O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Alessandra 01/03/2024

O que torna um livro clássico? O que faz uma obra ser lembrada e ser dita “atual” mesmo depois de 60 anos de sua primeira publicação?
O Sol é para todos ( versão brasileira de “To Kill a Mockingbird) estava na minha lista há tempos. Por quê? O mesmo sempre ganha destaque e figura nas principais listas de “leituras imperdíveis”. E, felizmente, descobri que realmente é.
O livro trata de um julgamento de um homem negro acusado de forma duvidosa em uma época em que a segregação racial era presente principalmente no sul dos Estados Unidos. Parece batido o roteiro? Sim. Porém, a história é brilhantemente contada na visão de uma menina de 9 anos – Scout. As descobertas da menina sobre o preconceito, a maldade e perversidade humana marcam a obra. Um olhar inocente voltado para algo tão perverso, contraditório e inexplicável. Outro ponto mágico da obra é o advogado Atticus, pai de Scout, que se mantém firme nos valores, o qual acredita na igualdade, na verdade, e na ética perante os semelhantes e os diferentes.
A atualidade da obra concerne ao olhar ampliado sobre julgamentos, preconceito, segregação. Qual palavra tem mais valor? Por que se condena o genocídio de um povo enquanto acontece algo semelhante com nossos vizinhos? Há vidas que tem mais valor? O sol é realmente para todos?
Não sei quem está lendo esse texto. Mas livro bom, para mim, tem que fazer isso.... reflexão. Que eu o termine com vários questionamentos.

Erick D'Luca 01/03/2024

Multitemático
Este foi o primeiro livro que ouvi em AudioBook (disponível no Audible e narrado elegantemente por Liana Monteiro).

Apesar dos primeiros capítulos, que são relativamente maçantes em comparação com os demais, o livro é muito cativante. É multitemático pelo fato de tocar em diversos tópicos como: o problema imigratório dos EUA, patriarcalismo, divisão de classes sociais e, sobretudo, racismo.

É uma pena que o título tenha sido traduzido como ?O Sol é Para Todos?. Acredito que uma tradução mais literal do título teria sido mais atrativa, pois, em uma das partes mais bonitas e reflexivas do livro, há uma referência ao título original.

Juliavfuentes 29/02/2024

Essa leitura me marcou de diversas formas. Mas não sei expressa-las. Acho que é porque ainda estou dirigindo tudo. Só consigo dizer que realmente é bizarro as pessoas conseguirem ser assim. Comparação com Hitler foi mais do correta! Eu amei tanto essa história, a narrativa da Scout foi perfeita, fazia tempo que eu não me emocionava desse jeito com um livro!

Bia 28/02/2024

O sol é para todos
"Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa."

Juh 28/02/2024

Do passado ao presente
Esse livro retrata maravilhosamente a visão de uma menina de 6 anos, branca e filha de um advogado como era o precoceito antigamente. Que narrativa, de primeiro momento foi um impacto, o livro aborda outras temáticas, mas a principal é o preconceito, onde o seu pai foi escolhido para defender um negro acusado de "estupro" e nesse caso não sofreu somente a familia do acusado, mas também do advogado e até seus filhos sendo borbadeados de piadinhas e que eles eram uma vergonha. Mas em quem acredita em um branco afirmando que viu ou na palavra de um negro falando que não fez !? Vale muito a pena a leitura.

iasamorim 27/02/2024

Sem palavras?
Resolvi começar a ler ?o sol é para todos? depois de ouvir algumas pessoas falando sobre ele. Por ser um classico, imaginei que seria uma leitura difícil, porém me surpreendi? leitura leve, personagens amáveis e tudo isso trazendo na narrativa a temática de preconceitos raciais e sociais. Todo mundo precisa ler esse livro pelo menos uma vez!

Daniely2 27/02/2024

O sol é para todos
Eu amei tudo nesse livro! Exatamente tudo.
A história é narrada toda pela Scout, e conta a história da familia Finch, Atticus é pai de Scout e Jem, e também é advogado, quando é designado a defender um negro das acusações de um branco, Atticus começa a ser ?excluído? e prejudicado pela cidade, Scout e Jem também! A história gira toda em volta da infância de Scout e sinceramente é a coisa mais linda de se ler, eu amei muito mesmo! Boo Radley é um personagem talvez subestimado, pois me pareceu que podia ser mais desenvolvido, mas quando a Scout falou no fim do livro que ?os meninos de boo precisavam dele novamente? eu quase morri de chorar!

Brena.Brena 26/02/2024

Clássico
Eu não consegui conter as lágrimas quando terminei esse livro. Ele é tão sensível e bonito de ler, vc se apega aos personagens e se sente meio parte daquilo. Demorei muito pra ler mas valeu super a pena e eu realmente acredito que todo mundo deveria ler essa obra.
laiscunhaf 26/02/2024minha estante
amo esse livro AMO AMO

Nat 26/02/2024

Muito tocante
Apesar da primeira metade do livro (que não é pouca kk) ser bem arrastada? Que livro incrível ? a sensibilidade da escrita ao transmitir os sentimentos na narradora, que é uma pequena garotinha, me tocou muito. Mesmo inserida em uma sociedade tão problemática, Scout usa seu pensamento crítico cheio de inocência e boas intenções. Uma personagem encantadora!

Rkvnin 26/02/2024

"O Sol é para Todos" é uma obra-prima da literatura americana escrita por Harper Lee.
Situado na cidade fictícia de Maycomb, no Alabama, durante a década de 1930, o livro narra a história de Scout Finch, uma jovem garota cujo pai, Atticus Finch, é um advogado que defende um homem negro injustamente acusado de estupro. A narrativa é conduzida através dos olhos de Scout, que juntamente com seu irmão Jem, e seu amigo Dill, embarca em uma jornada de autodescoberta, enquanto testemunha os desafios e injustiças enfrentados por seu pai ao defender Tom Robinson, o acusado negro.

Através dessa história, o livro aborda temas profundos como racismo, injustiça, empatia e moralidade. Harper Lee habilmente explora as nuances das relações humanas e da sociedade, apresentando personagens complexos e cativantes que lidam com questões universais. Além do enredo principal, o livro também aborda temas como amizade, coragem, empatia e moralidade. Os personagens são ricamente desenvolvidos e suas jornadas são profundamente comoventes. A escrita de Harper Lee é cativante, cheia de humor, ternura e sabedoria.
"O Sol é para Todos" continua a ser uma leitura essencial e relevante, oferecendo insights poderosos sobre a natureza humana e a luta contínua pela justiça e igualdade. É uma obra que permanece viva na mente e no coração dos leitores muito tempo depois de virar a última página.

Manu 26/02/2024

PERFEITO!!!!!!!
5 estrelas, favoritado, que livrão!!!!!!! Ao mesmo tempo que trás pontos importantes sobre o ser humano, sobre o racismo, também trás um quentinho no coração com Scout e a família dela. A ambientação é perfeita, conseguia ver Maycomb direitinho. Ai gente, fiquei encantada com essa história. Já prevejo uma releitura!!!!!! ????
Camila.Mendonca 26/02/2024minha estante
ME ANIMOU MUITO!!!!

Manu 26/02/2024minha estante
LEIAAAA AMIGAAAAAA

Giulia302 26/02/2024

O SISTEMA JURÍDICO É O ÚNICO QUE TENTA TRAZER IGUALDADE
Apesar de ainda não ser perfeito, e pela época que acontece a história, a esperança que a justiça será feita dentro dos tribunais é a última das esperanças para que todos os seres humanos sejam tratados com igualdade. Entendemos que na verdade o preconceito ainda prevalece trazendo injustiças. Mas eu que o destino, ou Karma sempre chega para quitar dívidas.

Sarah587 26/02/2024

Comecei esse livro depois de ter visto um vídeo onde a pessoa falava tão bem dele que eu pensei ?não tem como dar errado? e deu? não tão errado mas também não acertei. Chuto dizer que gostei mais do vídeo do que do próprio livro e não fico satisfeita com isso.
Eu sei que a criação de expectativas é problema de quem criou né, mas fiquei bem frustrada de não ter sido tudo isso pra mim.
Eu amo ver histórias do ponto de vista de uma criança mas aqui eu não consegui me conectar com nenhum personagem, até metade do livro eu não conseguia entender o que tava acontecendo, só pareciam acontecimentos aleatórios sem conexão nenhuma.
Quando a história começou a acontecer alguma coisa, não consegui me importar tanto e fiquei até decepcionada com o final, uma pena de verdade, queria muito ter sentindo tudo que falam sobre esse livro.

Maria 25/02/2024

Um livro escrito há tanto tempo, mas que infelizmente ainda evidencia essas questões em nossa sociedade, que evolui muito devagar nessas áreas, como racismo, injustiça e preconceito social. Uma leitura difícil em muitos momentos, mas muito importante!

leticiarochas 25/02/2024

Refletindo o que eu li?
Gente chegava em 55% do livro e eu não conseguia ver onde o pessoal largava elogios pra esse livro. sinceramente quando ele chega em uns 65% +/- que dá uma guinada e chega onde tem que chegar. entendo que seja um literatura clássico e foi difícil sair da minha zona de conforto para lê-lo porque foi extremamente arrastado pra mim e alguns momentos sem nexo, mas enfim. o finalzinho que é o melhor do livro e tem que andar muito pra chegar no pote de ouro.