As consequencias da modernidade

Anthonny Giddens

Resenhas - As Consequências da Modernidade

Julião 01/04/2013

O que é modernidade?
Na contra-produção dos trabalhos intelectuais da moda, que versam sobre isso e aquilo de uma sociedade "pós-moderna", Anthony Giddens vaticina: não existe ainda superação da sociedade moderna, nem do capitalismo, nem do industrialismo. Então por que diabos se falar em pós-modernidade? Ao contrário, a fase histórica que vivemos não é uma superação dos pressupostos da modernidade, mas exatamente a sua radicalização, suas últimas consequências.

O autor se esforça para mostrar-nos de que maneira a modernidade solapou as antigas noções espaço-temporais e verdadeiramente revolucionou as relações sociais para algo diverso do que se encontrava em qualquer das anteriores sociedades pré-modernas, causando "desencaixe" e confiabilidade em sistemas abstratos, diferente das relações personificadas que antes haviam.

Vigilância (supervisão social), militarismo (com monopólio da violência pelos Estados), industrialismo (transformação da natureza) e capitalismo (acumulação de capital através de exploração de classe) são as dimensões institucionais da modernidade. A. Giddens destrincha cada uma dessas dimensões e analisa satisfatoriamente a modernidade -descartando fora (com argumentação poderosa) a hipótese de vivermos em uma pós-modernidade. O livro, portanto, responde bem à pergunta "O que é a modernidade", mesmo sendo um livrinho curto.

Por que só 3 estrelinhas? Bem, apesar da qualidade do livro do ponto de vista sociológico, ele é moderadamente chatinho. E depois de ler "Modernidade-mundo", de Jean Chesneaux, torna-se complicado lhes igualar.

Confira aqui: http://www.skoob.com.br/livro/139085

Pois o livro do Chesneaux é uma delícia literária muito além deste, que talvez seja no máximo uma delícia para o intelecto sem ser uma delícia estética.

Balanço final: recomendo para quem tem estômago para digerir qualquer obra sociológica e para quem, desavisadamente, acredita que saímos da modernidade e entramos numa era pós-moderna.

logo skoob
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo