O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

-Koraline 27/04/2021

Cativante
O Sol é Para Todos narra a história de um julgamento a partir da perspectiva da filha do advogado de defesa. Apesar de no começo não ter muita história, e ser narrar basicamente peripécias infantis, o livro é muito mais do que isso. É uma história emocionante sobre igualdade e respeito, racismo e patriarcalismo, a perda da inocência e o papel da mulher em uma sociedade machista. Na minha opinião, a história crua do livro é boa, mas o que o torna tão impressionante é a escrita hipnotizante da autor. Sem dúvidas um dos livros mais bem escritos que já li.
lally 27/04/2021minha estante
MUITO bom esse livro. Favoritado para mim!

Margô 27/04/2021minha estante
- K, o seu comentário foi bem assertivo e estimulante. O Livro já entrou pra minha lista! Valeu, K+! rssss....

-Koraline 27/04/2021minha estante
Que bom Morgô, espero vc goste tanto quanto eu... só queria que tivesse mais páginas hehehe

-Koraline 27/04/2021minha estante
Que bom Margô, espero vc goste tanto quanto eu... só queria que tivesse mais páginas hehehe

Margô 27/04/2021minha estante
????????

Nanda.Fagundes 27/04/2021minha estante

Punyama 28/04/2021minha estante
Eu já queria ler ele, agora ele acaba de voar pro topo da lista!

-Koraline 28/04/2021minha estante
Punyama, é incrível, vc nn vai se decepcionar

Lolo 12/05/2021minha estante
Esse pretendo ler o mais breve possível!

Grandão 07/06/2021minha estante
Quero ler

Titi 14/06/2021minha estante
Gente como que faz para ler isso pelo celular? EU NÃO TO CONSEGUINDO

Cecilia.Araujo 08/07/2021minha estante
Titi, você pode comprar o ebook na Amazon ou pesquisar no Google o nome do livro + "filetype pdf" que aparece, pra baixar

Vic 19/08/2021minha estante
Como faço pra lê esse livro?
Sou nova aq

Cecilia.Araujo 19/08/2021minha estante
A resposta ta literalmente um comentário acima do seu?

Vic 19/08/2021minha estante
Obgda

Gisele Amina 27/12/2021minha estante
Meu favorito

LuUh 27/07/2022minha estante
Não consigo ler, como fasso?

mundo1 07/08/2022minha estante
esse livro foi facilmente favoritado!
nunca imaginei q um livro clássico ia me prender bastante, q escrita magnífica, e a história nem se fala...

Maria 21/08/2022minha estante
Alguém me ajuda?

Como eu leio?

Iara 11/09/2022minha estante
não tem como ler no aplicativo? Tendi foi nada

_crm.03 06/11/2022minha estante
O livro é incrível,ele mostra a realidade.E vc se prende na história,fiquei triste quando eu terminei?

_crm.03 06/11/2022minha estante

Yasmin 07/11/2022minha estante
Moça como eu faço pra poder ler,pq eu não tô conseguindo,alguém me ajuda plmds

Leticia.Santana 07/11/2022minha estante
galera, esse aplicativo é para comentarmos sobre os livros. Para quem quer ler, terá que baixar o PDF (recomendo fazer pelo PC)

AndrAa.Tostes 21/11/2022minha estante
Livro incrível ?

Rosimeri 10/12/2022minha estante
Qndo li este livro, ainda jovem, eu queria que muitos lessem. É alho que nos toca

Marie.Silveira 23/01/2023minha estante
Como que faz para ler???

Marie.Silveira 23/01/2023minha estante
Como que faz para ler???

ValeriaOliveira 02/02/2023minha estante
Como faço para abrir as páginas do livro?

-Koraline 02/02/2023minha estante
Esse app é apenas uma estante virtual, não dá para ler por aqui, dá apenas para organizar as leituras.

Valentina.Rebeka 01/06/2023minha estante
incrível,amei a experiência,principalmente a scout

Ingrid 06/01/2024minha estante
Não é a toa que é considerado um dos clássicos da literatura moderna. Embora aborde diversos temas delicados, a narrativa é feita através do ponto de vista inocente e delicado de uma criança.

Hadassa101 18/03/2024minha estante
Simmmm, é simplesmente perfeito como é feita a narração

Arsenio Meira 17/10/2012

Harper Lee escreveu "apenas" este romance. Dada a grandiosidade da obra, vale por mil.

Portanto, para mim é o bastante.

Uma romancista de primeira linha.

Nada contra aqueles que escrevem, vez por outra, sucessivas obras sensacionais. Aliás, Tudo a favor.

Mas, tal qual a mensagem irradiada pela bela canção de Chico Buarque e Paulo Pontes (Basta um dia), uma obra do quilate de "O Sol é para Todos" já preenche inúmeras lacunas.

Liliane Damico 20/04/2014minha estante
Harper Lee disse numa entrevista que sua doação tinha sido tamanha ao Sol é para Todos que não haveria mais como escrever outra obra. Uma dica para conhecê-la um pouquinho mais é assistir ao filme Capote que fala sobre Trumam Capote e como ele escreveu A Sangue Frio.

Arsenio Meira 20/04/2014minha estante
Oi Liliane,

Não li a entrevista, mas acredito em vc e de fato, Harper escreveu uma clássico contemporâneo. Um romance que já nasceu clássico. É para poucos. E, sim, desde que li a biografia do Capote (excelente) do Gerald Clarke, na qual o filme se baseou, tomei conhecimento de que eles eram amigos de infância e ela o acompanhou durante as viagens que redundaria na obra-prima do new journalism. Excelente dica, a sua. Abraços!

Rafa 22/06/2015minha estante
Pessoal vi algo bem legal, a Harper Lee lançará a continuação de O sol é para todos esse ano, o título original é Got set a Watchman, e é sobre a volta da Scout para visitar o pai!

Thalita 06/07/2015minha estante
Pois é, e relançaram "O Sol é Para Todos" justamente por conta desse outro livro! Estou lendo e amando! Que linda obra!

Ricardo Rocha 29/03/2016minha estante
Certa feita, alguém afirmou (não lembro), que a todo escritor basta apenas deixar como legado um livro excepcional para atingir o ponto máximo. Um só. Um livro capaz de definir toda uma trajetória literária. E isso. Saudades, meu amigo

daniellyvasconi 18/08/2016minha estante
Desculpa está errado , existe a continuação desse livro e outra. Esse comentário é de quem não conhece sua obra inteira, Existe em português mais dois livros em português. Um ate continuação desse livros.

Iris 26/05/2020minha estante
Muito bonito como vc fala Arsenio.

rebeccavs 20/08/2020minha estante
Danielly, essa resenha foi publicada há mais de 8 anos e a continuação do livro só foi lançada em 2015, ano em que o autor do escrito acima (Arsenio) faleceu. Assim, infelizmente ele não pôde conhecer o segundo livro, não porque desconhecia a obra de Harper Lee.

_julialima_ 23/09/2020minha estante
Ooi gente! Me expliquem como faz pra ler no app??

Nico 07/02/2021minha estante
Escreveu outro livro relacionado mesmo a este livro, mas devido ao tema e trama nunca Harper Lee queria que fosse publicado apenas até depois de morrer

Alane.Sthefany 10/01/2022

Clássico: O Sol É Para Todos - Harper Lee ??
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." - Martin Luther King

? Nota: 5/5 ?

Muito interessante a forma em que a autora usou o ponto de vista (da narração), pela perspectiva ingênua de uma criança, Jean Louise (Scout), que ainda estava no processo de descobrir o mundo e as pessoas a sua volta, ela é uma criança de 6 anos de idade que mora com seu pai, Atticus Finch, e seu irmão mais velho, Jem.
Esse livro traz uma crítica ao racismo, ao pré julgamento do "desconhecido" ou "incompreensível" e a hipocrisia da sociedade (retratada pela cidade de Maycomb).
O ápice da narrativa, é com o caso do Tom Robinson, que foi acusado de estuprar uma mulher branca, e por ser um homem negro, de imediato, as pessoas o julgam como o culpado, sem ao menos pensar na possibilidade de sua inocência, o pai de Scout e Jem, Atticus (advogado), resolve então defender o Tom, mesmo considerado o caso como uma causa perdida, com o "veredito dado" antes mesmo do início do julgamento em si.

"Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar ? prosseguiu Atticus. ? E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo."

No entanto, por causa de seus princípios, da sua consciência e dos seus filhos, pois ele deixa claro, que se não fizesse isso, não teria a coragem de olhar para o rosto dos seus filhos, e que de certa forma ele era o exemplo que eles tinham, o modelo a ser seguido, por ser o pai deles, portanto decide enfrentar os moradores da cidade, e acaba enfrentando também, bastante problemas devido a esse caso.

Nesse livro, você passará muita raiva, ficará várias vezes revoltado, com diversos personagens... Mas também dará várias risadas com algumas cenas, em especial, as das crianças, ficará sensibilizado por uns personagens, e irá admirar a pessoa de Atticus, sua força, caráter e coragem.

É uma leitura longa nas narrativas, entretanto, mesmo sendo um clássico, a linguagem é de fácil compreensão e a leitura é bastante fluida.

Recomendo, é uma leitura com assunto bastante atual e necessária entre os clássicos ??

É quase impossível ler esse livro e não recordar de uma das pessoas que mais lutou pela causa dos negros, até a morte, que é Martin Luther King.

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."

?? Spoiler ??

Essa parte do discurso do Atticus:

"Os senhores sabem a verdade: alguns
negros mentem, alguns negros são imorais, alguns negros não
merecem a confiança de ficar perto das mulheres, sejam elas
brancas ou negras. Mas essa verdade se aplica à raça
humana, sem distinção. Não existe ninguém neste tribunal
que nunca tenha mentido, que nunca tenha feito algo imoral,
não existe um homem vivo que nunca tenha olhado para uma
mulher com desejo.?

Um tapa na cara das pessoas

???

O Atticus é um grande exemplo de pai ?

GENTE !!!

Acabei de descobrir que tem continuação:

"Vá, Coloque Um Vigia - Harper Lee"
Bea 10/01/2022minha estante
??????

Ecklezia_Carvalho 10/01/2022minha estante
Passou o dia todo lendo né kkkkk

Tô bem atrasada?

Alane.Sthefany 10/01/2022minha estante
@Ecklezia - Não, eu já estava na pág 405 ??? Só li 75 pág ?

Pode ir no seu ritmo, estou lendo outros livros, estou te esperando. Tenho alguns que não finalizei de eras ainda ?????

Ecklezia_Carvalho 10/01/2022minha estante
Beleza. Mas tô quase terminando tbm

Ivanildo16 11/01/2022minha estante
????

..Mari.. 19/01/2022minha estante
Não vejo a hora de ler esse livro!! Agr estou mais animada?

Alane.Sthefany 19/01/2022minha estante
@Mari1973

Pode ir preparando que é um clássico, e pode achar estranho ou cansativo, por ser muito narrativo, com vários detalhes (muitas vezes desnecessários), mas a tradução está incrível, vale a pena ler esse clássico ?

..Mari.. 19/01/2022minha estante
@Lannêh
Sem dúvida essa vai ser uma leitura mais complexa, mas não deixa de ser especial! Muito obrigada pela indicação ??

Gustavo Rodrigues 30/01/2022

Curti, mas esperava um pouco mais. Talvez pelo hype que tem, ou por já ter visto tantos comentários positivos, achei que seria melhor. Mas não achei ruim, longe disso!

Na minha humilde opinião o fato da história ser narrada por uma criança representa tanto o ponto forte quanto o ponto fraco do livro. É meio contraditório, mas vou tentar explicar ?

Representa o ponto forte porque deixa a história mais leve, já que a inocência da criança tá sempre nas entrelinhas. Mas, ao mesmo tempo, representa o ponto fraco porque não permite uma abordagem mais direta e reta sobre os temas tratados, já que tudo é descrito pelo ponto de vista da criança.

É uma questão de gosto pessoal e conjectura. Acho que se fosse narrado por um adulto seria melhor em determinadas partes.

Não sei se deu pra entender, e espero que não me entendam mal, mas é isso. ?
Edison.Eduarddo 31/01/2022minha estante
E qual o tema central?

Gustavo Rodrigues 31/01/2022minha estante
Preconceito. Racismo, principalmente.

Rosangela Max 27/01/2022

Merece nota máxima com louvor.
Scout é uma garotinha espoleta que adora estar por dentro de tudo o que acontece. É através dos olhos dela que a história é contada e o resultado é maravilhoso!
Apresenta reflexões importantes e avaliações sábias de crianças, surgidas observando os adultos a agirem, muitas vezes, de forma irracional.
Revela a complexidade de se viver em uma comunidade pequena/racista/preconceituosa/hipócrita e tão similar a tantas outras que existem até hoje. Passam-se os anos e certas coisas não mudam?
A autora fez um trabalho esplêndido ao escrever esta história e ao criar personagens inesquecíveis como o Sr. Atticus, a Srta. Maudie, Jem, o juíz Taylor, Boo Radley entre outros.
Com certeza entrou para os meus favoritos.
Recomendo muito!
@emmzzzly 30/01/2022minha estante
Quando vi que você tava lendo fiquei esperando a resenha kkkkkkk, tô louca pra ler esse há anos

Rosangela Max 30/01/2022minha estante
Nossa, amei demais essa leitura!! Super recomendo. ?

oz. 19/06/2023

"Para começar, este caso não deveria ter ido a julgamento. É tão simples quanto preto no branco."

Uma história sobre a desigualdade racial em uma sociedade baseada na ideologia supremacista branca. Além do racismo cru presente na narrativa, são tecidas críticas aos modos sociais de uma cidade dos Estados Unidos na década de 1930, desde a injustiça judiciária ao conservadorismo da época.

Aqui, temos a perspectiva de Scout. Ela começa a contar fatos a partir de seus 7 anos de idade, e na medida que segue sua narrativa, podemos vê-la tentando entender todas as questões daquela comunidade, mesmo sua compreensão sendo finita a de uma criança. Tendo um pai pendendo para o lado do liberalismo, Scout se vê em conflito com seu papel como dama, afinal, ela ainda não entendia como as mulheres eram privadas socialmente. Nisso, existe um momento no qual percebe que não teria escolha, ela acabaria como uma dama de qualquer maneira e abandonaria suas amadas calças.

É um livro marcante, mesmo sem grandes reviravoltas. O esperado é o que acontece, pois os acontecimentos se passam em uma cidade onde os cidadãos não adotam "escrúpulos".

O livro tem várias situações as quais Scout presencia que nos faz refletir. Porém, a maior concentração da trama está no julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Nesse meio tempo de interrogatório no tribunal, Atticus - o advogado de defesa do réu - apresenta argumentos tocantes que nos faz esperar que o acusado seja absolvido. No fim, o racismo é mais audível. "To Kill a Mockingbird".

Uma história excepcionalmente bem escrita, impactante em cada palavra. Quando parei para pensar que a obra foi publicada originalmente em 1960... cara, é muito surreal, porque reflete nossa atual sociedade.
Paula1735 19/06/2023minha estante
?Bela Resenha ;)

Paula1735 19/06/2023minha estante
?Bela Resenha ;)

oz. 19/06/2023minha estante
fico feliz que tenha gostado :)

Regis 20/06/2023minha estante
Sua resenha ficou perfeita! ????

Aline MSS 24/06/2023

Sensível e inspirador
É um livro bem bonito, inspirador e sensível.
Aborda assuntos polêmicos e traz uma historia simples contada sob o ponto de vista de uma criança. Trata sobre preconceito, luta de classes, escravidão e injustiças.

Particularmente gostei pela sensibilidade q a personagem principal (Scout Finch) transmite, mas esperava algo mais excepcional já q esse livro tem um grande fã clube. Acho q a beleza da história é a simplicidade como temas tão difíceis são tratados.

É difícil resenhar esse livro sem dar spoiler. Achei bem filosófico e me fez pensar no pq escolhi minha profissão. ?

Li pela edição capa dura da editora José Olympio e achei lindíssima. É um livro q pode ser lido por todos e q vale o investimento. ??
skuser02844 25/06/2023minha estante
Ele é o próximo da minha lista. Pela tua resenha acho que vou gostar.

Aline MSS 25/06/2023minha estante
Obrigada, Karina. Vc vai gostar com crtz, a história é inspiradora demais e deixa o coração quentinho.??

Andrieli Barboza 23/03/2024

Perfeito
Que livro visceral. A atmosfera de cidade pequena transborda das páginas, assim como vc consegue sentir o que a Scout está sentindo. É estranho chamar de "lindo" um livro que carrega tantos sentimentos negativos, que transborda o preconceito, mas é sim, lindo a maneira como o autor nos leva pro centro daquele condado, lindo como nos mostra pelos olhos daquela criança como o ser humano pode ser injusto, e que nem sempre as coisas acabam como deveriam. Todos deviam ler esse livro. Todos
Adriana791 23/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso! Um dos meus favoritos!

Cantinho dos livros 23/03/2024minha estante
??????????

NathyFischer 29/05/2021

Esse livro me surpreendeu muito, pois foi bem diferente de tudo o que eu imaginei. É um livro critico em relação a sociedade, a desigualdade e a forma com que o racismo é mostrado na visão de uma criança, que não julga as pessoas pela cor da pele e sim pelo caráter, assim como o seu pai faz. Mostra a evolução dos personagens, o amadurecimento e a interação familiar.

O livro é um retrato de uma sociedade preconceituosa, racista e hipócrita. Mas que mesmo nesse meio consegue florescer a bondade humana e a fé nas pessoas. Enfim, livro maravilhoso!

keyla 28/12/2021

um dos melhores livros que já li, com uma emocionante história, retrata a vida nua e crua na década de 30 e tristemente ainda é muito parecida com a sociedade de 2021.
é ainda mais curioso por ser narrado por uma criança que, ao longo do livro, vai aprendendo sobre a vida com o seu pai Atticus, advogado de um homem negro acusado de estuprar uma branca.
é interessante tb, a ligação que podemos fazer dessa história com Angela Davis que, em seus livros, escreve como as pessoas negras eram acusadas injustamente de crimes apenas para que continuassem sendo punidas após o fim da escravidão.
Giu 28/12/2021minha estante
ESSE LIVRO É INCRÍVEL

Giu 28/12/2021minha estante
Eu chorei um bucado no final

É MT MT BOM, escrita impecável

????????????????????????????????

keyla 28/12/2021minha estante
Michelaaa, mal posso esperar pelos seus comentários sobre o livro!!!! kkkkk

Michela Wakami 28/12/2021minha estante
Keyla, em janeiro vou ler, Guerra e paz, se eu não conseguir encaixar ele em janeiro, vou encaixar em fevereiro. ???
Torcendo para ser 5 estrelas, favoritado. Kkk.
??

keyla 28/12/2021minha estante
pelo seu gosto em clássicos acho que vai gostar sim. entrou no meu top 3!!!!

Michela Wakami 28/12/2021minha estante
Acredito, que eu vá gostar também.
Uau???????

Bruna | @bmartinssss 29/03/2020

null
Que livro incrível, cheio de reflexões. Amei!

Arlefe_ 31/10/2021

O SOL É PARA TODOS
Não tô com cabeça para fazer nada elaborado.
É um livro que trata de assuntos sérios e de uma maneira mais leve, gostei bastante.
O conceito que eu n entendi era em questão do título, mas agr eu entendi o sentido que tem.
E é só isso por enquanto.
JurúMontalvao 01/11/2021minha estante

Arlefe_ 01/11/2021minha estante
KKKKKKKKKK

JurúMontalvao 01/11/2021minha estante
Kkkk
aff dá uma preguiça
prefiro ler resenha q fazer

Arlefe_ 01/11/2021minha estante
Eu nem gosto mt de fazer e nem gosto de ler kkkkkk

Ananias 05/11/2021minha estante
Mas o título em inglês não tem nada a ver com i português

Arlefe_ 05/11/2021minha estante
Sério?!?!??

Marlonbsan 11/04/2023

O Sol é Para Todos
Ambientado no Sul dos Estados unidos, nos anos 1930, conhecemos o mundo pela visão de Scout, uma menina questionadora que vivia com seu irmão mais velho e seu pai, um advogado. A história atemporal, relaciona temas como desigualdade, tolerância e conceitos de justiça.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos o que acontece com a Scout, a linguagem é simples e, apesar de não ser tão fluida, não senti a densidade da escrita.

Fazia tempo que uma história não despertava o interesse logo de início, normalmente a introdução da nova leitura demora um pouco a engrenar e, apesar de não ter sido uma leitura tão rápida, foi muito confortável e a conexão com os personagens foi instantâneo.

Esse livro é o melhor exemplo de como o contexto é fundamental para se contar uma história coesa, as atitudes dos personagens, a interação, os preconceitos estão todas interligadas à época e ao lugar em que se passa e permite que os temas sejam discutidos e tratados de forma sensível e inteligente.

Mas o que mais me agradou foram os personagens, que são incrivelmente bem construídos, as crianças demonstram sua inocência, harmonia, além dos conflitos, das brincadeiras, enquanto os adultos introduzem o lado mais sério, sem contar nas lições, ensinamentos e visões do mundo inerente ao período.

Os temas tratados no livro são de extrema importância e possibilitam a visão sobre a época e entender muito do comportamento das pessoas, assim como questões discutidas até hoje, com certeza é uma leitura muito interessante e que trazem lições muito importantes. O fato de mostrar a visão das crianças, trazem uma sensibilidade a mais aos temas que são, muitas vezes, mais pesados.

Conteúdo literário em @marlonbsan
Paola 11/04/2023minha estante
Eu amo esse livro!

Marlonbsan 11/04/2023minha estante
Siiim, bom demais ?

pontes 16/01/2024

É incrível que esse livro ainda seja tão atual em seus temas e nas coisas que aborda. Incrível e um tanto assustador. Mas eu preciso dizer que é um livro NECESSÁRIO.

rfalessandra 27/03/2022

OSÉPT ? O Sol é para todos ??
O livro aborda temas como o sistema jurídico, o racismo e a intolerância, mas também sobre a família. Amei a construção de Atticus e seus dois filhos, como sentiam que Calpurnia também era da família, mesmo que não de sangue. Chorei no fim, quando percebi que Boo Radley tinha a mentalidade de um menino. Esse livro é incrível, e ser narrado por uma criança Scout com oito anos, cheia de pureza é ainda mais extraordinário.
Jota 27/03/2022minha estante
Lembro que quase desisti no começo, tava meio empacado.
De repente tudo fez sentido e percebi que era um livro lindo.
Preciso reler.

rfalessandra 27/03/2022minha estante
Reler o livro vale a pena, sem dúvida