse livro me vem uma música muito bonita na minha mente (tigresa).
"Tem muito ódio no coração, mas quem tem dado muito amor"
Essa música descreve exatamente como é a personagem, mas essa frase em questão traz um destaque principal como eram as decisões dela,
Cheguei a amá-la e a odiá-la, mas principalmente a senti empatia, pena dela. Era tão angustiante ler tudo o que ela fazia e não sentir tais sentimentos. Era imprudente em relação aos outros e a si própria. Mas o que ela poderia fazer? ela tava à margem da pobreza e tinha um sonho.
Eu me questiono tanto depois de ler esse livro. O que uma pessoa é capaz de fazer pra ter seus sonhos realizados? Será que eu iria tão longe assim? Eu seria uma Leniza Máier? Eu quero pensar que não, mas não sei dizer se minha resposta seria um sim

fredec 17/09/2023

A Estrela Sobe é livro sobre a família tradicional brasileira, e eu não to falando de política não, tá?
Filha idealista criada por mãe solteira que sustenta a casa nas suas mil pequenas atribuições, desde alugar um quarto para desconhecidos, a fazer costura pra fora. Mãe essa que tem na religião sua base emocional e almeja um futuro diferente do seu para a filha. Filha essa que tem como figura paternal um dos hóspedes, um senhorzinho super prestativo e inocente que faz tudo pra sua nova família e ainda nutre um amor velado pela sua anfitriã. Essa é a base de uma ficção que desemboca em filha "se perdendo no mundo", já que se desvia dos planos traçados pela mãe. Família tradicional brasileira.

Marques Rebelo consegue algo nesse livro que pouquíssimos autores hoje em dia conseguem fazer, que é falar da verdade humana. Que nada mais é do que o que de fato sentimos, todos os dias. É um livro delicioso, de apreensão, de supresa, de susto, de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo. Quem nunca passou por isso? Não tem fantasia, não tem viagem no tempo, não tem artificiliades. Aliás, tem, tem muita, mas a artificilidade de uma garota, ainda inocente, que se coloca num mundo fútil, boêmio, artístico... bem comum para o período, ali no final dos anos 40, e é levada por um caminho onde, devido às crenças culturais da época, e ainda no coração do Rio de Janeiro, se perde e "não tem mais volta". E sabe o que é pior, é o retrato de ainda relacionamentos de hoje. É tão banal e tão profundo, se chega no fundo do poço por, literalmente, falta de diálogo.

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro A Estrela Sobe
Olá, Guardiões da Leitura! Tudo bem? O resumo de hoje é de um livro muito bom. Ah, se você quer conhecer o Rio de Janeiro e o modo de vida das pessoas no Brasil naquela época, leia A Estrela Sobe.

?Leniza é uma mulher que quer trabalhar na rádio, quer fama com o seu próprio esforço. Não vai ser nada fácil, porque ela vive justamente na época em que o machismo reina no Brasil, consequentemente, as figuras masculinas dominam o ambiente.

?Com cara e coragem, Leniza vai enfrentar o sistema. Além de ter muitos problemas com seu relacionamento. E aí, será que essa mulher vai conseguir seu tão almejado sonho?

?Acompanhe a aventura de Leniza, uma das personagens mais queridas, que mostra aos leitores que nunca devemos desistir dos nossos objetivos. E ainda estabelece o protagonismo feminino na literatura brasileira.

Thiago275 12/05/2023

Uma protagonista forte!
Publicado pela primeira vez em 1939, A Estrela Sobe conta a história de Leniza Máier, uma jovem suburbana carioca que sonha com o estrelato no rádio. Todos falam de sua voz encantadora, então por que não tentar?

Nessa busca pelo sucesso, Leniza vai tomando algumas decisões questionáveis, desprezando, por exemplo, um sentimento verdadeiro e trocando-o por uma relação que pode lhe valer contatos e contratos no meio artístico.

A Estrela Sobe é o segundo romance de Marques Rebelo. Do autor, ano passado, li o livro de contos Oscarina e lá, como aqui, vemos uma outra face do Rio de Janeiro, a face dos subúrbios, das ladeiras, do povo simples que tem que batalhar diariamente para ganhar a vida.

Leniza quer fugir desse meio no qual cresceu, ela quer dar uma vida melhor para sua mãe, que nunca viu descansar um dia sequer. Encontrei aqui uma protagonista surpreendentemente forte, decidida e corajosa, embora inconsequente. Mas quem pode julgá-la?

Apesar de ter criado uma protagonista com as características citadas acima, Marques Rebelo não deixa de mostrar, ao final do livro, que nossas ações sempre têm consequências. E algumas são ruins. Uma punição para uma mulher forte (uma tradição literária que remete ao século XIX) ou simplesmente um lembrete aos jovens (de todas as idades) para pensarem antes de agir? Não consigo decidir.

Afinal, como diz o narrador no fim da história: "Tremo: que será dela, no inevitável balanço da vida, se não descer do céu uma luz que ilumine o outro lado das suas vaidades?". Essa pergunta se aplica a Leniza e a cada um de nós. E ainda não tem resposta.

blearch 04/01/2023

meio lento, cruel na medida necessária mas mesmo assim muito morno e esperançoso de algo bombástico mas só mais algum mormaço

Viviane Willinghoefer 25/05/2022

A estrela sobe 25 05 2022
A primeira filha de Manuela e seu Martin morreu ,seis anos depois nasceu Leniza no subúrbio do Rio de Janeiro, família pobre, o pai de origem alemã e a mãe mestiça. Leniza sonhava em ser cantora de rádio. Cantou no rádio e não recebeu nada, foi cantar em outra emissora mas se sentia infeliz. Passou por vários problemas. O autor não da um final pra história, o leitor decide o que acontecerá na vida de Leniza! O livro é interessante nos leva a sempre seguir em frente.
Talia 07/06/2022minha estante
Ok. Faltou colocar no título: ficha de leitura mês 5, também faltou colocar sua opinião sobre o livro. O resumo está muito vago, precisa desenvolver mais na próxima ficha. Nota: 7

Alvaro.Luis 27/12/2021

Em “A estrela sobe”, Marques Rebelo entrega um romance extremamente fluido e de leitura leve. O livro, centrado na ascensão profissional da protagonista (Leniza), não surpreende tanto pelo roteiro, que segue sem muitas reviravoltas e episódios inesperados, mas pela destreza de Rebelo em retratar os personagens e contextos e pelo poder cativante que atribui a Leniza. Leniza não é o tipo de personagem puro e irrepreensível - seus defeitos são patentes para o leitor e para os outros membros da trama -, mas aquele com o qual podemos nos identificar na medida de nossas imperfeições. O desejo pelo sucesso, a capacidade de sacrificar-se pela ascensão, o amor-próprio, a força e as artimanhas para superar as dificuldades que a origem humilde lhe atribui me lembraram sobremaneira a Scarlett O’hara. Ambas mulheres fortes e decididas sobre seus objetivos, que apesar de não medirem esforços para alcançá-los não são carentes de amor e afeto. No caso de Leniza, isso se faz evidente quando o leitor fixa de um lado como instrumentaliza Dulce, Amaro e Mário Alves, mas como por outro lado gosta de forma verdadeira, ainda que complexa, de Dona Manuela, Astério, Porto e sobretudo Seu Alberto, os quais foram alvo de afeto verdadeiro da protagonista.

Destacaria que o livro ganha muitos pontos no que tange a sagaz ironia dos diálogos, que captam e refletem bem a autenticidade das conversações reais. Igualmente cativante a cândida ingenuidade de Seu Alberto, que se apresenta como o personagem mais amável de todo o enredo. De fato, os momentos em que pude sentir um “calorzinho no coração” durante a leitura foram aqueles que partilharam Seu Alberto, D. Manuela e Leniza.

Sobre o final, pareceu-me um tanto repentino e esperava que Rebelo fosse perscrutar um pouco mais no processo de ascensão Leniza, mostrando-a logrando seu sonho ao final. Ainda que tenha parado na metade do caminho, não creio que seja algo que prejudique a qualidade da obra.

Ana 12/10/2021

Leniza é uma jovem ambiciosa, arrogante, adepta do amor(?) livre - isso em plena década de de 30 pra 40! - e que tem uma bela voz e uma vontade irresistível de ser cantora, bem como uma grande vocação para isso. Seu sonho é maior que tudo, e ela não vai hesitar em passar por cima de tudo e de todos para alcançá-lo. Quer mesmo ser uma estrela de rádio, custe o que custar.
Usando um amante casado como escada, amante esse por quem ela tem um mal-disfarçado desprezo, - OLHA AÍ A ANCESTRAL DE LUÍSA SON... ESQUECE KKKKKK - consegue entrar na disputada Rádio Metrópolis, já com um salário de veterana.
Mas será que a estrela dos ambiciosos sobe e brilha para sempre?
Minhas impressões da leitura: Achei a protagonista uma mulher detestável, embora tenha achado admirável sua força de vontade para correr atrás do que queria. Pena que não tenha sido por meios muito ortodoxos...
Mas há muitas mulheres que usam até hoje homens como escada, mesmo as que dizem que não precisam de homem pra nada. Não é paradoxal? Eu acho.
Mas o romance é bom, basta ignorar o caráter de certos personagens, e tudo bem.
Vale afirmar que hoje, alguns chamariam Leniza de – destestooooo, destestooooo essa palavra - empoderada. Mas pra mim ela é só uma oportunista e descarada mesmo. Se fosse mesmo tão dona de si, não usaria um homem pelo qual tem desprezo, como escada. Isso, pra mim, é mau-caratismo.
E muitas fazem isso, mas devido à terceira onda de feminismo que estamos vivendo, não podemos criticar o comportamento tóxico das mulheres, não é? Tempos estranhos.
Enfim, leiam o livro se quiserem, pois Marques escrevia muito bem.

Carvalhoaingrid 06/08/2021

Sobre liberdade
Eu amei a independência e determinação da personagem, falando sobre conquistar o sonho a todo custo e como isso é difícil principalmente para mulheres. O que me incomoda é o livro não ter final,sim amigos,ele não termina

J. J Coelho 21/08/2018

"Isso não é resposta, Leniza"; "Sei que não é, mas não sei dar outra, não tenho coragem de dar outra, que é que posso fazer?"
Impressionante ver que um livro escrito num Brasil de quase um século atrás ainda se faça tão presente nos problemas atuais. Assustador, até — o modo com que algumas mulheres tenham que sofrer do mesmo jeito que sofriam na década de 30.
Acredito que, pela época em que fora escrito, esse livro tenha sido polêmico, uma vez que apresenta uma protagonista diferente, destoante em seu mundo de dentro e de fora. Leniza é uma das personagens mais interessantes que eu tive o prazer de ler na nossa literatura, ela é complexa, crível, divertida e profunda, na qual todos nós podemos nos identificar um pouco. Marques Rebelo faz dela um receptáculo, uma válvula para discorrer sobre a maioria das questões relatáveis que nós geralmente passamos uma vez ou outra. Não sabemos o que queremos, mas queremos alguma coisa. Queremos ser altos, mas não queremos parecer escandalosos.

"Leniza, você não é louca, nada louca. Nenhum louco se acha louco... mas é incompreensível, sem controle, sem direção, disparatada. Tudo em você é contraditório, inconsequente, ilógico, absurdo. Sente que está sendo ilógica , inconsequente, absurda, mas não se trava." (página 43)

Isso me faz pensar que talvez Leniza fora criada para ser uma metáfora sobre a própria vida. Ao mesmo tempo em que todos os personagens do livro se dizem não serem iguais a ela, ou tentarem direcionar Leniza a caminho dos seus desejos, sempre acabam frustrados pela imprevisibilidade dela.

"Morrer? Sim, morreria. Ficaria dura, muda, fria, imóvel, para sempre fria e imóvel. [...] Um dia ninguém mais se lembraria dela. Ninguém!... [...] A vida dos homens passa como uma sombra. [...] Nada restaria, um dia, de sua passagem. Nada!" (página 164)

No fim, um livro bom. Divertido. Não traz nada de novo, mas, como uma boa obra de arte, te faz pensar, se conectar, te inserir... e isso pra mim já foi o bastante.

Henrique Fendrich 30/03/2017

Linguagem ágil, veloz, direta, envolvente, trama bem desenvolvida, crítica nas entrelinhas. Marques Rebelo é um escritor admirável que precisa ser resgatado.

Lene Colaço 18/03/2017

Nessa leitura conhecemos Leniza, uma carioca da gema, que mora com sua mãe em uma casa de pensão de onde é tirado o sustento para que as duas sobrevivam. Leniza é uma moça muito bonita e de comportamento peculiar, que é observado logo cedo na escola e se torna bem evidente ao entrar na adolescência, dada a certas liberdades que na sua época não eram bem vistas. O livro é ambientado no Rio de Janeiro da década de 30, mas a nossa personagem principal se mostra uma cabeça bem a frente desse tempo. Um dos hospedes da pensão, "Seu Alberto", descobre em Leniza o dom do canto, e passa a incentivar o sonho de que ela pode virar uma grande cantora de radio. Uma vez convencida disso, Leniza começa a dar os primeiros passos em busca desse objetivo. Entre o caminho correto e o caminho mais fácil, Leniza escolhe o mais fácil. Passa a ser relacionar por interesse, usa de sua beleza para conseguir o que pretende, e finda por vender o próprio corpo. Uma escolha errada leva a outra. E quanto mais a estrela sobe e ganha o sucesso, mais Leniza afunda no lamaçal que criou.

"- Espero muito, ora! Mais do que supões. Quero ser livre, Oliveira! Dispor de mim, você não compreende? Dispor de mim. Fazer o que entender.
- Ninguém é livre, Leniza. Tolice...
Fora-se a exaltação de segundos. Veio uma indolência brejeira:
- Então sou maluca, meu bem."

O livro é norteado pelo objetivo de Leniza em virar cantora e por seus relacionamentos. Vários homens estiveram com ela em escurinhos de cinema, mas apenas os seis relacionamentos mais importantes ganham foco. O primeiro é Astério, um hospede da pensão com quem ela namorou na adolescência. O segundo é Oliveira, um médico humilde e bondoso, que chega a lhe pedir em casamento. Embora Leniza demonstre amá-lo também, maquia esse sentimento que pode atrapalhar seus planos de sucesso. O terceiro é Mario Alves, que ajuda Leniza a conseguir espaço em uma radio (falida, diga-se de passagem), mas que não passa de um canalha casado conquistador. Ao terminar com Mario e não ter dinheiro para pagar suas dividas, Leniza envolve-se com Dulce, uma colega da radio. Um envolvimento puramente financeiro. Não estando mais com Dulce e precisando de dinheiro, Leniza se oferece a Porto, diretor da radio, por um mês em troca de um determinado valor. Possivelmente o relacionamento mais lucrativo de Leniza, não no sentido financeiro, mas no quanto Porto (mesmo pagando) a trata com gentileza e dignidade. É nesse momento que vemos o melhor lado de Leniza. Tudo poderia terminar aqui, em amor. Mas Leniza se vê mais uma vez precisando de dinheiro e resolve ficar com Amaro, um senhor rico que já ambicionava bem antes de Porto. E assim Leniza enterra sua possível felicidade.

Resenha completa no Blog Bala de Limão

site: http://baladelimao.blogspot.com.br/2017/03/resenha-estrela-sobe-de-marques-rebelo.html

jvsierra 26/02/2017

O livro conta a história de Leniza Méier, jovem carioca que vive com a mãe numa pequena pensão. Um hóspede, seu Alberto, ajuda Leniza a descobrir um talento até então desconhecido: o canto. A partir daí, a jovem passa a alimentar o sonho - comum na sua época- de ser cantora de rádio.

É interessante acompanhar o processo de amadurecimento da personagem: desde uma criança ingênua, descobrindo os prazeres da carne, até uma adulta já madura, sabendo usar os seus atributos em favor dos seus interesses, conscientemente.

Fiama 13/08/2016

Resenha: A estrela sobe
Não me lembro ao certo como cheguei a este livro, mas posso dizer, sem dúvida, que foi a melhor leitura do ano! O livro A estrela Sobe é um romance de Marques Rebelo, literatura que retrata o cotidiano mesmo, narrando as dificuldades, as alegrias, as decepções de uma aspirante a cantora de rádio no Rio de Janeiro em 1939.

O autor tem uma forma bem peculiar de escrever, não se prende a regras, cria algumas palavras e expressões e consegue criar um final bem diferente!

É através da personagem principal, que se chama Leniza, uma jovem muito bonita, suburbana, que sonha com o sucesso, que o autor aborda o papel da mulher na sociedade carioca em 1930. Ela mora na pensão da sua mãe, um lugar muito simples, e onde sua mãe, com muito esforço, retira seu sustento. Nessa pensão, também temos o “Seu Alberto”, um senhor que apoia e sonha com a carreira grandiosa de Leniza. A jornada da jovem ao estrelato é marcada por vários conflitos morais. A todo momento, ela tem que escolher o caminho “mais fácil” ou o caminho “mais correto”.

Aos poucos, a moça bela vai percebendo que sua beleza pode ser usada como uma moeda de troca e assim, vai aprendendo a se beneficiar disso. Se envolve com alguns homens, Mário Alves e Porto chegam a lhe pedir em casamento, mas ela recusa. O sonho dela é ser cantora de rádio! Ela se esforça para manter a vida dupla em segredo e nunca deixa sua mãe desconfiar de seus “romances”, pois não quer decepcioná-la.

A ascensão de Leniza chega a passos lentos. A falsidade no meio do rádio, a vida de aparências, o ciúme, a inveja… Começa a sentir vergonha da vida que leva. De uma maneira forte, sincera e inovadora, o autor aborda outro pesadelo feminino presente ainda nos dias atuais: o aborto. Fora da lei brasileira, continua tendo que ser praticado às escondidas, sem a higiene necessárias e não oferecem recursos caso o procedimento tenha complicações. O drama está todo retratado no romance e tem lugar de destaque dentro da narrativa.

Uma parte que do livro que me chamou muita atenção foi a história do “Lado do Coelho” que Porto conta a Leniza. Um dia, Porto lhe conta que tinha uma tia que fabricava doces caseiros. E ela tinha uma forma que possuía o formato de coelho, essa fora amassada e o coelhinho proveniente dela saia com um dos lados defeituoso. Então a tia sempre que colocava o doce na mesa escondia esse lado com flores. E todos nós temos um lado coelho! Assim acontece com a aspirante a cantora de rádio que mantém relações por interesse, e como forma de disfarce havia o sucesso e o esforço para ajudar sua família!

O fim do livro não é exatamente um final, pois, como e já disse, o autor não se prende a forma perfeita de escrever, mas deixa que o leitor decida o que acontecerá a vida de Leniza!

Está gostando dos posts do Blog Hello?! Então segue a gente no Face, Instagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

❤ beijos, beijos ❤

site: https://fiamavsa.wordpress.com/2016/03/23/resenha-a-estrela-sobe/