O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

-Koraline 27/04/2021

Cativante
O Sol é Para Todos narra a história de um julgamento a partir da perspectiva da filha do advogado de defesa. Apesar de no começo não ter muita história, e ser narrar basicamente peripécias infantis, o livro é muito mais do que isso. É uma história emocionante sobre igualdade e respeito, racismo e patriarcalismo, a perda da inocência e o papel da mulher em uma sociedade machista. Na minha opinião, a história crua do livro é boa, mas o que o torna tão impressionante é a escrita hipnotizante da autor. Sem dúvidas um dos livros mais bem escritos que já li.
lally 27/04/2021minha estante
MUITO bom esse livro. Favoritado para mim!

Margô 27/04/2021minha estante
- K, o seu comentário foi bem assertivo e estimulante. O Livro já entrou pra minha lista! Valeu, K+! rssss....

-Koraline 27/04/2021minha estante
Que bom Morgô, espero vc goste tanto quanto eu... só queria que tivesse mais páginas hehehe

-Koraline 27/04/2021minha estante
Que bom Margô, espero vc goste tanto quanto eu... só queria que tivesse mais páginas hehehe

Margô 27/04/2021minha estante
????????

Nanda.Fagundes 27/04/2021minha estante

Punyama 28/04/2021minha estante
Eu já queria ler ele, agora ele acaba de voar pro topo da lista!

-Koraline 28/04/2021minha estante
Punyama, é incrível, vc nn vai se decepcionar

Lolo 12/05/2021minha estante
Esse pretendo ler o mais breve possível!

Grandão 07/06/2021minha estante
Quero ler

Titi 14/06/2021minha estante
Gente como que faz para ler isso pelo celular? EU NÃO TO CONSEGUINDO

Cecilia.Araujo 08/07/2021minha estante
Titi, você pode comprar o ebook na Amazon ou pesquisar no Google o nome do livro + "filetype pdf" que aparece, pra baixar

Vic 19/08/2021minha estante
Como faço pra lê esse livro?
Sou nova aq

Cecilia.Araujo 19/08/2021minha estante
A resposta ta literalmente um comentário acima do seu?

Vic 19/08/2021minha estante
Obgda

Gisele Amina 27/12/2021minha estante
Meu favorito

LuUh 27/07/2022minha estante
Não consigo ler, como fasso?

mundo1 07/08/2022minha estante
esse livro foi facilmente favoritado!
nunca imaginei q um livro clássico ia me prender bastante, q escrita magnífica, e a história nem se fala...

Maria 21/08/2022minha estante
Alguém me ajuda?

Como eu leio?

Iara 11/09/2022minha estante
não tem como ler no aplicativo? Tendi foi nada

_crm.03 06/11/2022minha estante
O livro é incrível,ele mostra a realidade.E vc se prende na história,fiquei triste quando eu terminei?

_crm.03 06/11/2022minha estante

Yasmin 07/11/2022minha estante
Moça como eu faço pra poder ler,pq eu não tô conseguindo,alguém me ajuda plmds

Leticia.Santana 07/11/2022minha estante
galera, esse aplicativo é para comentarmos sobre os livros. Para quem quer ler, terá que baixar o PDF (recomendo fazer pelo PC)

AndrAa.Tostes 21/11/2022minha estante
Livro incrível ?

Rosimeri 10/12/2022minha estante
Qndo li este livro, ainda jovem, eu queria que muitos lessem. É alho que nos toca

Marie.Silveira 23/01/2023minha estante
Como que faz para ler???

Marie.Silveira 23/01/2023minha estante
Como que faz para ler???

ValeriaOliveira 02/02/2023minha estante
Como faço para abrir as páginas do livro?

-Koraline 02/02/2023minha estante
Esse app é apenas uma estante virtual, não dá para ler por aqui, dá apenas para organizar as leituras.

Valentina.Rebeka 01/06/2023minha estante
incrível,amei a experiência,principalmente a scout

Ingrid 06/01/2024minha estante
Não é a toa que é considerado um dos clássicos da literatura moderna. Embora aborde diversos temas delicados, a narrativa é feita através do ponto de vista inocente e delicado de uma criança.

Hadassa101 18/03/2024minha estante
Simmmm, é simplesmente perfeito como é feita a narração

Michela Wakami 19/02/2022

Muito bom.
Amei os protagonistas, eles são pessoas maravilhosas, ri muito com as crianças e também sofri com elas.
Que pai espetacular.
A parte que trata sobre o racismo é muito forte e triste demais.
Ansiosa para ler a continuação.
keyla 20/02/2022minha estante
que bom que você gostouuu!!! :)

não sabia dessa continuação

Michela Wakami 20/02/2022minha estante
Sim é muito bom. A continuação, está no Kindle unlimited.

keyla 20/02/2022minha estante
vou adicionar à lista. você pretende ler quando?

Comecei hoje. E você ?

Michela Wakami 20/02/2022minha estante
Ainda estou no início, li só 17%, e estou triste com essa continuação.

keyla 20/02/2022minha estante
acho que vou iniciar mês que vem

Michela Wakami 20/02/2022minha estante
Qualquer dia, vamos combinar algo para lermos juntas? Que tal?

keyla 21/02/2022minha estante
sim! fechado

Michela Wakami 21/02/2022minha estante
Ebaaaaaa? Vamos ver quais livros temos em comum, e quando poderemos começar.

Michela Wakami 21/02/2022minha estante
Keyla, vi que você quer ler Cem anos de solidão, eu também quero lê-lo se possível ainda esse ano.
Mas ainda não comprei, estou esperando uma promoção.
Você pretende ler quando?

keyla 22/02/2022minha estante
eu tb não comprei ainda!! tenho um crédito na amazon e pretendo comprar mês que vem

keyla 22/02/2022minha estante
mas não tenho ideia de quando pretendo começar

Michela Wakami 22/02/2022minha estante
Vamos conversando então, se não der para lermos esse, combinamos outro.

AndrAa58 01/02/2024

Uma jornada pela inocência e justiça: escrito com maestria, usando uma linguagem simples e leve para abordar temas pesados como racismo e preconceito.
Estou em dívida com algumas resenhas aqui no Skoob. Confesso que tentei, em várias ocasiões, expressar em palavras o que "O Sol é para Todos" merece, mas está sendo uma tarefa desafiadora. Mesmo assim, aqui vai minha tentativa.

Harper Lee, por meio de uma escrita simples, leve e fluida, nos presenteia com uma narrativa envolvente que me fez experimentar risos e lágrimas, tornando impossível largar o livro.

A autora nos guia pela mente perspicaz de Scout, uma criança de seis anos, durante alguns anos cruciais, desde a prisão até o desfecho do julgamento de um homem negro acusado, injustamente, de estuprar uma mulher branca. Seu pai, Atticus, é o advogado defensor, e testemunhamos as consequências disso para a família.

Embora a trama se desenvolva em torno de temas como racismo, segregação racial, preconceito e julgamento, a história vai além desses tópicos. Lee oferece uma abordagem dinâmica e multifacetada. A perspectiva de uma sociedade racista sobre o homem negro, condenado na opinião pública no momento da acusação, é contrastada pela visão preconceituosa das crianças sobre o vizinho recluso, revelando as várias facetas do preconceito e do julgamento.

Retornar à infância por meio de Scout e aprender com Atticus sobre firmeza e convicção moral foi enriquecedor. A importância de enfrentar desafios, mesmo sob ostracismo, e resistir à pressão social, especialmente quando se trata do que é justo, ético e moral, é uma lição inspiradora. A mensagem de Atticus ao seu filho Jem, sobre a complexidade das pessoas, mesmo quando pensamos que seus pensamentos são equivocados, ressoa profundamente. A crença equivocada pode levar a atos injustos, mas a resposta correta não é retaliar da mesma maneira. O exemplo, neste caso, torna-se o melhor professor. Fazer o certo, independentemente do que possa parecer inicialmente, é uma lição que carregarei comigo.

Além disso, revisitar a infância trouxe à tona memórias da inocência, simplicidade nas amizades, relações familiares e interações com a comunidade.

Expressar completamente o que senti, aprendi e relembrei com esta leitura é desafiador; acredito não ter logrado. Então, se você ainda não leu, leia. Tenho certeza de que um pedaço desse livro agora faz parte de mim, e voltarei certamente a ele.
Mariana 01/02/2024minha estante
Uallll!!!! Que riqueza de resenha ?. Não deixou nada a desejar suas palavras!!!!!! Eu sou apaixonada nesse livro! Amei demais a leitura, acho que foi uma pérola rara para a sociedade!

Toshiko.Pri 01/02/2024minha estante
Esse é um que quero muito ler?

letitartarotti0 01/02/2024minha estante
Eu amo tuas resenhas??

Fabio 01/02/2024minha estante
Resenha, impecável!!!!
Não há mais palavras para descrever!???

AndrAa58 01/02/2024minha estante
Muito obrigada, Mariana. Também me apaixonei por ele e acredito que não vá demorar para reler ?

AndrAa58 01/02/2024minha estante
Tenho certeza que vai gostar, Pri.

AndrAa58 01/02/2024minha estante
Muito obrigada, Leitícia. Ficou super feliz em saber. ?

AndrAa58 01/02/2024minha estante
Muito obrigada, Fábio. Um dia espero chegar perto das suas ?

Michela Wakami 02/02/2024minha estante
Resenha maravilhosa! ????

Esse livro tem continuação, vale a leitura.

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Muito obrigada, Mi. Vou pôr a continuação na mira ?

CPF1964 02/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Andrea. Ficou simplesmente incrível. ????

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Muito obrigada, Cassius. São seus olhos ?????

CPF1964 02/02/2024minha estante
????. Meu grau já está em 5..... Em breve terei que pedir para alguém ler para mim as suas resenhas....??

Arsenio Meira 17/10/2012

Harper Lee escreveu "apenas" este romance. Dada a grandiosidade da obra, vale por mil.

Portanto, para mim é o bastante.

Uma romancista de primeira linha.

Nada contra aqueles que escrevem, vez por outra, sucessivas obras sensacionais. Aliás, Tudo a favor.

Mas, tal qual a mensagem irradiada pela bela canção de Chico Buarque e Paulo Pontes (Basta um dia), uma obra do quilate de "O Sol é para Todos" já preenche inúmeras lacunas.

Liliane Damico 20/04/2014minha estante
Harper Lee disse numa entrevista que sua doação tinha sido tamanha ao Sol é para Todos que não haveria mais como escrever outra obra. Uma dica para conhecê-la um pouquinho mais é assistir ao filme Capote que fala sobre Trumam Capote e como ele escreveu A Sangue Frio.

Arsenio Meira 20/04/2014minha estante
Oi Liliane,

Não li a entrevista, mas acredito em vc e de fato, Harper escreveu uma clássico contemporâneo. Um romance que já nasceu clássico. É para poucos. E, sim, desde que li a biografia do Capote (excelente) do Gerald Clarke, na qual o filme se baseou, tomei conhecimento de que eles eram amigos de infância e ela o acompanhou durante as viagens que redundaria na obra-prima do new journalism. Excelente dica, a sua. Abraços!

Rafa 22/06/2015minha estante
Pessoal vi algo bem legal, a Harper Lee lançará a continuação de O sol é para todos esse ano, o título original é Got set a Watchman, e é sobre a volta da Scout para visitar o pai!

Thalita 06/07/2015minha estante
Pois é, e relançaram "O Sol é Para Todos" justamente por conta desse outro livro! Estou lendo e amando! Que linda obra!

Ricardo Rocha 29/03/2016minha estante
Certa feita, alguém afirmou (não lembro), que a todo escritor basta apenas deixar como legado um livro excepcional para atingir o ponto máximo. Um só. Um livro capaz de definir toda uma trajetória literária. E isso. Saudades, meu amigo

daniellyvasconi 18/08/2016minha estante
Desculpa está errado , existe a continuação desse livro e outra. Esse comentário é de quem não conhece sua obra inteira, Existe em português mais dois livros em português. Um ate continuação desse livros.

Iris 26/05/2020minha estante
Muito bonito como vc fala Arsenio.

rebeccavs 20/08/2020minha estante
Danielly, essa resenha foi publicada há mais de 8 anos e a continuação do livro só foi lançada em 2015, ano em que o autor do escrito acima (Arsenio) faleceu. Assim, infelizmente ele não pôde conhecer o segundo livro, não porque desconhecia a obra de Harper Lee.

_julialima_ 23/09/2020minha estante
Ooi gente! Me expliquem como faz pra ler no app??

Nico 07/02/2021minha estante
Escreveu outro livro relacionado mesmo a este livro, mas devido ao tema e trama nunca Harper Lee queria que fosse publicado apenas até depois de morrer

Alane.Sthefany 10/01/2022

Clássico: O Sol É Para Todos - Harper Lee ??
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." - Martin Luther King

? Nota: 5/5 ?

Muito interessante a forma em que a autora usou o ponto de vista (da narração), pela perspectiva ingênua de uma criança, Jean Louise (Scout), que ainda estava no processo de descobrir o mundo e as pessoas a sua volta, ela é uma criança de 6 anos de idade que mora com seu pai, Atticus Finch, e seu irmão mais velho, Jem.
Esse livro traz uma crítica ao racismo, ao pré julgamento do "desconhecido" ou "incompreensível" e a hipocrisia da sociedade (retratada pela cidade de Maycomb).
O ápice da narrativa, é com o caso do Tom Robinson, que foi acusado de estuprar uma mulher branca, e por ser um homem negro, de imediato, as pessoas o julgam como o culpado, sem ao menos pensar na possibilidade de sua inocência, o pai de Scout e Jem, Atticus (advogado), resolve então defender o Tom, mesmo considerado o caso como uma causa perdida, com o "veredito dado" antes mesmo do início do julgamento em si.

"Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar ? prosseguiu Atticus. ? E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo."

No entanto, por causa de seus princípios, da sua consciência e dos seus filhos, pois ele deixa claro, que se não fizesse isso, não teria a coragem de olhar para o rosto dos seus filhos, e que de certa forma ele era o exemplo que eles tinham, o modelo a ser seguido, por ser o pai deles, portanto decide enfrentar os moradores da cidade, e acaba enfrentando também, bastante problemas devido a esse caso.

Nesse livro, você passará muita raiva, ficará várias vezes revoltado, com diversos personagens... Mas também dará várias risadas com algumas cenas, em especial, as das crianças, ficará sensibilizado por uns personagens, e irá admirar a pessoa de Atticus, sua força, caráter e coragem.

É uma leitura longa nas narrativas, entretanto, mesmo sendo um clássico, a linguagem é de fácil compreensão e a leitura é bastante fluida.

Recomendo, é uma leitura com assunto bastante atual e necessária entre os clássicos ??

É quase impossível ler esse livro e não recordar de uma das pessoas que mais lutou pela causa dos negros, até a morte, que é Martin Luther King.

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."

?? Spoiler ??

Essa parte do discurso do Atticus:

"Os senhores sabem a verdade: alguns
negros mentem, alguns negros são imorais, alguns negros não
merecem a confiança de ficar perto das mulheres, sejam elas
brancas ou negras. Mas essa verdade se aplica à raça
humana, sem distinção. Não existe ninguém neste tribunal
que nunca tenha mentido, que nunca tenha feito algo imoral,
não existe um homem vivo que nunca tenha olhado para uma
mulher com desejo.?

Um tapa na cara das pessoas

???

O Atticus é um grande exemplo de pai ?

GENTE !!!

Acabei de descobrir que tem continuação:

"Vá, Coloque Um Vigia - Harper Lee"
Bea 10/01/2022minha estante
??????

Ecklezia_Carvalho 10/01/2022minha estante
Passou o dia todo lendo né kkkkk

Tô bem atrasada?

Alane.Sthefany 10/01/2022minha estante
@Ecklezia - Não, eu já estava na pág 405 ??? Só li 75 pág ?

Pode ir no seu ritmo, estou lendo outros livros, estou te esperando. Tenho alguns que não finalizei de eras ainda ?????

Ecklezia_Carvalho 10/01/2022minha estante
Beleza. Mas tô quase terminando tbm

Ivanildo16 11/01/2022minha estante
????

..Mari.. 19/01/2022minha estante
Não vejo a hora de ler esse livro!! Agr estou mais animada?

Alane.Sthefany 19/01/2022minha estante
@Mari1973

Pode ir preparando que é um clássico, e pode achar estranho ou cansativo, por ser muito narrativo, com vários detalhes (muitas vezes desnecessários), mas a tradução está incrível, vale a pena ler esse clássico ?

..Mari.. 19/01/2022minha estante
@Lannêh
Sem dúvida essa vai ser uma leitura mais complexa, mas não deixa de ser especial! Muito obrigada pela indicação ??

keyla 28/12/2021

um dos melhores livros que já li, com uma emocionante história, retrata a vida nua e crua na década de 30 e tristemente ainda é muito parecida com a sociedade de 2021.
é ainda mais curioso por ser narrado por uma criança que, ao longo do livro, vai aprendendo sobre a vida com o seu pai Atticus, advogado de um homem negro acusado de estuprar uma branca.
é interessante tb, a ligação que podemos fazer dessa história com Angela Davis que, em seus livros, escreve como as pessoas negras eram acusadas injustamente de crimes apenas para que continuassem sendo punidas após o fim da escravidão.
Giu 28/12/2021minha estante
ESSE LIVRO É INCRÍVEL

Giu 28/12/2021minha estante
Eu chorei um bucado no final

É MT MT BOM, escrita impecável

????????????????????????????????

keyla 28/12/2021minha estante
Michelaaa, mal posso esperar pelos seus comentários sobre o livro!!!! kkkkk

Michela Wakami 28/12/2021minha estante
Keyla, em janeiro vou ler, Guerra e paz, se eu não conseguir encaixar ele em janeiro, vou encaixar em fevereiro. ???
Torcendo para ser 5 estrelas, favoritado. Kkk.
??

keyla 28/12/2021minha estante
pelo seu gosto em clássicos acho que vai gostar sim. entrou no meu top 3!!!!

Michela Wakami 28/12/2021minha estante
Acredito, que eu vá gostar também.
Uau???????

Frank 04/05/2021

Nunca julgue um livro pela resenha.
Quando eu comecei a ler esse livro (por causa do clube do livro que eu faço parte, inclusive unico motivo de eu ter terminado de ler) eu fui procurar as resenhas. Várias dizendo como era um livro maravilhoso, as pessoas dizendo que vão guardar esse livro pra vida toda.
Enquanto eu lia esse livro por várias vezes eu me questionei se valia a pena ter sido alfabetizado.
camila 04/05/2021minha estante
mds oq te fez n gostar dele?

camila 04/05/2021minha estante
eu n li ainda mas tbm só vi resenhas positivas

Cassi 04/05/2021minha estante
Camila, se eu fosse tu, dava uma chance. Opinião é algo muito pessoal, então só da pra falar com propriedade depois de já ter lido. Eu, pessoalmente, AMEI o livro, e acho que, se você conseguir passar dos primeiros capítulos (que são realmente mais enfadonhos e introdutórios), vai gostar do resto da história ??.

Frank 04/05/2021minha estante
Bom, eu também recomendo que você leia. Não baseie sua opinião no meu comentário. Mas eu realmente achei o livro INSUPORTÁVEL, e só terminei ele por obrigação mesmo.

Juliana 06/05/2021minha estante
Eu tô na página 100 e tô quase desistindo

Isadora 16/05/2021minha estante
Por que?

Maurikobs 28/05/2021minha estante
gente ? que loucura gosto é gosto né, mas o livro é tão necessário e realista que me fez pensar que eu não encontraria críticas assim

Juliana 28/05/2021minha estante
Nossa eu tive que empurrar , não consegui entrar na obra, achei chatinho

DIRCE 30/03/2016

Abaixo o processo seletivo.
Um dos mais importantes romance americano do século XX é a informação que traz a contracapa do meu exemplar de O Sol é para todos. Não acho que seja tudo isso, entretanto, não tenho o menor pudor de confessar que esse livro que eu adjetivaria de simplicidade, já que tudo nele é simples: história escrita e pessoas, me deixou extasiada , e olhem que ele trata de um tema repugnante a discriminação racial . Ambientado no Alabama na década de 30 , Happer Lee (a escritora) se traveste na fofa Scout, e pela voz dessa menina que nem tinha completado 9 anos, vamos nos inteirando da sua lúdica infância ao lado do irmão Jem e do amigo Dil, um menino de imaginação fértil que me arrancou boas risadas. Além das traquinagens dessas 3 crianças ficamos sabendo sobre a família de Scout. Órfãos de mãe, Scout e Jem viviam com o pai Atticus, um homem íntegro, digno que se preocupava em lhes ensinar a necessidade de haver igualdade, justiça, respeito às diferenças, aos diferentes modo de pensar e agir. Também fazia parte da família Calpúrnia (Cal)- a empregada negra - que era toda carinho com as crianças, muito embora, Scout achasse que ela pegava muito no seu pé - coisas de mãe e filha. Se na primeira parte do livro é narrada a infância dessas crianças, na segunda parte nos deparamos com a batalha e ofensas que Articus teve que enfrentar, quando designado para defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca.
A esta altura do meu comentário, me lembrando de alguns trechos, concluo que, como sempre, falei bobagem. Esse romance tem que ser sim considerado como um dos mais importantes do século XX , pois é quase uma fábula , uma verdadeira lição de como conviver com diferentes modo de ser e pensar. Implícito no título (em português) O Sol é para todos está a mensagem de que todos somos iguais sob o sol, e são as diferenças que nos torna únicos, porém, de forma alguma, essas diferença podem fazer com que nos sintamos superior ou inferior a outrem.
Quanto o título original, foi me dado saber que a tradução seria Por, favor não matem as cotovias , creio que é uma metáfora aos Tom Robinson da vida que são condenados sumariamente , e também aos Bob Radley que devido seu modo de viver assombram, porém, quando se deixam conhecer, eles nos assombram muito mais pelas suas benevolências e qualquer atitude que possa prejudicá-los seria como matar um rouxinol - uma pássaro totalmente indefeso .
No final do livro, há uma fala de Scout que demonstra o quanto ela tinha aprendido sobre o ser humano: (...) Jem e eu iríamos crescer mas não tínhamos mais muita coisa para aprender , a não ser, talvez, álgebra. Scout foi uma boa aluna, mas lamentavelmente, isso não se verifica nos nossos dias. Os preconceitos, a intolerância estão cada vez mais gritantes em nossos dias e muitas cotovias estão sendo abatidas.Não dá para entender: se o nosso astro rei não é seletivo, por quê insistimos em sermos ?
O Sol é para todos faz parte dos raros livros que me fizeram lutar com a vontade de reler tão logo finda a leitura, pois ele me encantou sobremaneira.
Renata CCS 31/03/2016minha estante
Dirce, depois dessa resenha apaixonada, como não ler?

DIRCE 31/03/2016minha estante
Que bom que minha resenha serviu de incentivo pra você, Renata.

Flávia 31/03/2016minha estante
O clássico favorito da minha pequena.

DIRCE 31/03/2016minha estante
Não dá para deixar de favoritar, Flavia.
Sua pequena sabe das coisas.

Flávia 31/03/2016minha estante
Eu deixo ela bem à vontade pra escolher o que ler, só que não rs. Volta e meia indico algo que imagino que ela possa gostar, mas que não leria se não fosse por minha influência. O resultado é sempre surpreendente! Como subestimamos nossas crianças... Atualmente ela está lendo Terra Sonâmbula e anda sonhambulante com o livro pela casa... rs
Abraço e boas leituras!

DIRCE 02/04/2016minha estante
Puxa! Eu acho Terra Sonâmbula o livro de mais difícil entendimento do MIa.

Caique 12/07/2016minha estante
Um de meus prediletos.

iamdudis 07/02/2022

Livro super necessário!
No meu projeto de indicações de livros favoritos de amigos, este livro foi indicado pela @Ruama.

A estória se passa nos anos 30, no condado de Maycomb. Sol é para todos foi escrito nos anos 60 e é um clássico americano.

No Estado no Alabama vivia a família Finch, sendo a narradora do livro a pequena Scout (Jean Louise) Finch de apenas 8 anos, seu irmão, Jem, de 12 anos e seu pai, Atticus Finch com mais de 50 anos.

O livro retrata o racismo e os preconceitos de classes sociais em uma região sulista ainda com pensamentos voltados ao passado onde os confederados perderam a guerra. A abordagem do livro sobre uma sociedade julgadora e um judiciário falho mostra a realidade da justiça no mundo.

Atticus Finch é um advogado do condado que defende um jovem negro acusado de ter estuprado uma mulher. Durante a leitura do livro vemos o mundo através da ingenuidade e bondade da Scout. Ela é uma jovem espirituosa, feroz e esperta que com a ajuda de seu irmão mais velho e seu amigo, Dill, descobrem que a vida não é tão fácil como queriam e que as pessoas podem ser boas e principalmente ruins por puro egoísmo e esnobismo.

O livro é extremamente sensível e reflexivo, assustadoramente ainda muito atual, aonde o preconceito entre as classes sociais e étnica ainda existe diariamente.

Não vou ler a continuação, pois o segundo livro se tornou controverso.
Andressa1115 07/02/2022minha estante
também não li o segundo não kkkk

iamdudis 07/02/2022minha estante
Fiquei tão triste sobre uma situação que nem favorito esse kkkk me senti enganada. Tem algumas continuações que são desnecessárias.

Ruama 07/02/2022minha estante
Fico muito feliz que gostaste da indicação amiga ?
Pensei com muito carinho na hora de indicá-lo, um livro escrito a décadas atrás que aborda temas tão atuais merece ser lido por todos

Thais.Sales 08/02/2022minha estante
Ele já estava na minha lista de leituras mas estou ainda mais interessada depois de ler sua resenha!

iamdudis 08/02/2022minha estante
É maravilhoso!

agathatriste 21/02/2022minha estante
Pq o segundo se tornou controverso? Fiquei curiosaaaa

iamdudis 09/08/2022minha estante
Pq o Atticus é racista no segundo volume kkkkk tipo (???)

Victor Dantas 19/09/2020

É mesmo para todos?
“O Sol é Para Todos” foi a estreia da escritora norte-americana Harper Lee, publicado originalmente em 1960, e tendo ganhado o prêmio Pulitzer no ano seguinte.

O livro é considerado um dos maiores clássicos do século XX, e o livro mais aclamado no EUA, sendo leitura obrigatória nas escolas norte-americanas.

Aproximadamente a obra já vendeu mais de 40 milhões de cópias mundialmente.
Em 2015, o livro ganhou uma continuação, “Vá e coloque um vigia”.

A história se passa nos 1930 e gira em torno da família Finch, composta pela Scout, seu irmão Jem e seu pai Atticus. Quem narra a história, é a Scout.

A família de Scout vive numa cidade fictícia chamada Maycomb (inspirada na cidade de Monroeville), no interior do Alabama, estado da região sul dos Estados Unidos.

É de conhecimento geral que a formação sul dos EUA, carrega consigo um histórico escravocrata e de conservadorismo da elite branca. Uma região que foi palco de intensos e sangrentos conflitos étnico-raciais, que perduram até os dias de hoje.

Dito isso, a família de Scout é majoritariamente branca, e vive em Maycomb, uma cidade que é segregada entre negros e brancos, ricos e pobres, bairros de brancos e bairros de negros.

É a partir desse contexto qual os personagens estão situados, que a autora desenvolve o principal conflito do livro: um julgamento de um caso de estupro em que a vítima foi uma mulher branca, e o agressor teria sido um homem negro, Tom Robinson.

Atticus, o pai da Scout, tido como o advogado da cidade, é delegado a cuidar do caso, no entanto, em vez de representar a vítima, Atticus irá representar o suposto agressor, Tom Robinson. E temos aqui mais um conflito: um homem branco, em defesa de um homem negro.

Como você deve imaginar, teremos um choque cultural e étnico que vai ser presente na trama toda, além disso, irão se desdobrar outros conflitos, que a Harper Lee nos coloca de frente, em situações que nos causa incomodo, revolta, mas que também nos leva a refletir sobre diversos assuntos e conceitos, e, sem dúvidas o que mais é questionado é: Justiça.

Cabe ressaltar que o livro possui um fundo autobiográfico, onde o pai da Harper Lee, homem branco, fora também um advogado, e, representou a defesa em um caso envolvendo dois homens negros.

Por ser narrado por uma criança de 8 anos, temos a inocência infantil vestindo todo esse contexto que nos é apresentado.
Tenho para mim, que a escolha da Scout ser a narradora, tenha sido a humanização dos personagens, mesmo com todos os conflitos sérios e urgentes, bem como tornar a narrativa acessível para qualquer leitor, pois, apesar de ser um clássico, a escrita é fluida.

Outrossim, a Scout é uma garota que exercita muito o pensamento crítico sobre as situações que ocorrem ao seu redor, é uma garota observadora, questionadora e que entende criticamente a realidade na qual ela está inserida, e isso se deve a educação familiar que o seu pai, Atticus, lhe proporcionou.

Aliás, sobre o personagem Atticus, só tenho elogios a tecer, um homem incrível! Exemplo de paternidade, de cidadão, bem como de advogado... um dos personagens masculinos mais inspiradores que eu já li.

Enfim, um núcleo de personagens (Scout, Jem e Atticus), muito bem escrito e desenvolvido, onde cada um tem suas particularidades, diferenças, mas, ao mesmo tempo são unidade.

Discussões que a obra levanta:

Racismo = Temos um retrato de uma sociedade norte-americana branca totalmente elitista e racista dos anos 30. O discurso discriminatório e violento nessa época, estavam mais que reforçados, era algo intrínseco quase, fazia parte da educação familiar, escolar, dos diálogos etc.

Segregação Socioespacial = Temos uma Maycomb que se estrutura em castas, como bem fala a Scout. As diferenças étnicas são utilizadas como instrumento de segregação, onde existe:
“Comportamento de branco x comportamento de negro”; “Bairro de branco x bairro de negro”; “Atitude de branco x atitude de negro”; “Produto de branco x produto de negro”.

Bullying = Existe um personagem chamado Boo Radley, que se torna motivo de piada, chacota e bullying, por ser recluso, não ser sociável, nem comunicativo, enfim, por ter uma formação subjetiva diferente da maioria das pessoas de Maycomb. A própria Scout e seu irmão Jem várias vezes são hostis com o seu vizinho.

A situação expõe algo que é fato, mas que muitos ignora, que é: crianças podem ser sim cruéis. Afinal, a criança é um ser sociável, que possui valores, preconceitos, e estes, se manifestam principalmente dentro de casa ou da escola.

Justiça e Direitos = Por fim, talvez a discussão e o debate que mais surge ao finalizar a leitura, é sobre a Justiça, o seu conceito e como ela é aplicada na sociedade. É através do Atticus e seus posicionamentos diante o julgamento do caso, que o leitor acessa inúmeros questionamentos, dentre os quais, me foram mais pertinentes:

Justiça feita por quem?
Justiça para quem?
Justiça por cor?
Iguais perante a lei em que sentido?

“Sabemos que nem todos os homens são iguais, não no sentido que querem nos impor; algumas pessoas são mais inteligentes do que outras; algumas têm mais oportunidade do que outras, pois nascem privilegiadas; alguns homens ganham mais dinheiros que outros (...)” (p. 255).

“Nos nossos tribunais, quando se trata da palavra de um branco contra a de um negro, o branco sempre vence. É horrível, mas é a vida” (p. 275).

“Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?” (p. 283).

“O que é um negro a mais ou menos no meio de duzentos? Para eles, aquele não era Tom, era um fugitivo” (p. 293).

E você, caro leitor, (re) conhece seus privilégios?
Independente da sua resposta, leia “O Sol é para todos”.
É mais que um clássico... é vital.
Lutty1 19/09/2020minha estante
Victor boa tarde! Porque você se é um leitor em construção? Depois de ter lido mais de 400 livros? Modéstia! Parabéns!!!

Lutty1 19/09/2020minha estante
Também amei esse livro e 1984. Você leu Farenheit?

Victor Dantas 19/09/2020minha estante
Oi Lucy, boa tarde! Então, eu não li +400 livros não kkk.
Estou entre 150 e 170.
Mas, o motivo de "Leitor em construção" seria o fato de que faz pouco tempo que adicionei o hábito de leitura na minha vida, isso em 2018.

Victor Dantas 19/09/2020minha estante
Antes eu lia esporadicamente.
E sobre Fahrenheit, eu li ano passado, gostei, mas não absorvi a leitura como deveria, tenho essa impressão.
Pretendo reler muito em breve.

Lutty1 19/09/2020minha estante
Você está na frente de todos que ainda nem começaram!!!

Jaguatirica 20/09/2020minha estante
Resenha excelente!

Victor Dantas 20/09/2020minha estante
Obrigado bia :)

Alice.Alves 18/09/2023

Um livro necessário
Um livro necessário, um clássico dos anos 30, mas infelizmente tão atual.

Adorei a leitura e adorei o fato do livro ser narrado por uma criança, com um olhar inocente e que não entende muitas coisas.

Recomendo!
Nick185 18/09/2023minha estante
Achei o livro difícil de ler, mas com um esforço da pra ver q vale a pena, namoral

Booklu 18/09/2023minha estante
A escrita desse livro é muito complicada, ou é de boa?

Alice.Alves 18/09/2023minha estante
Muito de boa, porque ele é narrado por uma criança, então vemos tudo na visão dela! Pode ler sem medo

Booklu 18/09/2023minha estante
@nick difícil como? É que eu tenho um pouco de dificuldade para ler clássicos

Nick185 18/09/2023minha estante
Difícil pq ele é meio "parado" ñ é um livro de plots e nem de revelações muitoooo chocantes, só vai ter isso no último capítulo, mas eu gostei muito, e ñ me arrependo

Nick185 18/09/2023minha estante
Tipo, o plot é mt bom, mas até chegar nele vc temq se manter forte kkkkkkk

Booklu 19/09/2023minha estante
Assim, entendi. Então eu acho que vou ler, gosto bastante de livros assim. Eu só tava preocupada com a escrita msm

Ju 18/11/2020

Li errado?
Com tantos elogios e resenhas boas, comecei a leitura super empolgada com o que estaria por vir. Realmente me surpreendi, mas negativamente falando. O livro em si não é ruim, mas literalmente só prendeu minha atenção na parte do julgamento. O resto da história inteira para mim foi chata e irrelevante em relação ao tal caso que foi a julgamento, que em tese era para ser o foco do livro. Agora fico me perguntando se fui eu que li errado ou se é só um livro superestimado mesmo...
Mila 22/11/2020minha estante
que alívio haha achei o mesmo e fiquei me perguntando se foi pq criei muitas expectativas... pra mim o livro só fluiu da metade pro final. E por flr em final... achei bem sem graça rs

Ju 23/11/2020minha estante
Exatamente!! Compartilho da mesma opinião!! Kkk

Aída 24/11/2020minha estante
nossa sim!! o livro é muito bom, mas só me prendeu mesmo depois de umas 200 páginas

Ju 25/11/2020minha estante
Pois é, essas primeiras 200 páginas são penosas!!

Belly 29/11/2020minha estante
Tive a mesma sensação kkk, a temática "racismo" que deveria ser o eixo da discussão, é abordado de forma muito suave o que deixou a desejar bastante no livro.

kckekevieira 08/12/2020minha estante
Aiii, eu tento tanto ler esse livro. Mas ele já começou chatíssimo!!! To tentando não abandonar ele....

Mai 17/12/2020minha estante
Ju! Terminei o livro hj, e compartilho totalmente da sua opinião!!
Achei a Scout uma criança chatíssima e mimada (aliás, ela e o irmão têm atitudes totalmente incoerentes para a idade deles às vezes. Eu fui até pesquisar se Harper Lee teve filhos, pq em determinado momento do livro me ficou claro que ela não sabia nada sobre crianças. E de fato, ela nunca teve filhos).
O livro é muuuito superestimado, e é muito superficial na maior parte das vezes (até por ser uma criança narrando). Quem salvou um pouco o livro pra mim foram o Boo Radley, Calpúrnia e Miss Maudie Atkinson.

Francisco240 07/11/2021

"... eu acho que só existe um tipo de gente: gente".
Disparado é uma das melhores leituras do ano!
O livro vai retratar casos de racismo, associado há uma tentativa de estupro que perante a narrativa é sabido que não ocorreu, e tudo isso narrada sobre a ótica perspectiva e argumentos de uma criança de 9 anos.
Ainda não superei o plot twist do final? porém tudo acabou bem e ainda tive o gosto de Boo Radley?
Michelly 07/11/2021minha estante
Um conselho, se me permite. Não leia Vá, coloque um vigia. Não vale a pena e só vai destruir a leitura prazerosa de O sol é para todos. Mas, se achar que deve ler, se prepare para a decepção

Francisco240 08/11/2021minha estante
Eu achei o livro muito bom

Michelly 08/11/2021minha estante
O sol é para todos é excelente. Você já leu a "sequência"?

Francisco240 09/11/2021minha estante
Tem sequência? Me fala que livro é esse?

Felipe 10/11/2021minha estante
Sua resenha me fez querer lê-lo!

Michelly 10/11/2021minha estante
A falsa "sequência" é o livro Vá, coloque um vigia. Péssimo, por sinal. Eu queria muito desler.

Francisco240 11/11/2021minha estante
Então não irei pegar!

Arlefe_ 31/10/2021

O SOL É PARA TODOS
Não tô com cabeça para fazer nada elaborado.
É um livro que trata de assuntos sérios e de uma maneira mais leve, gostei bastante.
O conceito que eu n entendi era em questão do título, mas agr eu entendi o sentido que tem.
E é só isso por enquanto.
JurúMontalvao 01/11/2021minha estante

Arlefe_ 01/11/2021minha estante
KKKKKKKKKK

JurúMontalvao 01/11/2021minha estante
Kkkk
aff dá uma preguiça
prefiro ler resenha q fazer

Arlefe_ 01/11/2021minha estante
Eu nem gosto mt de fazer e nem gosto de ler kkkkkk

Ananias 05/11/2021minha estante
Mas o título em inglês não tem nada a ver com i português

Arlefe_ 05/11/2021minha estante
Sério?!?!??

Wanessa 04/01/2021

Leitura Obrigatória
É muito difícil para nós brancos entendermos o que de fato significa a luta contra o racismo. Eu mesma, nunca entendi exatamente o porquê de tanta alarde quando algo acontece. Pensava que, por o tempo da escravidão já ter passado, por hoje os negros "terem as mesmas oportunidades" que nós, não deviamos pensar tanto assim nessa questão. Pensava que o fato de lembrar que negro é negro e branco é branco já era uma forma de racismo e que se quisesse de fato vencer teríamos que ver como uma unidade. Até certo ponto isso é correto. Mas então eu li O Sol é para todos e foi como se eu tivesse tomado um soco bem no meio da boca. Uma frase que explica muito bem o que eu estou pensando é : "As poucas pessoas que, ao verem um negro, têm a humildade de pensar: 'Aquele poderia ser eu, não fosse a bondade do Senhor.' " É tão triste ler uma história tão injusta, e pensar que isso acontece todos os dias no mundo dos dias de hoje ainda dói. Me dá vontade de chorar. Embora para Deus não exista branco, preto, amarelo, marrom, exista apenas Almas, enquanto vivermos aqui temos que dar conta do recado com nossas cores e diferenças. O livro em si, a escrita, narrativa não foi tão marcante para mim apesar de ter me encantado com a Scout. Mas a lição de vida que esse livro passa... é impossível dar menos que 5 estrelas e deixar de favoritar. Só tenho a agradecer por ter a oportunidade de ler um livro tão incrível como esse e mais ainda de ter aprendido tanto sobre a vida como ela é, sem máscaras.

site: https://www.instagram.com/meudiario.2021/
Paulo Victor 04/01/2021minha estante
Vou colocar na lista! Gostei da sua resenha

Paulo Victor 04/01/2021minha estante
Recomendo Pequeno Manual Antirrascista caso não tenha lido, tem vários ensinamentos também

Wanessa 04/01/2021minha estante
Obrigada pelo comentário! Vou colocar na minha lista para ler :D

Por nada ??

Elda.Patricia 04/01/2021minha estante
Esse livro é muito perfeito ?

Wanessa 04/01/2021minha estante
É mesmo, amiga!